Macro Região do Sudoeste Europeu (RESOE)

Macro Região do Sudoeste Europeu (RESOE)

Published On: 16/05/2007Last Updated: 07/08/2023
Published On: 16/05/2007Last Updated: 07/08/2023

A CCDRC é membro da Macro Região do Sudoeste Europeu (RESOE) desde o dia 9 de Maio de 2014, quando foi assinado o memorando de alargamento da RESOE à Região Centro e às Astúrias.

Com este alargamento a RESOE passou a integrar as regiões Norte e Centro, de Portugal, e as regiões da Galiza, Castilla y León e Astúrias, de Espanha.

A RESOE é um espaço de cooperação macrorregional ao nível do Sudoeste Europeu, focalizado sobre temáticas relevantes para as regiões envolvidas, como sejam o Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes, os setores industriais determinantes para o crescimento e competitividade regional, nomeadamente o setor automóvel, a relação entre o ensino superior e as empresas, os desafios demográficos associados à baixa densidade, o património e a cultura do Sudoeste Europeu, entre outros.

O Sudoeste Europeu é um espaço pertinente na dimensão de cooperação territorial europeia para a Região Centro pois é complementar quer da vertente de cooperação transfronteiriça de proximidade (com as regiões vizinhas de Castilla y León e Extremadura), quer da vertente de cooperação transnacional com as regiões atlânticas.