Também poderá gostar de…
Também poderá gostar…
Também poderá gostar…
- Categories: Desenvolvimento regional
Depois de um ano de interregno, está aberta a 16.ª edição do concurso REGIOSTARS Awards ao qual se podem candidatar os melhores projetos financiados por fundos europeus, que demonstrem excelência e abordagens inovadoras no desenvolvimento regional. Ao apresentarem soluções para desafios comuns e aproveitarem as melhores oportunidades, os REGIOSTARS têm inspirado as regiões na aplicação de uma política regional da UE com maior impacto nos territórios. Tendo região Centro já recebido este reconhecimento com diversos projetos implementados em distintas áreas do desenvolvimento. O prazo para a apresentação de candidaturas é 31 de maio de 2023. O tema para 2023, é o Ano Europeu das Competências e os REGIOSTARS vão premiar os melhores projetos de coesão, que ajudam a melhorar e requalificar a mão de obra da Europa para enfrentar os desafios atuais. As restantes categorias a concurso são: • Uma Europa Competitiva e Inteligente • Uma Europa Verde • Uma Europa Conectada • Uma Europa Social e Inclusiva • Uma Europa Mais Próxima dos Cidadãos À semelhança de anos anteriores, o público terá a oportunidade de votar no seu finalista favorito para o «Prémio Escolha Pública». No Guia do Candidato encontra todas as informações necessárias para que o seu projeto seja vencedor. Para além da descrição pormenorizada das categorias de prémios, dos critérios de elegibilidade e de adjudicação, o Guia contém informações práticas sobre o processo de candidatura. Um júri independente de peritos de alto nível selecionará os vencedores e os Prémios serão anunciados durante a cerimónia REGIOSTARS em Ostrava, República Checa, a 16 de novembro de 2023. O seu projeto pode ser o próximo REGIOSTAR! Participe e descubra! Saiba mais aqui! Fonte: CE-Regiostars
- Categories: Desenvolvimento regional
Região Centro regista o maior número de doutorados dos últimos dez anos No ano letivo 2022/2023 foram concluídos 548 doutoramentos nas três universidades da Região Centro (Universidade da Beira Interior, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra), alcançando o maior número dos últimos dez anos. Este indicador aumentou 11,4% face ao ano anterior, representando 22,9% do total de doutoramentos concluídos no país. No Centro existiam 2,5 doutorados por 1.000 habitantes com idade entre 25 e 34 anos, sendo a segunda região portuguesa com mais doutorados, a seguir à Área Metropolitana de Lisboa. No segundo trimestre de 2024, a taxa de desemprego da Região Centro fixou-se nos 5,3%, diminuindo 1,3 pontos percentuais face ao trimestre anterior. O Centro registou a terceira menor taxa de desemprego entre as sete regiões portuguesas, a seguir ao Algarve e à Região Autónoma da Madeira. Estas são algumas das conclusões da última atualização do Barómetro do Centro de Portugal, que pode ser consultado aqui. Nesta edição, além da informação sobre os doutorados (ficha n.º 5) e a taxa de desemprego (ficha n.º 15), foram ainda atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha n.º 1), ao abandono escolar precoce (ficha n.º 10), à população jovem com formação superior (ficha n.º 11), à formação ao longo da vida (ficha n.º 13), à taxa de desemprego jovem (ficha n.º 16) e à satisfação dos residentes (ficha n.º 17). O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.
- Categories: Desenvolvimento regional
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promoveu hoje a sessão de entrega dos prémios da segunda edição do Concurso Regional Centro Circular, que pretende divulgar os conhecimentos sobre economia circular junto da comunidade escolar da região Centro. Trata-se de um jogo online, destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos das Escolas dos 100 municípios que constituem a região Centro e que decorreu entre os dias 6 de fevereiro e 17 de março de 2023. Este jogo, desenvolvido pela CCDRC, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Centro, tem como principal objetivo educar e sensibilizar, de forma lúdica, sobre as várias temáticas que se interligam em torno do conceito de economia circular: eficiência hídrica; eficiência energética; eficiência material; conceção e produção e aquisição e consumo. Houve uma forte adesão da comunidade escolar, com a participação de 2855 alunos (669 do 2º ciclo e 2186 do 3º ciclo) e 128 professores de 97 escolas da Região. Para Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC, «a forte adesão a esta iniciativa comprova o sucesso da utilização da gamificação como estratégia de disseminação e divulgação de conteúdos, recorrendo aos mecanismos dos jogos para, em contexto escolar e de forma divertida, educar para um bem maior: o futuro do nosso planeta e a construção de um mundo mais sustentável e circular». Durante toda a competição foram criados cerca de 11 mil jogos de tabuleiro (que poderiam ir até 5 jogadores cada) e mais de 2500 batalhas (envolvendo apenas 2 jogadores), traduzindo um aumento de mais de 3500 jogos face à edição anterior do Concurso. No final do Concurso foram apurados os vencedores: seis alunos (três do 2º ciclo e três do 3º ciclo), três professores e uma escola que, durante o período de competição, angariaram mais pontos. Escolas com Alunos Vencedores: Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro Prémios para os/as alunos: 1.º prémio - Uma bicicleta com capacete 2.º prémio - Uma trotinete elétrica 3.º prémio - Um vale de 100 euros em livros Escolas com Professores Vencedores: Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Prémios para os professores: Um fim-de-semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal Escola Vencedora: Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz Prémio para a Escola: Prémio com um valor aproximado de 300 euros - à escolha entre algumas combinações das seguintes opções: • suporte para bicicletas; • vale de livros; • contentores de reciclagem; • uma combinação dos prémios anteriores; • mesa de matraquilhos; • mesa de ping-pong.
- Categories: Desenvolvimento regional
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) lançou hoje, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril, um novo portal dedicado ao Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro. Este portal, desenvolvido com o objetivo de promover e apoiar um envelhecimento ativo de saudável, representa um marco significativo no compromisso da CCDR Centro com as questões relacionadas com o bem-estar da população sénior e com a promoção de políticas públicas e ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas. O portal Envelhecimento ao Centro, http://envelhecimentoaocentro.ccdrc.pt/, oferece uma ampla gama de recursos e de informação, nomeadamente sobre o Catálogo de Boas Práticas, o Prémio de Boas Práticas, a iniciativa Empreendedor 50+ e os Territórios da Longevidade. No Catálogo de Boas Práticas é possível aceder a informação de mais de 700 projetos que se candidataram às várias edições do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável. É também possível ter acesso, no Prémio de Boas Práticas, a dados detalhados sobre as seis edições deste Prémio, que tem como objetivo potenciar a divulgação e o reconhecimento dos projetos e práticas que promovem o envelhecimento ativo e saudável existentes na Região Centro. Quanto à iniciativa Empreendedor 50+, é disponibilizada informação sobre cada um dos Empreendedores distinguidos desde 2019. Com esta iniciativa, a CCDRC, I.P. reconhece e divulga publicamente empreendedores com histórias de vida inspiradoras, promove o espírito empresarial e empreendedor entre a população mais velha e sensibiliza para a importância do empreendedorismo em pessoas com 50 ou mais anos e à criação de novos incentivos. No que diz respeito aos Territórios da Longevidade, pode ser consultada a edição de 2023 (1.ª edição), em que foram distinguidos os 25 municípios da Região Centro que oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo. Este é o resultado de um trabalho da CCDRC, I.P., com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para o desenvolvimento e aplicação de uma metodologia, que permitiu distinguir os territórios como os mais amigos da Longevidade, na região Centro. Estes territórios foram apurados através de duas componentes: uma mais estrutural alicerçada em indicadores estatísticos e outra mais conjuntural que tem como fonte as boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.
- Categories: Desenvolvimento regional
A Associação da Extremadura para a UNESCO lança a oitava edição do Prémio Internacional de Fotografia com o nome de Santiago Castelo, em homenagem ao presidente fundador da Associação da Extremadura para a UNESCO. Este prémio, que reforça o seu carácter transfronteiriço entre Espanha e Portugal, procura premiar trabalhos que, dentro da liberdade criativa do seu autor, ofereçam novas visões da riqueza cultural, monumental, natural, ambiental, paisagística e humana dos territórios que compreendem a eurorregião EUROACE, ou seja, as regiões do Alentejo e Centro de Portugal e da Extremadura espanhola. Um território internacional amplo que ocupa um sexto da Península Ibérica e que oferece paisagens tão variadas e díspares que vão desde a costa atlântica às zonas de montado do Alentejo ou Extremadura, com espaços patrimoniais reconhecidos como Évora, Coimbra, Elvas, Mérida, Cáceres ou Guadalupe. As imagens a concurso deverão ser realizadas no território desta eurorregião EUROACE. O Prémio desta oitava edição será de 4.000€ para a obra vencedora e poderá ser atribuída uma Menção Honrosa no valor de 600€. Entre os objetivos que se pretende alcançar com este Prémio estão: Valorizar e promover a criação artística no domínio da fotografia e o trabalho dos seus criadores, cujas obras oferecem novas formas de perceber o território da eurorregião EUROACE, ou seja: a Comunidade Autónoma da Extremadura e as regiões do Alentejo e Centro de Portugal; Promover o legado cultural que abrange toda a eurorregião EUROACE, os seus espaços protegidos, a sua diversidade cultural e as suas paisagens naturais como cenários de criação artística; Promover a colaboração e manutenção de ações transfronteiriças alicerçadas nos domínios da Cultura e do Património; Promover uma Coleção de Fotografia Contemporânea que relacione a criação artística com a valorização do património e a sustentabilidade do território EUROACE. O Prémio é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais de qualquer nacionalidade que submetam a concurso, no máximo, dois trabalhos, dos quais deverão ser os autores materiais. Os trabalhos deverão ser submetidos em plataforma online, previamente à apresentação dos trabalhos produzidos fisicamente, através do formulário de inscrição disponibilizado no site de gestão do concurso : www.mundoarti.com O prazo para submissão das fotografias começa a 12 de março de 2024 e termina a 17 de abril de 2024. A participação na convocatória é totalmente gratuita. O Júri, que terá caráter internacional com representantes de cada uma das Regiões envolvidas, fará uma pré-seleção dos trabalhos submetidos na plataforma, selecionando como finalistas um máximo de 30 trabalhos. Os trabalhos selecionados deverão ser entregues, depois de finalizados pelos respetivos autores, e serão integrados numa exposição itinerante que a Associação para a UNESCO da Extremadura, em colaboração com as regiões do Alentejo e Centro de Portugal, realizará na Eurorregião e que terá início na Extremadura no último trimestre de 2024. Como principal novidade deste ano, e de forma a facilitar o trabalho dos fotógrafos selecionados para a exposição, foram identificados três pontos de entrega das obras, Cáceres, em Espanha, e Coimbra e Évora, em Portugal. Tal como nos anos anteriores e, desde 2019, esta edição conta com o [...]
- Categories: Desenvolvimento regional
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove amanhã, dia 11 de abril, a Grande Final da terceira edição do Concurso Regional Centro Circular. A cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores realiza-se às 14.30h, nas instalações do TUMO Coimbra. Este concurso consiste num jogo online, https://www.centrocircular.pt/, criado pela CCDR Centro em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-DSR Centro, que tem como objetivo promover os conhecimentos sobre economia circular junto da comunidade escolar da região Centro. Os principais destinatários são os alunos do 2º e 3º Ciclos das Escolas dos 100 municípios da região. A edição deste ano desenvolveu-se em duas fases, comportando assim algumas alterações face às edições anteriores no que respeita ao apuramento dos resultados dos alunos. A primeira fase, aberta a todas as escolas da região pelo período de 30 dias, decorreu de 15 de fevereiro a 15 de março de 2024 e permitiu determinar o TOP 10 em cada um dos ciclos a concurso, cujos alunos passaram à fase seguinte - Grande Final – em que serão apurados os vencedores desta terceira edição. Programa 14h30: Boas vindas 15h00: Entrega do prémio à Escola Vencedora 15h10: Entrega dos prémios aos Professores Vencedores 15h20: Entrega de prémios aos Alunos Vencedores - 2.º e 3.º ciclo 15h45: Encerramento da Sessão Isabel Damasceno, Presidente CCDRC, I.P. Local: TUMO Coimbra: Largo do Mercado Municipal D. Pedro V- Coimbra
- Categories: Desenvolvimento regional, Informação
“TRain4Brain”, promovido pela Universidade da Beira Interior, “NeuroCEDE - Centro Especializado em Demências e Envelhecimento”, da Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres, “Apoio a Artesãos Mais Velhos”, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, pela Associação Fermenta e pela Cooperativa Aproximar e “Programa de Teleassistência e Monitorização eGuard”, apresentado pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana da Guarda, são as quatro Boas Práticas vencedoras da sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro. Este prémio, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture, visa reconhecer e destacar iniciativas inspiradoras, que promovam um envelhecimento ativo, saudável e integrado. Os 11 finalistas desta edição, que contou com 117 candidaturas a concurso, apresentaram os seus projetos, hoje, em Coimbra, no 10º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, tendo sido revelados os quatro vencedores. De forma a promover práticas e iniciativas inovadoras e a induzir novos projetos e novas parcerias, as Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro recebidas, no âmbito das várias edições deste concurso, encontram-se compiladas num catálogo online, em http://envelhecimentoaocentro.ccdrc.pt/ Informação sobre os vencedores: Vencedor da categoria Conhecimento+, o projeto “TRain4Brain”, promovido pela Universidade da Beira Interior (UBI), tem como objetivo “analisar o impacto do treino multicomponente em parâmetros cognitivos, físicos e bioquímicos, supervisionados e individualizados”, para pessoas com diagnóstico de demência ligeira a residir em lares do concelho da Covilhã. O treino e a avaliação da componente física são implementados e supervisionados pelo Departamento de Ciências do Desporto da UBI, a avaliação da função cognitiva é feita por investigadores do Departamento de Psicologia e Educação da UBI, enquanto os parâmetros bioquímicos relacionados com a perda de funções cognitivas são avaliados por investigadores da Faculdade de Ciências da Saúde da mesma universidade. O “NeuroCEDE - Centro Especializado em Demências e Envelhecimento”, da Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres, foi o vencedor na Categoria Saúde+. Este projeto de apoio e intervenção psicossocial nas demências, opera em cinco eixos fundamentais: sensibilização da população; diagnóstico precoce; prevenção/intervenção na demência; apoio psicossocial e a capacitação de cuidadores e da própria comunidade para esta problemática. Tem vindo a desenvolver soluções direcionadas essencialmente para beneficiários que estejam a residir no seu domicílio ou que frequentem respostas de apoio social que não incluam alojamento. Este projeto tem sido o principal agente concelhio e supraconcelhio de sinalização e despiste de doenças neuro degenerativas, tendo contribuído para o diagnóstico precoce das mesmas, ao mesmo tempo que oferece de imediato uma solução de intervenção direta e especializada para estes doentes e suas famílias. Na categoria Vida+, foram vencedoras as boas práticas “Apoio a Artesãos Mais Velhos”, promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo, Associação Fermenta e Cooperativa Aproximar, na subcategoria Vida+ Aprendizagem, e o “Programa de Teleassistência e Monitorização "eGuard"”, apresentado Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana da Guarda, na subcategoria Vida+ Participação. A iniciativa “Apoio [...]
- Categories: Desenvolvimento regional
Depois de um ano de interregno, está aberta a 16.ª edição do concurso REGIOSTARS Awards ao qual se podem candidatar os melhores projetos financiados por fundos europeus, que demonstrem excelência e abordagens inovadoras no desenvolvimento regional. Ao apresentarem soluções para desafios comuns e aproveitarem as melhores oportunidades, os REGIOSTARS têm inspirado as regiões na aplicação de uma política regional da UE com maior impacto nos territórios. Tendo região Centro já recebido este reconhecimento com diversos projetos implementados em distintas áreas do desenvolvimento. O prazo para a apresentação de candidaturas é 31 de maio de 2023. O tema para 2023, é o Ano Europeu das Competências e os REGIOSTARS vão premiar os melhores projetos de coesão, que ajudam a melhorar e requalificar a mão de obra da Europa para enfrentar os desafios atuais. As restantes categorias a concurso são: • Uma Europa Competitiva e Inteligente • Uma Europa Verde • Uma Europa Conectada • Uma Europa Social e Inclusiva • Uma Europa Mais Próxima dos Cidadãos À semelhança de anos anteriores, o público terá a oportunidade de votar no seu finalista favorito para o «Prémio Escolha Pública». No Guia do Candidato encontra todas as informações necessárias para que o seu projeto seja vencedor. Para além da descrição pormenorizada das categorias de prémios, dos critérios de elegibilidade e de adjudicação, o Guia contém informações práticas sobre o processo de candidatura. Um júri independente de peritos de alto nível selecionará os vencedores e os Prémios serão anunciados durante a cerimónia REGIOSTARS em Ostrava, República Checa, a 16 de novembro de 2023. O seu projeto pode ser o próximo REGIOSTAR! Participe e descubra! Saiba mais aqui! Fonte: CE-Regiostars
- Categories: Desenvolvimento regional
Região Centro regista o maior número de doutorados dos últimos dez anos No ano letivo 2022/2023 foram concluídos 548 doutoramentos nas três universidades da Região Centro (Universidade da Beira Interior, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra), alcançando o maior número dos últimos dez anos. Este indicador aumentou 11,4% face ao ano anterior, representando 22,9% do total de doutoramentos concluídos no país. No Centro existiam 2,5 doutorados por 1.000 habitantes com idade entre 25 e 34 anos, sendo a segunda região portuguesa com mais doutorados, a seguir à Área Metropolitana de Lisboa. No segundo trimestre de 2024, a taxa de desemprego da Região Centro fixou-se nos 5,3%, diminuindo 1,3 pontos percentuais face ao trimestre anterior. O Centro registou a terceira menor taxa de desemprego entre as sete regiões portuguesas, a seguir ao Algarve e à Região Autónoma da Madeira. Estas são algumas das conclusões da última atualização do Barómetro do Centro de Portugal, que pode ser consultado aqui. Nesta edição, além da informação sobre os doutorados (ficha n.º 5) e a taxa de desemprego (ficha n.º 15), foram ainda atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha n.º 1), ao abandono escolar precoce (ficha n.º 10), à população jovem com formação superior (ficha n.º 11), à formação ao longo da vida (ficha n.º 13), à taxa de desemprego jovem (ficha n.º 16) e à satisfação dos residentes (ficha n.º 17). O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.
- Categories: Desenvolvimento regional
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promoveu hoje a sessão de entrega dos prémios da segunda edição do Concurso Regional Centro Circular, que pretende divulgar os conhecimentos sobre economia circular junto da comunidade escolar da região Centro. Trata-se de um jogo online, destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos das Escolas dos 100 municípios que constituem a região Centro e que decorreu entre os dias 6 de fevereiro e 17 de março de 2023. Este jogo, desenvolvido pela CCDRC, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Centro, tem como principal objetivo educar e sensibilizar, de forma lúdica, sobre as várias temáticas que se interligam em torno do conceito de economia circular: eficiência hídrica; eficiência energética; eficiência material; conceção e produção e aquisição e consumo. Houve uma forte adesão da comunidade escolar, com a participação de 2855 alunos (669 do 2º ciclo e 2186 do 3º ciclo) e 128 professores de 97 escolas da Região. Para Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC, «a forte adesão a esta iniciativa comprova o sucesso da utilização da gamificação como estratégia de disseminação e divulgação de conteúdos, recorrendo aos mecanismos dos jogos para, em contexto escolar e de forma divertida, educar para um bem maior: o futuro do nosso planeta e a construção de um mundo mais sustentável e circular». Durante toda a competição foram criados cerca de 11 mil jogos de tabuleiro (que poderiam ir até 5 jogadores cada) e mais de 2500 batalhas (envolvendo apenas 2 jogadores), traduzindo um aumento de mais de 3500 jogos face à edição anterior do Concurso. No final do Concurso foram apurados os vencedores: seis alunos (três do 2º ciclo e três do 3º ciclo), três professores e uma escola que, durante o período de competição, angariaram mais pontos. Escolas com Alunos Vencedores: Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro Prémios para os/as alunos: 1.º prémio - Uma bicicleta com capacete 2.º prémio - Uma trotinete elétrica 3.º prémio - Um vale de 100 euros em livros Escolas com Professores Vencedores: Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Prémios para os professores: Um fim-de-semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal Escola Vencedora: Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz Prémio para a Escola: Prémio com um valor aproximado de 300 euros - à escolha entre algumas combinações das seguintes opções: • suporte para bicicletas; • vale de livros; • contentores de reciclagem; • uma combinação dos prémios anteriores; • mesa de matraquilhos; • mesa de ping-pong.
Deixar comentário ou sugestão