Presépio do Convento de Santa Cruz do Buçaco
Sabia que a Igreja do Convento de Santa Cruz, no Buçaco, tem um dos Presépios portugueses mais incomuns relativamente à sua composição narrativa?
Já em 1883, o Guia Histórico do Viajante do Bussaco dava nota que “no fundo co côro, e fronteiro ao altar de Nossa Senhora do Carmo, há um curioso presépio”. Referia-se à iconografia sugestiva, que associa ao nascimento de Jesus temas do Antigo testamento, como “Judite com a cabeça de Holofernes” e “Sansão a lutar com o leão”.
No centro deste presépio, em maquineta, está representada a Sagrada Família, seguindo-se outros momentos narrativos dos passos da Natividade: como a “Adoração dos Pastores”, “Cortejo dos Reis Magos”, “Anúncio aos Pastores” e “Fuga para o Egipto”.
As duas cenas do Antigo Testamento, na parte superior, têm de ser descodificadas, segundo Alexandre Nobre Pais, à luz da encomenda, que tinha como destino o culto eclesiástico de uma ordem de clausura masculina. As cenas narrativas de Holofernes e Sansão inseridas num Presépio – cujo o tema é o da Natividade – convidavam os Carmelitas Descalços a refletirem sobre as virtudes dos votos de castidade e celibato, através das consequências fatais da sedução.
Há ainda um elemento sugestivo, o caracol, que surge como símbolo de paciência, da transitoriedade da vida e da inevitabilidade da morte, inspirado na tendência da pintura barroca holandesa de naturezas-mortas e vanitas. É um elemento compositivo com função moralizante, na qual a virtude advinha da vida espiritual.
Artisticamente, este presépio insere-se na tradição barroca de António Ferreira e de Joaquim Machado de Castro. É formado por figuras em barro cozido e policromado, musgo seco, algodão, papel e outros materiais que compõem a cenografia.
Numa das portas laterais da maquineta pode ler-se a seguinte inscrição em latim: AVENIETIS INFANTEM PANNIS INVOI UTUM, ET POSITUM IN PRAESEPIO. Luc.c.2
“Encontrão a criança envolta em panos e colocada deitada numa manjedoura.” Lucas. 2.12
Imagens: © Rui Baptista/ Fundação Mata do Bussaco F.P.


Sabia que a Igreja do Convento de Santa Cruz, no Buçaco, tem um dos Presépios portugueses mais incomuns relativamente à sua composição narrativa?
Já em 1883, o Guia Histórico do Viajante do Bussaco dava nota que “no fundo co côro, e fronteiro ao altar de Nossa Senhora do Carmo, há um curioso presépio”. Referia-se à iconografia sugestiva, que associa ao nascimento de Jesus temas do Antigo testamento, como “Judite com a cabeça de Holofernes” e “Sansão a lutar com o leão”.
No centro deste presépio, em maquineta, está representada a Sagrada Família, seguindo-se outros momentos narrativos dos passos da Natividade: como a “Adoração dos Pastores”, “Cortejo dos Reis Magos”, “Anúncio aos Pastores” e “Fuga para o Egipto”.
As duas cenas do Antigo Testamento, na parte superior, têm de ser descodificadas, segundo Alexandre Nobre Pais, à luz da encomenda, que tinha como destino o culto eclesiástico de uma ordem de clausura masculina. As cenas narrativas de Holofernes e Sansão inseridas num Presépio – cujo o tema é o da Natividade – convidavam os Carmelitas Descalços a refletirem sobre as virtudes dos votos de castidade e celibato, através das consequências fatais da sedução.
Há ainda um elemento sugestivo, o caracol, que surge como símbolo de paciência, da transitoriedade da vida e da inevitabilidade da morte, inspirado na tendência da pintura barroca holandesa de naturezas-mortas e vanitas. É um elemento compositivo com função moralizante, na qual a virtude advinha da vida espiritual.
Artisticamente, este presépio insere-se na tradição barroca de António Ferreira e de Joaquim Machado de Castro. É formado por figuras em barro cozido e policromado, musgo seco, algodão, papel e outros materiais que compõem a cenografia.
Numa das portas laterais da maquineta pode ler-se a seguinte inscrição em latim: AVENIETIS INFANTEM PANNIS INVOI UTUM, ET POSITUM IN PRAESEPIO. Luc.c.2
“Encontrão a criança envolta em panos e colocada deitada numa manjedoura.” Lucas. 2.12
Imagens: © Rui Baptista/ Fundação Mata do Bussaco F.P.


Sabia que a Igreja do Convento de Santa Cruz, no Buçaco, tem um dos Presépios portugueses mais incomuns relativamente à sua composição narrativa?
Já em 1883, o Guia Histórico do Viajante do Bussaco dava nota que “no fundo co côro, e fronteiro ao altar de Nossa Senhora do Carmo, há um curioso presépio”. Referia-se à iconografia sugestiva, que associa ao nascimento de Jesus temas do Antigo testamento, como “Judite com a cabeça de Holofernes” e “Sansão a lutar com o leão”.
No centro deste presépio, em maquineta, está representada a Sagrada Família, seguindo-se outros momentos narrativos dos passos da Natividade: como a “Adoração dos Pastores”, “Cortejo dos Reis Magos”, “Anúncio aos Pastores” e “Fuga para o Egipto”.
As duas cenas do Antigo Testamento, na parte superior, têm de ser descodificadas, segundo Alexandre Nobre Pais, à luz da encomenda, que tinha como destino o culto eclesiástico de uma ordem de clausura masculina. As cenas narrativas de Holofernes e Sansão inseridas num Presépio – cujo o tema é o da Natividade – convidavam os Carmelitas Descalços a refletirem sobre as virtudes dos votos de castidade e celibato, através das consequências fatais da sedução.
Há ainda um elemento sugestivo, o caracol, que surge como símbolo de paciência, da transitoriedade da vida e da inevitabilidade da morte, inspirado na tendência da pintura barroca holandesa de naturezas-mortas e vanitas. É um elemento compositivo com função moralizante, na qual a virtude advinha da vida espiritual.
Artisticamente, este presépio insere-se na tradição barroca de António Ferreira e de Joaquim Machado de Castro. É formado por figuras em barro cozido e policromado, musgo seco, algodão, papel e outros materiais que compõem a cenografia.
Numa das portas laterais da maquineta pode ler-se a seguinte inscrição em latim: AVENIETIS INFANTEM PANNIS INVOI UTUM, ET POSITUM IN PRAESEPIO. Luc.c.2
“Encontrão a criança envolta em panos e colocada deitada numa manjedoura.” Lucas. 2.12
Imagens: © Rui Baptista/ Fundação Mata do Bussaco F.P.







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