• Categories: Informação
    Published On: 05/02/2026

    Na sequência das recentes intempéries ocorridas na região Centro, em especial da tempestade Kristin, encontram-se disponíveis mecanismos de reporte e inventariação de prejuízos, fundamentais para a avaliação dos impactos e eventual ativação de medidas de apoio. Mais informações aqui.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 05/02/2026

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I. P. (CCDR Centro) prorrogou o prazo de candidaturas ao Programa Cultura ao Centro 2026 — Apoio à Ação Cultural até 28 de fevereiro de 2026. Na sequência das tempestades excecionais recentemente ocorridas na região Centro, que provocaram danos significativos em infraestruturas culturais, equipamentos, comunicações e espaços de criação e apresentação artística, bem como fortes constrangimentos à atividade cultural, o Governo declarou a situação de calamidade em grande parte dos municípios da região Centro. Considerando que esta situação tem um forte impacto no cumprimento dos prazos inicialmente definidos para o Cultura ao Centro 2026 – Apoio à Ação Cultural, a CCDR Centro deliberou proceder à prorrogação do prazo para a submissão de candidaturas ao Apoio à Ação Cultural para 28 de fevereiro, inclusive, aplicável a toda a região Centro. Com esta medida, pretende-se contribuir para que as associações culturais, sediadas no território regional, possam concluir a preparação e apresentação das suas candidaturas. Tendo em conta o novo prazo de candidatura, o ponto 5 do artigo 3.º das normas foi alterado e passam a aplicar-se as seguintes regras: · São elegíveis despesas realizadas a partir de 1 de janeiro; · Apenas serão aprovados projetos cujas ações finais decorram a partir de 1 de março; · Todos os projetos devem estar concluídos até 31 de dezembro de 2026. O programa Cultura ao Centro — Apoio à Ação Cultural 2026 apoia iniciativas culturais não profissionais na região Centro, através de quatro medidas: Criação Artística/Produção, Programação/Difusão, Edição e Formação/Capacitação. Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, os interessados podem contactar a Unidade de Cultura – Divisão de Promoção Cultural, através do endereço de correio eletrónico gaac@ccdrc.pt ou do número de telefone 239 701 391.

  • Published On: 04/02/2026

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove, no próximo dia 23 de fevereiro, uma ação de capacitação dedicada à "Poda da Macieira - Como e Quando Realizar", que terá lugar no Polo de Inovação de Viseu - Estação Agrária.   A poda adequada é fundamental para a vitalidade, produtividade e longevidade dos pomares, influenciando diretamente a qualidade do fruto e a sustentabilidade do sistema de produção.   A ação proposta tem como objetivo geral dotar operadores e técnicos agrícolas de conhecimentos e competências essenciais para a execução correta da poda na macieira, com especial enfoque na variedade Bravo de Esmolfe, e  está dividida em três componentes: teórica, divulgação de equipamentos, produtos de proteção fitossanitária e material de segurança e componente prática.   As pomóideas são culturas importantes no nosso país. O equilíbrio vegetativo e produtivo é de extrema importância para a maximização de produções de maçãs de qualidade e para a longevidade da planta. Dependendo da variedade, as pomóideas podem ter diferentes hábitos de crescimento e de frutificação. Esta é a caraterística principal que condiciona a tomada de decisão no momento da poda, influenciando a data de entrada em produção e o potencial e homogeneidade da mesma.   Venha conhecer as melhores práticas que permitem obter macieiras mais saudáveis, bem estruturadas e produtivas, resultando numa colheita de qualidade superior.    Consulte o Programa. Inscrições até 19 de fevereiro aqui.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 30/01/2026

    Integrada no X Encontro Descampado, a iniciativa 'Políticas Culturais para o Futuro' foi promovida pela CCDR Centro e pela Associação Cultural A Descampado. A tarde foi dedicada à reflexão e ao debate sobre as políticas culturais de proximidade, que contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, com destaque para a importância da recolha de dados e do diagnóstico na definição de políticas públicas mais eficazes e adaptadas aos territórios, bem como para o desafio de transformar o conhecimento em ação. O programa incluiu também a apresentação da Carta de Princípios para as Políticas Culturais Municipais, construída tendo por base a participação, a inclusão, a sustentabilidade e a cooperação entre instituições, agentes culturais e comunidades. Neste âmbito, realizou-se uma dinâmica participativa com diferentes grupos de trabalho que responderam a vários desafios da Carta, tendo apresentado no final algumas linhas para reflexão futura. Este evento demonstrou a pertinência de se trabalhar coletivamente uma agenda cultural construída com base no diálogo, na evidência e na proximidade.  

  • Published On: 29/01/2026

    A Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) informa os agricultores da região Centro que já se encontra disponível a plataforma para declaração de prejuízos agrícolas causados pelas tempestades recentes.   Se foi afetado pelas recentes intempéries ocorridas na região, reporte-nos aqui os prejuízos ocorridos com vista à abertura de um aviso ao restabelecimento do potencial produtivo do PEPAC.   Não se tratando de uma candidatura, mas sim de uma declaração de prejuízos nos termos referidos, aproveita-se para relembrar as despesas elegíveis na medida do restabelecimento do potencial produtivo do PEPAC:    1 - Despesas elegíveis - despesas de investimento relativas à reconstituição e ou reposição de: 1.1 - Ativos fixos tangíveis, incluindo, edifícios agrícolas, máquinas e equipamentos agrícolas, estufas e outras infraestruturas dentro da exploração; 1.2 - Ativos biológicos, incluindo a reposição de efetivos animais e plantações anuais e plurianuais; 1.3 - Despesas gerais de consultoria até 3 % do custo total elegível aprovado; 1.4 - Despesas de elaboração e acompanhamento da candidatura até 2 % da despesa elegível apurada na análise. 2 - Despesas não elegíveis: 2.1 - Bens de equipamento em estado de uso; 2.2 - IVA recuperável.   Constitui critério de elegibilidade à medida de apoio do restabelecimento do potencial produtivo do PEPAC respeitar a danos superiores a 30 % do potencial produtivo, confirmados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da área de localização da exploração, através de visita ao local ou por teledeteção.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 29/01/2026

    Tendo em conta os constrangimentos provocados pelos acontecimentos recentes associados à tempestade que afetou a região Centro, informa-se que foi prorrogado o prazo para a entrega das candidaturas ao Apoio à Ação Cultural 2026.   O novo prazo limite para a submissão das candidaturas passa a ser até ao dia 9 de fevereiro, inclusive. Esta decisão visa garantir condições de equidade e permitir que todos os interessados disponham do tempo necessário para concluir e submeter as suas candidaturas.   Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, os interessados podem entrar em contacto com a Unidade de Cultura – Divisão de Promoção Cultural, através do email gaac@ccdrc.pt ou do telefone 239 701 391.  

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 23/01/2026

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) ), em parceria com a Associação Cultural A Descampado promove, no próximo dia 30 de janeiro, uma jornada de discussão e reflexão dedicada ao tema “Políticas Culturais para o Futuro”, integrada no X Encontro Descampado. Este evento, que terá lugar no auditório da CCDR Centro, em Coimbra, pelas 14h00, constitui um espaço público de reflexão, reunindo decisores, investigadores, autarcas e agentes culturais nacionais e convidados espanhóis. O programa dará destaque à importância dos estudos, mapeamentos e dados como ferramentas fundamentais para a definição de políticas culturais ajustadas às especificidades de cada território.  Paralelamente, o encontro pretende aprofundar o debate sobre os desafios da transição do desenho das políticas para a sua implementação efetiva, analisando diferentes modelos de ação cultural. O painel de convidados irá partilhar experiências e práticas inovadoras, com enfoque na participação cidadã, na sustentabilidade das políticas culturais e na construção de modelos mais inclusivos, capazes de responder aos desafios do futuro. Durante a tarde, será ainda apresentada a "Carta de Princípios para a Cultura Local", um documento elaborado pela Associação A Descampado. Este documento foi concebido como um instrumento aberto e de construção colaborativa, dirigido a decisores políticos autárquicos, técnicos municipais e agentes culturais. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço, mediante inscrição prévia. Confirmação de presença: adescampado21@gmail.com

  • Published On: 21/01/2026

    O Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas referente ao mês de dezembro de 2025, na área de influência da CCDR Centro, encontra-se disponível para consulta. Este documento fornece uma análise detalhada sobre o estado das culturas e as previsões de colheitas na região.   O Estado das Culturas e Previsão de Colheitas (ECPC) é um projeto mensal que tem como principal objetivo recolher e disponibilizar informação previsional sobre áreas cultivadas, rendimentos e produções das principais culturas agrícolas. Trata-se de uma ferramenta essencial para agricultores, técnicos e todos os interessados no setor agrícola, na medida em que lhes permite planear e gerir as atividades agrícolas de forma mais eficaz.    Para obter mais informações, consulte o relatório completo aqui e fique a par das últimas atualizações sobre o estado das culturas na região.

  • Published On: 21/01/2026

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) disponibiliza um novo domínio de informação na plataforma “DataCentro – Informação para a Região” relativo à monitorização e acompanhamento dos investimentos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na região Centro. Trata-se da sistematização da informação disponibilizada por este programa, apresentada de forma concisa, que permite conhecer melhor a aplicação do PRR, em diferentes escalas territoriais, de modo a ser possível a análise dos seus efeitos. O novo domínio “PRR” disponibiliza 32 indicadores, que permitem acompanhar, trimestralmente, a evolução dos montantes aprovados, contratados e pagos pelo PRR em Portugal e na região Centro. A sua atualização regular constitui uma ferramenta essencial para compreender a evolução dos grandes números do PRR, com informação desagregada pelas três dimensões do PRR, Resiliência, Transição Climática e Transição Digital, respetivas componentes de investimento e pelas sub-regiões da região Centro. Consulte esta informação na plataforma DataCentro. Recorde-se que a CCDR Centro disponibilizou, no início deste mês, uma nova infografia trimestral de monitorização do PRR na região, cujos dados estão agora compilados na plataforma DataCentro, podendo ser consultada em: Infografia PRR 3T2025. Também a publicação “Centro de Portugal – Boletim Trimestral”, no seu capítulo “Políticas Públicas”, analisa esta informação agora disponibilizada na plataforma DataCentro, podendo ser consultada aqui. Com este novo domínio de informação, reforçamos o compromisso de promover a literacia das políticas públicas, informar os agentes regionais e o público em geral sobre a situação da região e qualificar o debate público regional, permitindo a formação de opiniões fundamentadas.  

  • Categories: Informação
    Published On: 05/02/2026

    Na sequência das recentes intempéries ocorridas na região Centro, em especial da tempestade Kristin, encontram-se disponíveis mecanismos de reporte e inventariação de prejuízos, fundamentais para a avaliação dos impactos e eventual ativação de medidas de apoio. Mais informações aqui.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 05/02/2026

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I. P. (CCDR Centro) prorrogou o prazo de candidaturas ao Programa Cultura ao Centro 2026 — Apoio à Ação Cultural até 28 de fevereiro de 2026. Na sequência das tempestades excecionais recentemente ocorridas na região Centro, que provocaram danos significativos em infraestruturas culturais, equipamentos, comunicações e espaços de criação e apresentação artística, bem como fortes constrangimentos à atividade cultural, o Governo declarou a situação de calamidade em grande parte dos municípios da região Centro. Considerando que esta situação tem um forte impacto no cumprimento dos prazos inicialmente definidos para o Cultura ao Centro 2026 – Apoio à Ação Cultural, a CCDR Centro deliberou proceder à prorrogação do prazo para a submissão de candidaturas ao Apoio à Ação Cultural para 28 de fevereiro, inclusive, aplicável a toda a região Centro. Com esta medida, pretende-se contribuir para que as associações culturais, sediadas no território regional, possam concluir a preparação e apresentação das suas candidaturas. Tendo em conta o novo prazo de candidatura, o ponto 5 do artigo 3.º das normas foi alterado e passam a aplicar-se as seguintes regras: · São elegíveis despesas realizadas a partir de 1 de janeiro; · Apenas serão aprovados projetos cujas ações finais decorram a partir de 1 de março; · Todos os projetos devem estar concluídos até 31 de dezembro de 2026. O programa Cultura ao Centro — Apoio à Ação Cultural 2026 apoia iniciativas culturais não profissionais na região Centro, através de quatro medidas: Criação Artística/Produção, Programação/Difusão, Edição e Formação/Capacitação. Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, os interessados podem contactar a Unidade de Cultura – Divisão de Promoção Cultural, através do endereço de correio eletrónico gaac@ccdrc.pt ou do número de telefone 239 701 391.

  • Published On: 04/02/2026

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove, no próximo dia 23 de fevereiro, uma ação de capacitação dedicada à "Poda da Macieira - Como e Quando Realizar", que terá lugar no Polo de Inovação de Viseu - Estação Agrária.   A poda adequada é fundamental para a vitalidade, produtividade e longevidade dos pomares, influenciando diretamente a qualidade do fruto e a sustentabilidade do sistema de produção.   A ação proposta tem como objetivo geral dotar operadores e técnicos agrícolas de conhecimentos e competências essenciais para a execução correta da poda na macieira, com especial enfoque na variedade Bravo de Esmolfe, e  está dividida em três componentes: teórica, divulgação de equipamentos, produtos de proteção fitossanitária e material de segurança e componente prática.   As pomóideas são culturas importantes no nosso país. O equilíbrio vegetativo e produtivo é de extrema importância para a maximização de produções de maçãs de qualidade e para a longevidade da planta. Dependendo da variedade, as pomóideas podem ter diferentes hábitos de crescimento e de frutificação. Esta é a caraterística principal que condiciona a tomada de decisão no momento da poda, influenciando a data de entrada em produção e o potencial e homogeneidade da mesma.   Venha conhecer as melhores práticas que permitem obter macieiras mais saudáveis, bem estruturadas e produtivas, resultando numa colheita de qualidade superior.    Consulte o Programa. Inscrições até 19 de fevereiro aqui.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 30/01/2026

    Integrada no X Encontro Descampado, a iniciativa 'Políticas Culturais para o Futuro' foi promovida pela CCDR Centro e pela Associação Cultural A Descampado. A tarde foi dedicada à reflexão e ao debate sobre as políticas culturais de proximidade, que contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, com destaque para a importância da recolha de dados e do diagnóstico na definição de políticas públicas mais eficazes e adaptadas aos territórios, bem como para o desafio de transformar o conhecimento em ação. O programa incluiu também a apresentação da Carta de Princípios para as Políticas Culturais Municipais, construída tendo por base a participação, a inclusão, a sustentabilidade e a cooperação entre instituições, agentes culturais e comunidades. Neste âmbito, realizou-se uma dinâmica participativa com diferentes grupos de trabalho que responderam a vários desafios da Carta, tendo apresentado no final algumas linhas para reflexão futura. Este evento demonstrou a pertinência de se trabalhar coletivamente uma agenda cultural construída com base no diálogo, na evidência e na proximidade.  

  • Published On: 29/01/2026

    A Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) informa os agricultores da região Centro que já se encontra disponível a plataforma para declaração de prejuízos agrícolas causados pelas tempestades recentes.   Se foi afetado pelas recentes intempéries ocorridas na região, reporte-nos aqui os prejuízos ocorridos com vista à abertura de um aviso ao restabelecimento do potencial produtivo do PEPAC.   Não se tratando de uma candidatura, mas sim de uma declaração de prejuízos nos termos referidos, aproveita-se para relembrar as despesas elegíveis na medida do restabelecimento do potencial produtivo do PEPAC:    1 - Despesas elegíveis - despesas de investimento relativas à reconstituição e ou reposição de: 1.1 - Ativos fixos tangíveis, incluindo, edifícios agrícolas, máquinas e equipamentos agrícolas, estufas e outras infraestruturas dentro da exploração; 1.2 - Ativos biológicos, incluindo a reposição de efetivos animais e plantações anuais e plurianuais; 1.3 - Despesas gerais de consultoria até 3 % do custo total elegível aprovado; 1.4 - Despesas de elaboração e acompanhamento da candidatura até 2 % da despesa elegível apurada na análise. 2 - Despesas não elegíveis: 2.1 - Bens de equipamento em estado de uso; 2.2 - IVA recuperável.   Constitui critério de elegibilidade à medida de apoio do restabelecimento do potencial produtivo do PEPAC respeitar a danos superiores a 30 % do potencial produtivo, confirmados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da área de localização da exploração, através de visita ao local ou por teledeteção.

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 29/01/2026

    Tendo em conta os constrangimentos provocados pelos acontecimentos recentes associados à tempestade que afetou a região Centro, informa-se que foi prorrogado o prazo para a entrega das candidaturas ao Apoio à Ação Cultural 2026.   O novo prazo limite para a submissão das candidaturas passa a ser até ao dia 9 de fevereiro, inclusive. Esta decisão visa garantir condições de equidade e permitir que todos os interessados disponham do tempo necessário para concluir e submeter as suas candidaturas.   Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, os interessados podem entrar em contacto com a Unidade de Cultura – Divisão de Promoção Cultural, através do email gaac@ccdrc.pt ou do telefone 239 701 391.  

  • Categories: Cultura, Informação
    Published On: 23/01/2026

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) ), em parceria com a Associação Cultural A Descampado promove, no próximo dia 30 de janeiro, uma jornada de discussão e reflexão dedicada ao tema “Políticas Culturais para o Futuro”, integrada no X Encontro Descampado. Este evento, que terá lugar no auditório da CCDR Centro, em Coimbra, pelas 14h00, constitui um espaço público de reflexão, reunindo decisores, investigadores, autarcas e agentes culturais nacionais e convidados espanhóis. O programa dará destaque à importância dos estudos, mapeamentos e dados como ferramentas fundamentais para a definição de políticas culturais ajustadas às especificidades de cada território.  Paralelamente, o encontro pretende aprofundar o debate sobre os desafios da transição do desenho das políticas para a sua implementação efetiva, analisando diferentes modelos de ação cultural. O painel de convidados irá partilhar experiências e práticas inovadoras, com enfoque na participação cidadã, na sustentabilidade das políticas culturais e na construção de modelos mais inclusivos, capazes de responder aos desafios do futuro. Durante a tarde, será ainda apresentada a "Carta de Princípios para a Cultura Local", um documento elaborado pela Associação A Descampado. Este documento foi concebido como um instrumento aberto e de construção colaborativa, dirigido a decisores políticos autárquicos, técnicos municipais e agentes culturais. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço, mediante inscrição prévia. Confirmação de presença: adescampado21@gmail.com

  • Published On: 21/01/2026

    O Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas referente ao mês de dezembro de 2025, na área de influência da CCDR Centro, encontra-se disponível para consulta. Este documento fornece uma análise detalhada sobre o estado das culturas e as previsões de colheitas na região.   O Estado das Culturas e Previsão de Colheitas (ECPC) é um projeto mensal que tem como principal objetivo recolher e disponibilizar informação previsional sobre áreas cultivadas, rendimentos e produções das principais culturas agrícolas. Trata-se de uma ferramenta essencial para agricultores, técnicos e todos os interessados no setor agrícola, na medida em que lhes permite planear e gerir as atividades agrícolas de forma mais eficaz.    Para obter mais informações, consulte o relatório completo aqui e fique a par das últimas atualizações sobre o estado das culturas na região.

  • Published On: 21/01/2026

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) disponibiliza um novo domínio de informação na plataforma “DataCentro – Informação para a Região” relativo à monitorização e acompanhamento dos investimentos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na região Centro. Trata-se da sistematização da informação disponibilizada por este programa, apresentada de forma concisa, que permite conhecer melhor a aplicação do PRR, em diferentes escalas territoriais, de modo a ser possível a análise dos seus efeitos. O novo domínio “PRR” disponibiliza 32 indicadores, que permitem acompanhar, trimestralmente, a evolução dos montantes aprovados, contratados e pagos pelo PRR em Portugal e na região Centro. A sua atualização regular constitui uma ferramenta essencial para compreender a evolução dos grandes números do PRR, com informação desagregada pelas três dimensões do PRR, Resiliência, Transição Climática e Transição Digital, respetivas componentes de investimento e pelas sub-regiões da região Centro. Consulte esta informação na plataforma DataCentro. Recorde-se que a CCDR Centro disponibilizou, no início deste mês, uma nova infografia trimestral de monitorização do PRR na região, cujos dados estão agora compilados na plataforma DataCentro, podendo ser consultada em: Infografia PRR 3T2025. Também a publicação “Centro de Portugal – Boletim Trimestral”, no seu capítulo “Políticas Públicas”, analisa esta informação agora disponibilizada na plataforma DataCentro, podendo ser consultada aqui. Com este novo domínio de informação, reforçamos o compromisso de promover a literacia das políticas públicas, informar os agentes regionais e o público em geral sobre a situação da região e qualificar o debate público regional, permitindo a formação de opiniões fundamentadas.