Fim de semana de 29 a 31 de maio de 2026
Fim de semana de 29 a 31 de maio de 2026
š Guarda
š
29 de maio | 21h30
Local: Teatro Municipal da Guarda
Suster
O espetĆ”culo resulta do projeto de cocriação, formação e intervenção artĆstico-social āAr Livreā, desenvolvido com a população reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda e produzido pela Terceira Pessoa, no Ć¢mbito do programa āCentro 2030 – InclusĆ£o pela Culturaā. A criação cruza teatro, escrita e improvisação, partindo da ideia da ārespiração como ato polĆticoā num contexto de privação de liberdade. Inspirado no conceito de heterotopia de Michel Foucault, o espetĆ”culo transforma o palco num espaƧo de suspensĆ£o e possibilidade, onde se exploram novas formas de relação consigo, com os outros e com o mundo. Classificação EtĆ”ria M/12.
š Viseu
š
atƩ 30 de maio
Local: Quinta da Cruz – Centro de Arte ContemporĆ¢nea
EDUCARTE – Festival de PrĆ”ticas ArtĆsticas
No dia 30 de maio, o programa abre ao pĆŗblico e Ć s famĆlias, a partir das 10h30, com oficinas criativas e um espetĆ”culo teatral, num momento de partilha e participação artĆstica. A iniciativa promove o contacto com prĆ”ticas criativas e o acesso Ć cultura em contexto familiar, integrando atividades pensadas para diferentes idades. A participação Ć© gratuita, mediante inscrição prĆ©via atravĆ©s de quintadacruz@cmviseu.pt
š PedrógĆ£o Grande
š
atƩ 30 de maio
Local: diversos locais
MISCELLANEA ā Festival LiterĆ”rio de PedrógĆ£o Grande
A 4.ĀŖ edição do festival afirma PedrógĆ£o Grande como um destino literĆ”rio de crescente projeção internacional. Celebrando a obra “Miscellanea” de Miguel LeitĆ£o de Andrade ā autor nascido no concelho em 1553 ā, o evento convida o pĆŗblico a mergulhar no universo das palavras sob o lema inspirador āĆ com palavras que construĆmos o mundoā. Com um programa multidisciplinar, o festival cruza a literatura com o cinema, a mĆŗsica, o teatro e outras artes performativas, oferecendo uma experiĆŖncia cultural rica, diversificada e envolvente.
š CovilhĆ£
š
29 de maio | 21h30
Local: Teatro Municipal da Covilhã
Titã de MAHLER
Este concerto apresenta o Ensemble Orquestral da Beira Interior (EOBI), sob a direção do maestro Bruno Borralhinho, num desafio de grande dimensão: a interpretação da Sinfonia n.º 1 de Gustav Mahler, no arranjo de Klaus Simon. Classificação EtÔria M/6. Entrada Livre.
š Marinha Grande
š
29 de maio | 19h00 e 21h30
Local: Auditório José Vareda, Sport OperÔrio Marinhense
PONTO NEGRO Teatro pelo Projeto Voz(C)ĆŖs que Migram
Este espetÔculo resulta de um projeto que promove a integração de jovens migrantes através da música, do teatro e da dança, numa criação coletiva que culmina na apresentação de um teatro musical.
A iniciativa Ć© promovida pela Sociedade ArtĆstica Musical dos Pousos (SAMP), no Ć¢mbito do Portugal Inovação Social ā Centro 2030, com o apoio da CĆ¢mara Municipal da Marinha Grande e do BPI | Fundação āla Caixaā, e em parceria com a PsicoespaƧo, Lda. Classificação etĆ”ria M/3, entrada livre.
š Aveiro
š
29 a 31 de maio
29 maio | Salão Nobre da Junta de Freguesia de Cacia | 21h30
30 maio | Centro Social de Requeixo | 21h30
31 maio | Junta de Freguesia de SĆ£o Jacinto | 17h00
Grisalde ā Vozes Femininas
EspetĆ”culo que celebra o feminino na cultura, na criação e na performance artĆstica. ReĆŗne mĆŗsica erudita, interpretada por um quarteto de cordas de solistas da Orquestra das Beiras, e poesia dita pela atriz Teresa Queirós, dando voz ao legado de mulheres de vĆ”rias Ć©pocas.
A Orquestra das Beiras homenageia Maria de Melo Furtado Caldeira Giraldes de Bourbon (1864ā1944), natural de Anadia, musicista, escritora e promotora cultural, conhecida pelo pseudónimo Grisalde.
š Aveiro
š
30 de maio | 21h30
Local: Teatro Aveirense
A Morte do Diabo ā fragmentos de uma opereta
Composta em 1869, A Morte do Diabo (fragmentos de uma opereta), conhecida apenas por referĆŖncias em textos dispersos dos seus libretistas EƧa de Queirós e Jaime Batalha Reis, esteve perdida durante 120 anos. Foi descoberta no espólio do autor da mĆŗsica, Augusto Machado, na Biblioteca Nacional, numa partitura sem qualquer menção ao tĆtulo nem aos autores. Esta Ć© a opereta inĆ©dita reunida graƧas a Irene Fialho (que a reencontrou), MĆ”rio Vieira de Carvalho e JosĆ© BrandĆ£o. A Morte do Diabo mostra a expressĆ£o humorĆstica dos seus autores, sobretudo de EƧa de Queirós, numa faceta pouco conhecida: o verso cómico.
Produção / Coprodução da Banda Amizade, Banda Sinfónica de Aveiro e Teatro Aveirense.
š Idanha-a-Nova
š
30 de maio | 15h30
Local: Polidesportivo de SĆ£o Miguel de Acha
XVI Encontro de Grupos de Cantares de MĆŗsica Tradicional e Popular
Integrado nas comemoraƧƵes do 21.Āŗ aniversĆ”rio da ADEPAC ā Associação de Defesa do Património Cultural de SĆ£o Miguel de Acha, o evento reĆŗne vĆ”rios grupos convidados dedicados Ć mĆŗsica de raiz tradicional. Sobem ao palco o Grupo Coral Feminino da CortiƧol (Castro Verde), o Grupo de MĆŗsica Tradicional e Popular ā9 Ritmosā (Arrabal, Leiria), o Grupo de Cantares de Pindo (Penalva do Castelo) e o Grupo de Cantares Tradicionais de SĆ£o Miguel de Acha.
A iniciativa insere-se no trabalho contĆnuo da ADEPAC de promoção e salvaguarda do património imaterial, valorizando o papel das coletividades na dinamização cultural do território e na transmissĆ£o das tradiƧƵes Ć s geraƧƵes mais jovens.
š Coimbra
š
30 de maio | 10h00 Ć s 12h30
Local: Pavilhão Centro de Portugal
Saber-Fazer: Património Cultural Imaterial em PrÔtica
Mostra representativa de diversas manifestações do património vivo da Região Centro, designadamente o Barrete de Lã, o Bordado de Castelo Branco, a Capucha de Vouzela, as Esteiras de Bunho de Arzila, a Tecelagem de Almalaguês, a Manufatura de Marquesinhos, a Arte de Franjar, a Louça de Coimbra, a Colher de Pau de Arganil, o Barro Preto de Olho Marinho, a Dieta Mediterrânica e o Canto a Vozes de Mulheres.
A iniciativa integra momentos de trabalho ao vivo, permitindo o contacto direto com os processos artesanais, bem como um atelier dirigido ao público infantil, promovendo a sensibilização das gerações mais jovens para o património cultural. O programa inclui ainda momentos musicais com os grupos Segue-me à Capela (11h) e Coro das Mulheres da FÔbrica (12h), valorizando a dimensão performativa destas tradições.
Esta mostra decorre no Ć¢mbito do evento āPatrimónio Cultural Imaterial ā Encontro na RegiĆ£o Centroā, dedicado Ć reflexĆ£o, valorização e salvaguarda do património cultural imaterial, iniciativa organizada pela ComissĆ£o de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I. P. (CCDR Centro), em coorganização com o Património Cultural, I. P.




Deixar comentÔrio ou sugestão