• Categories: Ambiente
    Published On: 31/10/2025

    Encontra-se em consulta pública, de 29 de outubro a 30 de novembro de 2025, no Portal Participa, o projeto de Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas 2030. Apela-se à participação ativa de toda a sociedade neste processo, contribuindo para a construção coletiva de um futuro mais resiliente e mais adaptado às alterações climáticas.

  • Categories: Ambiente
    Published On: 21/10/2025

    Os "Desafios Cortaderia" são pequenos projetos de Ciência Cidadã que pretendem promover o envolvimento pro-ativo na ciência e consciencializar para a problemática ambiental das espécies exóticas invasoras. Foram elaborados pela equipa da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra - CERNAS (parceira do projeto Life Coop Cortaderia), em colaboração com o Centro de Ecologia Funcional (Universidade de Coimbra), tendo como principal público-alvo as crianças e jovens, podendo no entanto envolver a participação de todos os cidadãos. Toda a informação relativa aos Desafios CORTAderia 2025-2026 está disponível em: https://lifecoopcortaderia.org/pt/desafios-2526/ A equipa irá realizar no dia 29 de Outubro uma sessão de esclarecimentos que terá a duração de 1 hora (entre as 15 e as 16 horas). A inscrição é gratuita mas obrigatória e pode ser feita em:  https://tinyurl.com/CORTAderia25

  • Published On: 04/06/2025

    A Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso para apoiar ações de proteção e conservação da natureza e da biodiversidade, previstas nos planos de cogestão de áreas protegidas localizadas na região Centro. Este concurso, dirigido aos municípios e outras entidades que integram as Comissões de Cogestão de áreas protegidas localizadas na região Centro, tem uma dotação de 3 milhões de euros. Estão em causa intervenções para Parques Naturais (Douro Internacional, Serra da Malcata, Serra da Estrela, Serra de Aire e Candeeiros e Tejo Internacional), Reservas Naturais (Dunas de S. Jacinto, Paul de Arzila, Berlengas e Paul do Boquilobo), a Paisagem Protegida da Serra do Açor e para o Monumento Natural Pegadas de Dinossaurios de Ourém/Torres Novas. O foco das intervenções a apoiar compreende: a) Recuperação e proteção de espécies e habitats; b) Recuperação de ecossistemas degradados ou sujeitos a impactes severos; c) Conservação e valorização de geossítios e monumentos naturais; d) Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras; e) Intervenções de adaptação às alterações climáticas em áreas relevantes para a biodiversidade; f) Reforço da rede de parques, infraestruturas verdes e unidades de paisagem, valorizando a diversidade de espaços de reencontro com a natureza e abrindo novos habitats e nichos ecológicos. O período para apresentação de candidaturas decorre até ao dia 30 de setembro de 2025. O aviso de concurso pode ser consultado em https://centro2030.pt/avisos/

  • Categories: Ambiente
    Published On: 15/04/2025

    No âmbito do desenvolvimento de trabalhos de investigação nas linhas das áreas de aceleração de energias renováveis e focando conflitos de uso do solo e centrais solares, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) lançou um questionário para recolher perceções do público sobre a localização de centrais solares em Portugal.  Tendo em consideração a relevância da temática para a região Centro, convidamos todos os interessados a preencher o questionário disponível em https://forms.gle/MhJp29t4VPoqZD7H9.  

  • Categories: Ambiente, Informação
    Published On: 11/02/2025

    O projeto “Nazaré Green Hydrogen Valley”, localizado nos concelhos da Marinha Grande e de Leiria, está em fase de Licenciamento Único Ambiental, que integra o regime de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) é a Autoridade de AIA neste processo. A consulta pública está aberta entre 31 de janeiro e 13 de março de 2025. Toda a informação está disponível no portal Participa, onde os interessados podem consultar os documentos e apresentar as suas participações. No dia 18 de fevereiro de 2025, às 18h, a CCDRC, I. P., em conjunto com a APA, I. P., promoverá uma sessão pública de apresentação do projeto e do respetivo Estudo de Impacto Ambiental (EIA). A iniciativa terá lugar no Edifício da Resinagem — Núcleo de Arte Contemporânea, situado na Rua Bernardino José Gomes, n.º 8, 2430-262 Marinha Grande (https://maps.app.goo.gl/kWeEdqE8S73HBrcUA). As participações podem ser enviadas através do menu “Participar” do portal Participa ou para os endereços eletrónicos geral@ccdrc.pt e geral@apambiente.pt. É ainda possível enviar por escrito, até ao final do período de consulta pública.

  • Published On: 23/12/2024

    A Autoridade de Gestão do Programa Regional Centro (Centro2030) abriu dois concursos, com uma dotação de 50 milhões de euros, para apoiar intervenções ligadas à gestão dos resíduos urbanos.   O concurso “Gestão de resíduos urbanos - investimentos em alta: Tratamento de resíduos e Sistemas de suporte à gestão” tem uma dotação de 34 milhões de euros e destina-se a responder por objetivos como a valorização dos resíduos urbanos, o aumento significativo da preparação para reutilização e reciclagem e do desvio de Resíduos Urbanos Biodegradáveis de aterro, contribuindo para cumprir as metas europeias fixadas para 2030 e a eliminação progressiva da deposição em aterro.   O concurso “Gestão de resíduos urbanos - investimentos em baixa - ITI CIM: Recolha seletiva de resíduos e Sistemas de suporte à gestão”, que tem uma dotação de 16 milhões de euros, destina-se à promoção da transição para uma economia circular e eficiente na utilização dos recursos, através da valorização de resíduos urbanos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e a reciclagem e a circularidade dos recursos.   A gestão de resíduos diz respeito às tarefas de recolha, transporte, triagem, valorização e eliminação dos resíduos das habitações. Os sistemas em baixa cuidam da recolha de resíduos provenientes das habitações e os sistemas em alta trabalham nas restantes etapas, como a triagem, tratamento, valorização e eliminação.   Os avisos de concurso podem ser consultados em https://centro2030.pt/avisos/

  • Categories: Ambiente
    Published On: 26/11/2024

    No âmbito das atividades da Comissão de Cogestão da Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA), que integra a CCDR Centro, realizou-se uma ação de reflorestação no Santuário de Nossa Senhora do Mont'Alto, em Arganil, para assinalar o Dia da Floresta Autóctone. A iniciativa teve como principais objetivos a promoção da utilização de espécies autóctones adequadas ao local, o combate às espécies invasoras e a valorização do território. A ação foi coordenada pelos Técnicos Cogestores da Comissão de Cogestão da PPSA e pela CCDR Centro, com o apoio de um responsável pelo local. Esta iniciativa reforça o compromisso com a preservação da floresta autóctone e a proteção do património natural da região.  

  • Categories: Ambiente
    Published On: 22/11/2024

    A Comissão de Cogestão da Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA), em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), celebra o Dia da Floresta Autóctone com uma ação de plantação no Santuário de Nossa Senhora do Mont’Alto, em Arganil. A iniciativa decorre amanhã, dia 23 de novembro, entre as 10h e as 12h, e contará com a participação de cerca de 50 elementos do Agrupamento 874 de Escuteiros de Arganil. A atividade será orientada pelo Cogestor da Área Protegida, Joaquim Gonçalves e da técnica superior da CCDRC, Maria Manuela Direito. O principal objetivo desta ação é sensibilizar os participantes para a importância da utilização das espécies autóctones na florestação, promovendo o conhecimento sobre algumas destas espécies e reforçando a biodiversidade da região. Durante a atividade, serão plantadas 50 árvores de três espécies autóctones – Quercus suber (Sobreiro), Quercus róbur (Carvalho alvarinho) e Arbutus unedo (Medronheiro), na área do Santuário da de Nossa Senhora do Mont’Alto. A iniciativa integra-se nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone, que visa destacar a importância das florestas naturais no equilíbrio dos ecossistemas e na preservação da biodiversidade. 

  • Categories: Ambiente
    Published On: 21/11/2024

    A Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila (RNPA) vai promover, no próximo dia 23 de novembro, um workshop dedicado aos mamíferos que habitam esta importante área protegida.   A iniciativa, que decorre entre as 10h00 e as 12h30 no Centro de Interpretação da RNPA , será dinamizada pelas investigadoras Joana Alves e Fernanda Garcia, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.   O workshop contribuirá para adquirir conhecimentos teóricos gerais sobre mamíferos, desde a sua identificação até à sua importância nos ecossistemas e conservação.   A participação é gratuita, mas é limitada a 15 pessoas, sendo necessária inscrição prévia aqui.   A Reserva Natural do Paul de Arzila, localizada entre os concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Condeixa-a-Nova, é um local de grande valor ecológico, especialmente reconhecido pela sua biodiversidade. Este workshop é mais uma oportunidade para sensibilizar a comunidade para a importância da sua preservação.

  • Categories: Ambiente
    Published On: 31/10/2025

    Encontra-se em consulta pública, de 29 de outubro a 30 de novembro de 2025, no Portal Participa, o projeto de Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas 2030. Apela-se à participação ativa de toda a sociedade neste processo, contribuindo para a construção coletiva de um futuro mais resiliente e mais adaptado às alterações climáticas.

  • Categories: Ambiente
    Published On: 21/10/2025

    Os "Desafios Cortaderia" são pequenos projetos de Ciência Cidadã que pretendem promover o envolvimento pro-ativo na ciência e consciencializar para a problemática ambiental das espécies exóticas invasoras. Foram elaborados pela equipa da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra - CERNAS (parceira do projeto Life Coop Cortaderia), em colaboração com o Centro de Ecologia Funcional (Universidade de Coimbra), tendo como principal público-alvo as crianças e jovens, podendo no entanto envolver a participação de todos os cidadãos. Toda a informação relativa aos Desafios CORTAderia 2025-2026 está disponível em: https://lifecoopcortaderia.org/pt/desafios-2526/ A equipa irá realizar no dia 29 de Outubro uma sessão de esclarecimentos que terá a duração de 1 hora (entre as 15 e as 16 horas). A inscrição é gratuita mas obrigatória e pode ser feita em:  https://tinyurl.com/CORTAderia25

  • Published On: 04/06/2025

    A Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso para apoiar ações de proteção e conservação da natureza e da biodiversidade, previstas nos planos de cogestão de áreas protegidas localizadas na região Centro. Este concurso, dirigido aos municípios e outras entidades que integram as Comissões de Cogestão de áreas protegidas localizadas na região Centro, tem uma dotação de 3 milhões de euros. Estão em causa intervenções para Parques Naturais (Douro Internacional, Serra da Malcata, Serra da Estrela, Serra de Aire e Candeeiros e Tejo Internacional), Reservas Naturais (Dunas de S. Jacinto, Paul de Arzila, Berlengas e Paul do Boquilobo), a Paisagem Protegida da Serra do Açor e para o Monumento Natural Pegadas de Dinossaurios de Ourém/Torres Novas. O foco das intervenções a apoiar compreende: a) Recuperação e proteção de espécies e habitats; b) Recuperação de ecossistemas degradados ou sujeitos a impactes severos; c) Conservação e valorização de geossítios e monumentos naturais; d) Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras; e) Intervenções de adaptação às alterações climáticas em áreas relevantes para a biodiversidade; f) Reforço da rede de parques, infraestruturas verdes e unidades de paisagem, valorizando a diversidade de espaços de reencontro com a natureza e abrindo novos habitats e nichos ecológicos. O período para apresentação de candidaturas decorre até ao dia 30 de setembro de 2025. O aviso de concurso pode ser consultado em https://centro2030.pt/avisos/

  • Categories: Ambiente
    Published On: 15/04/2025

    No âmbito do desenvolvimento de trabalhos de investigação nas linhas das áreas de aceleração de energias renováveis e focando conflitos de uso do solo e centrais solares, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) lançou um questionário para recolher perceções do público sobre a localização de centrais solares em Portugal.  Tendo em consideração a relevância da temática para a região Centro, convidamos todos os interessados a preencher o questionário disponível em https://forms.gle/MhJp29t4VPoqZD7H9.  

  • Categories: Ambiente, Informação
    Published On: 11/02/2025

    O projeto “Nazaré Green Hydrogen Valley”, localizado nos concelhos da Marinha Grande e de Leiria, está em fase de Licenciamento Único Ambiental, que integra o regime de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) é a Autoridade de AIA neste processo. A consulta pública está aberta entre 31 de janeiro e 13 de março de 2025. Toda a informação está disponível no portal Participa, onde os interessados podem consultar os documentos e apresentar as suas participações. No dia 18 de fevereiro de 2025, às 18h, a CCDRC, I. P., em conjunto com a APA, I. P., promoverá uma sessão pública de apresentação do projeto e do respetivo Estudo de Impacto Ambiental (EIA). A iniciativa terá lugar no Edifício da Resinagem — Núcleo de Arte Contemporânea, situado na Rua Bernardino José Gomes, n.º 8, 2430-262 Marinha Grande (https://maps.app.goo.gl/kWeEdqE8S73HBrcUA). As participações podem ser enviadas através do menu “Participar” do portal Participa ou para os endereços eletrónicos geral@ccdrc.pt e geral@apambiente.pt. É ainda possível enviar por escrito, até ao final do período de consulta pública.

  • Published On: 23/12/2024

    A Autoridade de Gestão do Programa Regional Centro (Centro2030) abriu dois concursos, com uma dotação de 50 milhões de euros, para apoiar intervenções ligadas à gestão dos resíduos urbanos.   O concurso “Gestão de resíduos urbanos - investimentos em alta: Tratamento de resíduos e Sistemas de suporte à gestão” tem uma dotação de 34 milhões de euros e destina-se a responder por objetivos como a valorização dos resíduos urbanos, o aumento significativo da preparação para reutilização e reciclagem e do desvio de Resíduos Urbanos Biodegradáveis de aterro, contribuindo para cumprir as metas europeias fixadas para 2030 e a eliminação progressiva da deposição em aterro.   O concurso “Gestão de resíduos urbanos - investimentos em baixa - ITI CIM: Recolha seletiva de resíduos e Sistemas de suporte à gestão”, que tem uma dotação de 16 milhões de euros, destina-se à promoção da transição para uma economia circular e eficiente na utilização dos recursos, através da valorização de resíduos urbanos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e a reciclagem e a circularidade dos recursos.   A gestão de resíduos diz respeito às tarefas de recolha, transporte, triagem, valorização e eliminação dos resíduos das habitações. Os sistemas em baixa cuidam da recolha de resíduos provenientes das habitações e os sistemas em alta trabalham nas restantes etapas, como a triagem, tratamento, valorização e eliminação.   Os avisos de concurso podem ser consultados em https://centro2030.pt/avisos/

  • Categories: Ambiente
    Published On: 26/11/2024

    No âmbito das atividades da Comissão de Cogestão da Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA), que integra a CCDR Centro, realizou-se uma ação de reflorestação no Santuário de Nossa Senhora do Mont'Alto, em Arganil, para assinalar o Dia da Floresta Autóctone. A iniciativa teve como principais objetivos a promoção da utilização de espécies autóctones adequadas ao local, o combate às espécies invasoras e a valorização do território. A ação foi coordenada pelos Técnicos Cogestores da Comissão de Cogestão da PPSA e pela CCDR Centro, com o apoio de um responsável pelo local. Esta iniciativa reforça o compromisso com a preservação da floresta autóctone e a proteção do património natural da região.  

  • Categories: Ambiente
    Published On: 22/11/2024

    A Comissão de Cogestão da Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA), em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), celebra o Dia da Floresta Autóctone com uma ação de plantação no Santuário de Nossa Senhora do Mont’Alto, em Arganil. A iniciativa decorre amanhã, dia 23 de novembro, entre as 10h e as 12h, e contará com a participação de cerca de 50 elementos do Agrupamento 874 de Escuteiros de Arganil. A atividade será orientada pelo Cogestor da Área Protegida, Joaquim Gonçalves e da técnica superior da CCDRC, Maria Manuela Direito. O principal objetivo desta ação é sensibilizar os participantes para a importância da utilização das espécies autóctones na florestação, promovendo o conhecimento sobre algumas destas espécies e reforçando a biodiversidade da região. Durante a atividade, serão plantadas 50 árvores de três espécies autóctones – Quercus suber (Sobreiro), Quercus róbur (Carvalho alvarinho) e Arbutus unedo (Medronheiro), na área do Santuário da de Nossa Senhora do Mont’Alto. A iniciativa integra-se nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone, que visa destacar a importância das florestas naturais no equilíbrio dos ecossistemas e na preservação da biodiversidade. 

  • Categories: Ambiente
    Published On: 21/11/2024

    A Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila (RNPA) vai promover, no próximo dia 23 de novembro, um workshop dedicado aos mamíferos que habitam esta importante área protegida.   A iniciativa, que decorre entre as 10h00 e as 12h30 no Centro de Interpretação da RNPA , será dinamizada pelas investigadoras Joana Alves e Fernanda Garcia, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.   O workshop contribuirá para adquirir conhecimentos teóricos gerais sobre mamíferos, desde a sua identificação até à sua importância nos ecossistemas e conservação.   A participação é gratuita, mas é limitada a 15 pessoas, sendo necessária inscrição prévia aqui.   A Reserva Natural do Paul de Arzila, localizada entre os concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Condeixa-a-Nova, é um local de grande valor ecológico, especialmente reconhecido pela sua biodiversidade. Este workshop é mais uma oportunidade para sensibilizar a comunidade para a importância da sua preservação.