Home>Comunicação>Notícias>Cultura
  • Categories: Cultura
    Published On: 07/04/2025

    Está a decorrer a fase de consulta pública para efeitos de inscrição da “Festa e Romaria de São Tomé de Ançã” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, proposta apresentada pelo Grupo Típico de Ançã. A Festa e Romaria de São Tomé de Ançã é uma celebração religiosa e cultural tradicional que surgiu no século XIX e tem lugar anualmente no dia 23 de julho, em Ançã, uma freguesia do concelho de Cantanhede, na região Centro de Portugal. O cerimonial relativo às bandeiras, a presença de cavalhadas, o desenvolvimento do Cortejo dos Lavradores e do Cortejo Alegórico com carros de bois, bem como a bênção solene do gado, são elementos relevantes que motivam a comunidade local a preservar a memória coletiva desta manifestação cultural. Assim, os interessados podem pronunciar-se sobre aquele pedido de inventariação até ao próximo dia 21 de maio. A informação está disponível no site da CCDR Centro aqui.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 02/04/2025

    A fase de consulta pública para efeitos de revisão do registo das “Danças Tradicionais da Lousa” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) começou ontem. A proposta foi apresentada pela União das Freguesias de Escalos de Cima e Lousa. A manifestação "Danças Tradicionais da Lousa" (Castelo Branco) foi inscrita no INPCI em 2015, e consiste em manifestações musicais e coreográficas cerimoniais, realizadas por ocasião das festividades religiosas anuais em honra de Nossa Senhora dos Altos Céus, padroeira da povoação de Lousa, que ocorrem no terceiro domingo do mês de maio e na segunda-feira seguinte. Mantendo as principais características que estiveram na base do registo em 2015, a revisão tem como objetivo introduzir alguns elementos relativos ao momento atual das "Danças Tradicionais da Lousa", nomeadamente o contexto social, dado o despovoamento do interior e a crescente dificuldade em captar as gerações mais jovens para participar, bem como atualizar o património cultural móvel associado à manifestação. Assim, os interessados podem pronunciar-se sobre este pedido de inventariação até ao próximo dia 16 de maio. A informação está disponível no site da CCDR Centro, aqui.    

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 01/04/2025

    Encontra-se a decorrer a fase de consulta pública para efeitos de inscrição da manifestação “Aprendizagem e uso do Braille” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, apresentado pelo Centro Português de Tiflologia Equidade e Inclusão. O século XX marcou a oficialização do Braille em diferentes países do mundo, tendo sido recomendada a sua adoção de forma sucessiva. Atualmente, é reconhecido como o mais profícuo transformador de mentalidades em geral e equitativo para as pessoas cegas na sociedade, sobretudo no que se refere à igualdade de direitos e oportunidades, liberdades e exercício da sua capacitação e competências profissionais e humanizadoras da sociedade, dignidade e qualidade de vida neste mundo, que é de todos e que pode ser melhorado com o contributo de todos. Assim, os interessados podem pronunciar-se sobre este pedido de inventariação até ao próximo dia 16 de maio. A informação está disponível no site da CCDR Centro, aqui.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 27/03/2025

    A CCDR Centro vai dinamizar uma ação de capacitação intitulada “Salvaguarda do património cultural em ações e projetos urbanísticos”, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos - III Ciclo Arqueologia na Comunidade. A iniciativa terá lugar no Museu da Guarda, nesta sexta-feira, 28 de março, entre as 14h30 e as 16h30. Integrada no programa das Jornadas de Arqueologia, a sessão tem como objetivo capacitar os agentes locais para os processos de salvaguarda patrimonial no âmbito das várias operações urbanísticas.   

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 27/03/2025

    A Rede Nacional do Património Cultural Imaterial (RNPCI) está a promover um questionário destinado a identificar as preocupações e os desafios enfrentados por comunidades e agentes culturais no que se refere à transmissão do Património Cultural Imaterial. Este inquérito tem como objetivo recolher informações sobre as dificuldades encontradas na preservação e transmissão de saberes, práticas e tradições culturais. Os resultados do inquérito contribuirão para a decisão de gestores públicos e privados, visando a salvaguarda e valorização do Património Cultural Imaterial. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível em: PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL | TRANSMISSÃO

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 06/03/2025

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove, no dia 10 de março, pelas 10h30, num formato online, uma sessão de esclarecimentos sobre os incentivos do Estado à comunicação social para os promotores (proprietários ou editores de publicações periódicas e operadores de rádio) da Região Centro. Esta sessão incidirá sobre os atuais dois regimes de incentivos do Estado à comunicação social: o incentivo à leitura de publicações periódicas e os incentivos à comunicação social de âmbito regional ou local. Agradece-se a confirmação da presença até ao dia 9 de março através do email iecs@ccdrc.pt. A participação nesta sessão de esclarecimentos, que se realizará no próximo dia 10 de março, pelas 10h30 horas, em formato online, está disponível aqui.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 05/03/2025

    No âmbito do procedimento de registo da manifestação «Transumância da Serra da Estrela» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, apresentado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, encontra-se a decorrer o procedimento de Consulta Pública pelo prazo de 30 dias, estando os elementos relevantes disponíveis aqui. As observações em sede da presente consulta pública poderão ser enviadas para o email inpci@patrimoniocultural.gov.pt, ou em alternativa, podem ser endereçadas, em correio registado, ao Património Cultural, IP.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 03/03/2025

    O período de apresentação de candidaturas ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social Regional e Local de 2025 decorre de 3 a 21 de março. Na competência da CCDR Centro encontra-se a atribuição de incentivos aos órgãos de comunicação social com sede na Região Centro, nas seguintes cinco tipologias: Modernização tecnológica: Projetos orientados para a requalificação e reconversão de equipamentos e infraestruturas dos meios de radiodifusão de âmbito local. Desenvolvimento digital: Projetos orientados para a utilização de plataformas multimédia e conversão sustentável para o digital dos órgãos de comunicação social Acessibilidade à comunicação social: Projetos de âmbito regional ou local que assegurem acessibilidade de pessoas com deficiência aos conteúdos e às tecnologias de informação e comunicação. Desenvolvimento de parcerias estratégicas: Projetos assentes na criação de parcerias, acordos ou outras formas de colaboração, com outros órgãos de comunicação social sediados em território nacional ou no estrangeiro. Literacia e educação para a comunicação social: Projetos de âmbito regional ou local que estimulem e reforcem a literacia e a inclusão para a comunicação social, assim como a captação de novos leitores. Os requisitos de acesso ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social Regional e Local são regulamentados pelo decreto-lei 23/2015 de 6 de fevereiro e pela portaria 179/2015, de 16 de junho. O formulário e a restante documentação de apoio à submissão de candidatura encontra-se disponível aqui. O requerimento de candidatura e  documentos anexos devem ser remetido até dia 21 de março para o correio eletrónico iecs@ccdrc.pt. Em alternativa, pode ser enviado para a sede da CCDR Centro (Rua Bernardim Ribeiro, 80, 3000-069 Coimbra). No próximo dia 10 de março, pelas 10h30, a CCDR Centro promove uma sessão de esclarecimentos em formato digital, visando disseminar a informação e esclarecer eventuais dúvidas dos órgãos de comunicação local e regional, com ação na região Centro. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas sobre a edição de 2025, os interessados podem entrar em contato com a Unidade de Cultura – Divisão de Promoção Cultural da CCDR Centro, pelo e-mail iecs@ccdrc.pt ou pelo telefone 239 701 391.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 27/02/2025

    Depois da Guarda, Leiria, Castelo Branco e Aveiro, a CCDR Centro continua a percorrer o território para divulgar o programa de Apoio à Ação Cultural 2025.   Hoje e amanhã, dias 27 e 28 de fevereiro, respetivamente em Coimbra e Viseu, às 18 horas, decorrem novas sessões de divulgação, que terão como objetivo esclarecer dúvidas e apoiar os agentes culturais na submissão de candidaturas. Além de dar a conhecer o programa de apoio, esta iniciativa tem permitido estabelecer redes de contacto entre os participantes nas sessões e promover maior proximidade com os agentes culturais.   Com candidaturas abertas até 23 de março de 2025, o Apoio à Ação Cultural destina-se a apoiar projetos artísticos desenvolvidos por agentes culturais não profissionais da região Centro e dispõe de um orçamento de 120 mil euros. Saiba mais sobre o Apoio à Ação Cultural aqui   Locais das sessões de divulgação: Coimbra: 27 de fevereiro, 18h00, Rua do Brasil, 131 (Sede da CIM Região de Coimbra) Viseu: 28 de fevereiro, 18h00, Casa do Adro, Adro da Sé (instalações da CIM Viseu Dão Lafões)        

  • Categories: Cultura
    Published On: 07/04/2025

    Está a decorrer a fase de consulta pública para efeitos de inscrição da “Festa e Romaria de São Tomé de Ançã” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, proposta apresentada pelo Grupo Típico de Ançã. A Festa e Romaria de São Tomé de Ançã é uma celebração religiosa e cultural tradicional que surgiu no século XIX e tem lugar anualmente no dia 23 de julho, em Ançã, uma freguesia do concelho de Cantanhede, na região Centro de Portugal. O cerimonial relativo às bandeiras, a presença de cavalhadas, o desenvolvimento do Cortejo dos Lavradores e do Cortejo Alegórico com carros de bois, bem como a bênção solene do gado, são elementos relevantes que motivam a comunidade local a preservar a memória coletiva desta manifestação cultural. Assim, os interessados podem pronunciar-se sobre aquele pedido de inventariação até ao próximo dia 21 de maio. A informação está disponível no site da CCDR Centro aqui.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 02/04/2025

    A fase de consulta pública para efeitos de revisão do registo das “Danças Tradicionais da Lousa” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) começou ontem. A proposta foi apresentada pela União das Freguesias de Escalos de Cima e Lousa. A manifestação "Danças Tradicionais da Lousa" (Castelo Branco) foi inscrita no INPCI em 2015, e consiste em manifestações musicais e coreográficas cerimoniais, realizadas por ocasião das festividades religiosas anuais em honra de Nossa Senhora dos Altos Céus, padroeira da povoação de Lousa, que ocorrem no terceiro domingo do mês de maio e na segunda-feira seguinte. Mantendo as principais características que estiveram na base do registo em 2015, a revisão tem como objetivo introduzir alguns elementos relativos ao momento atual das "Danças Tradicionais da Lousa", nomeadamente o contexto social, dado o despovoamento do interior e a crescente dificuldade em captar as gerações mais jovens para participar, bem como atualizar o património cultural móvel associado à manifestação. Assim, os interessados podem pronunciar-se sobre este pedido de inventariação até ao próximo dia 16 de maio. A informação está disponível no site da CCDR Centro, aqui.    

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 01/04/2025

    Encontra-se a decorrer a fase de consulta pública para efeitos de inscrição da manifestação “Aprendizagem e uso do Braille” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, apresentado pelo Centro Português de Tiflologia Equidade e Inclusão. O século XX marcou a oficialização do Braille em diferentes países do mundo, tendo sido recomendada a sua adoção de forma sucessiva. Atualmente, é reconhecido como o mais profícuo transformador de mentalidades em geral e equitativo para as pessoas cegas na sociedade, sobretudo no que se refere à igualdade de direitos e oportunidades, liberdades e exercício da sua capacitação e competências profissionais e humanizadoras da sociedade, dignidade e qualidade de vida neste mundo, que é de todos e que pode ser melhorado com o contributo de todos. Assim, os interessados podem pronunciar-se sobre este pedido de inventariação até ao próximo dia 16 de maio. A informação está disponível no site da CCDR Centro, aqui.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 27/03/2025

    A CCDR Centro vai dinamizar uma ação de capacitação intitulada “Salvaguarda do património cultural em ações e projetos urbanísticos”, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos - III Ciclo Arqueologia na Comunidade. A iniciativa terá lugar no Museu da Guarda, nesta sexta-feira, 28 de março, entre as 14h30 e as 16h30. Integrada no programa das Jornadas de Arqueologia, a sessão tem como objetivo capacitar os agentes locais para os processos de salvaguarda patrimonial no âmbito das várias operações urbanísticas.   

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 27/03/2025

    A Rede Nacional do Património Cultural Imaterial (RNPCI) está a promover um questionário destinado a identificar as preocupações e os desafios enfrentados por comunidades e agentes culturais no que se refere à transmissão do Património Cultural Imaterial. Este inquérito tem como objetivo recolher informações sobre as dificuldades encontradas na preservação e transmissão de saberes, práticas e tradições culturais. Os resultados do inquérito contribuirão para a decisão de gestores públicos e privados, visando a salvaguarda e valorização do Património Cultural Imaterial. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível em: PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL | TRANSMISSÃO

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 06/03/2025

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove, no dia 10 de março, pelas 10h30, num formato online, uma sessão de esclarecimentos sobre os incentivos do Estado à comunicação social para os promotores (proprietários ou editores de publicações periódicas e operadores de rádio) da Região Centro. Esta sessão incidirá sobre os atuais dois regimes de incentivos do Estado à comunicação social: o incentivo à leitura de publicações periódicas e os incentivos à comunicação social de âmbito regional ou local. Agradece-se a confirmação da presença até ao dia 9 de março através do email iecs@ccdrc.pt. A participação nesta sessão de esclarecimentos, que se realizará no próximo dia 10 de março, pelas 10h30 horas, em formato online, está disponível aqui.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 05/03/2025

    No âmbito do procedimento de registo da manifestação «Transumância da Serra da Estrela» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, apresentado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, encontra-se a decorrer o procedimento de Consulta Pública pelo prazo de 30 dias, estando os elementos relevantes disponíveis aqui. As observações em sede da presente consulta pública poderão ser enviadas para o email inpci@patrimoniocultural.gov.pt, ou em alternativa, podem ser endereçadas, em correio registado, ao Património Cultural, IP.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 03/03/2025

    O período de apresentação de candidaturas ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social Regional e Local de 2025 decorre de 3 a 21 de março. Na competência da CCDR Centro encontra-se a atribuição de incentivos aos órgãos de comunicação social com sede na Região Centro, nas seguintes cinco tipologias: Modernização tecnológica: Projetos orientados para a requalificação e reconversão de equipamentos e infraestruturas dos meios de radiodifusão de âmbito local. Desenvolvimento digital: Projetos orientados para a utilização de plataformas multimédia e conversão sustentável para o digital dos órgãos de comunicação social Acessibilidade à comunicação social: Projetos de âmbito regional ou local que assegurem acessibilidade de pessoas com deficiência aos conteúdos e às tecnologias de informação e comunicação. Desenvolvimento de parcerias estratégicas: Projetos assentes na criação de parcerias, acordos ou outras formas de colaboração, com outros órgãos de comunicação social sediados em território nacional ou no estrangeiro. Literacia e educação para a comunicação social: Projetos de âmbito regional ou local que estimulem e reforcem a literacia e a inclusão para a comunicação social, assim como a captação de novos leitores. Os requisitos de acesso ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social Regional e Local são regulamentados pelo decreto-lei 23/2015 de 6 de fevereiro e pela portaria 179/2015, de 16 de junho. O formulário e a restante documentação de apoio à submissão de candidatura encontra-se disponível aqui. O requerimento de candidatura e  documentos anexos devem ser remetido até dia 21 de março para o correio eletrónico iecs@ccdrc.pt. Em alternativa, pode ser enviado para a sede da CCDR Centro (Rua Bernardim Ribeiro, 80, 3000-069 Coimbra). No próximo dia 10 de março, pelas 10h30, a CCDR Centro promove uma sessão de esclarecimentos em formato digital, visando disseminar a informação e esclarecer eventuais dúvidas dos órgãos de comunicação local e regional, com ação na região Centro. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas sobre a edição de 2025, os interessados podem entrar em contato com a Unidade de Cultura – Divisão de Promoção Cultural da CCDR Centro, pelo e-mail iecs@ccdrc.pt ou pelo telefone 239 701 391.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 27/02/2025

    Depois da Guarda, Leiria, Castelo Branco e Aveiro, a CCDR Centro continua a percorrer o território para divulgar o programa de Apoio à Ação Cultural 2025.   Hoje e amanhã, dias 27 e 28 de fevereiro, respetivamente em Coimbra e Viseu, às 18 horas, decorrem novas sessões de divulgação, que terão como objetivo esclarecer dúvidas e apoiar os agentes culturais na submissão de candidaturas. Além de dar a conhecer o programa de apoio, esta iniciativa tem permitido estabelecer redes de contacto entre os participantes nas sessões e promover maior proximidade com os agentes culturais.   Com candidaturas abertas até 23 de março de 2025, o Apoio à Ação Cultural destina-se a apoiar projetos artísticos desenvolvidos por agentes culturais não profissionais da região Centro e dispõe de um orçamento de 120 mil euros. Saiba mais sobre o Apoio à Ação Cultural aqui   Locais das sessões de divulgação: Coimbra: 27 de fevereiro, 18h00, Rua do Brasil, 131 (Sede da CIM Região de Coimbra) Viseu: 28 de fevereiro, 18h00, Casa do Adro, Adro da Sé (instalações da CIM Viseu Dão Lafões)