You might also like…
You might also like…
You might also like…
- Categories: Desenvolvimento regional
A eurorregião EUROACE celebra, hoje, em Dornelas do Zêzere, o Dia da Europa em conjunto! Trata-se de um evento organizado pela CCDR Centro em estreita articulação com as regiões parceiras da EUROACE, Alentejo e Extremadura, com a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra e com o Agrupamento de Escolas Escalada. Este ano o mote da Celebração do Dia da Europa em conjunto nesta eurorregião transfronteiriça são as Aldeias Bauhaus da EUROACE. Importa lembrar que a Rede de Aldeias Bauhaus congrega seis Aldeias do território EUROACE, Dornelas do Zêzere e Sortelha na região Centro, Marco e São Pedro do Corval do Alentejo e Llerena e Moraleja da Extremadura e pretende encontrar respostas conjuntas inovadoras para os diversos desafios e oportunidades com que estas Aldeias se deparam. Em linha com a Nova Bauhaus Europeia, cujo um dos princípios fundamentais é o envolvimento de todas as partes no processo de co-criação de soluções, a Celebração do Dia da Europa, constituiu o pretexto para o envolvimento ativo da comunidade escolar na identificação das características da sua Aldeia do Futuro. Assim, foi pedido a cada uma das Escolas abrangidas que desafiasse os seus alunos a sonharem a sua Aldeia do Futuro. O resultado desse trabalho será apresentado pelas crianças, para os seus pares e para a comunidade que se vai juntar neste dia em Dornelas do Zêzere. Nesta atividade estão envolvidas cerca de 210 crianças do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 5 e os 11 anos, das seis Aldeias, das três regiões, provenientes de seis escolas: Escola Básica de Dornelas do Zêzere do Agrupamento de Escolas Escalada da Pampilhosa da Serra, o Agrupamento de Escolas do Sabugal, o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, Agrupamento de Escolas de Arronches, o Colégio Suárez Somonte de Llerena e o Colégio Virgen de la Vega de Moraleja. Importa, igualmente, mencionar o envolvimento e o compromisso das entidades responsáveis pelo setor da educação em cada uma das regiões, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro e da Região do Alentejo e a homologa da Extremadura. Neste Dia da Europa, este será um espaço de celebração, encontro e partilha de experiências e sonhos entre as crianças desta eurorregião, contribuindo, não só para a construção do território EUROACE, mas também de uma Europa mais próxima e cúmplice dos valores e princípios que nos juntam, de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional.
- Categories: Desenvolvimento regional
Está aberta a votação para o Prémio Escolha do Público, no REGIOSTARS AWARDS. As Aldeias do Xisto são a única entidade portuguesa finalista na 16.ª edição deste concurso promovido pela Comissão Europeia. As Aldeias do Xisto competem na categoria “Uma Europa Mais Próxima dos Cidadãos” e pode votar AQUI até 14 de novembro. Com o projeto Aldeias do Xisto implementou-se uma estratégia de desenvolvimento regional integrada, centrada na melhoria das condições de vida dos cidadãos, na criação de sinergias entre os diversos atores locais e regionais, e na mobilização e capacitação dos agentes públicos e privados para a valorização do seu património material e imaterial, tendo em vista um posicionamento singular e atrativo junto de novos segmentos residenciais e turísticos. O objetivo foi afirmar este território como um destino para viver, investir, criar e aprender, visitar e usufruir. A criação da Rede das Aldeias do Xisto impulsionou a economia local ao criar oportunidades de emprego e retorno económico para os agentes locais, gerou escala na atuação e promoção, bem como estabeleceu as condições de confiança para o investimento de agentes externos ao território, melhorando os indicadores socioeconómicos do território. O projeto colocou – e continua a colocar - as comunidades locais no centro do desenvolvimento, envolvendo-as ativamente em todas as fases, desde o planeamento à implementação. As decisões são tomadas em conjunto, em órgãos colegiais, levando em consideração as necessidades, os interesses e os conhecimentos das comunidades. Desde 2008 que o REGIOSTARS AWARDS distingue projetos que demonstrem excelência na aplicação de fundos europeus e novas abordagens no desenvolvimento regional. O processo de seleção passa por um painel de académicos de alto nível nas respetivas áreas, que avalia as candidaturas enviadas e seleciona os finalistas. Posteriormente, os finalistas são convidados para uma "ronda final" de seleção durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades, em Bruxelas. O público tem também a oportunidade de votar no seu finalista preferido para o Public Choice Award (Prémio Escolha do Público). Os vencedores serão conhecidos a 16 de novembro, numa cerimónia a decorrer em Ostrava, República Checa.
- Categories: Desenvolvimento regional
A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, inaugurou hoje, dia 30 de março, a Exposição de Fotografia do VI Prémio Internacional “Santiago Castelo”, no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra. Esta exposição, promovida pela Eurorregião EUROACE (Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura) e pelo Centro Unesco da Extremadura, é composta por 28 das obras finalistas do concurso de 2022, que apresentam diferentes abordagens e perspetivas do imenso e diverso património cultural e natural desta Eurorregião transfronteiriça. O Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo, criado em 2017 pelo Centro Unesco de Extremadura, desde 2019, assume o território singular da Eurorregião EUROACE como matriz e espaço de acolhimento da expressão criativa associada à fotografia. A fotografia afirma-se, neste contexto, como um elemento significativo na cooperação transfronteiriça e no diálogo cultural dos territórios. A exposição tem entrada gratuita e estará patente até ao dia 21 de maio, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra.
- Categories: Desenvolvimento regional
Estimava-se que residiam na Região Centro, em 2022, 2,26 milhões de indivíduos (21,6% do total nacional), tendo existido um crescimento populacional de 0,17% face a 2021. Todas as regiões portuguesas aumentaram a sua população residente, tendo o Centro registado o segundo menor crescimento populacional, depois do Alentejo. Este crescimento resultou do facto do saldo migratório positivo ter mais do que compensado o saldo natural negativo. O consumo de energia primária no Centro diminuiu para os 5,8 milhões de toneladas equivalentes de petróleo, registando-se uma redução de 0,14% face a 2020. Este decréscimo foi justificado, em grande medida, pela redução no consumo de gás natural, devido à menor utilização nas centrais térmicas e na cogeração. O Centro concentrava a maior quota regional do consumo nacional de energia primária (28,0%). Estas são algumas das conclusões da última atualização do Barómetro do Centro de Portugal. Nesta edição, para além da informação sobre a população residente (ficha n.º 14) e eficiência energética (ficha n.º 25), foram ainda atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha n.º 1) e à dispersão da variação populacional (ficha n.º 21). O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.
- Categories: Desenvolvimento regional
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) lançou hoje, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril, um novo portal dedicado ao Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro. Este portal, desenvolvido com o objetivo de promover e apoiar um envelhecimento ativo de saudável, representa um marco significativo no compromisso da CCDR Centro com as questões relacionadas com o bem-estar da população sénior e com a promoção de políticas públicas e ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas. O portal Envelhecimento ao Centro, http://envelhecimentoaocentro.ccdrc.pt/, oferece uma ampla gama de recursos e de informação, nomeadamente sobre o Catálogo de Boas Práticas, o Prémio de Boas Práticas, a iniciativa Empreendedor 50+ e os Territórios da Longevidade. No Catálogo de Boas Práticas é possível aceder a informação de mais de 700 projetos que se candidataram às várias edições do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável. É também possível ter acesso, no Prémio de Boas Práticas, a dados detalhados sobre as seis edições deste Prémio, que tem como objetivo potenciar a divulgação e o reconhecimento dos projetos e práticas que promovem o envelhecimento ativo e saudável existentes na Região Centro. Quanto à iniciativa Empreendedor 50+, é disponibilizada informação sobre cada um dos Empreendedores distinguidos desde 2019. Com esta iniciativa, a CCDRC, I.P. reconhece e divulga publicamente empreendedores com histórias de vida inspiradoras, promove o espírito empresarial e empreendedor entre a população mais velha e sensibiliza para a importância do empreendedorismo em pessoas com 50 ou mais anos e à criação de novos incentivos. No que diz respeito aos Territórios da Longevidade, pode ser consultada a edição de 2023 (1.ª edição), em que foram distinguidos os 25 municípios da Região Centro que oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo. Este é o resultado de um trabalho da CCDRC, I.P., com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para o desenvolvimento e aplicação de uma metodologia, que permitiu distinguir os territórios como os mais amigos da Longevidade, na região Centro. Estes territórios foram apurados através de duas componentes: uma mais estrutural alicerçada em indicadores estatísticos e outra mais conjuntural que tem como fonte as boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.
- Categories: Desenvolvimento regional
Em 2021, o investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) no Centro cresceu 14,9%, tendo atingido um novo máximo de 632 milhões de euros. Este valor representava 17,5% do total nacional e 1,54% do PIB regional, tendo o setor privado executado 59,5% do investimento da região em I&D. A taxa líquida de criação de empresas na região voltou a ser positiva em 2021 (7,3%), traduzindo mais nascimentos do que mortes de empresas. A taxa líquida de criação de sociedades aumentou para os 54,0% no Centro, sendo o valor mais elevado desde 2008. Já o investimento direto estrangeiro na Região Centro diminuiu 2,2%, cifrando-se, em 2022, em 6,5 mil milhões de euros, valor que corresponde a 3,8% do total recebido pela economia nacional. A taxa de desemprego da Região Centro fixou-se nos 5,6%, no primeiro trimestre de 2023. Apesar do ligeiro aumento face ao período anterior (+ 0,5 pontos percentuais), o Centro continuou a registar a mais baixa taxa de desemprego entre as setes regiões portuguesas. Estas são algumas das conclusões da última atualização do Barómetro do Centro de Portugal. Nesta edição, foram atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha n.º 1), ao investimento direto estrangeiro (ficha n.º 2), ao investimento em investigação e desenvolvimento (ficha n.º 3), às empresas gazela (ficha n.º 6), à criação líquida de empresas (ficha n.º 7) e à taxa de desemprego (ficha n.º 15). O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.
- Categories: Desenvolvimento regional
O Centro Unesco da Extremadura, em colaboração com o Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Eurorregião EUROACE (Alentejo, Centro, Extremadura), lança a VII Edição do Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo - 2023. O Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo, instituído pelo Centro Unesco da Extremadura em memória do seu Presidente Fundador D. José Miguel Santiago Castelo, viu o seu campo de atuação alargar e cruzar fronteiras em 2019, assumindo então um cariz transfronteiriço entre Espanha e Portugal e contando com o patrocínio e colaboração da Direção Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e a participação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Alentejo. O concurso é aberto à participação de todos os fotógrafos maiores de 18 anos, independentemente da sua nacionalidade e residência, mediante prévia inscrição conforme estabelecido no regulamento. As fotografias a concurso são de temática livre sendo valorizadas, respeitado a liberdade criativa do autor, as imagens que caracterizem novas visões da riqueza cultural, monumental, natural, ambiental, paisagística, humana e imaterial dos territórios EUROACE. O período para a entrega de propostas é de 3 de abril a 22 de maio de 2023 (23h59, hora de Espanha continental). O concurso atribui um Primeiro Prémio no valor de 4.000 euros e ainda uma Menção Honrosa no valor de 600 euros. As obras selecionadas como finalistas integrarão uma exposição que percorrerá as regiões da EUROACE e a obra vencedora considera-se adquirida pelo valor do prémio e passará a integrar a Coleção Artística do Centro Unesco da Extremadura. As Bases da Convocatória estão disponíveis em português e espanhol.
- Categories: Desenvolvimento regional
A eurorregião EUROACE celebra, hoje, em Dornelas do Zêzere, o Dia da Europa em conjunto! Trata-se de um evento organizado pela CCDR Centro em estreita articulação com as regiões parceiras da EUROACE, Alentejo e Extremadura, com a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra e com o Agrupamento de Escolas Escalada. Este ano o mote da Celebração do Dia da Europa em conjunto nesta eurorregião transfronteiriça são as Aldeias Bauhaus da EUROACE. Importa lembrar que a Rede de Aldeias Bauhaus congrega seis Aldeias do território EUROACE, Dornelas do Zêzere e Sortelha na região Centro, Marco e São Pedro do Corval do Alentejo e Llerena e Moraleja da Extremadura e pretende encontrar respostas conjuntas inovadoras para os diversos desafios e oportunidades com que estas Aldeias se deparam. Em linha com a Nova Bauhaus Europeia, cujo um dos princípios fundamentais é o envolvimento de todas as partes no processo de co-criação de soluções, a Celebração do Dia da Europa, constituiu o pretexto para o envolvimento ativo da comunidade escolar na identificação das características da sua Aldeia do Futuro. Assim, foi pedido a cada uma das Escolas abrangidas que desafiasse os seus alunos a sonharem a sua Aldeia do Futuro. O resultado desse trabalho será apresentado pelas crianças, para os seus pares e para a comunidade que se vai juntar neste dia em Dornelas do Zêzere. Nesta atividade estão envolvidas cerca de 210 crianças do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 5 e os 11 anos, das seis Aldeias, das três regiões, provenientes de seis escolas: Escola Básica de Dornelas do Zêzere do Agrupamento de Escolas Escalada da Pampilhosa da Serra, o Agrupamento de Escolas do Sabugal, o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, Agrupamento de Escolas de Arronches, o Colégio Suárez Somonte de Llerena e o Colégio Virgen de la Vega de Moraleja. Importa, igualmente, mencionar o envolvimento e o compromisso das entidades responsáveis pelo setor da educação em cada uma das regiões, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro e da Região do Alentejo e a homologa da Extremadura. Neste Dia da Europa, este será um espaço de celebração, encontro e partilha de experiências e sonhos entre as crianças desta eurorregião, contribuindo, não só para a construção do território EUROACE, mas também de uma Europa mais próxima e cúmplice dos valores e princípios que nos juntam, de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional.
- Categories: Desenvolvimento regional
Está aberta a votação para o Prémio Escolha do Público, no REGIOSTARS AWARDS. As Aldeias do Xisto são a única entidade portuguesa finalista na 16.ª edição deste concurso promovido pela Comissão Europeia. As Aldeias do Xisto competem na categoria “Uma Europa Mais Próxima dos Cidadãos” e pode votar AQUI até 14 de novembro. Com o projeto Aldeias do Xisto implementou-se uma estratégia de desenvolvimento regional integrada, centrada na melhoria das condições de vida dos cidadãos, na criação de sinergias entre os diversos atores locais e regionais, e na mobilização e capacitação dos agentes públicos e privados para a valorização do seu património material e imaterial, tendo em vista um posicionamento singular e atrativo junto de novos segmentos residenciais e turísticos. O objetivo foi afirmar este território como um destino para viver, investir, criar e aprender, visitar e usufruir. A criação da Rede das Aldeias do Xisto impulsionou a economia local ao criar oportunidades de emprego e retorno económico para os agentes locais, gerou escala na atuação e promoção, bem como estabeleceu as condições de confiança para o investimento de agentes externos ao território, melhorando os indicadores socioeconómicos do território. O projeto colocou – e continua a colocar - as comunidades locais no centro do desenvolvimento, envolvendo-as ativamente em todas as fases, desde o planeamento à implementação. As decisões são tomadas em conjunto, em órgãos colegiais, levando em consideração as necessidades, os interesses e os conhecimentos das comunidades. Desde 2008 que o REGIOSTARS AWARDS distingue projetos que demonstrem excelência na aplicação de fundos europeus e novas abordagens no desenvolvimento regional. O processo de seleção passa por um painel de académicos de alto nível nas respetivas áreas, que avalia as candidaturas enviadas e seleciona os finalistas. Posteriormente, os finalistas são convidados para uma "ronda final" de seleção durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades, em Bruxelas. O público tem também a oportunidade de votar no seu finalista preferido para o Public Choice Award (Prémio Escolha do Público). Os vencedores serão conhecidos a 16 de novembro, numa cerimónia a decorrer em Ostrava, República Checa.
- Categories: Desenvolvimento regional
A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, inaugurou hoje, dia 30 de março, a Exposição de Fotografia do VI Prémio Internacional “Santiago Castelo”, no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra. Esta exposição, promovida pela Eurorregião EUROACE (Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura) e pelo Centro Unesco da Extremadura, é composta por 28 das obras finalistas do concurso de 2022, que apresentam diferentes abordagens e perspetivas do imenso e diverso património cultural e natural desta Eurorregião transfronteiriça. O Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo, criado em 2017 pelo Centro Unesco de Extremadura, desde 2019, assume o território singular da Eurorregião EUROACE como matriz e espaço de acolhimento da expressão criativa associada à fotografia. A fotografia afirma-se, neste contexto, como um elemento significativo na cooperação transfronteiriça e no diálogo cultural dos territórios. A exposição tem entrada gratuita e estará patente até ao dia 21 de maio, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra.
Leave comment or suggestion