Fim de semana de 11 a 14 de dezembro de 2025

Fim de semana de 11 a 14 de dezembro de 2025

Published On: 19/12/2025Last Updated: 19/12/2025
Published On: 19/12/2025Last Updated: 19/12/2025

Conheça os eventos culturais e artísticos em destaque de 11 a 14 de dezembro.

A agenda cultural do próximo fim de semana na Região Centro destaca propostas que atravessam diferentes expressões artísticas, da música contemporânea ao teatro, do circo às artes performativas e ao repertório clássico. Entre 11 e 14 de dezembro, vários concelhos da região acolhem iniciativas que valorizam a criação artística, promovem o talento local e fortalecem a ligação das comunidades aos seus espaços culturais. Conheça os eventos em destaque.

 

📍Seia

11 a 14 de dezembro

Local: Collegium Musicum do Conservatório de Música de Seia e Casa Municipal da Cultura

Festival DME

O Festival DME regressa a Seia para quatro dias dedicados à música contemporânea, reunindo jovens talentos, compositores emergentes e projetos que cruzam criação, performance, formação e tecnologia.

A programação inclui concertos, apresentações e atividades pedagógicas que reforçam o papel do festival como plataforma de experimentação e inovação artística.

A entrada é gratuita.

Mais informação | Facebook

 

📍Castelo Branco

12 de dezembro, 21h30

Local: Fábrica da Criatividade

Pêndulo

Fábrica da Criatividade recebe o concerto “Pêndulo”, que junta em palco Jaime’s Band e Maybeetomorrow, dois projetos de rock com identidade autoral marcada.

Fundada em 2021, a Jaime’s Band apresenta temas originais em português, compostos por Jaime Pimentel, construídos em banda para potenciar cumplicidade, energia e uma expressão poética própria.

Os Maybeetomorrow, grupo nascido de longas ligações musicais entre os seus elementos, apresentam canções que atravessam influências do grunge ao indie e post-rock, explorando energia, emoção e reflexão como motores de criação.

Um concerto que cruza duas estéticas e duas gerações de rock made in Castelo Branco, afirmando a vitalidade da criação musical local.

Reservar bilhetes  | Facebook

 

📍Aveiro

12 de dezembro, 21h30

Local: Teatro Aveirense

Danças Ocultas

Os Danças Ocultas assinalam 36 anos de percurso com um concerto no Teatro Aveirense, onde apresentam “Inspirar”, o seu mais recente álbum.

Depois de várias décadas a explorar novas sonoridades para o acordeão diatónico, o quarteto regressa agora a uma abordagem mais íntima e introspectiva, centrada na busca pelo essencial — luz, tempo, respiração.

O programa inclui o novo repertório, entre o qual se destaca Pulsar, afirmando uma etapa artística marcada pela maturidade e pela depuração estética que distingue o grupo na música instrumental portuguesa.

Reservar bilhetes  | Facebook

 

📍Viseu

12 de dezembro, 21h30

Local: Círculo de Criação Contemporânea de Viseu — Polo 1

NOVe – NOVos Tempos NOVas Dramaturgias

“A Velhinha Sentada no Meio da Passadeira”

A 5.ª edição do programa NOVe – NOVos Tempos NOVas Dramaturgias apresenta uma nova criação teatral, “A Velhinha Sentada no Meio da Passadeira”, concebida e interpretada por Eduardo Correia, com dramaturgia de Rui Macário Ribeiro.

O projeto, promovido pela Cem Palcos e apoiado pelo Município de Viseu através do programa Eixo Cultura, continua a afirmar-se como um espaço dedicado ao desenvolvimento e experimentação de novas linguagens cénicas.

Mais informação | Reservar bilhetes  | Facebook  | Instagram

 

📍Leiria

14 de dezembro, 16h00

Local: Auditório do Rancho Folclórico do Freixial

Teatro Fora do Teatro — “Mãe! Estás aí?”

O projeto Teatro Fora do Teatro, promovido pelo Te-ato Grupo de Teatro de Leiria, apresenta o espetáculo “Mãe! Estás aí?”, em parceria com o Teatro À Vista e com o apoio do Rancho Folclórico do Freixial, que acolhe esta sessão.

A peça parte da pergunta que dá título ao espetáculo para refletir sobre a finitude humana, a perda e a presença interior do outro como lugar de continuidade. Destinada a maiores de 6 anos, a criação cruza interpretação, música e um dispositivo cénico intimista, propondo uma abordagem sensível às relações afetivas e à memória. M/6

A contribuição do público reverte a favor de duas instituições locais — Notícias do Arrabal e Bombeiros Voluntários de Cardosos, com gestão do Teatro À Vista.

Mais informação | Facebook  | Instagram

 

📍Fundão

14 de dezembro, 17h00

Local: Igreja Matriz do Fundão

Concerto do Ensemble Orquestral da Beira Interior

A Igreja Matriz do Fundão acolhe um concerto do Ensemble Orquestral da Beira Interior, sob direção do maestro Peter Rundel, com a participação do Cecília Quartet.

O programa abre com o Quarteto “Dissonâncias” de Mozart e segue com duas obras fundamentais de Claude Debussy — Prélude à l’après-midi d’un faune e Jeux, esta última numa versão especialmente preparada por Rundel.

Descrito como “um programa que atravessa épocas e estéticas, revelando afinidades discretas e contrastes luminosos entre dois compositores que mudaram a forma como ouvimos música”, o concerto reúne jovens músicos selecionados por audição para integrar o Ensemble, numa formação de câmara onde cada instrumentista assume um papel solístico.

O Cecília Quartet, uma das formações de câmara mais promissoras da nova geração, junta-se à orquestra neste momento dedicado à música clássica e contemporânea. Entrada gratuita.

Facebook

 

📍Miranda do Corvo

14 de dezembro, 17h00

Local: Casa das Artes

Coimbra Gospel Choir

O Coimbra Gospel Choir, integrado na Amazing Arts – Companhia de Artes de Coimbra, apresenta um concerto dedicado à música gospel e espiritual, num repertório que cruza tradições afro-americanas com composições contemporâneas de várias geografias.

Ativo desde 2012, o grupo soma cerca de 400 concertos realizados em todo o país e distingue-se pela versatilidade artística, colaborando frequentemente com músicos, bandas filarmónicas, orquestras e projetos multidisciplinares. A sua matriz assenta na celebração da cultura gospel e na intenção de tocar o público através da força expressiva da voz e da energia coletiva.

 Facebook  | Instagram