Desenvolvimento Rural, Agroalimentar e Pescas
No âmbito da Feira da Vinha e do Vinho 2025, terá lugar, no próximo dia 18 de junho, noMuseu do Vinho da Bairrada, pelas 15h30, uma mesa-redonda dedicada às "Estratégias de Inovação no Setor dos Espumantes", integrada no Projeto PRR – Espumante de Portugal, coordenado pela CCDR Centro. O projeto tem como objetivo estudar a especificidade do espumante português, de forma a otimizar os processos produtivos, promover a utilização de tecnologias digitais de vanguarda, e criar uma estratégia de marketing e comercialização baseada nos produtos endógenos e no conhecimento local. Trata-se de uma iniciativa estruturante financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que aposta na valorização do espumante como produto diferenciador da vitivinicultura nacional, com especial destaque nas regiões da Bairrada e de Távora-Varosa. A mesa-redonda, moderada por José Carvalheira (CCDR Centro) contará com a participação de alguns dos mais conceituados profissionais do setor: Pedro Soares (CVR Bairrada), Marta Lourenço (Murganheira), Celso Pereira (Caves Transmontanas) e Francisco Antunes (Aliança Vinhos de Portugal), que irão debater os caminhos da inovação, sustentabilidade e valorização do espumante português. O projeto "Espumante de Portugal" pretende contribuir decisivamente para uma cadeia de valor mais competitiva, inovadora e alinhada com as exigências dos mercados nacionais e internacionais.
O período de candidatura ao Pedido Único 2025 (PU) foi prorrogado até 15 de junho de 2025. A apresentação do PU 2025 pode ser efetuada diretamente pelo Beneficiário, na Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo » Candidaturas » Pedido Único (PU) » Entregar/Alterar/Consultar, ou através das Entidades Reconhecidas, numa das Salas de Atendimento existentes para o efeito. É possível a apresentação tardia do PU até ao dia 17 junho às 17h, com penalização de 1% por dia útil de acordo com o disposto no artigo 23.º da Portaria n.º 54-L/2023. Para mais informações consulte a página do Pedido Único disponível no Portal do IFAP.
Foram prorrogadas as datas de execução dos projetos aprovados ao abrigo do envelope financeiro Next Generation. Consulte aqui mais informações.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) vai promover, de 29 de maio a 27 de novembro, um curso especializado de Identificação e caraterização de castas do Dão. Este curso tem como objetivo transmitir o vasto conhecimento reunido, ao longo dos anos, no Pólo de Inovação de Nelas – Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, sobre as diferentes castas cultivadas na região do Dão. Este curso especializado de Identificação e caraterização de castas do Dão insere-se num esforço contínuo do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão para preservar, estudar e valorizar o património vitivinícola da região. Com uma área de atuação que abrange toda a região do Dão, este Centro tem desempenhado um papel determinante na caracterização, proteção e recuperação de castas autóctones, muitas das quais em vias de extinção. Neste esforço destaca-se a instalação, numa parcela de 1,7 hectares plantada em 2015, de 91 castas distintas - 49 tintas e 42 brancas. A iniciativa visa capacitar os participantes para a correta identificação das castas no campo, destacando as principais características morfológicas, agronómicas e enológicas de cada uma. Através desta formação, pretende-se reforçar a importância do estudo das castas enquanto elemento fundamental da sustentabilidade da viticultura regional e valorização dos recursos endógenos. O curso, ministrado pela especialista Vanda Pedroso, é uma oportunidade única para técnicos, viticultores e enólogos aprofundarem os seus conhecimentos e contribuírem para a preservação de um legado vitivinícola singular e para a inovação do setor vitivinícola do Dão.
Criado em 2012 pela European Plant Science Organisation (EPSO), o dia internacional do fascínio das plantas visa despertar o interesse e chamar a atenção para a importância das plantas e das ciências que as estudam. Um dia importante para mostrar o trabalho realizado nos Pólos de Inovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), que reforçam a ligação entre a ciência, o território e cidadania. Ao promover o fascínio pelas plantas, estamos também a investir na valorização do conhecimento, na sustentabilidade ambiental e no futuro das próximas gerações. Os Polos de Inovação representam um novo paradigma de integração entre ciência e prática agrícola, onde o conhecimento profundo sobre as plantas é colocado ao serviço de uma agricultura mais inteligente, sustentável e resiliente, promovendo a modernização do setor primário, sem descurar a sua sustentabilidade e mantendo vivo o fascínio científico pelas plantas, assumindo um papel estratégico como plataformas de investigação aplicada e transferência de conhecimento para enfrentar os desafios globais relacionados com a segurança alimentar, as alterações climáticas e a conservação dos ecossistemas. A sua ação, fortemente ancorada na colaboração com instituições de ensino e investigação, empresas, associações e produtores, contribui para o aumento da competitividade, da resiliência e da sustentabilidade da agricultura regional e nacional.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove, de maio a novembro de 2025, a 3ª edição do Curso de Identificação e Caracterização de Castas do Dão. Este curso tem como objetivo transmitir o conhecimento reunido no Pólo de Inovação de Nelas – Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão sobre as diferentes castas cultivadas na região do Dão. Pretende-se capacitar os participantes para a correta identificação das castas no campo e dar a conhecer as suas principais características agronómicas e enológicas. O curso tem um valor de 50€. O pagamento deve ser efetuado para o IBAN PT50 0781 0112 0000000 77917 5. O comprovativo deve ser enviado para o email iapa@ccdrc.pt. Faça a sua inscrição, até dia 26 de maio, aqui. O número de inscrições é limitado: 15 formandos.
No próximo dia 8 de maio, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) vai receber o primeiro workshop do projeto GAIME - Gamificação da Indústria do Agroturismo para Maximizar a Eficiência. Este workshop, que decorrerá no auditório H1 da ESAC, apresentará ao público a nova plataforma digital de visitas virtuais a explorações agrícolas e demonstrará, em contexto real, como a gamificação pode transformar a experiência turística no meio rural. Promovido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o GAIME conta com a participação de vários parceiros, entre os quais a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro). Um dos pilotos exemplificativos foi instalado no Polo de Inovação de Coimbra, com o objetivo de testar ferramentas interativas que incentivam o envolvimento dos visitantes em tarefas agrícolas e que lhes permitem ganhar prémios. Para saber mais, consulte aqui.
A CCDR Centro destaca, num artigo publicado na revista da Associação Portuguesa de Horticultura, a importância da digitalização da agricultura e o seu impacto significativo na governação e na gestão dos Polos de Inovação. O artigo tem como objetivo divulgar e promover a importância destes polos como centros de desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras no setor agrícola. Aborda-se a forma como o trabalho em rede entre os diferentes Polos de Inovação, que testam e experimentam novas tecnologias em contexto real, contribui para uma digitalização sustentada e duradoura da agricultura. A digitalização está a transformar a agricultura, permitindo uma gestão mais eficiente e sustentável das atividades agrícolas. Através da adoção de tecnologias digitais, os Polos de Inovação têm-se tornado fundamentais para a troca de conhecimento, para a investigação e o desenvolvimento de soluções que respondam às exigências do mercado e aos desafios climáticos, procurando soluções que melhorem a produtividade e facilitem a tomada de decisões informadas, promovendo uma governança mais eficaz nos processos agrícolas. Além disso, o artigo realça a necessidade de colaboração entre instituições, investigadores e agricultores para maximizar os benefícios da inovação. Para mais detalhes, aceda aqui ao artigo completo.
Encontram-se abertas inscrições (até 30 de abril) para frequência no Curso de Formação Fitonematologia Prática, que procura sensibilizar para a importância e impacto dos nemátodes parasitas de plantas nos ecossistemas. O curso terá um apoio de 100% do PRR - Projeto Living the Future Academy e destina-se a investigadores, estudantes de licenciatura e mestrado, doutorandos, técnicos, dirigentes ou outros colaboradores e profissionais com curso superior na área das ciências com interesse em Fitonematologia, nomeadamente Biologia, Ecologia, Agronomia, Biotecnologia Vegetal e Engenharia Alimentar e áreas afins. Para mais informações consulte aqui. Contamos com a vossa participação!
Agricultura e Pescas
Agricultura e Pescas
Foi publicado o Despacho nº 26/DG/2025, que estabelece a obrigatoriedade de instalação de equipamentos de dissuasão acústica nas redes utilizadas na pesca com arte-Xávega para evitar as capturas acessórias de mamíferos marinhos. Consulte aqui Despacho.
A apanha e comercialização de moluscos bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópodes marinhos vivos em Portugal são reguladas, com regras específicas de higiene aplicáveis aos géneros alimentícios de origem animal para garantir a qualidade e segurança alimentar, de acordo com os Regulamentos (CE) n.º 852/2004 e n.º 853/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho. A CCDR Centro divulga, na sua página da internet, os Comunicados de Apanha e Comercialização emitidos pelo Sistema Nacional de Monitorização de Moluscos Bivalves (SNMB) do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.). Os Comunicados fornecem informação, para cada zona de produção, sobre quais as espécies que possam estar interditas para apanha e consumo e os motivos da sua interdição. As zonas de produção são reclassificadas temporariamente e/ou interditas temporariamente regularmente, em função da presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas, de contaminação microbiológica ou de contaminação química acima dos valores regulamentares. Aceda aos Comunicados aqui. Para mais informações sobre este método de pesca consulte o site da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos ou dirija-se ao local de Atendimento da CCDR Centro localizado na Gafanha da Nazaré.
No dia 1 de junho celebramos o Dia Mundial da Criança, um momento especial para olhar para o mundo com as mãos prontas a plantar sonhos. Sob o lema "Na mão de uma criança, o campo ganha esperança!", a CCDR Centro lembra que as crianças são as sementes do amanhã — e, quando crescem em contacto com a natureza, florescem com mais consciência, respeito e amor pelo ambiente. A agricultura, o solo, as árvores e os animais ensinam-lhes a redescobrir a simplicidade e a beleza da vida, mas também a paciência, a responsabilidade e o cuidado, qualidades que o mundo tanto precisa.
Foi hoje publicada a Portaria n.º 247/2025/1, que estabelece um novo regime de apoios para o desenvolvimento rural em Portugal. Este diploma traz oportunidades renovadas para modernizar a agricultura, promover a inovação, valorizar as comunidades e apoiar projetos locais. Os interessados poderão encontrar todos os detalhes sobre os procedimentos, condições de elegibilidade e níveis de apoio neste documento oficial.
Desde dezembro de 2023, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 30 de maio passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Batata. Uma oportunidade para destacar os muitos valores deste alimento tão presente na mesa dos portugueses: nutricional, económico, ambiental e cultural. A CCDR Centro juntou-se à celebração e convidou a MISS TATA, a influencer oficial da batata portuguesa — para vir à região Centro mostrar o seu valor. Entre publicações divertidas, receitas práticas e curiosidades, a Miss Tata relembra que a batata não é só um acompanhamento: é um verdadeiro pilar alimentar e fonte de rendimento para a agricultura. Reforçamos o reconhecimento da batata como recurso alimentar essencial, destacando também o trabalho dos produtores que todos os dias garantem a sua qualidade e presença nas nossas cozinhas.
"Sementes e segurança alimentar de uma perspetiva nacional a europeia" foi o tema abordado pela CCDR Centro na Conferência Europeia sobre Política de Sementes Biológicas, realizada hoje, dia 29 de maio, na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Foi destacada a importância das sementes como pilar da segurança alimentar, na proteção da biodiversidade agrícola, na produção de alimentos saudáveis, na preservação dos recursos naturais e no contributo para a mitigação das alterações climáticas. No painel de discussão sobre “Como melhorar o setor da semente biológica”, a CCDR Centro relevou o papel das sementes que, enquanto base da produção agrícola, são um bem estratégico. As sementes são a origem da vida, do alimento e da cultura. Quando protegemos as sementes, protegemos a nossa soberania alimentar. Esta conferência foi organizada pelos parceiros do projeto europeu LiveSeeding que se encontra a trabalhar na promoção do uso de sementes adaptadas à agricultura biológica. O futuro começa hoje. E começa, como sempre começou, com uma semente!
Hoje, dia 22 de maio, celebra-se o Dia Internacional da Diversidade Biológica e o tema deste ano é «Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável». O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a concretização dos princípios contidos no novo quadro global da biodiversidade, de modo a construir um futuro melhor em harmonia com a natureza e continuar os esforços para recuperar os ecossistemas naturais. Também a agricultura providencia e conta com importantes serviços de ecossistemas, tendo sido geridos ao longo do tempo por agricultores de forma a otimizar, geralmente, a produção de alimentos. Os serviços dos agroecossistemas apresentam-se como forma de valorização dos serviços dos espaços agrícolas numa abordagem integrada e multifuncional, visando a gestão dos riscos aliada à conservação da biodiversidade e do património rural.
No dia 20 de maio comemora-se o Dia Mundial da Abelha, uma iniciativa da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, que teve início em 2018, e que tem por objetivo sensibilizar a população sobre o papel essencial das abelhas e de outros polinizadores para a segurança alimentar e a nutrição a nível mundial. A edição de 2025, com o tema “Inspirada pela natureza para nos alimentar a todos”, pretende sublinhar a importância dos polinizadores na restauração dos ecossistemas, conservação da biodiversidade e na segurança alimentar global. A apicultura sustentável é uma prática que visa criar abelhas de forma responsável, respeitando seu bem-estar e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Os apicultores sustentáveis utilizam métodos que minimizam o uso de produtos químicos e promovem a saúde das colônias. Além disso, a apicultura sustentável pode gerar uma fonte de renda para comunidades rurais, ao mesmo tempo em que contribui para a polinização de culturas locais. Essa abordagem não apenas beneficia as abelhas, mas também ajuda a garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade económica das comunidades. O futuro das abelhas e da biodiversidade está interligado. À medida que a consciencialização sobre a importância das abelhas cresce, também aumenta a necessidade de ações concretas para protegê-las. Iniciativas de conservação, políticas públicas eficazes e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis são essenciais para garantir que as abelhas possam prosperar. O Dia Mundial das Abelhas serve como um lembrete de que todos nós temos um papel a desempenhar na proteção desses polinizadores vitais e na preservação do nosso planeta.
O Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas referente ao mês de abril de 2025, na área de influência da CCDR Centro, encontra-se disponível para consulta. Este documento fornece uma análise detalhada sobre o estado das culturas e as previsões de colheitas na região. O Estado das Culturas e Previsão de Colheitas (ECPC) é um projeto mensal que tem como principal objetivo recolher e disponibilizar informação previsional sobre áreas cultivadas, rendimentos e produções das principais culturas agrícolas. Trata-se de uma ferramenta essencial para agricultores, técnicos e todos os interessados no setor agrícola, na medida em que lhes permite planear e gerir as atividades agrícolas de forma mais eficaz. Para obter mais informações, consulte o relatório completo aqui e fique a par das últimas atualizações sobre o estado das culturas na região.
Deixar comentário ou sugestão