Também poderá gostar de…
Também poderá gostar…
Também poderá gostar…
- Categories: Desenvolvimento regional
A eurorregião EUROACE celebra, hoje, em Dornelas do Zêzere, o Dia da Europa em conjunto! Trata-se de um evento organizado pela CCDR Centro em estreita articulação com as regiões parceiras da EUROACE, Alentejo e Extremadura, com a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra e com o Agrupamento de Escolas Escalada. Este ano o mote da Celebração do Dia da Europa em conjunto nesta eurorregião transfronteiriça são as Aldeias Bauhaus da EUROACE. Importa lembrar que a Rede de Aldeias Bauhaus congrega seis Aldeias do território EUROACE, Dornelas do Zêzere e Sortelha na região Centro, Marco e São Pedro do Corval do Alentejo e Llerena e Moraleja da Extremadura e pretende encontrar respostas conjuntas inovadoras para os diversos desafios e oportunidades com que estas Aldeias se deparam. Em linha com a Nova Bauhaus Europeia, cujo um dos princípios fundamentais é o envolvimento de todas as partes no processo de co-criação de soluções, a Celebração do Dia da Europa, constituiu o pretexto para o envolvimento ativo da comunidade escolar na identificação das características da sua Aldeia do Futuro. Assim, foi pedido a cada uma das Escolas abrangidas que desafiasse os seus alunos a sonharem a sua Aldeia do Futuro. O resultado desse trabalho será apresentado pelas crianças, para os seus pares e para a comunidade que se vai juntar neste dia em Dornelas do Zêzere. Nesta atividade estão envolvidas cerca de 210 crianças do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 5 e os 11 anos, das seis Aldeias, das três regiões, provenientes de seis escolas: Escola Básica de Dornelas do Zêzere do Agrupamento de Escolas Escalada da Pampilhosa da Serra, o Agrupamento de Escolas do Sabugal, o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, Agrupamento de Escolas de Arronches, o Colégio Suárez Somonte de Llerena e o Colégio Virgen de la Vega de Moraleja. Importa, igualmente, mencionar o envolvimento e o compromisso das entidades responsáveis pelo setor da educação em cada uma das regiões, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro e da Região do Alentejo e a homologa da Extremadura. Neste Dia da Europa, este será um espaço de celebração, encontro e partilha de experiências e sonhos entre as crianças desta eurorregião, contribuindo, não só para a construção do território EUROACE, mas também de uma Europa mais próxima e cúmplice dos valores e princípios que nos juntam, de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional.
- Categories: Desenvolvimento regional
O projeto “Portable Football Arena” da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal foi o grande vencedor do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2024, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro). Este projeto destacou-se pela sua criatividade, inovação e viabilidade, refletindo o espírito empreendedor e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos. Esta vitória não só coloca em evidência a excelência educativa da escola, mas também a capacidade dos jovens da região de desenvolverem ideias de negócio promissoras e impactantes. O segundo lugar foi conquistado pelo projeto “Smart Feed Pets” da Escola Secundária de Tondela e o terceiro lugar foi para a Escola Profissional de Aveiro - Polo Sever do Vouga com o projeto “Pedal Turístico”. A final do concurso, que se realizou hoje na Universidade de Aveiro, reuniu os alunos finalistas, os seus colegas de turma e os professores provenientes de várias escolas da região. O evento foi ainda marcado por um conjunto de atividades que proporcionaram aos estudantes uma oportunidade única de conhecer a oferta formativa da Universidade de Aveiro, promovendo um ambiente de interação e aprendizagem. Resumo das três Ideias vencedoras 1ºLugar: Ideia de Negócio: Portable Football Arena Região de Leiria Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal O projeto incorpora uma solução de seis balizas que permitem o treino dos jogadores em qualquer lugar. Pretende-se melhorar as capacidades de passe/remate, tempo de reação e precisão dos jogadores, num ambiente dinâmico onde é possível a monitorização da evolução do desempenho de cada atleta. 2º Lugar: Ideia de Negócio: Smart Feed Pets Viseu Dão Lafões Escola Secundária de Tondela O projeto prevê a criação de um alimentador inteligente de comida sólida para cães e gatos, com tecnologia IOT, integrando entre outras funcionalidades, o controlo por reconhecimento facial, controlo por voz, controlo remoto, controlo manual e leitura do microchip e temporizador. 3º Lugar: Ideia de Negócio: Pedal Turístico Região de Aveiro Escola Profissional de Aveiro | Polo Sever do Vouga Este projeto inovador apresenta uma bicicleta estática que promove a saúde e o bem-estar através do exercício físico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Cada pedalada converte energia cinética em eletricidade. A energia acumulada transforma-se em iluminação para o espaço circundante, representando o esforço físico dos participantes, alimentando um tablet que exibe informações turísticas interativas sobre o município e possui, também, uma estação de carregamento para telemóveis embutida.
- Categories: Desenvolvimento regional
Em 2022, a população da região Centro, entre os 30 e os 34 anos, com o ensino superior completo foi de 43,3%, quase o dobro do valor de 2012, o que vem confirmar o claro reforço da qualificação dos jovens nos últimos anos. Já a população dos 25 aos 64 anos do Centro que participou em atividades de educação e formação atingiu um novo máximo de 14,6% em 2022. Destaque nesta edição do barómetro também para a tendência decrescente da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) na região, que traduz alterações no paradigma energético, nomeadamente a opção por formas de energia menos intensivas em carbono e a aposta crescente em fontes de origem renovável. Ainda assim, em 2019, o Centro era responsável por 26,3% do total das emissões de GEE do país, sendo a região portuguesa com maior quota de emissões. De salientar também as exportações regionais de bens que, em 2022, alcançaram os 15,1 mil milhões de euros, crescendo 19,9% face a 2021 e atingindo o valor mais elevado dos últimos 19 anos. Estas exportações representavam 19,3% do total do país. É igualmente de evidenciar a taxa de desemprego regional de 5,1% em 2022, que diminuiu 0,7 pontos percentuais em relação ao ano de 2021 e permaneceu inferior à média nacional (6,0%). Já a taxa de desemprego jovem aumentou para os 21%. Finalmente, é ainda de realçar a diminuição no Centro da taxa de risco de pobreza para os 15,6%, valor abaixo da média nacional de 16,4% e o mais baixo desde 2017. Estas são algumas das conclusões da nova edição do Barómetro do Centro de Portugal, em que foram atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha n.º 1), ao abandono escolar precoce (ficha n.º 10), à população jovem com formação superior (ficha n.º 11), à formação ao longo da vida (ficha n.º 13), à taxa de desemprego (ficha n.º 15), à taxa de desemprego jovem (ficha n.º 16), à distribuição do rendimento (ficha n.º 20) e à emissão de gases com efeito de estufa (ficha n.º 24), que pode ser consultada aqui. O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.
- Categories: Desenvolvimento regional
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture, já selecionou os 11 finalistas do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro. Este prémio visa reconhecer e destacar iniciativas inspiradoras, que promovam um envelhecimento ativo, saudável e integrado. Os finalistas foram selecionados por um júri independente, com base em critérios rigorosos que incluem qualidade e inovação, impacto social, sustentabilidade e replicação em outros territórios. Estes finalistas destacaram-se entre as 117 candidaturas admitidas a concurso e são demonstrativas de um compromisso com o bem-estar da população na região Centro. Os promotores destas iniciativas finalistas irão apresentar as suas Boas Práticas no 10º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, que decorrerá no dia 12 de dezembro, em Coimbra. No final do evento, serão revelados os vencedores em cada uma das categorias existentes: Conhecimento+, Saúde+ e Vida+. Na categoria “Vida+”, serão atribuídos dois prémios, um referente a iniciativas cujo foco principal é a participação e outro a iniciativas cujo teor incida na aprendizagem ao longo da vida, contribuindo também dessa forma para combater o estigma do idadismo. Esta iniciativa reforça o compromisso da CCDRC em reconhecer e divulgar boas práticas inovadoras e que melhoram a qualidade de vida na região Centro. As 11 boas práticas finalistas nas três categorias são: Categoria Conhecimento+ • Cons©elho Repórteres 55+: seniores contribuem para a formação de comunidades inclusivas (Universidade de Coimbra) • Safe Life (AEVA - Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro) • Train4Brain (Universidade da Beira Interior) Categoria Saúde+ • Estratégia para Prevenção do Declínio Funcional em Idosos Hospitalizados (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) • NeuroCEDE - Centro Especializado em Demências e Envelhecimento (Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres) • Serviço de Apoio Domiciliário - Equipa Multidisciplinar (Associação de Socorros Mútuos - Mutualista Covilhanense) Categoria Vida+ • Apoio a Artesãos Mais Velhos (Câmara Municipal de Ílhavo, Associação Fermenta e Cooperativa Aproximar) • Arte e Envelhecimento Ativo (Encerrado para Obras - Associação Cultural e Artística) • Centro Educativo para Seniores de Pombal (Câmara Municipal de Pombal) • Programa de Teleassistência e Monitorização "eGuard" (Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana da Guarda) • Velhos São os Trapos (Associação Atlas People Like Us)
- Categories: Desenvolvimento regional
Concurso Regional Centro Circular premeia alunos e professores envolvidos na valorização da economia circular A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) promoveu hoje, dia 11 de abril, em Coimbra, a Grande Final da terceira edição do Concurso Regional Centro Circular, disputada pelos alunos apurados na primeira fase do concurso - Top 10 em cada um dos ciclos a concurso - oriundos de várias Escolas da região Centro. Os vencedores são: no 2.º ciclo, Gabriela Domingues, da Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz (1º lugar), Bruno Amorim (2º lugar) e Gabriel Matos (3º lugar), ambos da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte; no 3.º ciclo, Martim Ramos (1º lugar), Dinis Abrantes (2º lugar) e Francisco Roque (3º lugar), todos da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda. Foram estabelecidos prémios para Alunos, Professores e Escola. A Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, foi a grande vencedora por ter registado o maior número de participações. Na categoria “Professores” destacaram-se duas professoras da Escola Básica João de Barros da Figueira da Foz, Rosa Queiroz Folha e Susana Correia e, ainda, o professor Rui Bulha da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, pelos contributos dados na criação de novas perguntas de quiz, quer na preparação de jogos para os seus alunos. Lista de Vencedores Escola Vencedora: - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Professores Vencedores: - Prof. Rosa Queiroz Folha - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz - Prof. Rui Bulha - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte - Prof. Susana Correia - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz Escolas com Alunos Vencedores – 2.º Ciclo do Ensino Básico: - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz (1º lugar) - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte (2º e 3º lugares) Escolas com Alunos Vencedores – 3.º Ciclo do Ensino Básico: - Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda (1º, 2º e 3º lugares) Prémios para os alunos: - 1.º prémio - Uma bicicleta com capacete - 2.º prémio - Uma trotinete elétrica - 3.º prémio - Um vale de 100 euros em livros Escolas com Professores Vencedores: - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Prémios para os professores: - Um fim-de-semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal Escola Vencedora: - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Prémio para a Escola: Prémio com um valor aproximado de 300 euros - à escolha entre algumas combinações das seguintes opções: suporte para bicicletas; vale de livros; contentores de reciclagem; uma combinação dos prémios anteriores; mesa de matraquilhos; mesa de ping-pong. Destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos das Escolas da região Centro, este concurso foi criado pela CCDR Centro em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos [...]
- Categories: Desenvolvimento regional, Informação
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro) inicia hoje, dia 25 de setembro, o Roteiro da Economia Circular na Região Centro, para promover boas práticas de economia circular desenvolvidas na região. Esta iniciativa, inserida no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro, pretende estimular a adoção de comportamentos mais sustentáveis por parte das entidades regionais, demonstrando o potencial económico e social deste novo paradigma, com novos modelos de negócio, novos serviços e novas formas de produção. Este Roteiro abrange um conjunto de oito visitas a entidades que subscreveram, em novembro de 2023, a segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha em torno das suas principais estratégias, desafios e potencialidades. Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, explica que «facilitar o processo regional de transição para uma economia circular tem sido uma prioridade para a CCDR Centro. A segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro foi subscrita por 100 entidades regionais, que assumiram o compromisso de implementar um total de 237 ações de economia circular até junho de 2025. Este número é revelador da importância que esta temática tem para a região Centro e é também um testemunho do nível de comprometimento dos agentes regionais nesta transição para uma economia circular». Programa do Roteiro da Economia Circular na Região Centro Região de Coimbra | 25 de setembro - 14.30h Águas do Centro Litoral, SA e Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro Beiras e Serra da Estrela | 3 de outubro - 14.30h RESIESTRELA - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S. A. Oeste | 11 de outubro - 14.30h Barafunda - Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social Região de Leiria | 18 de outubro- 14.30h Sirplaste - Sociedade Industrial de Recuperados de Plásticos S.A. Viseu Dão Lafões | 23 de outubro - 10.30h Instituto Politécnico de Viseu Região de Aveiro | 6 de novembro - 14.30h Mistolin S.A.; MPlastic, Lda. e EcoXperience, Lda. Médio Tejo | 13 de novembro - 14.30h CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro Beira Baixa | 20 de novembro - 14.30h Roclayer–Packaging Compounds S.A. Dados sobre a Região de Coimbra A Região de Coimbra foi a sub-região que registou um maior número de subscritores da segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro: 31 entidades, das quais fazem parte 11 municípios, 6 entidades do sistema científico e tecnológico (incluindo 2 instituições de ensino superior), 5 empresas, 5 associações, 3 hospitais e a comunidade intermunicipal da Região de Coimbra. Entidades da Região de Coimbra subscritoras do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego Águas do Centro Litoral, S.A. ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários Associação BLC3 - Campus de Tecnologia e [...]
- Categories: Desenvolvimento regional
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), em conjunto com a CCDR Alentejo, a Junta da Extremadura e os Municípios da Rede de Aldeias para o Futuro, promove o Seminário “Rede de Aldeias para o Futuro - Aldeias Bauhaus EUROACE”. Este evento realiza-se no próximo dia 21 de abril, no Auditório da CCDR Centro. O projeto Rede de Aldeias para o Futuro, liderado pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, abrange seis Aldeias da eurorregião EUROACE- Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura espanhola. Este projeto, que envolve as Aldeias de Dornelas do Zêzere na Pampilhosa da Serra e Sortelha no Sabugal, da região Centro de Portugal; São Pedro do Corval em Reguengos de Monsaraz e Marco em Arronches, do Alentejo; e, Moraleja e Llerena da Extremadura -, foi um dos 20 vencedores do primeiro convite à apresentação de propostas do Novo Bauhaus Europeu da DG REGIO. Trata-se de um projeto de assistência técnica que visa apoiar a conceção de intervenções locais tendo como enquadramento os pilares da Nova Bauhaus Europeia. Tendo como pano de fundo a apresentação do Quadro Conceptual para esta Rede de Aldeias, será feita uma discussão em torno dos desafios e oportunidades para as Aldeias, tendo como enquadramento estratégico os princípios da NEB - Nova Bauhaus Europeia. Para participar presencialmente: Agradecemos a inscrição aqui. Para assistir online: Agradecemos a inscrição aqui. Programa
- Categories: Desenvolvimento regional
A eurorregião EUROACE celebra, hoje, em Dornelas do Zêzere, o Dia da Europa em conjunto! Trata-se de um evento organizado pela CCDR Centro em estreita articulação com as regiões parceiras da EUROACE, Alentejo e Extremadura, com a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra e com o Agrupamento de Escolas Escalada. Este ano o mote da Celebração do Dia da Europa em conjunto nesta eurorregião transfronteiriça são as Aldeias Bauhaus da EUROACE. Importa lembrar que a Rede de Aldeias Bauhaus congrega seis Aldeias do território EUROACE, Dornelas do Zêzere e Sortelha na região Centro, Marco e São Pedro do Corval do Alentejo e Llerena e Moraleja da Extremadura e pretende encontrar respostas conjuntas inovadoras para os diversos desafios e oportunidades com que estas Aldeias se deparam. Em linha com a Nova Bauhaus Europeia, cujo um dos princípios fundamentais é o envolvimento de todas as partes no processo de co-criação de soluções, a Celebração do Dia da Europa, constituiu o pretexto para o envolvimento ativo da comunidade escolar na identificação das características da sua Aldeia do Futuro. Assim, foi pedido a cada uma das Escolas abrangidas que desafiasse os seus alunos a sonharem a sua Aldeia do Futuro. O resultado desse trabalho será apresentado pelas crianças, para os seus pares e para a comunidade que se vai juntar neste dia em Dornelas do Zêzere. Nesta atividade estão envolvidas cerca de 210 crianças do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 5 e os 11 anos, das seis Aldeias, das três regiões, provenientes de seis escolas: Escola Básica de Dornelas do Zêzere do Agrupamento de Escolas Escalada da Pampilhosa da Serra, o Agrupamento de Escolas do Sabugal, o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, Agrupamento de Escolas de Arronches, o Colégio Suárez Somonte de Llerena e o Colégio Virgen de la Vega de Moraleja. Importa, igualmente, mencionar o envolvimento e o compromisso das entidades responsáveis pelo setor da educação em cada uma das regiões, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro e da Região do Alentejo e a homologa da Extremadura. Neste Dia da Europa, este será um espaço de celebração, encontro e partilha de experiências e sonhos entre as crianças desta eurorregião, contribuindo, não só para a construção do território EUROACE, mas também de uma Europa mais próxima e cúmplice dos valores e princípios que nos juntam, de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional.
- Categories: Desenvolvimento regional
O projeto “Portable Football Arena” da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal foi o grande vencedor do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2024, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro). Este projeto destacou-se pela sua criatividade, inovação e viabilidade, refletindo o espírito empreendedor e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos. Esta vitória não só coloca em evidência a excelência educativa da escola, mas também a capacidade dos jovens da região de desenvolverem ideias de negócio promissoras e impactantes. O segundo lugar foi conquistado pelo projeto “Smart Feed Pets” da Escola Secundária de Tondela e o terceiro lugar foi para a Escola Profissional de Aveiro - Polo Sever do Vouga com o projeto “Pedal Turístico”. A final do concurso, que se realizou hoje na Universidade de Aveiro, reuniu os alunos finalistas, os seus colegas de turma e os professores provenientes de várias escolas da região. O evento foi ainda marcado por um conjunto de atividades que proporcionaram aos estudantes uma oportunidade única de conhecer a oferta formativa da Universidade de Aveiro, promovendo um ambiente de interação e aprendizagem. Resumo das três Ideias vencedoras 1ºLugar: Ideia de Negócio: Portable Football Arena Região de Leiria Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal O projeto incorpora uma solução de seis balizas que permitem o treino dos jogadores em qualquer lugar. Pretende-se melhorar as capacidades de passe/remate, tempo de reação e precisão dos jogadores, num ambiente dinâmico onde é possível a monitorização da evolução do desempenho de cada atleta. 2º Lugar: Ideia de Negócio: Smart Feed Pets Viseu Dão Lafões Escola Secundária de Tondela O projeto prevê a criação de um alimentador inteligente de comida sólida para cães e gatos, com tecnologia IOT, integrando entre outras funcionalidades, o controlo por reconhecimento facial, controlo por voz, controlo remoto, controlo manual e leitura do microchip e temporizador. 3º Lugar: Ideia de Negócio: Pedal Turístico Região de Aveiro Escola Profissional de Aveiro | Polo Sever do Vouga Este projeto inovador apresenta uma bicicleta estática que promove a saúde e o bem-estar através do exercício físico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Cada pedalada converte energia cinética em eletricidade. A energia acumulada transforma-se em iluminação para o espaço circundante, representando o esforço físico dos participantes, alimentando um tablet que exibe informações turísticas interativas sobre o município e possui, também, uma estação de carregamento para telemóveis embutida.
- Categories: Desenvolvimento regional
Em 2022, a população da região Centro, entre os 30 e os 34 anos, com o ensino superior completo foi de 43,3%, quase o dobro do valor de 2012, o que vem confirmar o claro reforço da qualificação dos jovens nos últimos anos. Já a população dos 25 aos 64 anos do Centro que participou em atividades de educação e formação atingiu um novo máximo de 14,6% em 2022. Destaque nesta edição do barómetro também para a tendência decrescente da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) na região, que traduz alterações no paradigma energético, nomeadamente a opção por formas de energia menos intensivas em carbono e a aposta crescente em fontes de origem renovável. Ainda assim, em 2019, o Centro era responsável por 26,3% do total das emissões de GEE do país, sendo a região portuguesa com maior quota de emissões. De salientar também as exportações regionais de bens que, em 2022, alcançaram os 15,1 mil milhões de euros, crescendo 19,9% face a 2021 e atingindo o valor mais elevado dos últimos 19 anos. Estas exportações representavam 19,3% do total do país. É igualmente de evidenciar a taxa de desemprego regional de 5,1% em 2022, que diminuiu 0,7 pontos percentuais em relação ao ano de 2021 e permaneceu inferior à média nacional (6,0%). Já a taxa de desemprego jovem aumentou para os 21%. Finalmente, é ainda de realçar a diminuição no Centro da taxa de risco de pobreza para os 15,6%, valor abaixo da média nacional de 16,4% e o mais baixo desde 2017. Estas são algumas das conclusões da nova edição do Barómetro do Centro de Portugal, em que foram atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha n.º 1), ao abandono escolar precoce (ficha n.º 10), à população jovem com formação superior (ficha n.º 11), à formação ao longo da vida (ficha n.º 13), à taxa de desemprego (ficha n.º 15), à taxa de desemprego jovem (ficha n.º 16), à distribuição do rendimento (ficha n.º 20) e à emissão de gases com efeito de estufa (ficha n.º 24), que pode ser consultada aqui. O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.
Deixar comentário ou sugestão