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No âmbito das comemorações do Dia da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e o Governo da Extremadura, parceiros na Euroregião (EUROACE), realizam o Seminário “Pensar a Especialização Inteligente na EUROACE”, no dia 9 de maio, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, pelas 11h00. O tema escolhido para este evento relaciona-se com a principal aposta da estratégia europeia para 2020: desenvolver uma economia baseada no conhecimento e na inovação. Para isso as regiões foram desafiadas a construir as suas “Estratégias de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente” (RIS3 - Research and Innovation Strategies for Smart Specialization), enquanto agendas de transformação económica integradas de base local, que partem da identificação das capacidades, competências, vantagens competitivas e potencialidades de excelência de uma região nas cadeias de valor europeias e globais, através de um processo participado, para estabelecerem uma visão sustentada de futuro para o seu território.Pretende-se com esta iniciativa promover o intercâmbio de informação e experiências entre as regiões da EUROACE, relacionado com o processo de elaboração das respetivas RIS3, lançando as bases para a identificação de sinergias e oportunidades de articulação e colaboração futura. Neste contexto, será ainda apresentado um caso prático de cooperação na área da inovação, centrado na "Rede de Investigação Transfronteiriça Extremadura, Centro e Alentejo (RITECA)".Consulte o programa aqui (pdf) e faça a confirmação de presença para o e-mail git@ccdrc.pt, até ao dia 8 de maio.
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Posicionamento favorável da Região Centro na área da educação é confirmado pelos resultados dos exames nacionais, divulgados em dezembro. As classificações dos exames nacionais realizados no ano letivo 2014/2015 (que ocorreram nos 4º, 6º, 9º, 11º e 12º anos) revelam que os alunos dos ensinos básico e secundário da Região Centro tiveram melhores resultados do que os observados em termos médios no país. A Região Centro foi aliás a região com o melhor desempenho em termos globais, mantendo-se a tendência dos últimos anosConsiderando o ensino básico (que agrega o 1º, 2º e 3º ciclos e contempla a realização de exames nacionais no final de cada ciclo de ensino às disciplinas de Português e Matemática), é na Região Centro que se atingem os melhores resultados globais com uma média de 3,08, sendo o posicionamento da região também muito positivo quando se desagregam os resultados por níveis de ensino. Nos 6º e 9º anos, as médias dos exames nacionais dos alunos da Região Centro, apesar de inferiores a 3, foram as mais elevadas do país. No 1º ciclo, mais concretamente nos exames do 4º ano, a média dos exames foi de 3,32, valor superior à média nacional de 3,25 e muito próxima do máximo, que foi registado na Madeira. Relativamente ao ensino secundário, considerando os resultados de todos os exames realizados durante este ciclo de ensino, mais uma vez a Região Centro se evidenciou, com uma média de 9,90 valores. O mesmo acontece quando se analisam os resultados dos exames com maior número de provas. No caso dos exames de Matemática com 10,25 (que inclui Matemática A, Matemática B e Matemática aplicada às ciências sociais), de Geografia com 11,02 e de História com 10,18 (que inclui as tipologias História A e História B), a média da Região Centro foi mesmo a mais elevada do país. Apesar de existirem limitações quando se analisam os resultados obtidos ao nível subrregional, como é o caso dos municípios em que apenas existe uma escola ou o de municípios em que o número de exames realizados é muito reduzido, observa-se, ainda assim, alguma diferenciação na região. Em termos gerais, perceciona-se uma mancha significativa de valores negativos, que é mais acentuada em alguns municípios do interior. Nas capitais de distrito registam-se, com exceção de Castelo Branco e Guarda, médias positivas, destacando-se ainda a observação de bons resultados em municípios em torno das capitais de distrito de Aveiro, Leiria e Viseu. Arruda dos Vinhos e Pampilhosa da Serra são os dois concelhos com médias mais altas nos exames do secundário, embora no caso da Pampilhosa da Serra se tenha realizado um número muito reduzido de exames. Do lado oposto, com uma média inferior a oito valores, encontram-se Penamacor, Manteigas e Idanha-a-Nova, que são municípios também com apenas uma escola neste ciclo de ensino pelo que a média do município reflete a realidade dessas escolas em concreto. É ainda da referir que em 40 municípios da região as médias dos exames nacionais foram superiores ao valor médio nacional e em [...]
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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro continua fortemente empenhada na promoção de ações de sensibilização, pretendendo-se divulgar e explanar as principais temáticas que à gestão territorial dizem respeito, na sua vertente de uso, ocupação e transformação do solo, abordando a legislação específica que determina a emissão de pareceres e o inter-relacionamento com as câmaras municipais, entidades externas (da administração central e outras), cidadãos e empresas.
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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) acolhe, no próximo dia 25 de maio, uma sessão de informação sobre as oportunidades de financiamento no Horizonte 2020: Tecnologias da Informação e Comunicação e Tecnologias Futuras e Emergentes.Esta sessão, promovida pelo Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&I (GPPQ), terá a seguinte ordem de trabalhos: • Discussão sobre os concursos 2014 de ICT e FET com partilha de boas práticas e dificuldades na preparação de uma proposta;• Balanço dos resultados dos concursos 2014;• Apresentação dos tópicos do programa de trabalhos 2016-2017 de ICT e FET e outras oportunidades no H2020 para as entidades que trabalham neste setor.Consulte o Programa e faça a sua inscrição em: http://www.gppq.fct.pt/h2020/eventos.php?id=3623
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A apresentação pública e divulgação do projeto Cidades Verdes CENCYL, recentemente aprovado no âmbito da 2ª convocatória do Programa INTERREG/POCTEP do atual período de programação 2014-2020, decorreu em Viseu e em Salamanca, no âmbito da Green Week 2019. Aquelas apresentações estiveram a cargo dos respetivos municípios (CM Viseu e Ayuntamento de Salamanca), ao promoverem e animarem jornadas de dinamização ambiental e sócio-cultural, subordinado ao tema respetivamente “Sustentabilidade das Cidades, Proximidade da legislação ambiental com os cidadãos e Economia Circular” e ‘La estrategia de la Infraestructura Verde como dinamizador del patrimonio, la cultura y el turismo’, com significativa participação pública local. O projeto Cidades Verdes CENCYL tem como objetivo geral, desenhar um Plano de Ação de dotação de infraestruturas verde nas Cidades Cencyl, como estratégia de adaptação às alterações climáticas. Dotado de pouco mais de meio milhão de € de investimento total e 75% de apoio do Feder, o projeto procura sobretudo favorecer ações pequenas, mas emblemáticas em cada cidade, com potencial estratégico e capacidade de sensibilização e disseminação. No caso de Viseu, destaca-se o facto de o Município já ter incrementado uma estratégia de adaptação às alterações climáticas, e, no caso de Salamanca, salienta-se que deverá ser a primeira cidade património da Humanidade com um plano de infraestrutura verde
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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) encontra-se a participar no evento final do projeto Open Science Hub (OSHUB), apoiado pelo programa Horizonte 2020, no município de Figueira de Castelo Rodrigo. Durante os próximos três dias, o consórcio deste projeto, constituído por oito parceiros europeus (Áustria, França, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, República Checa, Suíça), reúne-se para traçar as conclusões e discutir os resultados alcançados, assim como o impacto em cada comunidade de todo o trabalho desenvolvido. O projeto OSHUB pretendeu demonstrar o uso da ciência, da criatividade e da inovação como ferramenta valiosa para as escolas e os stakeholders locais abordarem os desafios existentes nas suas próprias comunidades. Durante o projeto foram constituídas plataformas locais, que trabalharam em projetos concretos de resposta a necessidades da comunidade, e que funcionaram como estruturas mediadoras ao promover a comunidade escolar como agente ativo e promotor de relações colaborativas entre famílias, universidades, centros de investigação, indústria e governo local. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em: https://oshub.network/
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O Programa INTERREG V-A ESPANHA–PORTUGAL (POCTEP) 2014–2020 organiza 4 Seminários Territoriais, por área de cooperação, para apresentação da primeira convocatória de projetos e da Plataforma COOPERA 2020.As datas e locais de celebração dos seminários são os seguintes:• Seminário Norte de Portugal – Castilla y León (AC2) e Castilla y León – Centro de Portugal (AC3): 27/10/2015 na Guarda, no Teatro Municipal da Guarda (R. Batalha Reis, 6300 Guarda)Inscrição: http://www.poctep.eu/es/node/1895/register• Seminário Galiza – Norte de Portugal (AC1): 28/10/2015 em BragaInscrição: http://www.poctep.eu/es/node/1882/register• Seminário Centro de Portugal – Extremadura - Alentejo (AC4): 03/11/2015 em Cáceres (Espanha)Inscrição: http://www.poctep.eu/es/node/1910/register• Seminário Alentejo – Algarve – Andaluzia (AC5): 04/11/2015 em Sevilha (Espanha)Inscrição: http://www.poctep.eu/es/node/1911/registerO Programa dos seminários centrar-se-á, fundamentalmente, na estratégia do novo Programa, numa breve apresentação das estratégias regionais, nas bases e critérios de avaliação da primeira convocatória e em como apresentar uma candidatura na aplicação Coopera 2020.Durante as sessões, haverá também uma ocasião para debate com comentários e perguntas, assim como um espaço reservado ao networking.Por questões de organização e capacidade limitada das salas a inscrição para participar nos seminários é obrigatória.Para mais informações consulte a página web www.poctep.eu.
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No âmbito das comemorações do Dia da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e o Governo da Extremadura, parceiros na Euroregião (EUROACE), realizam o Seminário “Pensar a Especialização Inteligente na EUROACE”, no dia 9 de maio, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, pelas 11h00. O tema escolhido para este evento relaciona-se com a principal aposta da estratégia europeia para 2020: desenvolver uma economia baseada no conhecimento e na inovação. Para isso as regiões foram desafiadas a construir as suas “Estratégias de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente” (RIS3 - Research and Innovation Strategies for Smart Specialization), enquanto agendas de transformação económica integradas de base local, que partem da identificação das capacidades, competências, vantagens competitivas e potencialidades de excelência de uma região nas cadeias de valor europeias e globais, através de um processo participado, para estabelecerem uma visão sustentada de futuro para o seu território.Pretende-se com esta iniciativa promover o intercâmbio de informação e experiências entre as regiões da EUROACE, relacionado com o processo de elaboração das respetivas RIS3, lançando as bases para a identificação de sinergias e oportunidades de articulação e colaboração futura. Neste contexto, será ainda apresentado um caso prático de cooperação na área da inovação, centrado na "Rede de Investigação Transfronteiriça Extremadura, Centro e Alentejo (RITECA)".Consulte o programa aqui (pdf) e faça a confirmação de presença para o e-mail git@ccdrc.pt, até ao dia 8 de maio.
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Posicionamento favorável da Região Centro na área da educação é confirmado pelos resultados dos exames nacionais, divulgados em dezembro. As classificações dos exames nacionais realizados no ano letivo 2014/2015 (que ocorreram nos 4º, 6º, 9º, 11º e 12º anos) revelam que os alunos dos ensinos básico e secundário da Região Centro tiveram melhores resultados do que os observados em termos médios no país. A Região Centro foi aliás a região com o melhor desempenho em termos globais, mantendo-se a tendência dos últimos anosConsiderando o ensino básico (que agrega o 1º, 2º e 3º ciclos e contempla a realização de exames nacionais no final de cada ciclo de ensino às disciplinas de Português e Matemática), é na Região Centro que se atingem os melhores resultados globais com uma média de 3,08, sendo o posicionamento da região também muito positivo quando se desagregam os resultados por níveis de ensino. Nos 6º e 9º anos, as médias dos exames nacionais dos alunos da Região Centro, apesar de inferiores a 3, foram as mais elevadas do país. No 1º ciclo, mais concretamente nos exames do 4º ano, a média dos exames foi de 3,32, valor superior à média nacional de 3,25 e muito próxima do máximo, que foi registado na Madeira. Relativamente ao ensino secundário, considerando os resultados de todos os exames realizados durante este ciclo de ensino, mais uma vez a Região Centro se evidenciou, com uma média de 9,90 valores. O mesmo acontece quando se analisam os resultados dos exames com maior número de provas. No caso dos exames de Matemática com 10,25 (que inclui Matemática A, Matemática B e Matemática aplicada às ciências sociais), de Geografia com 11,02 e de História com 10,18 (que inclui as tipologias História A e História B), a média da Região Centro foi mesmo a mais elevada do país. Apesar de existirem limitações quando se analisam os resultados obtidos ao nível subrregional, como é o caso dos municípios em que apenas existe uma escola ou o de municípios em que o número de exames realizados é muito reduzido, observa-se, ainda assim, alguma diferenciação na região. Em termos gerais, perceciona-se uma mancha significativa de valores negativos, que é mais acentuada em alguns municípios do interior. Nas capitais de distrito registam-se, com exceção de Castelo Branco e Guarda, médias positivas, destacando-se ainda a observação de bons resultados em municípios em torno das capitais de distrito de Aveiro, Leiria e Viseu. Arruda dos Vinhos e Pampilhosa da Serra são os dois concelhos com médias mais altas nos exames do secundário, embora no caso da Pampilhosa da Serra se tenha realizado um número muito reduzido de exames. Do lado oposto, com uma média inferior a oito valores, encontram-se Penamacor, Manteigas e Idanha-a-Nova, que são municípios também com apenas uma escola neste ciclo de ensino pelo que a média do município reflete a realidade dessas escolas em concreto. É ainda da referir que em 40 municípios da região as médias dos exames nacionais foram superiores ao valor médio nacional e em [...]
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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro continua fortemente empenhada na promoção de ações de sensibilização, pretendendo-se divulgar e explanar as principais temáticas que à gestão territorial dizem respeito, na sua vertente de uso, ocupação e transformação do solo, abordando a legislação específica que determina a emissão de pareceres e o inter-relacionamento com as câmaras municipais, entidades externas (da administração central e outras), cidadãos e empresas.