Início > Informação > Notícias
  Informação
 
2017 / 11 / 22


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) foi selecionada pela Comissão Europeia (CE), num total de 64 candidaturas, para integrar um projeto piloto, que tem como objetivo promover e estimular as PME da Região Centro na transição para uma Economia Circular.


Este projeto piloto- "Boosting the circular economy amongst SMEs in Europe" – é promovido pela Comissão Europeia e destina-se a organizações de apoio às PME's, entidades que trabalham em "soluções verdes" e Autoridades Regionais da União Europeia, onde a CCDRC se enquadra.


Em termos operacionais está em causa a formação, a definição de estratégias e a visita de peritos internacionais como a KPMG, Ecofys, CSR Netherlands e a Circle Economy, por forma a capacitar a CCDRC de competências no âmbito da temática da economia circular, da eficiência de recursos e da eco-inovação.

Para mais informações consulte:
http://ec.europa.eu/environ…/…/circular_economy_boost_en.htm

2017 / 11 / 17

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promove, em colaboração com o Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT (GPPQ) e com o apoio da Enterprise Europe Network (EEN), no próximo dia 27 de novembro, às 13h45, no Auditório da CCDRC (Coimbra), uma sessão de informação e debate dedicada às oportunidades de financiamento em I&I na área da Economia Circular no período 2018-2020.

Esta sessão contará com a participação (por videoconferência) de Project Officers da Comissão Europeia (DG RTD e DG AGRI) e da Associação SPIRE (Sustainable Process Industry through Resource and Energy Efficiency).

No final desta sessão haverá ainda oportunidade para a ocorrência de reuniões com os NCPs temáticos presentes.

A participação é gratuita,  mas sujeita a  inscrição em http://www.gppq.fct.pt/h2020/eventos.php?id=8126.

2017 / 11 / 17

•    Já conhece as áreas de aposta da RIS3 do Centro?

•    Sabia que o alinhamento com a RIS3 do Centro tem sido usado na avaliação da admissibilidade e do mérito dos projetos candidatos ao Portugal 2020 com investimento na Região Centro?

•    Quer tirar partido da RIS3 do centro para melhorar a sua vantagem competitiva e a sua oportunidade de Inovação?

Estas e outras questões terão resposta na Sessão de Capacitação na RIS3 da região Centro (Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente), que se realiza no dia 23.11.2017 às 09:30H, no Auditório Aceleradora do IPN em Coimbra

Esta sessão é organizada por um grupo de Clusters de Competitividade em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro,  CIM Região de Coimbra e Instituto Pedro Nunes

Faça a sua inscrição em: goo.gl/syS7pv

PROGRAMA

9h30 –Abertura

IPN

CCDRC

9h40 –A Estratégia RIS3 da região Centro

CCDRC

9h55 –A especialização inteligente e as apostas da região de Coimbra

CIM de Coimbra

10h10 –Alinhar estratégias de diferentes cadeias de valor e a RIS3 Centro

Painel de Clusters de Competitividade

10h50 –CoffeBreak

11h00 –A perceção de atores da CIM de Coimbra

Feedzai

Pinewell

IPN

11h30 –Debate

12h00 –Encerramento

2017 / 11 / 13

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promove amanhã, dia 14 de novembro, pelas 10.30h, no Auditório Municipal de Tondela, uma sessão de divulgação das medidas de apoio às empresas afetadas pelos incêndios.

Programa

10h30 - Abertura

Presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus

Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza

10h45 - Apresentação do Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas

Presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa

11h00 - Apresentação das Medidas de Apoio no domínio do emprego

Delegado regional do IEFP do Centro, Alberto Costa

11h15 - Debate

12h30 - EncerramentoSecretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira

2017 / 11 / 02

A Universidade de Coimbra (UC) e a Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental  promovem no dia 22 de novembro de 2017, em Coimbra,  um Workshop sobre Economia Circular em Geotecnia Ambiental.

Os principais tópicos do Workshop incluem os conceitos e objetivos estratégicos da economia circular, eficiência e desafios societais na utilização dos geomateriais, processamento e tratamento de resíduos e desenvolvimentos recentes para recuperação de áreas contaminadas.

O Workshop destina-se a todos os profissionais intervenientes na área dos resíduos em geral, incluindo empresários, técnicos, juristas, economistas, académicos e estudantes.

Saiba mais em https://ecocircular.wixsite.com/ecocirgeoambiental