David de Almeida e a Pedra Escrita de Serrazes: o diálogo entre arte e território
Há 80 anos nascia David de Almeida (1945-2014), em S. Pedro do Sul, um dos nomes mais importantes da gravura contemporânea portuguesa.
A sua profunda ligação ao território natal está presente em toda a sua obra. Foi da paisagem da Beira Alta e das memórias de infância que surgiu o seu fascínio pelas gravuras rupestres da Pedra Escrita de Serrazes, um enorme monólito granítico com inscrições milenares que viria a inspirar uma das suas séries mais emblemáticas: os “Exercícios Líticos”, apresentados na Bienal de São Paulo em 1983.
Sobre este processo criativo, David de Almeida recordava:
“Trabalhava nela – com ela – há alguns anos e, à força de tanto a viajar, havia pontos estranhos que gostava de ver esclarecidos. Desenhei-a, fotografei-a e modelei-a comprimindo finas folhas de papel húmido contra o seu corpo inciso”.
E acrescentava:
“A minha ideia (…) era a de tirar provas, utilizando papel moldado, de uma gravura pré-histórica concebida por um colega pioneiro, no tempo em que ainda não conhecia o papel. Foi o fechar de um ciclo”.
Ao evocar David de Almeida e os seus “colegas” gravadores de outras épocas, a CCDR Centro presta uma dupla homenagem: à criação artística contemporânea e à memória ancestral da gravura na pedra, símbolos da continuidade entre património, território e arte.
Como escreveu José Saramago num texto de catálogo para uma exposição do artista em Madrid, em 2002:
“Toda a arqueologia de materiais é, bem o sabemos, uma arqueologia humana. O que esta gravura esconde e mostra é o trânsito do ser no tempo e a sua passagem pelos espaços, os sinais dos dedos, as raspaduras das unhas, as cinzas e os tições das fogueiras apagadas, os ossos próprios e alheios, os caminhos que eternamente se bifurcam e se vão distanciando e perdendo uns dos outros. (…) O cérbero perguntou e pediu, a mão respondeu e fez “.
Com esta evocação, a CCDR Centro relembra um criador cuja arte nasce do contacto direto com o território e a própria natureza, convertendo a Pedra Escrita de Serrazes num símbolo de diálogo entre o passado e o presente, entre a natureza e a criação humana.
Crédito das imagens:
David de Almeida e Pedra de Serrazes, S. Pedro do Sul. s.d. ©espólio David de Almeida / Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
David de Almeida, S/Título (Serrazes), gravura cast paper, 1982, Inv. GP2027. ©Centro de Arte Moderna / Fundação Calouste Gulbenkian.
David de Almeida e a Pedra Escrita de Serrazes: o diálogo entre arte e território
David de Almeida e a Pedra Escrita de Serrazes: o diálogo entre arte e território
Há 80 anos nascia David de Almeida (1945-2014), em S. Pedro do Sul, um dos nomes mais importantes da gravura contemporânea portuguesa.
A sua profunda ligação ao território natal está presente em toda a sua obra. Foi da paisagem da Beira Alta e das memórias de infância que surgiu o seu fascínio pelas gravuras rupestres da Pedra Escrita de Serrazes, um enorme monólito granítico com inscrições milenares que viria a inspirar uma das suas séries mais emblemáticas: os “Exercícios Líticos”, apresentados na Bienal de São Paulo em 1983.
Sobre este processo criativo, David de Almeida recordava:
“Trabalhava nela – com ela – há alguns anos e, à força de tanto a viajar, havia pontos estranhos que gostava de ver esclarecidos. Desenhei-a, fotografei-a e modelei-a comprimindo finas folhas de papel húmido contra o seu corpo inciso”.
E acrescentava:
“A minha ideia (…) era a de tirar provas, utilizando papel moldado, de uma gravura pré-histórica concebida por um colega pioneiro, no tempo em que ainda não conhecia o papel. Foi o fechar de um ciclo”.
Ao evocar David de Almeida e os seus “colegas” gravadores de outras épocas, a CCDR Centro presta uma dupla homenagem: à criação artística contemporânea e à memória ancestral da gravura na pedra, símbolos da continuidade entre património, território e arte.
Como escreveu José Saramago num texto de catálogo para uma exposição do artista em Madrid, em 2002:
“Toda a arqueologia de materiais é, bem o sabemos, uma arqueologia humana. O que esta gravura esconde e mostra é o trânsito do ser no tempo e a sua passagem pelos espaços, os sinais dos dedos, as raspaduras das unhas, as cinzas e os tições das fogueiras apagadas, os ossos próprios e alheios, os caminhos que eternamente se bifurcam e se vão distanciando e perdendo uns dos outros. (…) O cérbero perguntou e pediu, a mão respondeu e fez “.
Com esta evocação, a CCDR Centro relembra um criador cuja arte nasce do contacto direto com o território e a própria natureza, convertendo a Pedra Escrita de Serrazes num símbolo de diálogo entre o passado e o presente, entre a natureza e a criação humana.
Crédito das imagens:
David de Almeida e Pedra de Serrazes, S. Pedro do Sul. s.d. ©espólio David de Almeida / Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
David de Almeida, S/Título (Serrazes), gravura cast paper, 1982, Inv. GP2027. ©Centro de Arte Moderna / Fundação Calouste Gulbenkian.
Há 80 anos nascia David de Almeida (1945-2014), em S. Pedro do Sul, um dos nomes mais importantes da gravura contemporânea portuguesa.
A sua profunda ligação ao território natal está presente em toda a sua obra. Foi da paisagem da Beira Alta e das memórias de infância que surgiu o seu fascínio pelas gravuras rupestres da Pedra Escrita de Serrazes, um enorme monólito granítico com inscrições milenares que viria a inspirar uma das suas séries mais emblemáticas: os “Exercícios Líticos”, apresentados na Bienal de São Paulo em 1983.
Sobre este processo criativo, David de Almeida recordava:
“Trabalhava nela – com ela – há alguns anos e, à força de tanto a viajar, havia pontos estranhos que gostava de ver esclarecidos. Desenhei-a, fotografei-a e modelei-a comprimindo finas folhas de papel húmido contra o seu corpo inciso”.
E acrescentava:
“A minha ideia (…) era a de tirar provas, utilizando papel moldado, de uma gravura pré-histórica concebida por um colega pioneiro, no tempo em que ainda não conhecia o papel. Foi o fechar de um ciclo”.
Ao evocar David de Almeida e os seus “colegas” gravadores de outras épocas, a CCDR Centro presta uma dupla homenagem: à criação artística contemporânea e à memória ancestral da gravura na pedra, símbolos da continuidade entre património, território e arte.
Como escreveu José Saramago num texto de catálogo para uma exposição do artista em Madrid, em 2002:
“Toda a arqueologia de materiais é, bem o sabemos, uma arqueologia humana. O que esta gravura esconde e mostra é o trânsito do ser no tempo e a sua passagem pelos espaços, os sinais dos dedos, as raspaduras das unhas, as cinzas e os tições das fogueiras apagadas, os ossos próprios e alheios, os caminhos que eternamente se bifurcam e se vão distanciando e perdendo uns dos outros. (…) O cérbero perguntou e pediu, a mão respondeu e fez “.
Com esta evocação, a CCDR Centro relembra um criador cuja arte nasce do contacto direto com o território e a própria natureza, convertendo a Pedra Escrita de Serrazes num símbolo de diálogo entre o passado e o presente, entre a natureza e a criação humana.
Crédito das imagens:
David de Almeida e Pedra de Serrazes, S. Pedro do Sul. s.d. ©espólio David de Almeida / Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
David de Almeida, S/Título (Serrazes), gravura cast paper, 1982, Inv. GP2027. ©Centro de Arte Moderna / Fundação Calouste Gulbenkian.





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