• Published On: 24/07/2025

    Foi publicado o Despacho n.º 8564/2025, de 24/07/2025, que prorroga até 1 de agosto de 2026 o prazo definido no n.º 3 do Despacho n.º 1666/2021, de 12 de fevereiro, para a comprovação da realização, com aproveitamento, da ação de formação «Conduzir e operar com o trator em segurança (COTS)» ou da equivalente Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD).

  • Published On: 23/07/2025

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) vai promover, de 1 a 5 de setembro, um Curso Intensivo de Vinificação no Polo de Inovação de Anadia - Estação Vitivinícola da Bairrada. Este curso tem como objetivo principal dotar os formandos dos conhecimentos fundamentais sobre conceção e higienização de adegas, tecnologias de vinificação e práticas enológicas para a elaboração de vinhos. Faça aqui a sua inscrição. O curso tem um valor de 30€. O pagamento deve ser efetuado para o IBAN PT50 0781 0112000000077917 5 O comprovativo deve ser enviado para o email iapa@ccdrc.pt.  

  • Published On: 21/07/2025

    Começou hoje, na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC – IPC) e decorre até ao próximo dia 23 de julho, o XIII Congresso Ibérico de AgroEngenharia. Evento organizado pela @Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal - SCAP e a Sociedade Espanhola de Ciências Agrárias, com a colaboração da CCDR Centro, entre outras entidades. Esta manhã o Vice-Presidente da CCDR Centro, Vasco Estrela, participou na cerimónia de Abertura e durante o dia de hoje e amanhã técnicos da CCDR Centro apresentam 6 comunicações científicas (orais e posters).  A saber: 🌾Estudo do comportamento agronómico de variedades de arroz: importância para as regiões produtoras -  António José Jordão ID11114 🌾Interesse agroecológico de espécies anuais de gramíneas e leguminosas forrageiras para a Agricultura do Vale do Baixo Mondego -  Carlos Alarcão ID11119 POSTER 🌾Polos de Inovação da Região Centro – contributo para a inovação dos sistemas produtivos - Rosa Guilherme ID11169 POSTER 🌾Unidade piloto de produção de mirtilos - flexibilidade do consumo de energia na agricultura para a transição energética -  Adriana Ascensão Pereira ID11116 POSTER 🌾Inovação na cultura do arroz no Baixo Mondego: tecnologia de sementeira e rega gota-a-gota  - Elisabete Silvestre ID11168 🌾Alicerçar o futuro nas raízes do passado – Da conservação dos recursos genéticos à Agricultura 4.0  - Arminda Lopes ID11127 POSTER. Com o objetivo de fomentar a partilha de trabalhos técnicos e científicos, o congresso reúne investigadores, académicos, profissionais e estudantes, promovendo discussões sobre as mais recentes inovações e respostas no âmbito da Engenharia Rural. Informações completas no site do evento: https://agroing2025.org/pt/

  • Published On: 17/07/2025

    Decorre até 1 de setembro, o período para submissão de candidaturas ao Restabelecimento do Potencial Produtivo que irão dar suporte aos danos provocados pela tempestade Martinho.   As candidaturas deverão ser submetidas na plataforma do PEPAC, devendo os beneficiários, caso ainda não o tenham feito, submeter simultaneamente a declaração de prejuízos na página da CCDR Centro, cuja plataforma já se encontra disponível.   São elegíveis as explorações cujo dano sofrido, verificado e confirmado pela CCDR Centro, seja superior a 30% do seu potencial produtivo e cujo investimento associado represente um montante máximo e mínimo, respetivamente, de 400 000 euros e 5 000 euros.   Consulte os aqui os documentos de suporte à candidatura.  

  • Published On: 01/07/2025

    De 20 a 24 de outubro de 2025, o Comissário Europeu para Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, liderará uma Missão de Alto Nível ao Brasil com o objetivo de fortalecer as exportações agroalimentares e ampliar a presença europeia no mercado brasileiro.   A delegação será composta por cerca de 80 representantes de empresas e associações dos 27 Estados-Membros da UE, abrangendo desde PME com vocação exportadora até grandes empresas e organizações setoriais. Os setores prioritários da missão incluem: Produtos transformados (confeitaria, massas, chocolate, bolachas) Laticínios (com foco em queijos) Carnes processadas Vinhos e bebidas espirituosas Azeite Frutas e produtos hortícolas Outras bebidas, como cerveja As candidaturas estão abertas até 7 de julho de 2025, e devem ser feitas através da plataforma oficial da UE:   👉 Inscreva-se aqui   Questões práticas podem ser dirigidas à Agência Executiva de Investigação através do seguinte endereço de correio eletrónico: REA-AGRI-EVENTS@ec.europa.eu 

  • Published On: 17/06/2025

    Foi publicada, hoje, em Diário da República a Portaria 261/2025/1 que define o prazo de 30 de setembro para submissão do último pedido de pagamento no âmbito da ação n.º 1.0.1, «Grupos operacionais», da medida n.º 1, «Inovação», do apoio n.º 2.1.4, «Ações de informação», inserido na ação n.º 2.1, «Capacitação e divulgação», da medida n.º 2, «Conhecimento», da ação n.º 5.1, «Criação de agrupamentos e organizações de produtores», e da ação n.º 5.2, «Organizações interprofissionais», da medida n.º 5, «Organização da produção». A já referida portaria procede, igualmente, à alteração daquele prazo no que respeita ao apoio 6.2.1, «Prevenção de calamidades e catástrofes naturais», da medida n.º 6, «Gestão do risco e restabelecimento do potencial produtivo», à operação 7.8.5, «Conservação e melhoramento de recursos genéticos florestais», da medida n.º 7, «Agricultura e recursos naturais», e à operação 8.1.1 «Florestação de terras agrícolas e não agrícolas», da medida 8, «Proteção e reabilitação dos povoamentos florestais». São alteradas, ainda, as portarias relativas à ação n.º 10.2, «Implementação das estratégias», à ação 10.3, «Atividades de cooperação dos GAL» e à ação n.º 10.4, «Funcionamento e animação», da medida 10 «LEADER». Por fim, procede-se à alteração daquele prazo no âmbito da operação 20.2.4, «Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais», da medida «Assistência Técnica». Para mais informações consulte a Portaria 261/2025/1.  

  • Published On: 13/06/2025

    No âmbito da Feira da Vinha e do Vinho 2025, terá lugar, no próximo dia 18 de junho, noMuseu do Vinho da Bairrada, pelas 15h30, uma mesa-redonda dedicada às "Estratégias de Inovação no Setor dos Espumantes", integrada no Projeto PRR – Espumante de Portugal, coordenado pela CCDR Centro. O projeto tem como objetivo estudar a especificidade do espumante português, de forma a otimizar os processos produtivos, promover a utilização de tecnologias digitais de vanguarda, e criar uma estratégia de marketing e comercialização baseada nos produtos endógenos e no conhecimento local. Trata-se de uma iniciativa estruturante financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que aposta na valorização do espumante como produto diferenciador da vitivinicultura nacional, com especial destaque nas regiões da Bairrada e de Távora-Varosa. A mesa-redonda, moderada por José Carvalheira (CCDR Centro) contará com a participação de alguns dos mais conceituados profissionais do setor: Pedro Soares (CVR Bairrada), Marta Lourenço (Murganheira), Celso Pereira (Caves Transmontanas) e Francisco Antunes (Aliança Vinhos de Portugal), que irão debater os caminhos da inovação, sustentabilidade e valorização do espumante português. O projeto "Espumante de Portugal" pretende contribuir decisivamente para uma cadeia de valor mais competitiva, inovadora e alinhada com as exigências dos mercados nacionais e internacionais.

  • Published On: 06/06/2025

    O período de candidatura ao Pedido Único 2025 (PU) foi prorrogado até 15 de junho de 2025.   A apresentação do PU 2025 pode ser efetuada diretamente pelo Beneficiário, na Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo » Candidaturas » Pedido Único (PU) » Entregar/Alterar/Consultar, ou através das Entidades Reconhecidas, numa das Salas de Atendimento existentes para o efeito.   É possível a apresentação tardia do PU até ao dia 17 junho às 17h,  com penalização de 1% por dia útil de acordo com o disposto no artigo 23.º da Portaria n.º 54-L/2023.   Para mais informações consulte a página do Pedido Único disponível no Portal do IFAP.

  • Published On: 06/06/2025

    Foram prorrogadas as datas de execução dos projetos aprovados ao abrigo do envelope financeiro Next Generation. Consulte aqui mais informações.

  • Published On: 25/08/2025

    Intervenção de emergência nos soutos afetados pelos incêndios Os incêndios que recentemente atingiram alguns dos concelhos da área geográfica da Castanha dos Soutos da Lapa DOP, limítrofes e outros, causaram fortes danos nos castanheiros. Alguns perderam-se de forma irremediável, mas outros apenas sofreram com o calor que queimou as folhas e ainda podem ser recuperados. Assim, e no seguimento das recomendações da RefCast - Associação Portuguesa da Castanha, a CCDR Centro reforça, com o objetivo de reativar o crescimento vegetativo dos castanheiros que apresentam sinais de recuperação, a adoção urgente das seguintes medidas culturais: Rega abundante em torno do castanheiro, afastada do tronco e sem permitir escorrimento para as árvores vizinhas; Espalhe à volta da copa ou junte à água de rega, um fertilizante azotado para estimular a expansão vegetativa. Estas práticas não permitirão recuperar a produção da presente campanha, mas são fundamentais para apoiar a recuperação dos castanheiros e garantir a sua vitalidade futura.   Link para página web da RefCast - https://refcast.info/index.html Link para página do facebook da RefCast - https://www.facebook.com/profile.php?id=100057424992300   Créditos fotográficos: Joaquim Alves

  • Published On: 19/08/2025

    O Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas referente ao mês de julho de 2025, na área de influência da CCDR Centro, encontra-se disponível para consulta. Este documento fornece uma análise detalhada sobre o estado das culturas e as previsões de colheitas na região.   O Estado das Culturas e Previsão de Colheitas (ECPC) é um projeto mensal que tem como principal objetivo recolher e disponibilizar informação previsional sobre áreas cultivadas, rendimentos e produções das principais culturas agrícolas. Trata-se de uma ferramenta essencial para agricultores, técnicos e todos os interessados no setor agrícola, na medida em que lhes permite planear e gerir as atividades agrícolas de forma mais eficaz.    Para obter mais informações, consulte o relatório completo aqui e fique a par das últimas atualizações sobre o estado das culturas na região.

  • Published On: 14/08/2025

    A região Centro orgulha-se do seu vasto e diversificado conjunto de produtos alimentares tradicionais, fruto de séculos de influência cultural na sua produção, que preservam e celebram uma herança gastronómica viva. Desde a Maçã Bravo de Esmolfe, o Queijo Serra da Estrela, a Cereja do Fundão, os Ovos-moles de Aveiro, a Azeitona Galega da Beira Baixa, o Pastel de Tentúgal, entre muitos outros produtos alimentares tradicionais, a região Centro contribui para o banquete de tradição e qualidade da União Europeia. Com os regimes de qualidade, Denominação de Origem Protegida - DOP e Indicação Geográfica Protegida IGP, protegemos o sabor, a história e o saber-fazer contra imitações. Uma viagem de saberes e sabores que desperta memórias. Veja no mapa as regiões da Europa com produtos de Indicação Geográfica Protegida

  • Published On: 06/08/2025

    O Concurso Regional das Hortas Escolares promovido pela CCDR Centro, designado como «Super Horta Escolar», mereceu o reconhecimento da UNESCO como exemplo de Boa Prática no âmbito da promoção da Dieta Mediterrânica. Esta valorização da educação ambiental e alimentar nas escolas incentiva hábitos de vida saudáveis e sustentáveis entre os mais jovens. A Dieta Mediterrânica foi inscrita como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, sendo representada por sete comunidades emblemáticas: Chipre, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos e Portugal.  Estas comunidades são guardiãs de um estilo de vida ancestral, que valoriza a alimentação equilibrada, a convivência social, o respeito pelo território e a preservação do meio ambiente. O reconhecimento da iniciativa reforça o papel ativo de Portugal na valorização das tradições mediterrânicas e na promoção da sustentabilidade desde a infância. Mais informações sobre este reconhecimento aqui.

  • Published On: 01/08/2025

    O Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC) celebrou  30 anos de atividade ao serviço da economia regional, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado e do Vice-Presidente da CCDR Centro, Vasco Estrela. Esta data marca três décadas de compromisso com a dinamização económica da Região Centro, assumindo-se o MAC como uma infraestrutura estratégica na valorização dos produtos locais e no apoio direto aos nossos produtores. O MAC tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento das cadeias de abastecimento, na promoção da sustentabilidade e na criação de oportunidades para os agentes económicos da região. Esta celebração é também um tributo a todos os que, diariamente, contribuem para que os produtos da nossa terra cheguem com qualidade aos consumidores.    

  • Published On: 23/07/2025

    No âmbito do Projeto PAC-TO, cofinanciado pela União Europeia, e ao abrigo das Ações de Informação no Domínio da Política Agrícola Comum, a CCDR Centro foi convidada a participar num dos cinco episódios da série «Sabor Certificado», emitidos no Porto Canal, dedicados à agricultura portuguesa e, neste particular, à Agricultura Biológica.    Assista aqui!   Veja aqui os 5 episódios do Projeto nas CCDR's.

  • Published On: 16/07/2025

    O Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas referente ao mês de juho de 2025, na área de influência da CCDR Centro, encontra-se disponível para consulta. Este documento fornece uma análise detalhada sobre o estado das culturas e as previsões de colheitas na região.   O Estado das Culturas e Previsão de Colheitas (ECPC) é um projeto mensal que tem como principal objetivo recolher e disponibilizar informação previsional sobre áreas cultivadas, rendimentos e produções das principais culturas agrícolas. Trata-se de uma ferramenta essencial para agricultores, técnicos e todos os interessados no setor agrícola, na medida em que lhes permite planear e gerir as atividades agrícolas de forma mais eficaz.    Para obter mais informações, consulte o relatório completo aqui e fique a par das últimas atualizações sobre o estado das culturas na região.

  • Published On: 11/07/2025

    Irá realizar-se de 16 de outubro de 2025 a 18 de outubro de 2025, a Iniciativa AgriJovem 2025, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, .   Serão três dias de partilha, com conversas, debates e sessões práticas para:  promover uma melhor compreensão e sensibilidade para as políticas europeias, em particular para a razão de ser da Política Agrícola Comum; Dar a conhecer as especificidades e importância do sector agrícola no contexto dos novos desafios da transição digital e energética; Experienciar a criação de inter-relações entre jovens estudantes, jovens agricultores e agricultores experientes e, deste modo, contribuir para a partilha e transferência de conhecimento; Contribuir para um percurso académico e profissional mais consciente e informado dos participantes. No ano em que Portugal assinala 40 anos enquanto membro ativo da União Europeia, esta edição da AgriJovem proporcionará também um momento de reflexão sobre o impacto da PAC nas últimas décadas, perspetivando também o seu futuro, que se pretende mais simples e centrado especialmente nos jovens agricultores. Como participar? O primeiro passo é o preenchimento do formulário de candidatura que inclui uma nota de motivação do candidato para participar no evento.   As candidaturas estão abertas a partir de dia 1 de julho até às 23h59 (hora de Lisboa) de 25 de Julho de 2025. De todas as candidaturas válidas, serão selecionadas até 40, tendo em conta o perfil e a motivação dos estudantes. A Comissão Europeia em Portugal está empenhada em promover a diversidade das candidaturas, igualdade de acesso e representatividade regional. No final da iniciativa, todos participantes terão um Certificado de Participação da Comissão Europeia em Portugal.    Para quem? Estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior em Portugal no ano letivo 2025/2026, até 30 anos (inclusive), que ofereça cursos de agronomia (Escolas Superiores de Agronomia do país, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidades de Évora, Algarve, Açores e Madeira).    Tem custos? A Representação da Comissão Europeia em Portugal assumirá os encargos financeiros associados à participação dos estudantes, incluindo deslocações e refeições incluídas no programa.    Para mais informações acompanhe com o #AgriJovem2025 nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – Instagram, X, Facebook Contacto para questões: Joana Cruz-Schilling, Joana.cruz-schilling@ec.europa.eu 

  • Published On: 09/07/2025

    Nos dias 7 e 8 de julho a Divisão de Programas e Avaliação Agrícola da Unidade de Desenvolvimento Rural e Agroalimentar da CCDR Centro realizou uma jornada de formação no âmbito da Rede de Informação de Sustentabilidade Agrícola (RISAgri), com a colaboração da Divisão de Metodologia e Análise de Informação da Direção de Serviços de Estatística do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto entidade coordenadora nacional. O primeiro dia foi inteiramente dedicado à formação da equipa da CCDR Centro sobre as novas variáveis e novos procedimentos de recolha. O segundo dia incluiu visitas a uma exploração do vale central do Baixo Mondego, propriedade do Eng.º Carlos Plácido, e à empresa Sociedade Industrial de Aperitivos SA, em Tentúgal.