Vinhos DOP da região Centro | Bairrada
Vinhos DOP da região Centro | Bairrada
Conheça os vinhos DOP da região Centro: primeira paragem, Bairrada
Setembro é o mês das vindimas e queremos convidá-lo a conhecer os vinhos DOP da região Centro: primeira paragem, Bairrada.
“O vinho é, desde tempos longínquos, um elemento fundamental da cultura gastronómica. Era já um hábito alimentar entre os sicilianos, no ano 2000 a.C., assim como dos Egípcios. Na Ilíada e na Odisseia, Homero cita sempre o vinho nos banquetes dos seus heróis. Os Romanos iriam transportar consigo a técnica da cultura da vinha durante a expansão do seu império” (Galacho, 2007).
A região da Bairrada situa-se na região centro de Portugal, na faixa litoral, entre Águeda e Coimbra. É delimitada a norte pelo rio Vouga, a sul pelo rio Mondego, a Leste pelas serras do Caramulo e Buçaco e a Oeste pelo oceano Atlântico.
A produção de vinhos na Bairrada está documentada desde, pelo menos, o período romano, mas testemunhos mais concretos só surgiram em plena Idade Média. É nos vinhos brancos, tintos e rosés e espumantes que a Bairrada se destaca enquanto região vinícola de excelência. As características ímpares da região ao nível do seu terroir e castas autóctones fazem dos vinhos Bairrada produtos singulares, com personalidade e sabor genuíno.
A casta predominante é a Baga. É boa produtora de uvas, produz vinhos intensos na cor, encorpados, taninosos e algo ásperos. Entre as castas brancas, a Maria Gomes é a principal. De boa produção, é têmpera e deve ser vindimada cedo. Os vinhos desta casta são alcoólicos, mas poucos ácidos, de aroma pronunciado e macios na boca.
Em novembro de 2006 foi ciada a Associação Rota da Bairrada, que tem como objetivo a dinamização, promoção e valorização da atividade vitivinícola da Bairrada, e atividades afins, enquanto produtos turísticos e culturais da região.
Próximas paragens, Beira Interior, Dão e Lafões. Ate já!
Referências
Andrade, A.; Santos, N. (2021) – Análise do território vitivinícola da Bairrada, Revista Campo-Território: revista de geografia agrária (pp. 173-204).
Galacho, C. (2007) – A Química “doce” do vinho, Departamento de Química, Universidade de Évora.
Instituto da Vinha e do Vinho, I.P.: https://www.ivv.gov.pt/np4/home.html
Rota da Bairrada: https://www.rotadabairrada.pt/
Vinhos de Portugal: https://winesofportugal.com/pt/descobrir/regioes-vitivinicolas/dao-e-lafoes/
Deixar comentário ou sugestão