As regiões que integram conglomerados que participam formalmente no programa de eventos dos Open Days assumem o compromisso de organizar um evento local na sua região, entre Setembro e Novembro.

Na Região Centro, fruto da parceria que a CCDRC estabeleceu com o IPN para a participação da região na edição deste ano dos Open Days, este evento foi o “DHMS: 2º Health Open Day”, que se realizou no dia 26 de Outubro, no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

Foi a segunda edição do Brokerage Event “DHMS: Health Open Day”, dinamizada pelos parceiros do projecto DHMS, que está integrado no plano de acção do Pólo de Competitividade Health Cluster Portugal: o Instituto Pedro Nunes, a Universidade de Coimbra, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Aveiro, o AIBILI – a que se juntou, nesta edição, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

O “DHMS: 2º Health Open Day” teve como objectivo dar a conhecer as mais recentes tecnologias do sector “Healthcare & Medical Solutions”, promovendo o contacto entre empresas, clientes, end users e investigadores, para fomentar novos negócios, projectos e parcerias.

Esta mostra de tecnologia organizou-se em grupos de trabalho temáticos e multidisciplinares, formados em função das áreas de investigação e mercados em que operam os participantes e necessidades sentidas enquanto utilizadores de tecnologia:

- eHealth na Europa: sinergias para desenvolver melhores soluções;

- Novas tecnologias para Sistemas de Saúde mais dinâmicos: genómica, biotecnologia e nanotecnologia;

- As mudanças demográficas e envelhecimento da população: desafios e oportunidades;

- Cuidados de saúde transfronteiriços: a Directiva 2011/24/UE do Parlamento Europeu;

- Investigação Clínica.

Este evento contou mais de 100 participantes, entre empresas, grupos de investigação e unidades de cuidados de saúde, tais como os Hospitais da Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar do Porto e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Contou, ainda, com a presença do orador Ignacio Riesgo, Director de Área de Saúde da PricewaterhouseCoopers Espanha, para uma Apresentação sobre novas oportunidades nos mercado da saúde.

A par destas sessões, houve uma mostra de tecnologia e produtos dos participantes no evento.