• Published On: 01/07/2025

    De 20 a 24 de outubro de 2025, o Comissário Europeu para Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, liderará uma Missão de Alto Nível ao Brasil com o objetivo de fortalecer as exportações agroalimentares e ampliar a presença europeia no mercado brasileiro.   A delegação será composta por cerca de 80 representantes de empresas e associações dos 27 Estados-Membros da UE, abrangendo desde PME com vocação exportadora até grandes empresas e organizações setoriais. Os setores prioritários da missão incluem: Produtos transformados (confeitaria, massas, chocolate, bolachas) Laticínios (com foco em queijos) Carnes processadas Vinhos e bebidas espirituosas Azeite Frutas e produtos hortícolas Outras bebidas, como cerveja As candidaturas estão abertas até 7 de julho de 2025, e devem ser feitas através da plataforma oficial da UE:   👉 Inscreva-se aqui   Questões práticas podem ser dirigidas à Agência Executiva de Investigação através do seguinte endereço de correio eletrónico: REA-AGRI-EVENTS@ec.europa.eu 

  • Published On: 17/06/2025

    Foi publicada, hoje, em Diário da República a Portaria 261/2025/1 que define o prazo de 30 de setembro para submissão do último pedido de pagamento no âmbito da ação n.º 1.0.1, «Grupos operacionais», da medida n.º 1, «Inovação», do apoio n.º 2.1.4, «Ações de informação», inserido na ação n.º 2.1, «Capacitação e divulgação», da medida n.º 2, «Conhecimento», da ação n.º 5.1, «Criação de agrupamentos e organizações de produtores», e da ação n.º 5.2, «Organizações interprofissionais», da medida n.º 5, «Organização da produção». A já referida portaria procede, igualmente, à alteração daquele prazo no que respeita ao apoio 6.2.1, «Prevenção de calamidades e catástrofes naturais», da medida n.º 6, «Gestão do risco e restabelecimento do potencial produtivo», à operação 7.8.5, «Conservação e melhoramento de recursos genéticos florestais», da medida n.º 7, «Agricultura e recursos naturais», e à operação 8.1.1 «Florestação de terras agrícolas e não agrícolas», da medida 8, «Proteção e reabilitação dos povoamentos florestais». São alteradas, ainda, as portarias relativas à ação n.º 10.2, «Implementação das estratégias», à ação 10.3, «Atividades de cooperação dos GAL» e à ação n.º 10.4, «Funcionamento e animação», da medida 10 «LEADER». Por fim, procede-se à alteração daquele prazo no âmbito da operação 20.2.4, «Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais», da medida «Assistência Técnica». Para mais informações consulte a Portaria 261/2025/1.  

  • Published On: 13/06/2025

    No âmbito da Feira da Vinha e do Vinho 2025, terá lugar, no próximo dia 18 de junho, noMuseu do Vinho da Bairrada, pelas 15h30, uma mesa-redonda dedicada às "Estratégias de Inovação no Setor dos Espumantes", integrada no Projeto PRR – Espumante de Portugal, coordenado pela CCDR Centro. O projeto tem como objetivo estudar a especificidade do espumante português, de forma a otimizar os processos produtivos, promover a utilização de tecnologias digitais de vanguarda, e criar uma estratégia de marketing e comercialização baseada nos produtos endógenos e no conhecimento local. Trata-se de uma iniciativa estruturante financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que aposta na valorização do espumante como produto diferenciador da vitivinicultura nacional, com especial destaque nas regiões da Bairrada e de Távora-Varosa. A mesa-redonda, moderada por José Carvalheira (CCDR Centro) contará com a participação de alguns dos mais conceituados profissionais do setor: Pedro Soares (CVR Bairrada), Marta Lourenço (Murganheira), Celso Pereira (Caves Transmontanas) e Francisco Antunes (Aliança Vinhos de Portugal), que irão debater os caminhos da inovação, sustentabilidade e valorização do espumante português. O projeto "Espumante de Portugal" pretende contribuir decisivamente para uma cadeia de valor mais competitiva, inovadora e alinhada com as exigências dos mercados nacionais e internacionais.

  • Published On: 06/06/2025

    O período de candidatura ao Pedido Único 2025 (PU) foi prorrogado até 15 de junho de 2025.   A apresentação do PU 2025 pode ser efetuada diretamente pelo Beneficiário, na Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo » Candidaturas » Pedido Único (PU) » Entregar/Alterar/Consultar, ou através das Entidades Reconhecidas, numa das Salas de Atendimento existentes para o efeito.   É possível a apresentação tardia do PU até ao dia 17 junho às 17h,  com penalização de 1% por dia útil de acordo com o disposto no artigo 23.º da Portaria n.º 54-L/2023.   Para mais informações consulte a página do Pedido Único disponível no Portal do IFAP.

  • Published On: 06/06/2025

    Foram prorrogadas as datas de execução dos projetos aprovados ao abrigo do envelope financeiro Next Generation. Consulte aqui mais informações.

  • Published On: 28/05/2025

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) vai promover, de 29 de maio a 27 de novembro, um curso especializado de Identificação e caraterização de castas do Dão. Este curso tem como objetivo transmitir o vasto conhecimento reunido, ao longo dos anos, no Pólo de Inovação de Nelas – Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, sobre as diferentes castas cultivadas na região do Dão. Este curso especializado de Identificação e caraterização de castas do Dão insere-se num esforço contínuo do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão para preservar, estudar e valorizar o património vitivinícola da região. Com uma área de atuação que abrange toda a região do Dão, este Centro tem desempenhado um papel determinante na caracterização, proteção e recuperação de castas autóctones, muitas das quais em vias de extinção. Neste esforço destaca-se a instalação, numa parcela de 1,7 hectares plantada em 2015, de 91 castas distintas - 49 tintas e 42 brancas. A iniciativa visa capacitar os participantes para a correta identificação das castas no campo, destacando as principais características morfológicas, agronómicas e enológicas de cada uma. Através desta formação, pretende-se reforçar a importância do estudo das castas enquanto elemento fundamental da sustentabilidade da viticultura regional e valorização dos recursos endógenos. O curso, ministrado pela especialista Vanda Pedroso, é uma oportunidade única para técnicos, viticultores e enólogos aprofundarem os seus conhecimentos e contribuírem para a preservação de um legado vitivinícola singular e para a inovação do setor vitivinícola do Dão.

  • Published On: 18/05/2025

    Criado em 2012 pela European Plant Science Organisation (EPSO), o dia internacional do fascínio das plantas visa despertar o interesse e chamar a atenção para a importância das plantas e das ciências que as estudam. Um dia importante para mostrar o trabalho realizado nos Pólos de Inovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), que reforçam a ligação entre a ciência, o território e cidadania. Ao promover o fascínio pelas plantas, estamos também a investir na valorização do conhecimento, na sustentabilidade ambiental e no futuro das próximas gerações. Os Polos de Inovação representam um novo paradigma de integração entre ciência e prática agrícola, onde o conhecimento profundo sobre as plantas é colocado ao serviço de uma agricultura mais inteligente, sustentável e resiliente, promovendo a modernização do setor primário, sem descurar a sua sustentabilidade e mantendo vivo o fascínio científico pelas plantas, assumindo um papel estratégico como plataformas de investigação aplicada e transferência de conhecimento para enfrentar os desafios globais relacionados com a segurança alimentar, as alterações climáticas e a conservação dos ecossistemas. A sua ação, fortemente ancorada na colaboração com instituições de ensino e investigação, empresas, associações e produtores, contribui para o aumento da competitividade, da resiliência e da sustentabilidade da agricultura regional e nacional.

  • Published On: 13/05/2025

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove, de maio a novembro de 2025, a 3ª edição do Curso de Identificação e Caracterização de Castas do Dão. Este curso tem como objetivo transmitir o conhecimento reunido no Pólo de Inovação de Nelas – Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão sobre as diferentes castas cultivadas na região do Dão. Pretende-se capacitar os participantes para a correta identificação das castas no campo e dar a conhecer as suas principais características agronómicas e enológicas. O curso tem um valor de 50€. O pagamento deve ser efetuado para o IBAN PT50 0781 0112 0000000 77917 5. O comprovativo deve ser enviado para o email iapa@ccdrc.pt. Faça a sua inscrição, até dia 26 de maio, aqui. O número de inscrições é limitado: 15 formandos.  

  • Published On: 30/04/2025

    No próximo dia 8 de maio, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) vai receber o primeiro workshop do projeto GAIME - Gamificação da Indústria do Agroturismo para Maximizar a Eficiência. Este workshop, que decorrerá no auditório H1 da ESAC, apresentará ao público a nova plataforma digital de visitas virtuais a explorações agrícolas e demonstrará, em contexto real, como a gamificação pode transformar a experiência turística no meio rural.   Promovido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o GAIME conta com a participação de vários parceiros, entre os quais a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro). Um dos pilotos exemplificativos foi instalado no Polo de Inovação de Coimbra, com o objetivo de testar ferramentas interativas que incentivam o envolvimento dos visitantes em tarefas agrícolas e que lhes permitem ganhar prémios.   Para saber mais, consulte aqui.    

  • Published On: 26/06/2025

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promoveu hoje, dia 26 de junho, em Coimbra, a Cerimónia Final do Concurso Regional das Hortas Escolares, designado por «Super Horta Escolar», onde foram conhecidas as escolas vencedoras do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este concurso, que contou com 46 candidaturas, tem como objetivo valorizar as hortas escolares como um importante instrumento pedagógico de aprendizagem da alimentação, da natureza, da biodiversidade e do clima. Promovido em colaboração com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região do Centro, pretende-se celebrar a criatividade, o empenho e o espírito de equipa das escolas participantes, promovendo práticas sustentáveis e a valorização da agricultura e do mundo rural junto dos mais jovens. Parabéns aos Vencedores!!! Ensino Pré-Escolar Prémio – Horta Mais Sustentável Jardim de Infância da Lousã - A.E.L. Lousã Prémio – Horta com Maior Envolvimento da Comunidade Jardim de Infância de Orjais Covilhã Prémio – Horta Mais Diversificada Jardim de Infância Quinta das Flores Coimbra Distinção Especial – Melhor Esquema da Horta 2.º Jardim-Escola João de Deus Coimbra 1º Ciclo do Ensino Básico Prémio – Horta Mais Sustentável Escola Básica do 1.º Ciclo das Colmeias Leiria Prémio – Horta com Maior Envolvimento da Comunidade Centro Escolar de Monte Redondo Leiria Prémio – Horta Mais Diversificada (ex aequo) Escola Básica do 1.º Ciclo do Estreito Oleiros Prémio – Horta Mais Diversificada (ex aequo) Escola Básica do 1.º Ciclo de Alcains Castelo Branco                

  • Published On: 26/06/2025

    O Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas referente ao mês de maio de 2025, na área de influência da CCDR Centro, encontra-se disponível para consulta. Este documento fornece uma análise detalhada sobre o estado das culturas e as previsões de colheitas na região.   O Estado das Culturas e Previsão de Colheitas (ECPC) é um projeto mensal que tem como principal objetivo recolher e disponibilizar informação previsional sobre áreas cultivadas, rendimentos e produções das principais culturas agrícolas. Trata-se de uma ferramenta essencial para agricultores, técnicos e todos os interessados no setor agrícola, na medida em que lhes permite planear e gerir as atividades agrícolas de forma mais eficaz.    Para obter mais informações, consulte o relatório completo aqui e fique a par das últimas atualizações sobre o estado das culturas na região.

  • Published On: 24/06/2025

    A CCDR Centro, na qualidade de entidade coordenadora do projeto PRR - Sistema Nacional de Monitorização de Insetos Vetores da Xylella fastidiosa, participou, em Vila Real, no evento "Workshop Dias na Vinha: Monitorização e controlo dos vetores de Xylella fastidiosa na Região Demarcada do Douro" que teve como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pelas entidades parceiras.   O evento, dirigido a todo o setor vitivinícola, incluiu a demonstração das ferramentas de decisão que se encontram a ser concebidas, a divulgação da plataforma digital criada para a participação cidadã e fomentou o debate em torno das estratégias de gestão e prevenção da disseminação desta bactéria de quarentena. Pretendeu-se ainda reforçar a relevância da vigilância ativa em culturas agrícolas e ecossistemas naturais, com especial destaque para a vinha.     

  • Published On: 16/06/2025

    De que forma o setor agrícola está a adaptar-se aos impactos crescentes das alterações climáticas, com especial atenção aos desafios relacionados com a gestão da água? Esta iniciativa da Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (DG AGRI) da Comissão Europeia, pretende recolher contributos diretamente dos agentes do setor, com vista a orientar futuras políticas agrícolas e climáticas da União Europeia. Todos os profissionais e entidades ligadas à agricultura são convidados a contribuir. Participe aqui O preenchimento demora 10 minutos, sendo as respostas completamente anónimas e adaptadas à realidade de cada participante.  

  • Published On: 12/06/2025

    Foi publicado o Despacho nº 26/DG/2025, que estabelece a obrigatoriedade de instalação de equipamentos de dissuasão acústica nas redes utilizadas na pesca com arte-Xávega para evitar as capturas acessórias de mamíferos marinhos. Consulte aqui Despacho.

  • Published On: 06/06/2025

    A apanha e comercialização de moluscos bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópodes marinhos vivos em Portugal são reguladas, com regras específicas de higiene aplicáveis aos géneros alimentícios de origem animal para garantir a qualidade e segurança alimentar, de acordo com os Regulamentos (CE) n.º 852/2004 e n.º 853/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho. A CCDR Centro divulga, na sua página da internet, os Comunicados de Apanha e Comercialização emitidos pelo Sistema Nacional de Monitorização de Moluscos Bivalves (SNMB) do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.).  Os Comunicados fornecem informação, para cada zona de produção, sobre quais as espécies que possam estar interditas para apanha e consumo e os motivos da sua interdição. As zonas de produção são reclassificadas temporariamente e/ou interditas temporariamente regularmente, em função da presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas, de contaminação microbiológica ou de contaminação química acima dos valores regulamentares. Aceda aos Comunicados aqui. Para mais informações sobre este método de pesca consulte o site da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos ou dirija-se ao local de Atendimento da CCDR Centro localizado na Gafanha da Nazaré.  

  • Published On: 01/06/2025

    No dia 1 de junho celebramos o Dia Mundial da Criança, um momento especial para olhar para o mundo com as mãos prontas a plantar sonhos. Sob o lema "Na mão de uma criança, o campo ganha esperança!", a CCDR Centro lembra que as crianças são as sementes do amanhã — e, quando crescem em contacto com a natureza, florescem com mais consciência, respeito e amor pelo ambiente. A agricultura, o solo, as árvores e os animais ensinam-lhes a redescobrir a simplicidade e a beleza da vida, mas também a paciência, a responsabilidade e o cuidado, qualidades que o mundo tanto precisa.  

  • Published On: 30/05/2025

    Foi hoje publicada a Portaria n.º 247/2025/1, que estabelece um novo regime de apoios para o desenvolvimento rural em Portugal. Este diploma traz oportunidades renovadas para modernizar a agricultura, promover a inovação, valorizar as comunidades e apoiar projetos locais.   Os interessados poderão encontrar todos os detalhes sobre os procedimentos, condições de elegibilidade e níveis de apoio neste documento oficial.

  • Published On: 30/05/2025

    Desde dezembro de 2023, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 30 de maio passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Batata. Uma oportunidade para destacar os muitos valores deste alimento tão presente na mesa dos portugueses: nutricional, económico, ambiental e cultural.   A CCDR Centro juntou-se à celebração e convidou a MISS TATA, a influencer oficial da batata portuguesa — para vir à região Centro mostrar o seu valor. Entre publicações divertidas, receitas práticas e curiosidades, a Miss Tata relembra que a batata não é só um acompanhamento: é um verdadeiro pilar alimentar e fonte de rendimento para a agricultura.   Reforçamos o reconhecimento da batata como recurso alimentar essencial, destacando também o trabalho dos produtores que todos os dias garantem a sua qualidade e presença nas nossas cozinhas.