Também poderá gostar de…
Também poderá gostar…
Também poderá gostar…
- Categories: Desenvolvimento regional
Como já vai sendo tradição, as regiões que integram a Eurorregião EUROACE (Alentejo – Centro - Extremadura) voltam a envolver os jovens das três regiões na Celebração do Dia da Europa. Este ano, tem lugar em Badajoz, na Extremadura, e tem como temática os Valores Europeus. Assim, o desafio para este ano é envolver cerca de 150 jovens, com idades entre os 15 e 18 anos, numa partilha de apresentações, artes cénicas e música, de cada uma das escolas, tendo como temática os Valores Europeus: dignidade do ser humano, liberdade, democracia, igualdade, direitos humanos, inclusão, solidariedade, entre outros. Da região Centro participam 32 jovens e 5 professores do Conservatório de Música de Coimbra e do Colégio de São Teotónio.
- Categories: Desenvolvimento regional
O projeto “Portable Football Arena” da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal foi o grande vencedor do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2024, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro). Este projeto destacou-se pela sua criatividade, inovação e viabilidade, refletindo o espírito empreendedor e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos. Esta vitória não só coloca em evidência a excelência educativa da escola, mas também a capacidade dos jovens da região de desenvolverem ideias de negócio promissoras e impactantes. O segundo lugar foi conquistado pelo projeto “Smart Feed Pets” da Escola Secundária de Tondela e o terceiro lugar foi para a Escola Profissional de Aveiro - Polo Sever do Vouga com o projeto “Pedal Turístico”. A final do concurso, que se realizou hoje na Universidade de Aveiro, reuniu os alunos finalistas, os seus colegas de turma e os professores provenientes de várias escolas da região. O evento foi ainda marcado por um conjunto de atividades que proporcionaram aos estudantes uma oportunidade única de conhecer a oferta formativa da Universidade de Aveiro, promovendo um ambiente de interação e aprendizagem. Resumo das três Ideias vencedoras 1ºLugar: Ideia de Negócio: Portable Football Arena Região de Leiria Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal O projeto incorpora uma solução de seis balizas que permitem o treino dos jogadores em qualquer lugar. Pretende-se melhorar as capacidades de passe/remate, tempo de reação e precisão dos jogadores, num ambiente dinâmico onde é possível a monitorização da evolução do desempenho de cada atleta. 2º Lugar: Ideia de Negócio: Smart Feed Pets Viseu Dão Lafões Escola Secundária de Tondela O projeto prevê a criação de um alimentador inteligente de comida sólida para cães e gatos, com tecnologia IOT, integrando entre outras funcionalidades, o controlo por reconhecimento facial, controlo por voz, controlo remoto, controlo manual e leitura do microchip e temporizador. 3º Lugar: Ideia de Negócio: Pedal Turístico Região de Aveiro Escola Profissional de Aveiro | Polo Sever do Vouga Este projeto inovador apresenta uma bicicleta estática que promove a saúde e o bem-estar através do exercício físico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Cada pedalada converte energia cinética em eletricidade. A energia acumulada transforma-se em iluminação para o espaço circundante, representando o esforço físico dos participantes, alimentando um tablet que exibe informações turísticas interativas sobre o município e possui, também, uma estação de carregamento para telemóveis embutida.
- Categories: Desenvolvimento regional
A CCDR Centro esteve em Barcelona (Espanha), uma das cidades mais amigas do idoso segundo a Organização Mundial de Saúde, para conhecer práticas e contextos inspiradores no âmbito do envelhecimento. Esta visita decorreu no âmbito do projeto Erasmus+ “Envelhecimento ao Centro: reforçar a abordagem regional”, financiado pelo Programa Erasmus+ (KA122), com o objetivo de potenciar a intervenção da região no que respeita ao envelhecimento ativo e saudável. A visita a Barcelona decorreu de 10 a 12 de julho e teve como foco as políticas públicas sobre envelhecimento ativo e saudável (instrumentos de política regionais e locais e modelo de governação); visitas a Espaços Comunitários, Casal de Barrio e Centro de Mayores; o Serviço de Teleassistência e Serviços de Apoio Domiciliário; e o Projeto RADARS. O anfitrião da CCDR Centro foi o Ajuntament de Barcelona - Instituto Municipal de Serveis Socials (IMSS) que nos acolheu, explicou as suas políticas, projetos e ações na implementação das políticas de assistência a dependentes e idosos, e ainda organizou um programa de visitas a várias destas suas instituições municipais, designadamente: Centro de Mayores, Casal de Barrio, Centre d’Atenció de la Teleassistència, Serveis Domiciliaris de la Ciutat, Projeto RADARS.
- Categories: Desenvolvimento regional, Informação
No âmbito do Roteiro da Economia Circular na Região Centro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro) promoveu hoje, em Alcanena, uma visita ao Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (Rua da Estiveira s/n, Alcanena). O Centro Tecnológico das Indústrias do Couro é uma das entidades que, em 2023, subscreveu o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, tendo assumido o compromisso de promover a valorização de efluentes do processo de curtumes para estudo, bem como a valorização de resíduos de outras indústrias para retirar extratos tânicos e aplicar no processo industrial de curtumes. Inserido no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro, este Roteiro visa promover boas práticas de economia circular desenvolvidas na região. A edição deste ano abrange um conjunto de oito visitas a entidades que subscreveram, em novembro de 2023, a segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha em torno das suas principais estratégias, desafios e potencialidades. O roteiro está disponível aqui, onde podem ser feitas as inscrições para as visitas. Do Médio Tejo participam na segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro nove entidades, nomeadamente, municípios, associações, entidades do sistema científico e tecnológico, entre outras. No seu conjunto, estas entidades assumiram o compromisso de realizar 23 ações de economia circular, que incidem em estratégias de circularidade bastante diversificadas, que vão desde a valorização de subprodutos e resíduos, à desmaterialização, extensão do ciclo de vida de produtos e uso eficiente de recursos. Entidades do Médio Tejo subscritoras da segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro APIC - Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes Câmara Municipal de Alcanena Câmara Municipal de Tomar Câmara Municipal de Vila de Rei Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro Instituto Politécnico de Tomar TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo VALNOR - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
- Categories: Desenvolvimento regional
Região Centro regista o maior número de doutorados dos últimos dez anos No ano letivo 2022/2023 foram concluídos 548 doutoramentos nas três universidades da Região Centro (Universidade da Beira Interior, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra), alcançando o maior número dos últimos dez anos. Este indicador aumentou 11,4% face ao ano anterior, representando 22,9% do total de doutoramentos concluídos no país. No Centro existiam 2,5 doutorados por 1.000 habitantes com idade entre 25 e 34 anos, sendo a segunda região portuguesa com mais doutorados, a seguir à Área Metropolitana de Lisboa. No segundo trimestre de 2024, a taxa de desemprego da Região Centro fixou-se nos 5,3%, diminuindo 1,3 pontos percentuais face ao trimestre anterior. O Centro registou a terceira menor taxa de desemprego entre as sete regiões portuguesas, a seguir ao Algarve e à Região Autónoma da Madeira. Estas são algumas das conclusões da última atualização do Barómetro do Centro de Portugal, que pode ser consultado aqui. Nesta edição, além da informação sobre os doutorados (ficha n.º 5) e a taxa de desemprego (ficha n.º 15), foram ainda atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha n.º 1), ao abandono escolar precoce (ficha n.º 10), à população jovem com formação superior (ficha n.º 11), à formação ao longo da vida (ficha n.º 13), à taxa de desemprego jovem (ficha n.º 16) e à satisfação dos residentes (ficha n.º 17). O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.
- Categories: Desenvolvimento regional
O Centro melhorou o seu desempenho em matéria de inovação, tendo sido classificada como região inovadora moderada, classificação igual à do País. Esta é uma das conclusões da 11.ª edição do Regional Innovation Scoreboard, um painel de avaliação da inovação regional, elaborado pela Comissão Europeia. Segundo a edição de 2023 do estudo, agora publicada em https://research-and-innovation.ec.europa.eu/statistics/performance-indicators/regional-innovation-scoreboard_en, a Região Centro está classificada como inovadora moderada, tendo o seu desempenho melhorado, já que na edição anterior tinha sido classificada como inovadora moderada-. No ranking das 239 regiões europeias, o Centro ocupa a 145ª posição, correspondendo o seu desempenho a 84,6% da média da União Europeia. Resultados do Regional Innovation Scoreboard 2023 em Portugal A posição ocupada pela Região Centro revela o seu bom desempenho relativo em variáveis como as publicações científicas internacionais em coautoria, as emissões atmosféricas de partículas finas, a população com ensino superior, a aprendizagem ao longo da vida, as vendas de inovações para a empresa/mercado, as publicações conjuntas entre o setor público e privado ou a proporção de pequenas e médias empresas (PME) com inovação de produto (em que a região se posicionou acima da média europeia). Por outro lado, evidencia também as fraquezas relativas da região em áreas como o emprego nas indústrias de alta e média-alta tecnologia e nos serviços de conhecimento intensivo ou a despesa em inovação por pessoa empregada. Posição relativa da Região Centro face à União Europeia e a Portugal nos indicadores do Regional Innovation Scoreboard 2023 O Regional Innovation Scoreboard é um indicador compósito que integra 21 indicadores, que permite a comparação do desempenho dos sistemas de inovação em 239 regiões europeias de 22 estados-membros da União Europeia, bem como da Noruega, da Sérvia, da Suíça e do Reino Unido, classificando-as em quatro grupos consoante o seu desempenho face à média europeia: líderes da inovação regional, fortes inovadores regionais, inovadores moderados e inovadores emergentes. Resultados do Regional Innovation Scoreboard 2023 na União Europeia
- Categories: Desenvolvimento regional
A CCDR Centro publicou a atualização anual do painel de indicadores que monitorizam a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais na Região Centro. Este documento, que acompanha a evolução da região nos últimos cinco anos, é um instrumento essencial para avaliar o progresso da região Centro nos três domínios fundamentais do Pilar: igualdade de oportunidades, condições de trabalho justas e proteção social e inclusão. Esta atualização, alinhada com as metas sociais para 2030 definidas pela Comissão Europeia e pelos Estados Membros, reforça o comprometimento da região Centro com o desígnio europeu de uma Europa Social mais forte e inclusiva. Para além dos indicadores principais revistos de contexto regional e sub-regional, o documento integra um exercício de alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ampliando a análise e promovendo o desenvolvimento sustentável. Em termos de resultados, os dados apontam para uma recuperação da evolução positiva que a região vinha a registar até à crise pandémica de 2020. Destaca-se o fortalecimento do mercado de trabalho e a melhoria das condições de vida, persistindo desafios, como a necessidade de melhorar a qualidade da educação e do emprego criado, de promover a inclusão dos jovens e de capacitar a população sem competências digitais. A diversidade territorial da região Centro também influencia esta recuperação, colocando os territórios mais dotados de recursos em vantagem. A CCDR Centro, ao atualizar este painel, reafirma o seu compromisso com um desenvolvimento sustentável que não deixe ninguém para trás, promovendo mais oportunidades, melhores qualificações, condições de vida e trabalho dignas, mais proteção social e acesso a serviços essenciais. O Pilar Europeu dos Direitos Sociais, instituído na Cimeira Social de Gotemburgo em 2017, defende uma Europa mais justa e equitativa, organizando-se em torno de três áreas essenciais para o desenvolvimento social e económico da União Europeia. Consulte a nova edição de 2024 da brochura "Pilar Europeu dos Direitos Sociais em números – Região Centro" aqui.
- Categories: Desenvolvimento regional
Como já vai sendo tradição, as regiões que integram a Eurorregião EUROACE (Alentejo – Centro - Extremadura) voltam a envolver os jovens das três regiões na Celebração do Dia da Europa. Este ano, tem lugar em Badajoz, na Extremadura, e tem como temática os Valores Europeus. Assim, o desafio para este ano é envolver cerca de 150 jovens, com idades entre os 15 e 18 anos, numa partilha de apresentações, artes cénicas e música, de cada uma das escolas, tendo como temática os Valores Europeus: dignidade do ser humano, liberdade, democracia, igualdade, direitos humanos, inclusão, solidariedade, entre outros. Da região Centro participam 32 jovens e 5 professores do Conservatório de Música de Coimbra e do Colégio de São Teotónio.
- Categories: Desenvolvimento regional
O projeto “Portable Football Arena” da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal foi o grande vencedor do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2024, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro). Este projeto destacou-se pela sua criatividade, inovação e viabilidade, refletindo o espírito empreendedor e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos. Esta vitória não só coloca em evidência a excelência educativa da escola, mas também a capacidade dos jovens da região de desenvolverem ideias de negócio promissoras e impactantes. O segundo lugar foi conquistado pelo projeto “Smart Feed Pets” da Escola Secundária de Tondela e o terceiro lugar foi para a Escola Profissional de Aveiro - Polo Sever do Vouga com o projeto “Pedal Turístico”. A final do concurso, que se realizou hoje na Universidade de Aveiro, reuniu os alunos finalistas, os seus colegas de turma e os professores provenientes de várias escolas da região. O evento foi ainda marcado por um conjunto de atividades que proporcionaram aos estudantes uma oportunidade única de conhecer a oferta formativa da Universidade de Aveiro, promovendo um ambiente de interação e aprendizagem. Resumo das três Ideias vencedoras 1ºLugar: Ideia de Negócio: Portable Football Arena Região de Leiria Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal O projeto incorpora uma solução de seis balizas que permitem o treino dos jogadores em qualquer lugar. Pretende-se melhorar as capacidades de passe/remate, tempo de reação e precisão dos jogadores, num ambiente dinâmico onde é possível a monitorização da evolução do desempenho de cada atleta. 2º Lugar: Ideia de Negócio: Smart Feed Pets Viseu Dão Lafões Escola Secundária de Tondela O projeto prevê a criação de um alimentador inteligente de comida sólida para cães e gatos, com tecnologia IOT, integrando entre outras funcionalidades, o controlo por reconhecimento facial, controlo por voz, controlo remoto, controlo manual e leitura do microchip e temporizador. 3º Lugar: Ideia de Negócio: Pedal Turístico Região de Aveiro Escola Profissional de Aveiro | Polo Sever do Vouga Este projeto inovador apresenta uma bicicleta estática que promove a saúde e o bem-estar através do exercício físico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Cada pedalada converte energia cinética em eletricidade. A energia acumulada transforma-se em iluminação para o espaço circundante, representando o esforço físico dos participantes, alimentando um tablet que exibe informações turísticas interativas sobre o município e possui, também, uma estação de carregamento para telemóveis embutida.
- Categories: Desenvolvimento regional
A CCDR Centro esteve em Barcelona (Espanha), uma das cidades mais amigas do idoso segundo a Organização Mundial de Saúde, para conhecer práticas e contextos inspiradores no âmbito do envelhecimento. Esta visita decorreu no âmbito do projeto Erasmus+ “Envelhecimento ao Centro: reforçar a abordagem regional”, financiado pelo Programa Erasmus+ (KA122), com o objetivo de potenciar a intervenção da região no que respeita ao envelhecimento ativo e saudável. A visita a Barcelona decorreu de 10 a 12 de julho e teve como foco as políticas públicas sobre envelhecimento ativo e saudável (instrumentos de política regionais e locais e modelo de governação); visitas a Espaços Comunitários, Casal de Barrio e Centro de Mayores; o Serviço de Teleassistência e Serviços de Apoio Domiciliário; e o Projeto RADARS. O anfitrião da CCDR Centro foi o Ajuntament de Barcelona - Instituto Municipal de Serveis Socials (IMSS) que nos acolheu, explicou as suas políticas, projetos e ações na implementação das políticas de assistência a dependentes e idosos, e ainda organizou um programa de visitas a várias destas suas instituições municipais, designadamente: Centro de Mayores, Casal de Barrio, Centre d’Atenció de la Teleassistència, Serveis Domiciliaris de la Ciutat, Projeto RADARS.
Deixar comentário ou sugestão