Fim de semana de 6 a 9 de novembro de 2025
Descubra os eventos culturais e artísticos em destaque entre 6 a 9 de novembro.
O mês de novembro começa com uma programação cultural diversificada que abrange toda a região do Centro, de Coimbra a Idanha-a-Nova, passando por Viseu, Castelo Branco, Cantanhede ou Pedrógão Grande.
Música, teatro, fotografia, património e projetos de criação artística e comunitária são alguns dos destaques desta semana.
📍Coimbra
6 a 30 de novembro
Local: vários espaços culturais
5ª edição do Festival e Laboratório Linha de Fuga
Artistas nacionais e internacionais apresentam quase um mês de espetáculos em vários espaços da cidade, como o Convento de São Francisco, o TAGV, o Teatro da Cerca e o Jardim Botânico, transformando Coimbra num território de experimentação artística e partilha criativa.
More information | Facebook | Instagram
📍9 de novembro, das 10h00 às 17h00
Local: Alameda do UC Exploratório
Mercadinhos da Margem Esquerda
A CCDR Centro estará presente nesta edição dos Mercadinhos para dar a conhecer variedades de maçãs regionais preservadas no Polo de Inovação/Estação Agrária de Viseu.
Mais de 50 espécies estarão em exposição, num evento que alia agricultura, arte e sustentabilidade.
More information | Facebook | Instagram
📍Idanha-a-Nova
7 a 9 de novembro
Local: Aldeia Histórica de Monsanto
Encontros MED 2025
A Aldeia Histórica de Monsanto acolhe uma nova edição dos Encontros MED, dedicados à música mediterrânica e medieval. Através de oficinas, concertos, palestras e residências artísticas, este evento aproxima artistas, investigadores e a comunidade local, colocando em destaque as tradições do adufe e o património imaterial da região.
O programa conta com a participação da cantora síria Waed Bouhassoun, do percussionista Neşet Kutas e de Rui Silva, entre outros.
📍Castelo Branco
8 de novembro, das 15h00 às 17h00
Local: Parque Urbano da Cruz do Montalvão
Dia dos Sinos
Celebre o património musical sineiro neste encontro dedicado ao som dos sinos e à sua importância na identidade das comunidades. O programa inclui o Castra Leuca Ensemble, Mostra de Dança Antiga e o Concerto Sineiro com o Carrilhão Lvsitanvs. A entrada é livre.
📍Cantanhede
8 de novembro, 19h00 – Sede da Associação Musical da Pocariça
9 de novembro, 17h00 – Multiusos de Febres
Workshop de Sopro e Percussão | Concertos
A Associação Musical da Pocariça promove um encontro que valoriza a prática filarmónica e o diálogo entre tradição e inovação.
Projeto apoiado pela CCDR Centro através do Cultura ao Centro – Apoio à Ação Cultural 2025, ao abrigo da Medida 4 – Formação/Capacitação.
More information | Facebook | Instagram
📍 Viseu
8 de novembro, 21h00 e 9 de novembro, 17h00
Local: Círculo de Criação Contemporânea de Viseu – Polo II
Havemos de Arder Juntos
“Havemos de Arder Juntos” é a mais recente criação da companhia Ardemente, inspirada na obra de Luís Miguel Nava (1957-1995).
Nascido em Viseu, o poeta escreveu sobre o íntimo e o exílio — físico, afetivo e linguístico — abordando o silêncio e a palavra como territórios de resistência.
Pensar Luís Miguel Nava, trinta anos após a sua morte, é um gesto claro: recuperar, celebrar, resistir.
Projeto apoiado pela CCDR Centro através do Cultura ao Centro – Apoio à Ação Cultural 2025, ao abrigo da Medida 1 – Criação Artística/Produção.
Reservas | Facebook | Instagram
📍 Pedrógão Grande
8 de novembro, 21h00 e 9 de novembro, 16h00
Local: Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande
Movimentos Migratórios – Peça de Teatro
Com texto de Tiago Ribeiro Patrício e encenação de Manuel Wiborg, o espetáculo “Movimentos Migratórios” encerra um tríptico teatral dedicado às histórias e vivências das comunidades do interior.
A peça conta com música ao vivo da Banda Fraternidade Pampilhosense e aborda temas como a emigração, a saudade e o regresso às origens.
More information | Facebook | Youtube
📍Proença-a-Nova
8 de novembro, 21h30
Local: Auditório Municipal
XX Festival de Teatro “Quem não chora, não mama!”
Espetáculo de teatro de revista à portuguesa que cruza humor, sátira e crítica social num retrato divertido e mordaz da vida quotidiana.




Leave comment or suggestion