URBACT II – Connecting cities, building successes

URBACT II – Connecting cities, building successes

Published On: 28/02/2012Last Updated: 11/08/2023
Published On: 28/02/2012Last Updated: 11/08/2023

O Programa URBACT II é um programa europeu de intercâmbio e aprendizagem para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

Este programa permite às cidades trabalhar em conjunto e desenvolver soluções para os grandes desafios a que as cidades são chamadas a responder nas sociedades actuais. Soluções novas e sustentáveis, integrando as dimensões ambiental, social e económica.

Tem como objectivo estratégico promover a eficácia das políticas de desenvolvimento urbano sustentável no contexto da concretização das Estratégias de Lisboa e Gotemburgo.

O Programa URBACT II está estruturado em dois eixos temáticos:

  1. Cidades, motores do crescimento e da criação de emprego
  2. Cidades atractivas e coesas

As tipologias de projectos candidatáveis àqueles eixos são: Redes Temáticas, Redes «Fast Track» e Grupos de Trabalho.

 

Projetos aprovados

Foram aprovados 44 projectos, distribuídos por 9 áreas temáticas: inovação e criatividade (4), inclusão activa (6), herança cultural e desenvolvimento urbano (4), ambiente urbano de baixo carbono (5), bairros degradados (6), capital humano e empreendedorismo (5), qualidade de vida sustentável (5), governação metropolitana (7) e cidades portuárias (1).

Mais informação sobre cada um dos projectos aprovados pode ser consultada em: http://urbact.eu/en/header-main/our-projects/list-of-the-projects/

 

Convocatórias

A terceira e última convocatória para a apresentação de candidaturas para a criação de 19 novas redes abriu em 9 de Dezembro de 2011 e encerra a 15 de Março de 2012.

Contudo, o Programa URBACT II abre convocatórias para projetos específicos. Informação sobre estas convocatórias é divulgada no site do Programa.