Alambiques e Alquitarras: a tradição da destilação na Região Centro de Portugal
Alambiques e Alquitarras: a tradição da destilação na Região Centro de Portugal

Entre vinhas, pomares e áreas de vegetação mediterrânica, a destilação integra uma parte da memória rural da Região Centro de Portugal. Alambiques e outros aparelhos de destilação foram utilizados no aproveitamento e transformação de matérias-primas agrícolas, dando origem a aguardentes obtidas, entre outras matérias-primas, a partir de vinho, bagaço de uva e frutos.
Na Região Centro, esta tradição encontra uma expressão particularmente documentada na produção de aguardente de medronho, sobretudo nos distritos de Coimbra, Guarda e Castelo Branco. O medronheiro (Arbutus unedo L.), espécie amplamente distribuída pelo território português, produz um fruto utilizado tradicionalmente na preparação desta aguardente. Depois de submetido a fermentação, o fruto é destilado, num processo que articula matéria-prima, equipamento e conhecimentos transmitidos entre gerações. A produção de aguardente de medronho constitui, assim, uma prática associada ao aproveitamento de recursos locais e às atividades agrícolas e rurais.
O alambique é um aparelho utilizado para realizar destilações. Na sua configuração tradicional, compreende uma caldeira ou recipiente onde é colocada a matéria a destilar, um capacete ou capitel, por onde passam os vapores, e um sistema de condução e condensação. Em muitos modelos, a condensação ocorre através de uma serpentina. A configuração concreta pode, contudo, variar de acordo com a época, a região e o tipo de aparelho.
A destilação baseia-se no aquecimento de uma mistura e na posterior condensação dos vapores formados. Deste modo, permite obter uma fração líquida enriquecida em determinados componentes voláteis. No contexto rural português, a técnica esteve associada ao aproveitamento de produtos da atividade agrícola, designadamente vinhos, bagaços de uva e frutos destinados à produção de aguardentes.
A presença desta atividade na Região Centro encontra-se também registada em documentação histórica. O Arquivo Central da Economia conserva um processo relativo a um pedido de licença para um alambique destinado à destilação de aguardente, instalado na Praça Marquês de Pombal, em Pombal, com documentação produzida entre 1927 e 1941. Existe igualmente um processo relativo a um alambique para destilação de aguardente situado em Ponte Nova, na freguesia de São Pedro, concelho de Porto de Mós, com documentação produzida entre 1939 e 1959. Estes registos documentam a existência de instalações de destilação e a sua sujeição a procedimentos administrativos e de licenciamento.
A alquitarra é tradicionalmente definida como um aparelho de destilação semelhante ao alambique, mas sem serpentina. A diferença terminológica não deve, contudo, ser transformada numa distinção rígida aplicável a todos os aparelhos históricos, uma vez que a designação e as características construtivas podem variar consoante as fontes e os contextos. O alambique, por sua vez, apresenta tradicionalmente uma caldeira, um capacete ou capitel e um sistema destinado à condução e condensação dos vapores.
A documentação etnográfica do concelho de Carregal do Sal fornece um exemplo concreto da diversidade destes equipamentos. O alambique conservado numa coleção etnográfica municipal é identificado como um exemplar dos inícios do século XX, utilizado na região, e é descrito como constituído por uma coluna móvel, uma lentilha na parte superior e uma serpentina de refrigeração. O mesmo registo documenta a utilização do aparelho na destilação de bagaço.
A destilação começa antes da operação no aparelho. Dependendo da matéria-prima utilizada, podem ser necessárias etapas de preparação e fermentação. No caso da aguardente de medronho, os frutos são submetidos a fermentação antes da destilação. As características da matéria-prima e as condições em que decorrem a fermentação e a destilação influenciam a composição e as características do produto obtido.
No alambique, o aquecimento provoca a formação de vapores, que são posteriormente conduzidos e condensados. O processo de destilação envolve diferentes frações, cuja separação e aproveitamento dependem das características da matéria-prima, do equipamento e das condições de operação. O conhecimento do processo constitui, por isso, uma componente importante da prática tradicional da destilação.
Esse conhecimento não se limita ao funcionamento do aparelho. Inclui também a preparação das matérias-primas, o acompanhamento da fermentação quando aplicável, o controlo do aquecimento e da destilação e a avaliação do produto obtido. É neste conjunto de práticas que se encontra uma parte relevante do saber associado aos alambiques e às aguardentes produzidas em contexto rural.
A destilação artesanal conheceu diferentes formas de organização. Em comunidades rurais, a posse de um alambique podia não estar ao alcance de todos os produtores. A documentação etnográfica de Carregal do Sal refere que o custo do equipamento limitava a sua posse e que os pequenos produtores recorriam aos proprietários de alambiques para obter aguardente, mediante pagamento em dinheiro ou através de uma parte da aguardente produzida.
Este exemplo permite compreender a importância económica e social que o equipamento podia assumir nas comunidades rurais. Para além de instrumento de transformação de matérias-primas, o alambique podia constituir um recurso utilizado por vários produtores e estar integrado em relações de prestação de serviços e de aproveitamento dos produtos agrícolas.
Os alambiques e as alquitarras podem, por isso, ser considerados testemunhos materiais de práticas e conhecimentos associados à destilação. O equipamento constitui a dimensão física dessa atividade, enquanto as técnicas de preparação, fermentação, destilação e avaliação do produto integram o conhecimento necessário à sua utilização.
A diversidade territorial da Região Centro contribuiu para a existência de diferentes práticas agrícolas e formas de transformação dos seus produtos. Nas áreas onde a produção tradicional de aguardente de medronho está documentada, o aproveitamento do fruto do medronheiro constitui uma dessas práticas. Paralelamente, a utilização de vinho e de subprodutos da vinha, como o bagaço de uva, relaciona a destilação com a atividade vitivinícola.
Esta diversidade não corresponde a uma única tradição uniforme. Os equipamentos, as matérias-primas e os procedimentos podiam variar de acordo com os recursos disponíveis, as características dos territórios e os conhecimentos existentes em cada comunidade.
É nessa diversidade que os alambiques e as alquitarras assumem o seu significado enquanto testemunhos de uma cultura técnica ligada à transformação de produtos agrícolas. Mais do que objetos isolados, documentam práticas que relacionavam recursos locais, conhecimento especializado e formas de organização da produção.
Valorizar estes equipamentos significa, assim, preservar não apenas os objetos, mas também a informação sobre a sua utilização e sobre as práticas que lhes estavam associadas.
A destilação tradicional integra a história económica, agrícola e social de diferentes comunidades portuguesas. Na Região Centro, os testemunhos documentais e etnográficos permitem reconhecer a presença de equipamentos e atividades de destilação e relacioná-los com o aproveitamento de produtos agrícolas. Os registos de Pombal, Porto de Mós e Carregal do Sal constituem exemplos concretos dessa presença.
Conhecer um alambique ou uma alquitarra é, por isso, conhecer uma parte do percurso que liga matéria-prima, técnica, equipamento e produto final.
Preservar este património implica documentar os equipamentos, os processos e os conhecimentos associados à destilação, contribuindo para a compreensão das práticas que fizeram parte da vida rural e das economias locais.
Antes de chegar à garrafa, uma aguardente resulta de uma sequência de operações e conhecimentos. O alambique e a alquitarra constituem, nesse percurso, testemunhos materiais de uma tradição de transformação de matérias-primas que permanece inscrita na história de diferentes territórios da Região Centro de Portugal.
Referências
Arquivo Central da Economia. Pedido de licença de laboração para alambique para destilação de aguardente PT/SECRETARIA GERAL DA ECONOMIA/DREC/DGSI/IIIPT/362/03232].
Botelho, G., Gomes, F., Melo, F., Rodrigues, I., Oliveira, J. A., Varejão, J., Franco, J., Vidal, M. M., Pato, R. L., & Santos, S. (2024). Medronho: Produtos diretos com fileira estabelecida. Universidade do Algarve.




Deixar comentário ou sugestão