Conheça os 13 Finalistas do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável de 2025
Realiza-se, amanhã, dia 10 de dezembro de 2025, o 12.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, organizado conjuntamente pelo Ageing@Coimbra e pelo AgeINfuture, em estreita colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., no Convento São Francisco, em Coimbra. Durante o congresso, os 13 finalistas da oitava edição do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro irão apresentar os seus projetos e, no final do evento, serão conhecidos os vencedores das diferentes categorias a concurso. Este prémio visa reconhecer e destacar iniciativas inspiradoras, que promovam um envelhecimento ativo, saudável e integrado e melhorem a qualidade de vida na região Centro.
As 13 boas práticas finalistas foram selecionados por um júri independente, com base em critérios rigorosos que incluem qualidade e inovação, impacto social, sustentabilidade e replicação em outros territórios. Estes projetos finalistas destacaram-se entre as 161 candidaturas admitidas a concurso e são demonstrativas de um compromisso com o bem-estar da população na região Centro. As candidaturas apresentadas foram promovidas por 128 entidades, provenientes de 53 municípios.
As 13 boas práticas finalistas nas quatro categorias são:
Categoria Conhecimento+:
- Desprescrição no Idoso | Promotor: CINTESIS-Universidade de Aveiro
- Memo_Move – Exploratorium do Envelhecimento| Promotor: Câmara Municipal do Fundão
Categoria Saúde+:
- Deepclick – Teleassistência Inteligente e Digital Care| Promotor: DEEP CLICK UNIPESSOAL LDA.
- Holon em Movimento | Promotor: Farmácia Covilhã
- PREDISC – Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos| Promotores: Unidade Local de Saúde Baixo Mondego e Navarrabiomed – Fundación Miguel Servet
Categoria Vida+
Subcategoria Vida+ Aprendizagem
- Maiores a Criar | Promotor: Câmara Municipal de Ílhavo
- Projeto Sorrisos Entre Letras | Promotor: Câmara Municipal de Constância
Subcategoria Vida+ Participação
- Córtex School Bag | Promotor: AGilidades
- Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal | Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede
- Na Estrada com Histórias | Promotor: Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento
- Vagos Extragenário | Promotor: Câmara Municipal de Vagos
Categoria Rede+
- Campeonato VirtuALL | Promotor: AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
- Fator C’Idade: Empreendedorismo Sénior e de Impacto em Coimbra | Promotores: Instituto Pedro Nunes, Fundação Bissaya Barreto e Associação COOL – Coimbra Coolectiva – Jornalismo de Soluções
Participação: gratuita mediante inscrição através do formulário
Local: sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco – Coimbra
Programa:

Resumo das 13 boas práticas finalistas:
Categoria Conhecimento+:
- Desprescrição no Idoso | Promotor: CINTESIS-Universidade de Aveiro
O projeto Desprescrição no Idoso incide sobre a polifarmácia, um desafio crescente nas sociedades envelhecidas e um problema crítico de segurança do doente a nível mundial. A polifarmácia é definida como o uso simultâneo de cinco ou mais medicamentos e está associada a desfechos adversos, como quedas, fragilidade, declínio cognitivo e funcional, hospitalização e morte. Portugal, com 24% da população com 65 ou mais anos, encontra-se entre os países mais envelhecidos da Europa e tem uma das taxas mais elevadas de polifarmácia. O inquérito SHARE encontrou uma prevalência de 36,7%. A desprescrição, um processo supervisionado e planeado de redução ou suspensão de medicamentos inapropriados, é uma estratégia segura e eficaz para diminuir a polifarmácia e melhorar resultados clínicos. Contudo, é um processo complexo, em que as atitudes de doentes e médicos desempenham um papel determinante. Compreender estas perspetivas é essencial para o desenvolvimento futuro de práticas de desprescrição eficazes e centradas no doente. Este projeto estabeleceu bases pioneiras da evidência sobre desprescrição em Portugal, explorando simultaneamente as perspetivas de doentes e médicos. Foram analisadas as atitudes dos doentes face à desprescrição, bem como o conhecimento, atitudes, formação e práticas dos médicos. Esta abordagem integrada permitiu identificar barreiras e facilitadores, fornecer informações úteis para a prática clínica e contribuir para a formulação de políticas de saúde promotoras da otimização da medicação nos idosos.
- Memo_Move – Exploratorium do Envelhecimento| Promotor: Câmara Municipal do Fundão
O Memo_Move é um projeto multidimensional da Câmara Municipal do Fundão em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), AgeINfuture e outros parceiros, que pretende criar um novo paradigma de envelhecimento ativo. O projeto baseia-se na dignidade da pessoa, investigação científica, tecnologia, cidadania ativa e inclusão digital. Responde de forma inovadora a quatro problemas: i) fragilidade física que reduz autonomia e aumenta risco de institucionalização; ii) declínio cognitivo e demência, através de programas de exercício e estimulação cognitiva; iii) isolamento social, prevenindo quadros de ansiedade e depressão; e iv) sobrecarga dos cuidadores informais, apoiando-os com formação e estratégias. A resposta é integrada e supervisionada por equipa multidisciplinar (psicólogos, fisiologistas do exercício, terapeutas, enfermeiros, entre outros), estruturada em seis valências: 1. exercício físico individualizado e cognitivo; 2. reabilitação pós-lesões/AVC; 3. promoção de estilos de vida saudáveis; 4. gestão da doença e medicação, dinamização social e combate ao isolamento; 5. formação de idosos e cuidadores, com conferências, cursos e ações de literacia em saúde e envelhecimento; e 6. dinâmica Dual Task online, em parceria com as Farmácias Holon, envolvendo mais de 55 instituições e 1.300 idosos, que alia exercício físico a estimulação cognitiva. Atualmente, o Memo_Move acompanha cerca de 1.500 utentes em todo o território nacional, assumindo-se como uma resposta inovadora, inclusiva e sustentável.
Categoria Saúde+:
- Deepclick – Teleassistência Inteligente e Digital Care| Promotor: DEEP CLICK UNIPESSOAL LDA.
O presente projeto consiste na assistência através de um relógio que integra deteção automática de quedas. O dispositivo permite acionar alertas mesmo quando o utilizador fica inconsciente e dispõe de GPS com georreferenciação em tempo real, essencial para localizar rapidamente pessoas com Alzheimer ou outras demências que se desorientem fora de casa. Para além disso, o relógio realiza monitorização biométrica contínua (tensão arterial, frequência cardíaca, oxigénio no sangue, indicadores ligados à diabetes, entre outros), permitindo antecipar alterações clínicas antes de surgirem sintomas. O sistema é igualmente relevante para pessoas acamadas, oferecendo acompanhamento remoto, relatórios periódicos e contacto direto com cuidadores e profissionais de saúde. Em pilotos realizados com municípios e instituições, verificou-se: redução de 40% a 50% das chamadas não urgentes, tempo médio de resposta de 3 minutos e satisfação de 95% dos utilizadores. Trata-se de uma solução inovadora, replicável em diferentes contextos (municípios, instituições e famílias) e alinhada com os objetivos regionais e nacionais de promoção do envelhecimento ativo e saudável.
- Holon em Movimento | Promotor: Farmácia Covilhã
O projeto Holon em Movimento nasceu durante a pandemia de COVID-19, como uma resposta de apoio à população sénior que enfrentava maiores riscos de isolamento, sedentarismo e fragilidade. O recurso a sessões online permitiu manter os idosos ativos, estimulados e em contacto com outros, num período de enorme vulnerabilidade. A recetividade imediata e a avaliação positiva das primeiras edições mostraram que esta não era apenas uma resposta de emergência, mas sim uma necessidade estrutural para a promoção do envelhecimento ativo. Assim, o projeto consolidou-se e expandiu-se, passando de uma iniciativa local a um programa de âmbito nacional. Com cinco edições já realizadas e a 6.ª em preparação, o Holon em Movimento alia atividade física regular, estimulação cognitiva e saúde mental num modelo inovador e inclusivo. As sessões online permitem ultrapassar barreiras geográficas, reduzir o isolamento social e promover a literacia digital, aproximando os seniores de novas tecnologias que favorecem a sua participação. Mais do que exercício físico, cada sessão é um espaço de interação, de partilha e de reforço da autoestima e da autonomia. Reconhecido pelas entidades parceiras e pelos próprios participantes, o projeto tornou-se uma prática replicável e de forte impacto comunitário, capaz de integrar saúde física, mental e social, e de inspirar novos modelos de envelhecimento ativo em Portugal.
- PREDISC – Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos| Promotores: Unidade Local de Saúde Baixo Mondego e Navarrabiomed – Fundación Miguel Servet
Este projeto visa prevenir a incapacidade e melhorar a qualidade de vida da população idosa, promovendo a atividade física regular durante e após a hospitalização. Baseia-se na prescrição, durante o internamento, de um plano individualizado de exercício, com continuidade após a alta, assegurada pelos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e por uma ferramenta digital inovadora de eSaúde. Este modelo representa uma mudança nos cuidados ao idoso, de uma abordagem centrada na doença para outra focada na funcionalidade e bem-estar, integrando o exercício como parte da terapêutica. A articulação hospital-CSP potencia a recuperação funcional, encurta internamentos, reduz incapacidades e previne a dependência. No plano territorial, promove a equidade no acesso à saúde, em especial nas zonas rurais, através das tecnologias digitais, da redução de deslocações e da realização de visitas domiciliárias. Reforça ainda a coesão social e territorial, capacitando os profissionais e utentes e dinamizando eventos comunitários de envelhecimento ativo. Para fundamentar este novo modelo, está a decorrer um estudo clínico multicêntrico e randomizado em hospitais de Portugal, Espanha e França, incluindo a ULS do Baixo Mondego, com o objetivo de gerar evidência científica robusta. Cofinanciado pelo programa Interreg Sudoe e com orçamento de 1,35 M€, o PreDisc aposta numa abordagem integrada, sustentável e centrada no idoso, contribuindo para sistemas de saúde mais eficientes, equitativos e humanizados.
Categoria Vida+
Subcategoria Vida+ Aprendizagem
- Maiores a Criar | Promotor: Câmara Municipal de Ílhavo
Este projeto, em vigor desde 2011, capacita mulheres com mais de 60 anos, através do domínio de técnicas artísticas sustentáveis, estimulando a aprendizagem contínua, a criatividade e a participação social. A iniciativa tem cerca de 64 mulheres mais velhas que participam em quatro sessões semanais de bordado e costura, com o objetivo de desenvolver novas técnicas, aumentar a autoestima e combater o idadismo. Quando uma nova participante ingressa, realiza-se uma entrevista inicial para conhecer os seus interesses, facilitar a integração e compreender as suas necessidades e motivações. As sessões são dinamizadas por uma equipa multidisciplinar das áreas artística e social, promovendo a criação de coleções, instalações e oficinas. Nas atividades, foram concebidas 13 coleções temáticas, incluindo sacos de pano para angariação de fundos a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama, coleções bordadas inspiradas no património de azulejos de Ílhavo, coleções sobre frases típicas da região, coleções alusivas ao 25 de Abril, coleções de preservação de diferentes tipos de bordado, sacos personalizados com o desenho do corpo de cada participante, produção de fantoches para o Festival Palheta e sacos alinhados com a identidade de festivais locais. As participantes criam também instalações artísticas, como um dóri em crochet, exposições sobre os 50 anos da liberdade e fotografia bordada sobre figuras históricas de Ílhavo. Para além das sessões regulares, as participantes dinamizam oficinas abertas à comunidade, designadamente, como aprender a bordar, fazer bainhas e personalizar roupas através do bordado. São ainda realizadas viagens de inspiração a museus, fomentando criatividade, convívio e enriquecimento cultural.
- Projeto Sorrisos Entre Letras | Promotor: Câmara Municipal de Constância
O Projeto Sorrisos Entre Letras é promovido pela Câmara Municipal de Constância – Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill. Este projeto iniciado em 2019, tem como principal objetivo o combate à solidão e isolamento. Por um lado, a promoção de inclusão social, em parceria com as juntas de freguesias de Santa Margarida, Constância e Montalvo, conta com a participação de cerca de 60 voluntárias residentes no concelho de Constância, as quais criam em crochet peças de roupa e brinquedos para crianças hospitalizadas. Esta ideia tem outra vertente, combater o isolamento e a solidão, proporcionando o convívio social à volta dos livros. Com objetivos de inclusão social, combate à solidão e de cariz solidário, em parceria com as juntas de freguesias de Santa Margarida, Constância e Montalvo, conta com a participação de voluntárias residentes no concelho de Constância e arredores, na sua maioria seniores e com idades para cima dos 65 anos. O projeto Sorrisos entre Letras, decorre quinzenalmente das 14h00 às 17h00, no edifício da antiga Escola Adães Bermudes, em Santa Margarida da Coutada e em Constância na Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill.
Subcategoria Vida+ Participação
- Córtex School Bag | Promotor: Agilidades
O Projeto Córtex School Bag é pioneiro em Portugal na introdução da temática da demência nas escolas primárias, alinhando-se com os princípios de comunidades age-friendly da Organização Mundial de Saúde (OMS). Reconhecendo a demência como um dos maiores desafios sociais, com diagnósticos previstos a triplicar até 2030, o projeto sensibiliza crianças para a construção de comunidades empáticas e inclusivas, promovendo cidadania e responsabilidade social desde cedo. O Projeto estrutura-se em três eixos: 1) o livro infantil musicado “Quando a fábrica da avó avaria…”, que retrata a relação neto-avó após o diagnóstico de demência, transmitindo o valor das relações intergeracionais; 2) o jogo de tabuleiro Neuromania, que promove aprendizagem ativa e lúdica sobre a doença, incentivando compreensão social e participação comunitária; e 3) o guia para professores, que disponibiliza ferramentas pedagógicas para abordar a demência em contexto escolar. Após um ano de maturação, os primeiros resultados, em fase de publicação, demonstram o impacto positivo destas estratégias na promoção de comunidades mais compassivas e preparadas para o envelhecimento saudável. Paralelamente, dinamizamos a implementação do Córtex School Bag em articulação com o programa Aldeias 65+ da Junta de Freguesia de Pombal, e numa relação direta com as escolas do concelho (num projeto inédito para a criação da Rede de Escolas Amigas da Pessoa Idosa), criando atividades intergeracionais que reforçam participação social e coesão comunitária.
- Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal | Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede
O Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal é dirigido a cuidadores informais do concelho de Cantanhede e pretende, através de medidas de apoio ao cuidador informal do concelho de Cantanhede, dignificar o seu papel, atenuando a sobrecarga muitas vezes inerente à prestação de cuidados. O projeto tem-se revelado uma iniciativa de grande impacto na área dos cuidados informais do concelho oferecendo apoio personalizado à comunidade e disponibilizando um conjunto de soluções e/ou benefícios em prol do cuidador informal do concelho de Cantanhede: Serviços de Informação e Aconselhamento, Atendimento Psicossocial, Grupos de Ajuda Mútua (GAM), Ações de Capacitação, Banco de Voluntariado e a Linha de Apoio ao Cuidador Informal do concelho de Cantanhede (910 807 060). O cuidador informal pode ser atendido presencialmente todas as segundas-feiras, entre as 09h30 e as 12h30, na Casa Francisco Pinto, na Divisão de Ação Social e Saúde. O Município reconhece o papel preponderante que os cuidadores informais têm na promoção de cuidados a quem deles carece, pelo que criou o Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal, em setembro de 2023 (O GMACI, de per si, já representa uma ação sustentável, atendendo que resultou de um projeto no âmbito do Portugal Inovação Social, o CuidIn – Apoio ao Cuidador Informal, implementado no território entre 07/2020 e 06/2023. O projeto CuidIn resulta da parceria entre o Centro de Estudos e Investigação em Saúde, entidade promotora, o Centro de Estudos e Desenvolvimento dos Cuidados Continuados e Paliativos da Faculdade de Medicina e os investigadores sociais Município de Cantanhede e o Biocant, e deriva da necessidade em dignificar, credibilizar, apoiar e capacitar o cuidador informal.
- Na Estrada com Histórias | Promotor: Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento
O projeto “Na Estrada com Histórias” consiste na implementação de um serviço de biblioteca itinerante que vai ao encontro das populações mais isoladas do concelho de Castelo Branco, promovendo inclusão social, literacia e envelhecimento ativo. A iniciativa responde diretamente ao desafio do isolamento social, comum nas freguesias de baixa densidade populacional, levando não apenas livros, mas também oportunidades de convívio, atividades culturais e apoio no uso de tecnologias digitais. O projeto promove, ainda, a literacia digital, ajudando idosos a manter contacto com familiares à distância. Além disso, o projeto articula parcerias locais com a universidade sénior, farmácia, escolas e instituições sociais, dinamizando ações de rastreio, convívio e educação intergeracional. Esta prática é inovadora por integrar cultura, bem-estar e serviços num modelo de proximidade, reforçando a coesão territorial e criando uma rede de apoio afetivo e funcional. Ao estimular a leitura, a partilha de histórias e o encontro entre pessoas, aumenta a autoestima, valoriza o papel das pessoas idosas na comunidade e contribui para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Sustentável e replicável, esta prática demonstra que a inclusão e o envelhecimento ativo podem ser promovidos de forma descentralizada, criativa e com impacto mensurável na qualidade de vida da população sénior.
- Vagos Extragenário | Promotor: Câmara Municipal de Vagos
O projeto “Vagos Extragenário” desenvolvido pela Associação Extragenária no âmbito do Plano Municipal Sénior Vitalidade, visa criar um programa de impacto positivo no Município de Vagos, sob o lema “A idade nunca foi tão Extra”. Este projeto representa um compromisso renovado com a promoção do envelhecimento ativo, saudável e participativo na nossa comunidade. O projeto é composto por um conjunto de ações interligadas, cada uma delas projetada para abordar desafios específicos enfrentados pelas instituições de população sénior de Vagos, bem como a desmistificação do envelhecimento na comunidade local e ensino escolar. Através da colaboração com parceiros locais, instituições de ensino e outras organizações, a Associação Extragenária está determinada a criar um ambiente mais enriquecedor, inclusivo e feliz para os idosos da nossa região.
Categoria Rede+
- Campeonato VirtuALL | Promotor: AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Os Campeonatos VirtuALL são uma iniciativa pioneira em Portugal que já envolveu perto de cinco centenas de seniores em competições digitais públicas com recurso a realidade virtual, realidade aumentada e serious games. Partindo do projeto VirtuALL, distinguido pela CCDR Centro em 2024 e integrado no Catálogo de Boas Práticas desde 2021, mas assentes numa metodologia própria, os Campeonatos VirtuALL foram concebidos para seniores que mantêm uma vida autónoma nas suas residências e incluem treinos prévios que asseguram preparação e equidade, bem como jogos adaptados às suas capacidades físicas e cognitivas. Na edição inaugural de 2024, realizada na Mealhada, 200 participantes de cinco municípios e três GAL disputaram os jogos, entre eles uma participante de 94 anos. Em 2025, em Mira, 250 seniores formaram 16 equipas de cinco municípios, jogando 24 batalhas intensas, que reforçaram a consolidação da metodologia e o entusiasmo para novas edições. Para além da competição, cada torneio converte-se num espaço de celebração partilhada, com claques (famílias/comunidades locais) a reforçar a coesão social e intergeracional. Com carácter anual, itinerante e estrutura modular facilmente replicável, os Campeonatos VirtuALL afirmam-se como um modelo único de participação sénior, que alia tecnologia, inclusão digital, cidadania ativa e coesão comunitária, contribuindo para redefinir o paradigma.
- Fator C’Idade: Empreendedorismo Sénior e de Impacto em Coimbra | Promotores: Instituto Pedro Nunes, Fundação Bissaya Barreto e Associação COOL – Coimbra Coolectiva – Jornalismo de Soluções
O projeto “Fator C’Idade: Empreendedorismo Sénior e de Impacto em Coimbra” promove o envelhecimento ativo e saudável, valorizando a experiência das pessoas com mais de 50 anos e apoiando a criação de negócios e projetos sociais ligados à economia da longevidade, por pessoas de qualquer idade. Assente num modelo de aceleração, capacitação e incubação, integra formação, mentoria e networking, colocando os seniores no centro do ecossistema de inovação e impacto social, destacando-se 100 participantes no seu 1º ano. A iniciativa teve origem em 2019 com o projeto europeu Silver Starters, financiado pelo EIT Health, envolvendo a Universidade de Lodz, a Leyden Academy e o Instituto Pedro Nunes (IPN), com mais de 20 participantes portugueses. Em 2022, o IPN e a Fundação Bissaya Barreto (FBB) lançaram a segunda edição do curso no âmbito do projeto Cinco Ponto Zero (5.0), financiado pelo prémio BPI Sénior Fundação La Caixa, reconhecido como boa prática regional e referenciado pela rede europeia EBN no projeto LIAISE. Atualmente, o Fator C’Idade é promovido pelo IPN, FBB e Coimbra Coolectiva, cofinanciado pelo Portugal Inovação Social e tendo a Câmara Municipal de Coimbra e três empresas como investidores sociais (Black Monster Media, Climacer, GEHC). A articulação entre projetos nacionais e europeus e o envolvimento estratégico de várias entidades reforça o impacto regional da iniciativa, promovendo territórios mais inclusivos e amigos da longevidade e integrando ativamente a população 50+ na sociedade e na economia.
Conheça os 13 Finalistas do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável de 2025
Conheça os 13 Finalistas do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável de 2025
Realiza-se, amanhã, dia 10 de dezembro de 2025, o 12.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, organizado conjuntamente pelo Ageing@Coimbra e pelo AgeINfuture, em estreita colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., no Convento São Francisco, em Coimbra. Durante o congresso, os 13 finalistas da oitava edição do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro irão apresentar os seus projetos e, no final do evento, serão conhecidos os vencedores das diferentes categorias a concurso. Este prémio visa reconhecer e destacar iniciativas inspiradoras, que promovam um envelhecimento ativo, saudável e integrado e melhorem a qualidade de vida na região Centro.
As 13 boas práticas finalistas foram selecionados por um júri independente, com base em critérios rigorosos que incluem qualidade e inovação, impacto social, sustentabilidade e replicação em outros territórios. Estes projetos finalistas destacaram-se entre as 161 candidaturas admitidas a concurso e são demonstrativas de um compromisso com o bem-estar da população na região Centro. As candidaturas apresentadas foram promovidas por 128 entidades, provenientes de 53 municípios.
As 13 boas práticas finalistas nas quatro categorias são:
Categoria Conhecimento+:
- Desprescrição no Idoso | Promotor: CINTESIS-Universidade de Aveiro
- Memo_Move – Exploratorium do Envelhecimento| Promotor: Câmara Municipal do Fundão
Categoria Saúde+:
- Deepclick – Teleassistência Inteligente e Digital Care| Promotor: DEEP CLICK UNIPESSOAL LDA.
- Holon em Movimento | Promotor: Farmácia Covilhã
- PREDISC – Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos| Promotores: Unidade Local de Saúde Baixo Mondego e Navarrabiomed – Fundación Miguel Servet
Categoria Vida+
Subcategoria Vida+ Aprendizagem
- Maiores a Criar | Promotor: Câmara Municipal de Ílhavo
- Projeto Sorrisos Entre Letras | Promotor: Câmara Municipal de Constância
Subcategoria Vida+ Participação
- Córtex School Bag | Promotor: AGilidades
- Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal | Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede
- Na Estrada com Histórias | Promotor: Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento
- Vagos Extragenário | Promotor: Câmara Municipal de Vagos
Categoria Rede+
- Campeonato VirtuALL | Promotor: AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
- Fator C’Idade: Empreendedorismo Sénior e de Impacto em Coimbra | Promotores: Instituto Pedro Nunes, Fundação Bissaya Barreto e Associação COOL – Coimbra Coolectiva – Jornalismo de Soluções
Participação: gratuita mediante inscrição através do formulário
Local: sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco – Coimbra
Programa:

Resumo das 13 boas práticas finalistas:
Categoria Conhecimento+:
- Desprescrição no Idoso | Promotor: CINTESIS-Universidade de Aveiro
O projeto Desprescrição no Idoso incide sobre a polifarmácia, um desafio crescente nas sociedades envelhecidas e um problema crítico de segurança do doente a nível mundial. A polifarmácia é definida como o uso simultâneo de cinco ou mais medicamentos e está associada a desfechos adversos, como quedas, fragilidade, declínio cognitivo e funcional, hospitalização e morte. Portugal, com 24% da população com 65 ou mais anos, encontra-se entre os países mais envelhecidos da Europa e tem uma das taxas mais elevadas de polifarmácia. O inquérito SHARE encontrou uma prevalência de 36,7%. A desprescrição, um processo supervisionado e planeado de redução ou suspensão de medicamentos inapropriados, é uma estratégia segura e eficaz para diminuir a polifarmácia e melhorar resultados clínicos. Contudo, é um processo complexo, em que as atitudes de doentes e médicos desempenham um papel determinante. Compreender estas perspetivas é essencial para o desenvolvimento futuro de práticas de desprescrição eficazes e centradas no doente. Este projeto estabeleceu bases pioneiras da evidência sobre desprescrição em Portugal, explorando simultaneamente as perspetivas de doentes e médicos. Foram analisadas as atitudes dos doentes face à desprescrição, bem como o conhecimento, atitudes, formação e práticas dos médicos. Esta abordagem integrada permitiu identificar barreiras e facilitadores, fornecer informações úteis para a prática clínica e contribuir para a formulação de políticas de saúde promotoras da otimização da medicação nos idosos.
- Memo_Move – Exploratorium do Envelhecimento| Promotor: Câmara Municipal do Fundão
O Memo_Move é um projeto multidimensional da Câmara Municipal do Fundão em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), AgeINfuture e outros parceiros, que pretende criar um novo paradigma de envelhecimento ativo. O projeto baseia-se na dignidade da pessoa, investigação científica, tecnologia, cidadania ativa e inclusão digital. Responde de forma inovadora a quatro problemas: i) fragilidade física que reduz autonomia e aumenta risco de institucionalização; ii) declínio cognitivo e demência, através de programas de exercício e estimulação cognitiva; iii) isolamento social, prevenindo quadros de ansiedade e depressão; e iv) sobrecarga dos cuidadores informais, apoiando-os com formação e estratégias. A resposta é integrada e supervisionada por equipa multidisciplinar (psicólogos, fisiologistas do exercício, terapeutas, enfermeiros, entre outros), estruturada em seis valências: 1. exercício físico individualizado e cognitivo; 2. reabilitação pós-lesões/AVC; 3. promoção de estilos de vida saudáveis; 4. gestão da doença e medicação, dinamização social e combate ao isolamento; 5. formação de idosos e cuidadores, com conferências, cursos e ações de literacia em saúde e envelhecimento; e 6. dinâmica Dual Task online, em parceria com as Farmácias Holon, envolvendo mais de 55 instituições e 1.300 idosos, que alia exercício físico a estimulação cognitiva. Atualmente, o Memo_Move acompanha cerca de 1.500 utentes em todo o território nacional, assumindo-se como uma resposta inovadora, inclusiva e sustentável.
Categoria Saúde+:
- Deepclick – Teleassistência Inteligente e Digital Care| Promotor: DEEP CLICK UNIPESSOAL LDA.
O presente projeto consiste na assistência através de um relógio que integra deteção automática de quedas. O dispositivo permite acionar alertas mesmo quando o utilizador fica inconsciente e dispõe de GPS com georreferenciação em tempo real, essencial para localizar rapidamente pessoas com Alzheimer ou outras demências que se desorientem fora de casa. Para além disso, o relógio realiza monitorização biométrica contínua (tensão arterial, frequência cardíaca, oxigénio no sangue, indicadores ligados à diabetes, entre outros), permitindo antecipar alterações clínicas antes de surgirem sintomas. O sistema é igualmente relevante para pessoas acamadas, oferecendo acompanhamento remoto, relatórios periódicos e contacto direto com cuidadores e profissionais de saúde. Em pilotos realizados com municípios e instituições, verificou-se: redução de 40% a 50% das chamadas não urgentes, tempo médio de resposta de 3 minutos e satisfação de 95% dos utilizadores. Trata-se de uma solução inovadora, replicável em diferentes contextos (municípios, instituições e famílias) e alinhada com os objetivos regionais e nacionais de promoção do envelhecimento ativo e saudável.
- Holon em Movimento | Promotor: Farmácia Covilhã
O projeto Holon em Movimento nasceu durante a pandemia de COVID-19, como uma resposta de apoio à população sénior que enfrentava maiores riscos de isolamento, sedentarismo e fragilidade. O recurso a sessões online permitiu manter os idosos ativos, estimulados e em contacto com outros, num período de enorme vulnerabilidade. A recetividade imediata e a avaliação positiva das primeiras edições mostraram que esta não era apenas uma resposta de emergência, mas sim uma necessidade estrutural para a promoção do envelhecimento ativo. Assim, o projeto consolidou-se e expandiu-se, passando de uma iniciativa local a um programa de âmbito nacional. Com cinco edições já realizadas e a 6.ª em preparação, o Holon em Movimento alia atividade física regular, estimulação cognitiva e saúde mental num modelo inovador e inclusivo. As sessões online permitem ultrapassar barreiras geográficas, reduzir o isolamento social e promover a literacia digital, aproximando os seniores de novas tecnologias que favorecem a sua participação. Mais do que exercício físico, cada sessão é um espaço de interação, de partilha e de reforço da autoestima e da autonomia. Reconhecido pelas entidades parceiras e pelos próprios participantes, o projeto tornou-se uma prática replicável e de forte impacto comunitário, capaz de integrar saúde física, mental e social, e de inspirar novos modelos de envelhecimento ativo em Portugal.
- PREDISC – Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos| Promotores: Unidade Local de Saúde Baixo Mondego e Navarrabiomed – Fundación Miguel Servet
Este projeto visa prevenir a incapacidade e melhorar a qualidade de vida da população idosa, promovendo a atividade física regular durante e após a hospitalização. Baseia-se na prescrição, durante o internamento, de um plano individualizado de exercício, com continuidade após a alta, assegurada pelos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e por uma ferramenta digital inovadora de eSaúde. Este modelo representa uma mudança nos cuidados ao idoso, de uma abordagem centrada na doença para outra focada na funcionalidade e bem-estar, integrando o exercício como parte da terapêutica. A articulação hospital-CSP potencia a recuperação funcional, encurta internamentos, reduz incapacidades e previne a dependência. No plano territorial, promove a equidade no acesso à saúde, em especial nas zonas rurais, através das tecnologias digitais, da redução de deslocações e da realização de visitas domiciliárias. Reforça ainda a coesão social e territorial, capacitando os profissionais e utentes e dinamizando eventos comunitários de envelhecimento ativo. Para fundamentar este novo modelo, está a decorrer um estudo clínico multicêntrico e randomizado em hospitais de Portugal, Espanha e França, incluindo a ULS do Baixo Mondego, com o objetivo de gerar evidência científica robusta. Cofinanciado pelo programa Interreg Sudoe e com orçamento de 1,35 M€, o PreDisc aposta numa abordagem integrada, sustentável e centrada no idoso, contribuindo para sistemas de saúde mais eficientes, equitativos e humanizados.
Categoria Vida+
Subcategoria Vida+ Aprendizagem
- Maiores a Criar | Promotor: Câmara Municipal de Ílhavo
Este projeto, em vigor desde 2011, capacita mulheres com mais de 60 anos, através do domínio de técnicas artísticas sustentáveis, estimulando a aprendizagem contínua, a criatividade e a participação social. A iniciativa tem cerca de 64 mulheres mais velhas que participam em quatro sessões semanais de bordado e costura, com o objetivo de desenvolver novas técnicas, aumentar a autoestima e combater o idadismo. Quando uma nova participante ingressa, realiza-se uma entrevista inicial para conhecer os seus interesses, facilitar a integração e compreender as suas necessidades e motivações. As sessões são dinamizadas por uma equipa multidisciplinar das áreas artística e social, promovendo a criação de coleções, instalações e oficinas. Nas atividades, foram concebidas 13 coleções temáticas, incluindo sacos de pano para angariação de fundos a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama, coleções bordadas inspiradas no património de azulejos de Ílhavo, coleções sobre frases típicas da região, coleções alusivas ao 25 de Abril, coleções de preservação de diferentes tipos de bordado, sacos personalizados com o desenho do corpo de cada participante, produção de fantoches para o Festival Palheta e sacos alinhados com a identidade de festivais locais. As participantes criam também instalações artísticas, como um dóri em crochet, exposições sobre os 50 anos da liberdade e fotografia bordada sobre figuras históricas de Ílhavo. Para além das sessões regulares, as participantes dinamizam oficinas abertas à comunidade, designadamente, como aprender a bordar, fazer bainhas e personalizar roupas através do bordado. São ainda realizadas viagens de inspiração a museus, fomentando criatividade, convívio e enriquecimento cultural.
- Projeto Sorrisos Entre Letras | Promotor: Câmara Municipal de Constância
O Projeto Sorrisos Entre Letras é promovido pela Câmara Municipal de Constância – Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill. Este projeto iniciado em 2019, tem como principal objetivo o combate à solidão e isolamento. Por um lado, a promoção de inclusão social, em parceria com as juntas de freguesias de Santa Margarida, Constância e Montalvo, conta com a participação de cerca de 60 voluntárias residentes no concelho de Constância, as quais criam em crochet peças de roupa e brinquedos para crianças hospitalizadas. Esta ideia tem outra vertente, combater o isolamento e a solidão, proporcionando o convívio social à volta dos livros. Com objetivos de inclusão social, combate à solidão e de cariz solidário, em parceria com as juntas de freguesias de Santa Margarida, Constância e Montalvo, conta com a participação de voluntárias residentes no concelho de Constância e arredores, na sua maioria seniores e com idades para cima dos 65 anos. O projeto Sorrisos entre Letras, decorre quinzenalmente das 14h00 às 17h00, no edifício da antiga Escola Adães Bermudes, em Santa Margarida da Coutada e em Constância na Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill.
Subcategoria Vida+ Participação
- Córtex School Bag | Promotor: Agilidades
O Projeto Córtex School Bag é pioneiro em Portugal na introdução da temática da demência nas escolas primárias, alinhando-se com os princípios de comunidades age-friendly da Organização Mundial de Saúde (OMS). Reconhecendo a demência como um dos maiores desafios sociais, com diagnósticos previstos a triplicar até 2030, o projeto sensibiliza crianças para a construção de comunidades empáticas e inclusivas, promovendo cidadania e responsabilidade social desde cedo. O Projeto estrutura-se em três eixos: 1) o livro infantil musicado “Quando a fábrica da avó avaria…”, que retrata a relação neto-avó após o diagnóstico de demência, transmitindo o valor das relações intergeracionais; 2) o jogo de tabuleiro Neuromania, que promove aprendizagem ativa e lúdica sobre a doença, incentivando compreensão social e participação comunitária; e 3) o guia para professores, que disponibiliza ferramentas pedagógicas para abordar a demência em contexto escolar. Após um ano de maturação, os primeiros resultados, em fase de publicação, demonstram o impacto positivo destas estratégias na promoção de comunidades mais compassivas e preparadas para o envelhecimento saudável. Paralelamente, dinamizamos a implementação do Córtex School Bag em articulação com o programa Aldeias 65+ da Junta de Freguesia de Pombal, e numa relação direta com as escolas do concelho (num projeto inédito para a criação da Rede de Escolas Amigas da Pessoa Idosa), criando atividades intergeracionais que reforçam participação social e coesão comunitária.
- Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal | Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede
O Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal é dirigido a cuidadores informais do concelho de Cantanhede e pretende, através de medidas de apoio ao cuidador informal do concelho de Cantanhede, dignificar o seu papel, atenuando a sobrecarga muitas vezes inerente à prestação de cuidados. O projeto tem-se revelado uma iniciativa de grande impacto na área dos cuidados informais do concelho oferecendo apoio personalizado à comunidade e disponibilizando um conjunto de soluções e/ou benefícios em prol do cuidador informal do concelho de Cantanhede: Serviços de Informação e Aconselhamento, Atendimento Psicossocial, Grupos de Ajuda Mútua (GAM), Ações de Capacitação, Banco de Voluntariado e a Linha de Apoio ao Cuidador Informal do concelho de Cantanhede (910 807 060). O cuidador informal pode ser atendido presencialmente todas as segundas-feiras, entre as 09h30 e as 12h30, na Casa Francisco Pinto, na Divisão de Ação Social e Saúde. O Município reconhece o papel preponderante que os cuidadores informais têm na promoção de cuidados a quem deles carece, pelo que criou o Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal, em setembro de 2023 (O GMACI, de per si, já representa uma ação sustentável, atendendo que resultou de um projeto no âmbito do Portugal Inovação Social, o CuidIn – Apoio ao Cuidador Informal, implementado no território entre 07/2020 e 06/2023. O projeto CuidIn resulta da parceria entre o Centro de Estudos e Investigação em Saúde, entidade promotora, o Centro de Estudos e Desenvolvimento dos Cuidados Continuados e Paliativos da Faculdade de Medicina e os investigadores sociais Município de Cantanhede e o Biocant, e deriva da necessidade em dignificar, credibilizar, apoiar e capacitar o cuidador informal.
- Na Estrada com Histórias | Promotor: Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento
O projeto “Na Estrada com Histórias” consiste na implementação de um serviço de biblioteca itinerante que vai ao encontro das populações mais isoladas do concelho de Castelo Branco, promovendo inclusão social, literacia e envelhecimento ativo. A iniciativa responde diretamente ao desafio do isolamento social, comum nas freguesias de baixa densidade populacional, levando não apenas livros, mas também oportunidades de convívio, atividades culturais e apoio no uso de tecnologias digitais. O projeto promove, ainda, a literacia digital, ajudando idosos a manter contacto com familiares à distância. Além disso, o projeto articula parcerias locais com a universidade sénior, farmácia, escolas e instituições sociais, dinamizando ações de rastreio, convívio e educação intergeracional. Esta prática é inovadora por integrar cultura, bem-estar e serviços num modelo de proximidade, reforçando a coesão territorial e criando uma rede de apoio afetivo e funcional. Ao estimular a leitura, a partilha de histórias e o encontro entre pessoas, aumenta a autoestima, valoriza o papel das pessoas idosas na comunidade e contribui para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Sustentável e replicável, esta prática demonstra que a inclusão e o envelhecimento ativo podem ser promovidos de forma descentralizada, criativa e com impacto mensurável na qualidade de vida da população sénior.
- Vagos Extragenário | Promotor: Câmara Municipal de Vagos
O projeto “Vagos Extragenário” desenvolvido pela Associação Extragenária no âmbito do Plano Municipal Sénior Vitalidade, visa criar um programa de impacto positivo no Município de Vagos, sob o lema “A idade nunca foi tão Extra”. Este projeto representa um compromisso renovado com a promoção do envelhecimento ativo, saudável e participativo na nossa comunidade. O projeto é composto por um conjunto de ações interligadas, cada uma delas projetada para abordar desafios específicos enfrentados pelas instituições de população sénior de Vagos, bem como a desmistificação do envelhecimento na comunidade local e ensino escolar. Através da colaboração com parceiros locais, instituições de ensino e outras organizações, a Associação Extragenária está determinada a criar um ambiente mais enriquecedor, inclusivo e feliz para os idosos da nossa região.
Categoria Rede+
- Campeonato VirtuALL | Promotor: AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Os Campeonatos VirtuALL são uma iniciativa pioneira em Portugal que já envolveu perto de cinco centenas de seniores em competições digitais públicas com recurso a realidade virtual, realidade aumentada e serious games. Partindo do projeto VirtuALL, distinguido pela CCDR Centro em 2024 e integrado no Catálogo de Boas Práticas desde 2021, mas assentes numa metodologia própria, os Campeonatos VirtuALL foram concebidos para seniores que mantêm uma vida autónoma nas suas residências e incluem treinos prévios que asseguram preparação e equidade, bem como jogos adaptados às suas capacidades físicas e cognitivas. Na edição inaugural de 2024, realizada na Mealhada, 200 participantes de cinco municípios e três GAL disputaram os jogos, entre eles uma participante de 94 anos. Em 2025, em Mira, 250 seniores formaram 16 equipas de cinco municípios, jogando 24 batalhas intensas, que reforçaram a consolidação da metodologia e o entusiasmo para novas edições. Para além da competição, cada torneio converte-se num espaço de celebração partilhada, com claques (famílias/comunidades locais) a reforçar a coesão social e intergeracional. Com carácter anual, itinerante e estrutura modular facilmente replicável, os Campeonatos VirtuALL afirmam-se como um modelo único de participação sénior, que alia tecnologia, inclusão digital, cidadania ativa e coesão comunitária, contribuindo para redefinir o paradigma.
- Fator C’Idade: Empreendedorismo Sénior e de Impacto em Coimbra | Promotores: Instituto Pedro Nunes, Fundação Bissaya Barreto e Associação COOL – Coimbra Coolectiva – Jornalismo de Soluções
O projeto “Fator C’Idade: Empreendedorismo Sénior e de Impacto em Coimbra” promove o envelhecimento ativo e saudável, valorizando a experiência das pessoas com mais de 50 anos e apoiando a criação de negócios e projetos sociais ligados à economia da longevidade, por pessoas de qualquer idade. Assente num modelo de aceleração, capacitação e incubação, integra formação, mentoria e networking, colocando os seniores no centro do ecossistema de inovação e impacto social, destacando-se 100 participantes no seu 1º ano. A iniciativa teve origem em 2019 com o projeto europeu Silver Starters, financiado pelo EIT Health, envolvendo a Universidade de Lodz, a Leyden Academy e o Instituto Pedro Nunes (IPN), com mais de 20 participantes portugueses. Em 2022, o IPN e a Fundação Bissaya Barreto (FBB) lançaram a segunda edição do curso no âmbito do projeto Cinco Ponto Zero (5.0), financiado pelo prémio BPI Sénior Fundação La Caixa, reconhecido como boa prática regional e referenciado pela rede europeia EBN no projeto LIAISE. Atualmente, o Fator C’Idade é promovido pelo IPN, FBB e Coimbra Coolectiva, cofinanciado pelo Portugal Inovação Social e tendo a Câmara Municipal de Coimbra e três empresas como investidores sociais (Black Monster Media, Climacer, GEHC). A articulação entre projetos nacionais e europeus e o envolvimento estratégico de várias entidades reforça o impacto regional da iniciativa, promovendo territórios mais inclusivos e amigos da longevidade e integrando ativamente a população 50+ na sociedade e na economia.
Realiza-se, amanhã, dia 10 de dezembro de 2025, o 12.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, organizado conjuntamente pelo Ageing@Coimbra e pelo AgeINfuture, em estreita colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., no Convento São Francisco, em Coimbra. Durante o congresso, os 13 finalistas da oitava edição do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro irão apresentar os seus projetos e, no final do evento, serão conhecidos os vencedores das diferentes categorias a concurso. Este prémio visa reconhecer e destacar iniciativas inspiradoras, que promovam um envelhecimento ativo, saudável e integrado e melhorem a qualidade de vida na região Centro.
As 13 boas práticas finalistas foram selecionados por um júri independente, com base em critérios rigorosos que incluem qualidade e inovação, impacto social, sustentabilidade e replicação em outros territórios. Estes projetos finalistas destacaram-se entre as 161 candidaturas admitidas a concurso e são demonstrativas de um compromisso com o bem-estar da população na região Centro. As candidaturas apresentadas foram promovidas por 128 entidades, provenientes de 53 municípios.
As 13 boas práticas finalistas nas quatro categorias são:
Categoria Conhecimento+:
- Desprescrição no Idoso | Promotor: CINTESIS-Universidade de Aveiro
- Memo_Move – Exploratorium do Envelhecimento| Promotor: Câmara Municipal do Fundão
Categoria Saúde+:
- Deepclick – Teleassistência Inteligente e Digital Care| Promotor: DEEP CLICK UNIPESSOAL LDA.
- Holon em Movimento | Promotor: Farmácia Covilhã
- PREDISC – Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos| Promotores: Unidade Local de Saúde Baixo Mondego e Navarrabiomed – Fundación Miguel Servet
Categoria Vida+
Subcategoria Vida+ Aprendizagem
- Maiores a Criar | Promotor: Câmara Municipal de Ílhavo
- Projeto Sorrisos Entre Letras | Promotor: Câmara Municipal de Constância
Subcategoria Vida+ Participação
- Córtex School Bag | Promotor: AGilidades
- Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal | Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede
- Na Estrada com Histórias | Promotor: Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento
- Vagos Extragenário | Promotor: Câmara Municipal de Vagos
Categoria Rede+
- Campeonato VirtuALL | Promotor: AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
- Fator C’Idade: Empreendedorismo Sénior e de Impacto em Coimbra | Promotores: Instituto Pedro Nunes, Fundação Bissaya Barreto e Associação COOL – Coimbra Coolectiva – Jornalismo de Soluções
Participação: gratuita mediante inscrição através do formulário
Local: sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco – Coimbra
Programa:

Resumo das 13 boas práticas finalistas:
Categoria Conhecimento+:
- Desprescrição no Idoso | Promotor: CINTESIS-Universidade de Aveiro
O projeto Desprescrição no Idoso incide sobre a polifarmácia, um desafio crescente nas sociedades envelhecidas e um problema crítico de segurança do doente a nível mundial. A polifarmácia é definida como o uso simultâneo de cinco ou mais medicamentos e está associada a desfechos adversos, como quedas, fragilidade, declínio cognitivo e funcional, hospitalização e morte. Portugal, com 24% da população com 65 ou mais anos, encontra-se entre os países mais envelhecidos da Europa e tem uma das taxas mais elevadas de polifarmácia. O inquérito SHARE encontrou uma prevalência de 36,7%. A desprescrição, um processo supervisionado e planeado de redução ou suspensão de medicamentos inapropriados, é uma estratégia segura e eficaz para diminuir a polifarmácia e melhorar resultados clínicos. Contudo, é um processo complexo, em que as atitudes de doentes e médicos desempenham um papel determinante. Compreender estas perspetivas é essencial para o desenvolvimento futuro de práticas de desprescrição eficazes e centradas no doente. Este projeto estabeleceu bases pioneiras da evidência sobre desprescrição em Portugal, explorando simultaneamente as perspetivas de doentes e médicos. Foram analisadas as atitudes dos doentes face à desprescrição, bem como o conhecimento, atitudes, formação e práticas dos médicos. Esta abordagem integrada permitiu identificar barreiras e facilitadores, fornecer informações úteis para a prática clínica e contribuir para a formulação de políticas de saúde promotoras da otimização da medicação nos idosos.
- Memo_Move – Exploratorium do Envelhecimento| Promotor: Câmara Municipal do Fundão
O Memo_Move é um projeto multidimensional da Câmara Municipal do Fundão em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), AgeINfuture e outros parceiros, que pretende criar um novo paradigma de envelhecimento ativo. O projeto baseia-se na dignidade da pessoa, investigação científica, tecnologia, cidadania ativa e inclusão digital. Responde de forma inovadora a quatro problemas: i) fragilidade física que reduz autonomia e aumenta risco de institucionalização; ii) declínio cognitivo e demência, através de programas de exercício e estimulação cognitiva; iii) isolamento social, prevenindo quadros de ansiedade e depressão; e iv) sobrecarga dos cuidadores informais, apoiando-os com formação e estratégias. A resposta é integrada e supervisionada por equipa multidisciplinar (psicólogos, fisiologistas do exercício, terapeutas, enfermeiros, entre outros), estruturada em seis valências: 1. exercício físico individualizado e cognitivo; 2. reabilitação pós-lesões/AVC; 3. promoção de estilos de vida saudáveis; 4. gestão da doença e medicação, dinamização social e combate ao isolamento; 5. formação de idosos e cuidadores, com conferências, cursos e ações de literacia em saúde e envelhecimento; e 6. dinâmica Dual Task online, em parceria com as Farmácias Holon, envolvendo mais de 55 instituições e 1.300 idosos, que alia exercício físico a estimulação cognitiva. Atualmente, o Memo_Move acompanha cerca de 1.500 utentes em todo o território nacional, assumindo-se como uma resposta inovadora, inclusiva e sustentável.
Categoria Saúde+:
- Deepclick – Teleassistência Inteligente e Digital Care| Promotor: DEEP CLICK UNIPESSOAL LDA.
O presente projeto consiste na assistência através de um relógio que integra deteção automática de quedas. O dispositivo permite acionar alertas mesmo quando o utilizador fica inconsciente e dispõe de GPS com georreferenciação em tempo real, essencial para localizar rapidamente pessoas com Alzheimer ou outras demências que se desorientem fora de casa. Para além disso, o relógio realiza monitorização biométrica contínua (tensão arterial, frequência cardíaca, oxigénio no sangue, indicadores ligados à diabetes, entre outros), permitindo antecipar alterações clínicas antes de surgirem sintomas. O sistema é igualmente relevante para pessoas acamadas, oferecendo acompanhamento remoto, relatórios periódicos e contacto direto com cuidadores e profissionais de saúde. Em pilotos realizados com municípios e instituições, verificou-se: redução de 40% a 50% das chamadas não urgentes, tempo médio de resposta de 3 minutos e satisfação de 95% dos utilizadores. Trata-se de uma solução inovadora, replicável em diferentes contextos (municípios, instituições e famílias) e alinhada com os objetivos regionais e nacionais de promoção do envelhecimento ativo e saudável.
- Holon em Movimento | Promotor: Farmácia Covilhã
O projeto Holon em Movimento nasceu durante a pandemia de COVID-19, como uma resposta de apoio à população sénior que enfrentava maiores riscos de isolamento, sedentarismo e fragilidade. O recurso a sessões online permitiu manter os idosos ativos, estimulados e em contacto com outros, num período de enorme vulnerabilidade. A recetividade imediata e a avaliação positiva das primeiras edições mostraram que esta não era apenas uma resposta de emergência, mas sim uma necessidade estrutural para a promoção do envelhecimento ativo. Assim, o projeto consolidou-se e expandiu-se, passando de uma iniciativa local a um programa de âmbito nacional. Com cinco edições já realizadas e a 6.ª em preparação, o Holon em Movimento alia atividade física regular, estimulação cognitiva e saúde mental num modelo inovador e inclusivo. As sessões online permitem ultrapassar barreiras geográficas, reduzir o isolamento social e promover a literacia digital, aproximando os seniores de novas tecnologias que favorecem a sua participação. Mais do que exercício físico, cada sessão é um espaço de interação, de partilha e de reforço da autoestima e da autonomia. Reconhecido pelas entidades parceiras e pelos próprios participantes, o projeto tornou-se uma prática replicável e de forte impacto comunitário, capaz de integrar saúde física, mental e social, e de inspirar novos modelos de envelhecimento ativo em Portugal.
- PREDISC – Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos| Promotores: Unidade Local de Saúde Baixo Mondego e Navarrabiomed – Fundación Miguel Servet
Este projeto visa prevenir a incapacidade e melhorar a qualidade de vida da população idosa, promovendo a atividade física regular durante e após a hospitalização. Baseia-se na prescrição, durante o internamento, de um plano individualizado de exercício, com continuidade após a alta, assegurada pelos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e por uma ferramenta digital inovadora de eSaúde. Este modelo representa uma mudança nos cuidados ao idoso, de uma abordagem centrada na doença para outra focada na funcionalidade e bem-estar, integrando o exercício como parte da terapêutica. A articulação hospital-CSP potencia a recuperação funcional, encurta internamentos, reduz incapacidades e previne a dependência. No plano territorial, promove a equidade no acesso à saúde, em especial nas zonas rurais, através das tecnologias digitais, da redução de deslocações e da realização de visitas domiciliárias. Reforça ainda a coesão social e territorial, capacitando os profissionais e utentes e dinamizando eventos comunitários de envelhecimento ativo. Para fundamentar este novo modelo, está a decorrer um estudo clínico multicêntrico e randomizado em hospitais de Portugal, Espanha e França, incluindo a ULS do Baixo Mondego, com o objetivo de gerar evidência científica robusta. Cofinanciado pelo programa Interreg Sudoe e com orçamento de 1,35 M€, o PreDisc aposta numa abordagem integrada, sustentável e centrada no idoso, contribuindo para sistemas de saúde mais eficientes, equitativos e humanizados.
Categoria Vida+
Subcategoria Vida+ Aprendizagem
- Maiores a Criar | Promotor: Câmara Municipal de Ílhavo
Este projeto, em vigor desde 2011, capacita mulheres com mais de 60 anos, através do domínio de técnicas artísticas sustentáveis, estimulando a aprendizagem contínua, a criatividade e a participação social. A iniciativa tem cerca de 64 mulheres mais velhas que participam em quatro sessões semanais de bordado e costura, com o objetivo de desenvolver novas técnicas, aumentar a autoestima e combater o idadismo. Quando uma nova participante ingressa, realiza-se uma entrevista inicial para conhecer os seus interesses, facilitar a integração e compreender as suas necessidades e motivações. As sessões são dinamizadas por uma equipa multidisciplinar das áreas artística e social, promovendo a criação de coleções, instalações e oficinas. Nas atividades, foram concebidas 13 coleções temáticas, incluindo sacos de pano para angariação de fundos a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama, coleções bordadas inspiradas no património de azulejos de Ílhavo, coleções sobre frases típicas da região, coleções alusivas ao 25 de Abril, coleções de preservação de diferentes tipos de bordado, sacos personalizados com o desenho do corpo de cada participante, produção de fantoches para o Festival Palheta e sacos alinhados com a identidade de festivais locais. As participantes criam também instalações artísticas, como um dóri em crochet, exposições sobre os 50 anos da liberdade e fotografia bordada sobre figuras históricas de Ílhavo. Para além das sessões regulares, as participantes dinamizam oficinas abertas à comunidade, designadamente, como aprender a bordar, fazer bainhas e personalizar roupas através do bordado. São ainda realizadas viagens de inspiração a museus, fomentando criatividade, convívio e enriquecimento cultural.
- Projeto Sorrisos Entre Letras | Promotor: Câmara Municipal de Constância
O Projeto Sorrisos Entre Letras é promovido pela Câmara Municipal de Constância – Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill. Este projeto iniciado em 2019, tem como principal objetivo o combate à solidão e isolamento. Por um lado, a promoção de inclusão social, em parceria com as juntas de freguesias de Santa Margarida, Constância e Montalvo, conta com a participação de cerca de 60 voluntárias residentes no concelho de Constância, as quais criam em crochet peças de roupa e brinquedos para crianças hospitalizadas. Esta ideia tem outra vertente, combater o isolamento e a solidão, proporcionando o convívio social à volta dos livros. Com objetivos de inclusão social, combate à solidão e de cariz solidário, em parceria com as juntas de freguesias de Santa Margarida, Constância e Montalvo, conta com a participação de voluntárias residentes no concelho de Constância e arredores, na sua maioria seniores e com idades para cima dos 65 anos. O projeto Sorrisos entre Letras, decorre quinzenalmente das 14h00 às 17h00, no edifício da antiga Escola Adães Bermudes, em Santa Margarida da Coutada e em Constância na Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill.
Subcategoria Vida+ Participação
- Córtex School Bag | Promotor: Agilidades
O Projeto Córtex School Bag é pioneiro em Portugal na introdução da temática da demência nas escolas primárias, alinhando-se com os princípios de comunidades age-friendly da Organização Mundial de Saúde (OMS). Reconhecendo a demência como um dos maiores desafios sociais, com diagnósticos previstos a triplicar até 2030, o projeto sensibiliza crianças para a construção de comunidades empáticas e inclusivas, promovendo cidadania e responsabilidade social desde cedo. O Projeto estrutura-se em três eixos: 1) o livro infantil musicado “Quando a fábrica da avó avaria…”, que retrata a relação neto-avó após o diagnóstico de demência, transmitindo o valor das relações intergeracionais; 2) o jogo de tabuleiro Neuromania, que promove aprendizagem ativa e lúdica sobre a doença, incentivando compreensão social e participação comunitária; e 3) o guia para professores, que disponibiliza ferramentas pedagógicas para abordar a demência em contexto escolar. Após um ano de maturação, os primeiros resultados, em fase de publicação, demonstram o impacto positivo destas estratégias na promoção de comunidades mais compassivas e preparadas para o envelhecimento saudável. Paralelamente, dinamizamos a implementação do Córtex School Bag em articulação com o programa Aldeias 65+ da Junta de Freguesia de Pombal, e numa relação direta com as escolas do concelho (num projeto inédito para a criação da Rede de Escolas Amigas da Pessoa Idosa), criando atividades intergeracionais que reforçam participação social e coesão comunitária.
- Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal | Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede
O Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal é dirigido a cuidadores informais do concelho de Cantanhede e pretende, através de medidas de apoio ao cuidador informal do concelho de Cantanhede, dignificar o seu papel, atenuando a sobrecarga muitas vezes inerente à prestação de cuidados. O projeto tem-se revelado uma iniciativa de grande impacto na área dos cuidados informais do concelho oferecendo apoio personalizado à comunidade e disponibilizando um conjunto de soluções e/ou benefícios em prol do cuidador informal do concelho de Cantanhede: Serviços de Informação e Aconselhamento, Atendimento Psicossocial, Grupos de Ajuda Mútua (GAM), Ações de Capacitação, Banco de Voluntariado e a Linha de Apoio ao Cuidador Informal do concelho de Cantanhede (910 807 060). O cuidador informal pode ser atendido presencialmente todas as segundas-feiras, entre as 09h30 e as 12h30, na Casa Francisco Pinto, na Divisão de Ação Social e Saúde. O Município reconhece o papel preponderante que os cuidadores informais têm na promoção de cuidados a quem deles carece, pelo que criou o Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal, em setembro de 2023 (O GMACI, de per si, já representa uma ação sustentável, atendendo que resultou de um projeto no âmbito do Portugal Inovação Social, o CuidIn – Apoio ao Cuidador Informal, implementado no território entre 07/2020 e 06/2023. O projeto CuidIn resulta da parceria entre o Centro de Estudos e Investigação em Saúde, entidade promotora, o Centro de Estudos e Desenvolvimento dos Cuidados Continuados e Paliativos da Faculdade de Medicina e os investigadores sociais Município de Cantanhede e o Biocant, e deriva da necessidade em dignificar, credibilizar, apoiar e capacitar o cuidador informal.
- Na Estrada com Histórias | Promotor: Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento
O projeto “Na Estrada com Histórias” consiste na implementação de um serviço de biblioteca itinerante que vai ao encontro das populações mais isoladas do concelho de Castelo Branco, promovendo inclusão social, literacia e envelhecimento ativo. A iniciativa responde diretamente ao desafio do isolamento social, comum nas freguesias de baixa densidade populacional, levando não apenas livros, mas também oportunidades de convívio, atividades culturais e apoio no uso de tecnologias digitais. O projeto promove, ainda, a literacia digital, ajudando idosos a manter contacto com familiares à distância. Além disso, o projeto articula parcerias locais com a universidade sénior, farmácia, escolas e instituições sociais, dinamizando ações de rastreio, convívio e educação intergeracional. Esta prática é inovadora por integrar cultura, bem-estar e serviços num modelo de proximidade, reforçando a coesão territorial e criando uma rede de apoio afetivo e funcional. Ao estimular a leitura, a partilha de histórias e o encontro entre pessoas, aumenta a autoestima, valoriza o papel das pessoas idosas na comunidade e contribui para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Sustentável e replicável, esta prática demonstra que a inclusão e o envelhecimento ativo podem ser promovidos de forma descentralizada, criativa e com impacto mensurável na qualidade de vida da população sénior.
- Vagos Extragenário | Promotor: Câmara Municipal de Vagos
O projeto “Vagos Extragenário” desenvolvido pela Associação Extragenária no âmbito do Plano Municipal Sénior Vitalidade, visa criar um programa de impacto positivo no Município de Vagos, sob o lema “A idade nunca foi tão Extra”. Este projeto representa um compromisso renovado com a promoção do envelhecimento ativo, saudável e participativo na nossa comunidade. O projeto é composto por um conjunto de ações interligadas, cada uma delas projetada para abordar desafios específicos enfrentados pelas instituições de população sénior de Vagos, bem como a desmistificação do envelhecimento na comunidade local e ensino escolar. Através da colaboração com parceiros locais, instituições de ensino e outras organizações, a Associação Extragenária está determinada a criar um ambiente mais enriquecedor, inclusivo e feliz para os idosos da nossa região.
Categoria Rede+
- Campeonato VirtuALL | Promotor: AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Os Campeonatos VirtuALL são uma iniciativa pioneira em Portugal que já envolveu perto de cinco centenas de seniores em competições digitais públicas com recurso a realidade virtual, realidade aumentada e serious games. Partindo do projeto VirtuALL, distinguido pela CCDR Centro em 2024 e integrado no Catálogo de Boas Práticas desde 2021, mas assentes numa metodologia própria, os Campeonatos VirtuALL foram concebidos para seniores que mantêm uma vida autónoma nas suas residências e incluem treinos prévios que asseguram preparação e equidade, bem como jogos adaptados às suas capacidades físicas e cognitivas. Na edição inaugural de 2024, realizada na Mealhada, 200 participantes de cinco municípios e três GAL disputaram os jogos, entre eles uma participante de 94 anos. Em 2025, em Mira, 250 seniores formaram 16 equipas de cinco municípios, jogando 24 batalhas intensas, que reforçaram a consolidação da metodologia e o entusiasmo para novas edições. Para além da competição, cada torneio converte-se num espaço de celebração partilhada, com claques (famílias/comunidades locais) a reforçar a coesão social e intergeracional. Com carácter anual, itinerante e estrutura modular facilmente replicável, os Campeonatos VirtuALL afirmam-se como um modelo único de participação sénior, que alia tecnologia, inclusão digital, cidadania ativa e coesão comunitária, contribuindo para redefinir o paradigma.
- Fator C’Idade: Empreendedorismo Sénior e de Impacto em Coimbra | Promotores: Instituto Pedro Nunes, Fundação Bissaya Barreto e Associação COOL – Coimbra Coolectiva – Jornalismo de Soluções
O projeto “Fator C’Idade: Empreendedorismo Sénior e de Impacto em Coimbra” promove o envelhecimento ativo e saudável, valorizando a experiência das pessoas com mais de 50 anos e apoiando a criação de negócios e projetos sociais ligados à economia da longevidade, por pessoas de qualquer idade. Assente num modelo de aceleração, capacitação e incubação, integra formação, mentoria e networking, colocando os seniores no centro do ecossistema de inovação e impacto social, destacando-se 100 participantes no seu 1º ano. A iniciativa teve origem em 2019 com o projeto europeu Silver Starters, financiado pelo EIT Health, envolvendo a Universidade de Lodz, a Leyden Academy e o Instituto Pedro Nunes (IPN), com mais de 20 participantes portugueses. Em 2022, o IPN e a Fundação Bissaya Barreto (FBB) lançaram a segunda edição do curso no âmbito do projeto Cinco Ponto Zero (5.0), financiado pelo prémio BPI Sénior Fundação La Caixa, reconhecido como boa prática regional e referenciado pela rede europeia EBN no projeto LIAISE. Atualmente, o Fator C’Idade é promovido pelo IPN, FBB e Coimbra Coolectiva, cofinanciado pelo Portugal Inovação Social e tendo a Câmara Municipal de Coimbra e três empresas como investidores sociais (Black Monster Media, Climacer, GEHC). A articulação entre projetos nacionais e europeus e o envolvimento estratégico de várias entidades reforça o impacto regional da iniciativa, promovendo territórios mais inclusivos e amigos da longevidade e integrando ativamente a população 50+ na sociedade e na economia.





Deixar comentário ou sugestão