Conheça os vinhos DOP da região Centro: nova paragem, Dão
Conheça os vinhos DOP da região Centro: nova paragem, Dão
O mote dado pela Rota dos Vinhos do Dão, criada em 1995, diz-nos que: “No Dão, a natureza foi particularmente generosa. Pois descobrir as quintas, as vinhas, as adegas é ouvir histórias e ficar infinitamente mais rico. Porque descobrir os vinhos e a região do Dão é ter a certeza que se vai repetir esta experiência, todas as vezes, como se fosse sempre a primeira vez”.
Não é possível determinar com exatidão quando começou a prática da vitivinicultura no Dão. Sabe-se que é anterior à nacionalidade portuguesa, sendo claramente um reflexo das diferentes culturas que foram ocupando diversas zonas da Península Ibérica. Em 18 de Setembro de 1908, uma Carta de Lei estabelece formalmente a Região Demarcada do Dão. O regulamento para a produção e comercialização dos vinhos aí produzidos surge dois anos volvidos, em 25 de maio de 1910, com o Decreto regulamentador. Com esta decisão, o Dão tornou-se a primeira região de vinhos não licorosos a ser demarcada e regulamentada no nosso país.
O Dão está rodeado por um conjunto de serras que o protegem das influências exteriores. A poente encontra-se a serra do Caramulo, a sul serra do Buçaco, a norte a serra da Nave e a leste a imponente Estrela.
O minifúndio e a exuberante vegetação com verde de todas as tonalidades, que vai alternando com rocha, contribuem para o quase anonimato da vinha na paisagem. E, no entanto, as videiras estão lá plantadas em cerca de 16 000 hectares, numa área geográfica de 388 000 hectares onde as gentes do Dão aproveitam as excelentes condições para explorar a sua ancestral aptidão agrícola.
Em termos de castas, destacam-se nas brancas o Encruzado, as variedades Bical, Cercial, Malvasia Fina, Rabo de Ovelha e Verdelho. Nas castas tintas, para além da Touriga Nacional, salientam-se o Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz, mas também as menos comuns Baga, Bastardo e Tinta Pinheira.
Referências Comissão Vitivinícola Regional do Dão: https://www.cvrdao.pt/pt/a-cvr-do-dao/
Galacho, C. (2007) – A Química “doce” do vinho, Departamento de Química, Universidade de Évora. https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/produtos-por-regime-de-qualidade/dop-denominacao-de-origem-protegida-vinho
Instituto da Vinha e do Vinho, I.P.: https://www.ivv.gov.pt/np4/home.html
Vinhos de Portugal: https://winesofportugal.com/pt/descobrir/regioes-vitivinicolas/dao-e-lafoes/
Deixar comentário ou sugestão