ENIIG 2018 – Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica
ENIIG 2018 – Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica
SNIG: UM SISTEMA DESCENTRALIZADO E PARTILHADO
Vai realizar-se a 12 de dezembro em Coimbra, no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no Polo II da UC, a terceira edição do Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica, organizado pela Direção-Geral do Território, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
Este encontro pretende ser um espaço de divulgação, debate, partilha de conhecimento e reflexão entre todos os que de forma direta ou indireta se relacionam com as infraestruturas de informação geográfica (IIG). Com o ENiiG pretende-se criar condições para uma utilização mais efetiva do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) por parte de todos os utilizadores.
A informação geográfica atualmente registada no SNIG é na sua grande maioria proveniente das entidades da Administração Pública Central. Neste evento pretende-se debater a pesquisa e o acesso a esta informação geográfica, nas perspetivas tecnológica e de políticas de disponibilização, bem como a sua utilização efetiva pela comunidade de informação geográfica.
Considerando que na atualidade os municípios estão entre as entidades que mais produzem e utilizam informação geográfica em Portugal, designadamente em sede de planeamento das políticas locais e supramunicipais e não têm sido suficientemente envolvidos no desenvolvimento do SNIG, importa debater novas formas de relacionamento destes organismos com a infraestrutura de informação geográfica nacional. Um conhecimento detalhado das características da administração pública local nestas matérias é determinante para definir modelos de cooperação mais eficientes.
Tendo como pano de fundo os desafios colocados pela Diretiva INSPIRE, o principal objetivo deste evento consiste em debater ideias que permitam definir uma estratégia de crescimento para o SNIG, reforçando o seu papel como um sistema de todos e para todos.
A participação no ENiiG é gratuita mas sujeita à capacidade da sala, sendo que a inscrição será obrigatória e pode ser feita aqui.
Deixar comentário ou sugestão