Home>Comunicação>Notícias>Agricultura e Pescas
  • Published On: 30/04/2025

    No próximo dia 8 de maio, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) vai receber o primeiro workshop do projeto GAIME - Gamificação da Indústria do Agroturismo para Maximizar a Eficiência. Este workshop, que decorrerá no auditório H1 da ESAC, apresentará ao público a nova plataforma digital de visitas virtuais a explorações agrícolas e demonstrará, em contexto real, como a gamificação pode transformar a experiência turística no meio rural.   Promovido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o GAIME conta com a participação de vários parceiros, entre os quais a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro). Um dos pilotos exemplificativos foi instalado no Polo de Inovação de Coimbra, com o objetivo de testar ferramentas interativas que incentivam o envolvimento dos visitantes em tarefas agrícolas e que lhes permitem ganhar prémios.   Para saber mais, consulte aqui.    

  • Published On: 14/04/2025

    A CCDR Centro destaca, num artigo publicado na revista da Associação Portuguesa de Horticultura, a importância da digitalização da agricultura e o seu impacto significativo na governação e na gestão dos Polos de Inovação. O artigo tem como objetivo divulgar e promover a importância destes polos como centros de desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras no setor agrícola. Aborda-se a forma como o trabalho em rede entre os diferentes Polos de Inovação, que testam e experimentam novas tecnologias em contexto real, contribui para uma digitalização sustentada e duradoura da agricultura. A digitalização está a transformar a agricultura, permitindo uma gestão mais eficiente e sustentável das atividades agrícolas. Através da adoção de tecnologias digitais, os Polos de Inovação têm-se tornado fundamentais para a troca de conhecimento, para a investigação e o desenvolvimento de soluções que respondam às exigências do mercado e aos desafios climáticos, procurando soluções que melhorem a produtividade e facilitem a tomada de decisões informadas, promovendo uma governança mais eficaz nos processos agrícolas. Além disso, o artigo realça a necessidade de colaboração entre instituições, investigadores e agricultores para maximizar os benefícios da inovação. Para mais detalhes, aceda aqui ao artigo completo.

  • Published On: 14/04/2025

    Encontram-se abertas inscrições (até 30 de abril) para frequência no Curso de Formação Fitonematologia Prática, que procura sensibilizar para a importância e impacto dos nemátodes parasitas de plantas nos ecossistemas. O curso terá um apoio de 100% do PRR - Projeto Living the Future Academy e destina-se a investigadores, estudantes de licenciatura e mestrado, doutorandos, técnicos, dirigentes ou outros colaboradores e profissionais com curso superior na área das ciências com interesse em Fitonematologia, nomeadamente Biologia, Ecologia, Agronomia, Biotecnologia Vegetal e Engenharia Alimentar e áreas afins. Para mais informações consulte aqui. Contamos com a vossa participação!  

  • Published On: 10/04/2025

    Apoio temporário e excecional, em resposta à perda de produção provocada pela tempestade Kirk, que gerou ventos anómalos com grande capacidade destrutiva, e pela doença língua azul, ou febre catarral ovina, doença epidémica de etiologia viral de rápida expansão. Pode submeter a sua candidatura até às 17h00 do dia 5 de Maio de 2025.   Toda a informação disponível em http://www.pdr-2020.pt/Candidaturas  

  • Published On: 08/04/2025

    Recentemente, foi publicado um artigo na revista da Associação Portuguesa de Horticultura que destaca a técnica de forçagem do abrolhamento dos gomos dormentes da videira. Este estudo, da autoria de Vanda Pedroso e com a coautoria de Germano Moreira, Cláudia Cruz, Pedro Rodrigues, Filipe Neves dos Santos e Mário Cunha, foi desenvolvido no âmbito do projeto Wine4cast, do qual a CCDR Centro é parceira, e tem como objetivo melhorar as práticas vitícolas e aumentar a produtividade das vinhas. A técnica de forçagem consiste em estimular o crescimento dos gomos dormentes, permitindo que as videiras iniciem o seu ciclo vegetativo de forma mais precoce e uniforme. Tal pode resultar em colheitas mais antecipadas e, potencialmente, em uvas de melhor qualidade. O artigo apresenta dados experimentais que demonstram a eficácia dessa abordagem e discute os impactos positivos na gestão da viticultura em diferentes regiões. Os investigadores envolvidos no projeto Wine4cast defendem que a técnica de forçagem do abrolhamento pode tornar-se uma ferramenta valiosa para os produtores, contribuindo para a competitividade do setor e a qualidade dos vinhos nacionais. Espera-se que mais viticultores adotem esta prática, impulsionando a inovação e a sustentabilidade na viticultura. O projeto Wine4cast, financiado pelo PRR, tem como objetivo dotar o setor vitivinícola português de um sistema de previsão da produtividade avançado, que considere a dimensão espácio-temporal, a dimensão multi-ator e que permita destacar este setor no panorama vitivinícola. Para mais informações, leia o artigo completo publicado na edição de abril da revista da Associação Portuguesa de Horticultura.

  • Published On: 07/04/2025

    Informa-se que, entre 9 de abril (próxima quarta-feira) e 9 de maio, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP) disponibilizará o formulário de candidatura ao apoio à quebra de produção de atividade pecuária de ovinos, em resultado do surto de febre catarral (língua azul). O formulário em causa é integralmente desmaterializado e pode ser submetido pelos beneficiários, com acesso à área reservada do IB (Identificação do Benificiário), ou entidades credenciadas, para as quais já foi atribuída permissão de recolha (perfil e certificado) para os técnicos responsáveis pela recolha do Pedido Único. Este formulário tem acesso limitado, ou seja, é baseado numa lista de NIFAP (Número de Identificação atribuído pelo IFAP ao beneficiário) que já foram validados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) como elegíveis para a medida, motivo pelo qual, em caso de erro que impeça a criação do formulário por não ser elegível para a medida, deve ser apresentada reclamação junto da DGAV. No que se refere aos animais, estes são também pré-preenchidos com base nos dados do Sistema Nacional de Identificação e Registo Animal (SNIRA) e não podem ser retificados no formulário; é necessário corrigir os dados do SNIRA. A Portaria n.º 107/2025/1, de 13 de março, estabeleceu as regras de apoio à compensação pela quebra de rendimento da produção da atividade pecuária de ovinos, afetada pelo surto de língua azul (Febre Catarral). Pela citada portaria, foi criada uma medida excecional e temporária de apoio aos detentores de ovinos que tenham tido quebras de rendimento inferiores a 30% e que não tenham sido abrangidos pelo apoio concedido ao abrigo da Medida 23 «Apoio temporário e excecional em resposta a calamidades declaradas» do PDR 2020. O apoio previsto na Portaria n.º 107/2025/1, de 13 de março, assume a forma de ajuda não reembolsável, de montante fixo, no valor de 48 € (quarenta e oito euros) por ovino morto. Pode consultar o manual de apoio aqui.

  • Published On: 04/04/2025

    O IFAP disponibilizou na Área Reservada do seu portal,  o módulo para registo dos pedidos pagamento de investimentos realizados e libertação de garantias da campanha VITIS 2024/2025. Saiba tudo sobre o Registo de Pedidos de Pagamento e os respetivos prazos no portal do IFAP: https://www.ifap.pt/portal/noticia?assetId=50717912

  • Published On: 04/04/2025

    O PEPAC no Continente prorrogou o prazo para submissão de candidaturas ao primeiro concurso da Intervenção C.5.3 "Aconselhamento". As candidaturas podem ser feitas até dia 21 de abril. Saiba mais em: https://pepacc.pt/concursos/aconselhamento-apoio-a-prestacao-de-servicos-de-aconselhamento-agricola-e-florestal-1o-concurso/

  • Published On: 01/04/2025

    A CCDR Centro participa no 2º seminário, promovido pelo IPCB - Politécnico de Castelo Branco, da primeira edição do curso de doutoramento em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental dos Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco e Viseu, com o painel “O PDR 2020 na Região Centro - Investimentos nas Explorações Agrícolas e Instalação de Jovens Agricultores”. Esta sessão decorre no dia 4 de abril, a partir das 16h30, no auditório Vergílio António Pinto de Andrade da Escola Superior Agrária do IPCB.  

  • Published On: 23/04/2025

     A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) recebe hoje e amanhã o Encontro Nacional de Agricultura Biológica, organizado pela AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica. A sessão de abertura contou com a intervenção do vice-presidente da CCDR Centro, Vasco Estrela, que destacou a importância da agricultura biológica a nível nacional e regional, o seu enquadramento no PEPAC e no futuro da Política Agrícola Comum.  Este evento reúne especialistas, produtores e investigadores para discutir os avanços e desafios da agricultura biológica em Portugal, estando em discussão temas cruciais como a produção animal, a conservação da biodiversidade, a agrofloresta e o papel das tecnologias e políticas na agricultura biológica.        

  • Published On: 21/04/2025

    No dia 29 de maio de 2025, a CCDR Centro estará presente na conferência "European Organic Seed Policy", que se realizará no Instituto Politécnico de Coimbra - ESA. Este evento tem como objetivo fazer um balanço da agricultura biológica (AB) em Portugal, analisar as oportunidades e os desafios e criar consensos sobre a forma de impulsionar o setor das sementes e do melhoramento de plantas em agricultura biológica. Reunirá decisores políticos, empresas de sementes, produtores de agricultura biológica e peritos de organizações portuguesas e europeias. Consulte o programa aqui.   Data limite de inscrição 19 de maio aqui.  

  • Published On: 16/04/2025

    O Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas referente ao mês de março de 2025, na área de influência da CCDR Centro, encontra-se disponível para consulta. Este documento fornece uma análise detalhada sobre o estado das culturas e as previsões de colheitas na região.   O Estado das Culturas e Previsão de Colheitas (ECPC) é um projeto mensal que tem como principal objetivo recolher e disponibilizar informação previsional sobre áreas cultivadas, rendimentos e produções das principais culturas agrícolas. Trata-se de uma ferramenta essencial para agricultores, técnicos e todos os interessados no setor agrícola, na medida em que lhes permite planear e gerir as atividades agrícolas de forma mais eficaz.    Para obter mais informações, consulte o relatório completo aqui e fique a par das últimas atualizações sobre o estado das culturas na região.

  • Published On: 07/04/2025

    A Associação Portuguesa da Castanha (RefCast), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), a Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP) e o Município do Sabugal promovem, de 3 a 5 de julho de 2025, o V Simpósio Nacional da Castanha, no Sabugal. O evento, que conta com uma Comissão Científica composta por Edmundo Sousa e Rita Costa, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV, IP), tem como objetivo discutir inovações, desafios e oportunidades no setor da castanha, um produto de grande relevância económica e cultural em Portugal. Consulte o programa aqui. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas aqui.  

  • Published On: 02/04/2025

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lançou hoje o Concurso Regional das Hortas Escolares, «Super Horta Escolar», destinado às escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico com hortas escolares já instaladas e em manutenção no presente ano letivo. Esta iniciativa, promovida em colaboração com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, tem como objetivo valorizar as hortas escolares como um instrumento pedagógico de aprendizagem da alimentação, da natureza, da biodiversidade e do clima. Sob o lema «Cultivar com amor, colher com sabor», pretende-se reconhecer esta experiência educativa e proporcionar às escolas e aos alunos a motivação necessária para a existência das hortas em ambiente escolar. Através da mascote «Super Sementinha», os alunos serão sensibilizados para a sustentabilidade e alimentação saudável, apreendendo conceitos de educação ambiental e nutricional e trabalhando o processo de cultivo de alimentos. Os Prémios são atribuídos em três categorias temáticas para cada nível de ensino: Horta Mais Sustentável – Para a escola que adota práticas ecológicas, como compostagem, reutilização de materiais e cultivo de espécies autóctones. Horta com Maior Envolvimento da Comunidade – Destaca a horta que mais incentiva a participação ativa de alunos, professores, pais e a comunidade local. Horta Mais Diversificada – Premeia a escola com a maior variedade de culturas e com um aproveitamento eficiente do espaço e da produção. As candidaturas estão abertas até dia 30 abril.  Consulte o Regulamento aqui Consulte o Formulário de Inscrição aqui   Cartaz  

  • Published On: 22/03/2025

    O Dia Mundial da Água, celebrado anualmente a 22 de março, destaca a importância da água doce e promove a sua gestão sustentável. Em 2025, o tema central é a preservação dos glaciares, sublinhando o seu papel essencial na garantia de água potável, na agricultura, na produção de energia e na manutenção dos ecossistemas globais.   A CCDR Centro assinala este dia enfatizando a importância da água na agricultura, principal fator na produção de alimentos. Embora o setor agrícola seja um dos maiores consumidores deste recurso a nível mundial, a adoção de novas técnicas e tecnologias de agricultura de precisão tem permitido reduzir significativamente o consumo de água.   Com o envolvimento da comunidade e dos seus trabalhadores, a CCDR Centro tem promovido várias ações de sensibilização sobre a Água: o bem maior na produção de alimentos, reforçando a necessidade de um uso mais eficiente e sustentável deste recurso vital.   Veja aqui todas fotografias.

  • Published On: 17/03/2025

    A publicação “Análise de Campanha da Cereja de 2024”, relativa à área de mercado da Cova da Beira, já está disponível. Esta publicação, produzida pela CCDR Centro, apresenta uma avaliação detalhada da produção e comercialização da cereja na região, destacando os impactos das condições climatéricas adversas na campanha deste ano. A evolução dos circuitos de comercialização e as perspetivas futuras para a fileira da cereja na Cova da Beira são outros dos pontos abordados.   A Análise de Campanha da Cereja de 2024 está disponível para consulta aqui.

  • Published On: 13/03/2025

    O Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas referente ao mês de fevereiro de 2025, na área de influência da CCDR Centro, encontra-se disponível para consulta. Este documento fornece uma análise detalhada sobre o estado das culturas e as previsões de colheitas na região.   O Estado das Culturas e Previsão de Colheitas (ECPC) é um projeto mensal que tem como principal objetivo recolher e disponibilizar informação previsional sobre áreas cultivadas, rendimentos e produções das principais culturas agrícolas. Trata-se de uma ferramenta essencial para agricultores, técnicos e todos os interessados no setor agrícola, na medida em que lhes permite planear e gerir as atividades agrícolas de forma mais eficaz.    Para obter mais informações, consulte o relatório completo aqui e fique a par das últimas atualizações sobre o estado das culturas na região.

  • Published On: 07/03/2025

    A CCDR Centro esteve presente no 13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo realizado, nos dias 6 e 7 de março de 2025, no Centro de Negócios e Serviços / Multiusos do Fundão. O Vice-Presidente da CCDR Centro, Vasco Estrela, salientou a importância deste evento totalmente dedicado à fileira do mirtilo que reuniu técnicos, investigadores, consultores, fornecedores de produtos e serviços, destacando a sua mais-valia na interação entre os produtores. O primeiro dia foi dedicado a um ciclo de palestras e sessões técnicas e, o segundo dia, a seminários técnico-comerciais, workshops e a uma visita de campo, com a apresentação de inovações agrícolas.