Home Áreas de Atuação Cultura Sugestões Culturais de fim-de-semana

Cultura

Sugestões Culturais de fim-de-semana

Conheça os eventos culturais e artísticos em destaque de 3 a 5 de julho de 2026.

As sugestões culturais da CCDR Centro privilegiam iniciativas promovidas por agentes culturais da região, evidenciando a diversidade artística e a vitalidade cultural do território. Para o próximo fim de semana, a seleção integra propostas de artes de rua, música, teatro, património, criação comunitária, folclore e programação para famílias, incentivando a participação cultural em vários municípios da Região Centro.

 

📍 Covilhã
📅 2 a 4 de julho
📌 Centro histórico da Covilhã

Portas do Sol – Festival de Artes de Rua

A ASTA – Teatro e Outras Artes organiza a 7.ª edição do Portas do Sol – Festival de Artes de Rua, que regressa ao centro histórico da Covilhã. A programação ocupa vários espaços públicos da cidade e cruza teatro, circo, dança, música, performance, visitas, oficinas, instalações, exposições e propostas para crianças.

Entre as propostas apresentadas estão Paisagens Efémeras, de Daniel Seabra, Liberdade Liberdade, da Ângulo Crítico, Motxila, da Cia Halako Ezpala, Cuerpo en Movimiento – 20 años, da La Glo Circo, e Los Viajes de Bowa, da La Gata Japonesa, além de concertos, DJ sets, feira de artes, instalações e street food.

Atividades gratuitas ao ar livre.

Mais informação | Facebook | Instagram

 

📍 Aveiro
📅 4 de julho | 10h30
📌 Ecomuseu Marinha da Troncalhada

Dia Aberto nas Marinhas de Sal – Botadela 2026

A Câmara Municipal de Aveiro organiza o Dia Aberto nas Marinhas de Sal – Botadela 2026, iniciativa dedicada à valorização da tradição salícola aveirense e da memória coletiva associada às marinhas de sal. No Ecomuseu Marinha da Troncalhada, o CETA associa-se à celebração com uma performance teatral, em colaboração com o Gemda Dance Hub, que representa as fases de produção do sal através do movimento e da dança.

A performance decorre entre as 10h30 e as 11h00 e conta com a participação de figurantes vestidos de branco, simbolizando grãos de sal. A criação inclui momentos de movimento em grupo, percurso pelos caminhos da marinha e leitura de textos alusivos ao processo de criação do sal.

Participação aberta a interessados, com presença às 10h00 na Marinha da Troncalhada, vestidos de branco.

Facebook

 

📍 Marinha Grande
📅 4 de julho | 15h00
📌 Centro histórico da Marinha Grande

Quarteirão d’A Fábrica

O Município da Marinha Grande promove o Quarteirão d’A Fábrica, uma programação multidisciplinar que ocupa as ruas do centro histórico com propostas de teatro, música, oficinas, exposições, jogos, circo, performances e experiências participativas. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o projeto A Fábrica e a ACIMG – Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande, valoriza artistas e criadores locais e convida diferentes públicos a participar na vida cultural da cidade.

Ao longo de 270 minutos, o programa inclui, entre outras propostas, Largo das Histórias, Lingering Trees: Reimaginar a Floresta, Inês Apenas + Coro Improvisado, Chá das Cinco, Equinócio, exposições, oficinas para crianças e famílias, performances de rua e atividades ligadas ao comércio local.

Classificação etária: M/3. Algumas experiências participativas estão sujeitas a inscrição prévia.

Mais informação | Facebook

 

📍 Viseu
📅 4 e 5 de julho | 21h00
📌 Bodiosa e Povolide

Circo Uva Passa

A Ritual de Domingo apresenta Circo Uva Passa, criação de O-Fat Wong, com direção, criação e interpretação de Fernando Queiroz e Ivo Nicolau. Ao longo do mês de julho, o espetáculo percorre várias freguesias do concelho de Viseu, levando circo, humor, surpresa e imaginação a praças e largos.

No fim de semana, as apresentações decorrem em Bodiosa, no dia 4 de julho, e em Povolide, no dia 5 de julho, ambas às 21h00.

Facebook | Instagram

 

📍 Pombal
📅 4 de julho | 21h30
📌 Teatro-Cine de Pombal

reUnião

O Teatro Amador de Pombal apresenta reUnião, espetáculo que assinala os 50 anos da estrutura. A nova produção teatral do TAP parte da obra As Troianas, de Eurípides, com encenação de Sara de Castro e um elenco inteiramente feminino.

Classificação etária: maiores de 12 anos. Bilhete: 3,00 €.

Facebook | Instagram

 

📍 Oliveira do Hospital
📅 4 de julho | 21h30
📌 Sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Arborium: O Som da Selva

A Associação Sons da Arte apresenta Arborium: O Som da Selva, espetáculo que junta música orquestral, canto coral e teatro numa narrativa sobre a ligação entre a humanidade e o mundo natural. Em palco estarão a Orquestra Music’Arte, o Coro Voz’Arte e o Ensemble Vocal’Arte, sob direção artística do maestro Pedro Seabra e encenação de Leandro Araújo.

Os bilhetes estão disponíveis na Associação Sons da Arte, no Welcome Center da Casa da Cultura César Oliveira, nas Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital e no dia e local do espetáculo. A entrada faz-se em frente ao Campus Educativo.

Facebook | Instagram

 

📍 Guarda
📅 4 e 5 de julho
📌 Famalicão da Serra

Fanfarronada – NemFáNemFum 30 anos sem perder o fôlego

Promovido pelo Centro Cultural de Famalicão, o projeto Fanfarronada – NemFáNemFum 30 anos sem perder o fôlego assinala os 30 anos da fanfarra NemFáNemFum, nascida em 1996 nesta Aldeia de Montanha da Serra da Estrela. A iniciativa valoriza a música, as bandas de rua e a criação artística em espaço público.

A programação integra concertos-percurso, momentos de apresentação musical e atividades de criação coletiva, envolvendo participantes locais, músicos e visitantes. No dia 4 de julho, às 18h00, decorre a apresentação pública final da residência artística Viagem ao Centro do Som, orientada por Bitocas Fernandes e dirigida à comunidade juvenil, com criação de instrumentos a partir de materiais reciclados.

Projeto apoiado pela CCDR Centro através do Cultura ao Centro – apoio à ação cultural 2026.Apoiado pela Medida 1, na tipologia de ação de Criação Artística/Produção. 

Facebook

 

📍 Cantanhede
📅 4 a 12 de julho
📌 Cantanhede

Folk Cantanhede – XIX Semana Internacional de Folclore

O Folk Cantanhede – Semana Internacional de Folclore regressa para a sua 19.ª edição, reunindo grupos de vários países numa programação dedicada à dança, à música e às tradições populares. Organizada pelo Cancioneiro de Cantanhede, a iniciativa conta com participação de representantes da Bélgica, Colômbia, Equador, Espanha, Índia, Indonésia, México, Portugal, Quénia, Quirguistão e Timor.

Projeto apoiado pela CCDR Centro através do Cultura ao Centro – apoio à ação cultural 2026. Apoiado pela Medida 2, na tipologia de ação de Programação/Difusão. 

Mais informação | Facebook | Instagram

 

📍 Condeixa-a-Nova e Penela
📅 4 e 5 de julho
📌 Bruscos e Alfafar

Há Festa nas Aldeias

A Associação Linha de Fuga, sediada em Coimbra, promove a segunda edição de Há Festa nas Aldeias, projeto de criação artística e participação comunitária desenvolvido em diálogo com a população local. Em Bruscos e Alfafar, a programação cruza dança-teatro, performance, caminhada teatral, oficina de danças tradicionais, almoço-convívio e baile.

Com propostas de Malu Patury, Cláudio Vidal e Maria Antónia Torres, Estrutura Baldia e GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.

Algumas atividades estão sujeitas a inscrição prévia.

Mais informação | Facebook

 

📍 Sertã
📅 5 de julho | 15h30
📌 Alameda da Carvalha

XXXVI Festival Nacional de Folclore

O Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim organiza a 36.ª edição do Festival Nacional de Folclore, na Alameda da Carvalha, na Sertã. A iniciativa reúne grupos de diferentes regiões do país, promovendo a valorização da dança, da música e dos trajes tradicionais.

A concentração dos grupos está marcada para as 15h00, junto à rotunda da Carvalha, seguindo-se o início das atuações às 15h30.

Facebook

 

📍 Figueira da Foz
📅 5 de julho | 17h00
📌 CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

Concerto Solidário

O CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz recebe um Concerto Solidário a favor do Jardim de Infância do Paião. O programa reúne várias formações musicais locais e regionais, cruzando música coral, filarmónica e música ligeira, com a participação da Sociedade Filarmónica Paionense, da Associação Filarmónica União Verridense, do Coral David Sousa, do Coro Poeta Afonso Duarte, do grupo Balurte e da solista Carla Bernardino.

Classificação etária: M/6. Bilhete: 7,50 €, sem descontos.

Mais informação | Facebook | Instagram

*******************************************************

Histórico

Fim de semana de 26 a 28 de junho de 2026

Fim de semana de 17 a 19 de junho de 2026

Fim de semana de 12 a 14 de junho de 2026

Fim de semana de 4 a 7 de junho de 2026

Fim de semana de 29 a 31 de maio de 2026

Fim de semana de 21 a 24 de maio de 2026

Fim de semana de 14 a 17 de maio de 2026

Fim de semana de 8 a 10 de maio de 2026

Fim de semana de 30 de abril a 3 de maio de 2026

Fim de semana de 24 a 26 de abril de 2026

Fim de semana de 17 a 19 de abril de 2026

Fim de semana de 10 a 12 de abril de 2026

Fim de semana de 1 a 4 de abril de 2026

Fim de semana de 26 a 29 de março de 2026

Fim de semana de 19 a 22 de março de 2026

Fim de semana de 13 a 15 de março de 2026

Fim de semana de 6 a 8 de março de 2026

Fim de semana de 26 a 28 de fevereiro de 2026

Fim de semana de 19 a 23 de fevereiro de 2026

Fim de semana de 6 a 8 de fevereiro de 2026

Fim de semana de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026

Fim de semana de 23 a 25 de janeiro de 2026

Fim de semana de 16 a 18 de janeiro de 2026

Fim de semana de 9 a 11 de janeiro de 2026

Fim de semana de 25 a 28 de dezembro de 2025

Fim de semana de 18 a 23 de dezembro de 2025

Fim de semana de 11 a 14 de dezembro de 2025

Fim de semana de 5 a 8 de dezembro de 2025

Fim de semana de 28 de novembro a 1 de dezembro

Fim de semana de 20 a 23 de novembro de 2025

Fim de semana de 13 a 16 de novembro de 2025

Fim de Semana de 6 a 9 de novembro de 2025

Fim de semana de 31 de outubro a 2 de novembro de 2025

Fim de semana de 24 e 26 de outubro de 2025

Fim de semana de 18 e 19 de outubro de 2025

Sugestões Culturais de fim-de-semana

Sugestões Culturais de fim-de-semana

Conheça os eventos culturais e artísticos em destaque de 3 a 5 de julho de 2026.

As sugestões culturais da CCDR Centro privilegiam iniciativas promovidas por agentes culturais da região, evidenciando a diversidade artística e a vitalidade cultural do território. Para o próximo fim de semana, a seleção integra propostas de artes de rua, música, teatro, património, criação comunitária, folclore e programação para famílias, incentivando a participação cultural em vários municípios da Região Centro.

 

📍 Covilhã
📅 2 a 4 de julho
📌 Centro histórico da Covilhã

Portas do Sol – Festival de Artes de Rua

A ASTA – Teatro e Outras Artes organiza a 7.ª edição do Portas do Sol – Festival de Artes de Rua, que regressa ao centro histórico da Covilhã. A programação ocupa vários espaços públicos da cidade e cruza teatro, circo, dança, música, performance, visitas, oficinas, instalações, exposições e propostas para crianças.

Entre as propostas apresentadas estão Paisagens Efémeras, de Daniel Seabra, Liberdade Liberdade, da Ângulo Crítico, Motxila, da Cia Halako Ezpala, Cuerpo en Movimiento – 20 años, da La Glo Circo, e Los Viajes de Bowa, da La Gata Japonesa, além de concertos, DJ sets, feira de artes, instalações e street food.

Atividades gratuitas ao ar livre.

Mais informação | Facebook | Instagram

 

📍 Aveiro
📅 4 de julho | 10h30
📌 Ecomuseu Marinha da Troncalhada

Dia Aberto nas Marinhas de Sal – Botadela 2026

A Câmara Municipal de Aveiro organiza o Dia Aberto nas Marinhas de Sal – Botadela 2026, iniciativa dedicada à valorização da tradição salícola aveirense e da memória coletiva associada às marinhas de sal. No Ecomuseu Marinha da Troncalhada, o CETA associa-se à celebração com uma performance teatral, em colaboração com o Gemda Dance Hub, que representa as fases de produção do sal através do movimento e da dança.

A performance decorre entre as 10h30 e as 11h00 e conta com a participação de figurantes vestidos de branco, simbolizando grãos de sal. A criação inclui momentos de movimento em grupo, percurso pelos caminhos da marinha e leitura de textos alusivos ao processo de criação do sal.

Participação aberta a interessados, com presença às 10h00 na Marinha da Troncalhada, vestidos de branco.

Facebook

 

📍 Marinha Grande
📅 4 de julho | 15h00
📌 Centro histórico da Marinha Grande

Quarteirão d’A Fábrica

O Município da Marinha Grande promove o Quarteirão d’A Fábrica, uma programação multidisciplinar que ocupa as ruas do centro histórico com propostas de teatro, música, oficinas, exposições, jogos, circo, performances e experiências participativas. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o projeto A Fábrica e a ACIMG – Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande, valoriza artistas e criadores locais e convida diferentes públicos a participar na vida cultural da cidade.

Ao longo de 270 minutos, o programa inclui, entre outras propostas, Largo das Histórias, Lingering Trees: Reimaginar a Floresta, Inês Apenas + Coro Improvisado, Chá das Cinco, Equinócio, exposições, oficinas para crianças e famílias, performances de rua e atividades ligadas ao comércio local.

Classificação etária: M/3. Algumas experiências participativas estão sujeitas a inscrição prévia.

Mais informação | Facebook

 

📍 Viseu
📅 4 e 5 de julho | 21h00
📌 Bodiosa e Povolide

Circo Uva Passa

A Ritual de Domingo apresenta Circo Uva Passa, criação de O-Fat Wong, com direção, criação e interpretação de Fernando Queiroz e Ivo Nicolau. Ao longo do mês de julho, o espetáculo percorre várias freguesias do concelho de Viseu, levando circo, humor, surpresa e imaginação a praças e largos.

No fim de semana, as apresentações decorrem em Bodiosa, no dia 4 de julho, e em Povolide, no dia 5 de julho, ambas às 21h00.

Facebook | Instagram

 

📍 Pombal
📅 4 de julho | 21h30
📌 Teatro-Cine de Pombal

reUnião

O Teatro Amador de Pombal apresenta reUnião, espetáculo que assinala os 50 anos da estrutura. A nova produção teatral do TAP parte da obra As Troianas, de Eurípides, com encenação de Sara de Castro e um elenco inteiramente feminino.

Classificação etária: maiores de 12 anos. Bilhete: 3,00 €.

Facebook | Instagram

 

📍 Oliveira do Hospital
📅 4 de julho | 21h30
📌 Sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Arborium: O Som da Selva

A Associação Sons da Arte apresenta Arborium: O Som da Selva, espetáculo que junta música orquestral, canto coral e teatro numa narrativa sobre a ligação entre a humanidade e o mundo natural. Em palco estarão a Orquestra Music’Arte, o Coro Voz’Arte e o Ensemble Vocal’Arte, sob direção artística do maestro Pedro Seabra e encenação de Leandro Araújo.

Os bilhetes estão disponíveis na Associação Sons da Arte, no Welcome Center da Casa da Cultura César Oliveira, nas Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital e no dia e local do espetáculo. A entrada faz-se em frente ao Campus Educativo.

Facebook | Instagram

 

📍 Guarda
📅 4 e 5 de julho
📌 Famalicão da Serra

Fanfarronada – NemFáNemFum 30 anos sem perder o fôlego

Promovido pelo Centro Cultural de Famalicão, o projeto Fanfarronada – NemFáNemFum 30 anos sem perder o fôlego assinala os 30 anos da fanfarra NemFáNemFum, nascida em 1996 nesta Aldeia de Montanha da Serra da Estrela. A iniciativa valoriza a música, as bandas de rua e a criação artística em espaço público.

A programação integra concertos-percurso, momentos de apresentação musical e atividades de criação coletiva, envolvendo participantes locais, músicos e visitantes. No dia 4 de julho, às 18h00, decorre a apresentação pública final da residência artística Viagem ao Centro do Som, orientada por Bitocas Fernandes e dirigida à comunidade juvenil, com criação de instrumentos a partir de materiais reciclados.

Projeto apoiado pela CCDR Centro através do Cultura ao Centro – apoio à ação cultural 2026.Apoiado pela Medida 1, na tipologia de ação de Criação Artística/Produção. 

Facebook

 

📍 Cantanhede
📅 4 a 12 de julho
📌 Cantanhede

Folk Cantanhede – XIX Semana Internacional de Folclore

O Folk Cantanhede – Semana Internacional de Folclore regressa para a sua 19.ª edição, reunindo grupos de vários países numa programação dedicada à dança, à música e às tradições populares. Organizada pelo Cancioneiro de Cantanhede, a iniciativa conta com participação de representantes da Bélgica, Colômbia, Equador, Espanha, Índia, Indonésia, México, Portugal, Quénia, Quirguistão e Timor.

Projeto apoiado pela CCDR Centro através do Cultura ao Centro – apoio à ação cultural 2026. Apoiado pela Medida 2, na tipologia de ação de Programação/Difusão. 

Mais informação | Facebook | Instagram

 

📍 Condeixa-a-Nova e Penela
📅 4 e 5 de julho
📌 Bruscos e Alfafar

Há Festa nas Aldeias

A Associação Linha de Fuga, sediada em Coimbra, promove a segunda edição de Há Festa nas Aldeias, projeto de criação artística e participação comunitária desenvolvido em diálogo com a população local. Em Bruscos e Alfafar, a programação cruza dança-teatro, performance, caminhada teatral, oficina de danças tradicionais, almoço-convívio e baile.

Com propostas de Malu Patury, Cláudio Vidal e Maria Antónia Torres, Estrutura Baldia e GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.

Algumas atividades estão sujeitas a inscrição prévia.

Mais informação | Facebook

 

📍 Sertã
📅 5 de julho | 15h30
📌 Alameda da Carvalha

XXXVI Festival Nacional de Folclore

O Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim organiza a 36.ª edição do Festival Nacional de Folclore, na Alameda da Carvalha, na Sertã. A iniciativa reúne grupos de diferentes regiões do país, promovendo a valorização da dança, da música e dos trajes tradicionais.

A concentração dos grupos está marcada para as 15h00, junto à rotunda da Carvalha, seguindo-se o início das atuações às 15h30.

Facebook

 

📍 Figueira da Foz
📅 5 de julho | 17h00
📌 CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

Concerto Solidário

O CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz recebe um Concerto Solidário a favor do Jardim de Infância do Paião. O programa reúne várias formações musicais locais e regionais, cruzando música coral, filarmónica e música ligeira, com a participação da Sociedade Filarmónica Paionense, da Associação Filarmónica União Verridense, do Coral David Sousa, do Coro Poeta Afonso Duarte, do grupo Balurte e da solista Carla Bernardino.

Classificação etária: M/6. Bilhete: 7,50 €, sem descontos.

Mais informação | Facebook | Instagram

*******************************************************

Histórico

Fim de semana de 26 a 28 de junho de 2026

Fim de semana de 17 a 19 de junho de 2026

Fim de semana de 12 a 14 de junho de 2026

Fim de semana de 4 a 7 de junho de 2026

Fim de semana de 29 a 31 de maio de 2026

Fim de semana de 21 a 24 de maio de 2026

Fim de semana de 14 a 17 de maio de 2026

Fim de semana de 8 a 10 de maio de 2026

Fim de semana de 30 de abril a 3 de maio de 2026

Fim de semana de 24 a 26 de abril de 2026

Fim de semana de 17 a 19 de abril de 2026

Fim de semana de 10 a 12 de abril de 2026

Fim de semana de 1 a 4 de abril de 2026

Fim de semana de 26 a 29 de março de 2026

Fim de semana de 19 a 22 de março de 2026

Fim de semana de 13 a 15 de março de 2026

Fim de semana de 6 a 8 de março de 2026

Fim de semana de 26 a 28 de fevereiro de 2026

Fim de semana de 19 a 23 de fevereiro de 2026

Fim de semana de 6 a 8 de fevereiro de 2026

Fim de semana de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026

Fim de semana de 23 a 25 de janeiro de 2026

Fim de semana de 16 a 18 de janeiro de 2026

Fim de semana de 9 a 11 de janeiro de 2026

Fim de semana de 25 a 28 de dezembro de 2025

Fim de semana de 18 a 23 de dezembro de 2025

Fim de semana de 11 a 14 de dezembro de 2025

Fim de semana de 5 a 8 de dezembro de 2025

Fim de semana de 28 de novembro a 1 de dezembro

Fim de semana de 20 a 23 de novembro de 2025

Fim de semana de 13 a 16 de novembro de 2025

Fim de Semana de 6 a 9 de novembro de 2025

Fim de semana de 31 de outubro a 2 de novembro de 2025

Fim de semana de 24 e 26 de outubro de 2025

Fim de semana de 18 e 19 de outubro de 2025