Também poderá gostar de…
Também poderá gostar…
Também poderá gostar…
- Categories: Informação
Está interessado numa sessão de divulgação sobre o Datacentro? A CCDRC está a realizar sessões de divulgação da plataforma informática “DataCentro – Informação para a Região”, tendo como objetivo promover e facilitar a utilização desta ferramenta de disponibilização de dados estatísticos regionais. Esta plataforma integra mais de 1.000 indicadores estatísticos de diferentes fontes de informação que se encontram organizados em seis grandes domínios: Centro, PORTUGAL 2020, Conjuntura, Europa, CCDRC e Barómetro. Estas sessões são uma aposta da CCDRC numa lógica de serviço público de informação direcionado para um público-alvo diversificado: professores, estudantes, investigadores, empresários, técnicos da administração pública, bibliotecários, autarcas, jornalistas, consultores, cidadãos, etc.. São sessões gratuitas e presenciais, podendo ser realizadas nas vossas instalações ou na CCDRC. Incluem uma componente expositiva e uma componente de exploração da plataforma, sendo adaptadas ao público-alvo. Contacte-nos através de: datacentro@ccdrc.pt. Para consultar a plataforma visite: http://datacentro.ccdrc.pt/
- Categories: Informação
Sessão pública de esclarecimento, para toda a população da região, sobre o QREN e o Programa Operacional do Centro para 2007-2013
- Categories: Informação
72% dos residentes na região Centro estão globalmente satisfeitos com a sua vida. Esta é uma das conclusões da 8.ª edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no âmbito da monitorização do Barómetro Centro de Portugal. O inquérito mostra que, em 2022, 10,4% dos residentes estão “muito satisfeitos”, 61,6% “satisfeitos”, 20,0% “não muito satisfeitos” e 8,0% “nada satisfeitos”. Entre os principais motivos de satisfação encontram-se a qualidade de vida/ter um nível de vida estável (22,7%), ter emprego (21,5%), a vida familiar (19,3%), ter saúde (18,1%) e gostar do local onde reside (10,3%). Nos motivos de insatisfação, as dificuldades financeiras/custo de vida elevado (32,8%), as remunerações e reformas baixas (22,5%) e os problemas de saúde (18,1%) são as três principais razões apontadas pelos inquiridos. A insatisfação com o Serviço Nacional de Saúde (4,4%) e a conjuntura internacional (2,0%) aparecem, pela primeira vez, como causas de insatisfação. As políticas governamentais (7,8%), o desemprego (6,9%) e a solidão (5,4%) são outros dos motivos apontados. Pela primeira vez, foi colocada uma questão aos jovens entre os 21 e os 34 anos sobre os fatores que valorizam num território para nele viverem. Os dois fatores preponderantes identificados pelos jovens da região Centro para se fixarem num território são a proximidade à família e amigos (20,8%) e o acesso à saúde e educação (19,9%). Segue-se a segurança (17,1%), o acesso a um emprego digno e devidamente remunerado (12,3%), um custo de vida acessível (11,7%) e a facilidade de deslocação/mobilidade (9,7%). Com menos relevância face aos restantes fatores, surge a oferta cultural e de espaços de lazer (4,6%), um ambiente favorável ao empreendedorismo e inovação (3,1%) e, por último, a conetividade digital (0,9%). Consulte aqui o estudo “Resultados do Inquérito à Satisfação dos Residentes na Região Centro 2022”
- Categories: Informação
O Relatório Nacional – Portugal Habitat III constitui o contributo de Portugal para os trabalhos preparatórios da Conferência Habitat III, que terá lugar em Quito, Equador, entre os dias 17 e 20 de outubro de 2016, e da Nova Agenda Urbana, dando resposta à solicitação lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Conselho de Governação do UN-HABITAT (United Nations Human Settlement Programe) no âmbito da Resolução tomada na sua 24ª sessão (HSP/GC/24/L.15). Elaborado por uma equipa integrada e pluridisciplinar, que contou com a participação de mais de 70 colaboradores de cerca de 30 organismos da Administração Central do Estado, dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira e, ainda, a nível intermunicipal e local, com a participação das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, a coordenação dos trabalhos foi assegurada por uma equipa da Direção-Geral do Território. Este Relatório Nacional desenvolve o diagnóstico e leitura crítica dos desenvolvimentos ocorridos nos últimos 20 anos, em face dos objetivos traçados e plano de ação conjunto estabelecido em 1996, data da última conferência neste âmbito realizada em Istambul, e identifica ainda as lições e os grandes desafios que se impõem para o futuro, de acordo com os 6 domínios temáticos apontados pela ONU. Saiba mais em:http://habitatiii.dgterritorio.pt/?q=content/relat%C3%B3rio-nacional
- Categories: Informação
Estão disponíveis as apresentações feitas no Workshop Regional " Mobilidade e Turismo: Novas Perspectivas para a Reutilização dos Corredores e do Património Ferroviário Desactivado da Região Centro. O caso das Ecopistas ".
- Categories: Informação
Está interessado numa sessão de divulgação sobre o Datacentro? A CCDRC está a realizar sessões de divulgação da plataforma informática “DataCentro – Informação para a Região”, tendo como objetivo promover e facilitar a utilização desta ferramenta de disponibilização de dados estatísticos regionais. Esta plataforma integra mais de 1.000 indicadores estatísticos de diferentes fontes de informação que se encontram organizados em seis grandes domínios: Centro, PORTUGAL 2020, Conjuntura, Europa, CCDRC e Barómetro. Estas sessões são uma aposta da CCDRC numa lógica de serviço público de informação direcionado para um público-alvo diversificado: professores, estudantes, investigadores, empresários, técnicos da administração pública, bibliotecários, autarcas, jornalistas, consultores, cidadãos, etc.. São sessões gratuitas e presenciais, podendo ser realizadas nas vossas instalações ou na CCDRC. Incluem uma componente expositiva e uma componente de exploração da plataforma, sendo adaptadas ao público-alvo. Contacte-nos através de: datacentro@ccdrc.pt. Para consultar a plataforma visite: http://datacentro.ccdrc.pt/
- Categories: Informação
De 1 a 21 de março de 2018, encontram-se abertas as candidaturas aos Incentivos do Estado à Comunicação Social de âmbito regional e local. O regulamento e o formulário de candidatura encontram-se disponíveis em www.ccdrc.pt. Na competência das CCDR encontra-se a atribuição de incentivos nas seguintes tipologias: À modernização tecnológica; Ao desenvolvimento digital; À acessibilidade à comunicação social; Ao desenvolvimento de parcerias estratégicas; À literacia e educação para a comunicação social.
- Categories: Informação
Está interessado numa sessão de divulgação sobre o Datacentro? A CCDRC está a realizar sessões de divulgação da plataforma informática “DataCentro – Informação para a Região”, tendo como objetivo promover e facilitar a utilização desta ferramenta de disponibilização de dados estatísticos regionais. Esta plataforma integra mais de 1.000 indicadores estatísticos de diferentes fontes de informação que se encontram organizados em seis grandes domínios: Centro, PORTUGAL 2020, Conjuntura, Europa, CCDRC e Barómetro. Estas sessões são uma aposta da CCDRC numa lógica de serviço público de informação direcionado para um público-alvo diversificado: professores, estudantes, investigadores, empresários, técnicos da administração pública, bibliotecários, autarcas, jornalistas, consultores, cidadãos, etc.. São sessões gratuitas e presenciais, podendo ser realizadas nas vossas instalações ou na CCDRC. Incluem uma componente expositiva e uma componente de exploração da plataforma, sendo adaptadas ao público-alvo. Contacte-nos através de: datacentro@ccdrc.pt. Para consultar a plataforma visite: http://datacentro.ccdrc.pt/
- Categories: Informação
Sessão pública de esclarecimento, para toda a população da região, sobre o QREN e o Programa Operacional do Centro para 2007-2013
- Categories: Informação
72% dos residentes na região Centro estão globalmente satisfeitos com a sua vida. Esta é uma das conclusões da 8.ª edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no âmbito da monitorização do Barómetro Centro de Portugal. O inquérito mostra que, em 2022, 10,4% dos residentes estão “muito satisfeitos”, 61,6% “satisfeitos”, 20,0% “não muito satisfeitos” e 8,0% “nada satisfeitos”. Entre os principais motivos de satisfação encontram-se a qualidade de vida/ter um nível de vida estável (22,7%), ter emprego (21,5%), a vida familiar (19,3%), ter saúde (18,1%) e gostar do local onde reside (10,3%). Nos motivos de insatisfação, as dificuldades financeiras/custo de vida elevado (32,8%), as remunerações e reformas baixas (22,5%) e os problemas de saúde (18,1%) são as três principais razões apontadas pelos inquiridos. A insatisfação com o Serviço Nacional de Saúde (4,4%) e a conjuntura internacional (2,0%) aparecem, pela primeira vez, como causas de insatisfação. As políticas governamentais (7,8%), o desemprego (6,9%) e a solidão (5,4%) são outros dos motivos apontados. Pela primeira vez, foi colocada uma questão aos jovens entre os 21 e os 34 anos sobre os fatores que valorizam num território para nele viverem. Os dois fatores preponderantes identificados pelos jovens da região Centro para se fixarem num território são a proximidade à família e amigos (20,8%) e o acesso à saúde e educação (19,9%). Segue-se a segurança (17,1%), o acesso a um emprego digno e devidamente remunerado (12,3%), um custo de vida acessível (11,7%) e a facilidade de deslocação/mobilidade (9,7%). Com menos relevância face aos restantes fatores, surge a oferta cultural e de espaços de lazer (4,6%), um ambiente favorável ao empreendedorismo e inovação (3,1%) e, por último, a conetividade digital (0,9%). Consulte aqui o estudo “Resultados do Inquérito à Satisfação dos Residentes na Região Centro 2022”
Deixar comentário ou sugestão