Memorial da Irmã Lúcia - Carmelo de Coimbra


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) apresentou, no dia 28 de Abril, no Carmelo de Coimbra, o projecto "Caminhos de Fátima – Rotas de Peregrinação - Do Convento das Carmelitas ao Santuário de Fátima".

No dia 6 de Maio de 2010 foi assinado um protocolo de cooperação para estruturar, qualificar e promover esta rota, de modo a oferecer orientação, apoio e segurança aos peregrinos, contribuindo ao mesmo tempo, para a dinamização das localidades percorridas e para a valorização dos seus recursos. Este protocolo congregou neste mesmo objectivo entidades religiosas (Dioceses de Coimbra e Leiria-Fátima e Santuário de Fátima), municípios (Alvaiázere, Ansião, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Ourém e Penela), entidades do sector do turismo (Entidade Regional de Turismo do Centro e Entidade de Turismo Leiria-Fátima) e a CCDRC.

Passado um ano desde a assinatura daquele protocolo, a CCDRC faz a apresentação pública desta Rota, na medida em que a georeferenciação do traçado possibilita já a sua utilização como percurso de peregrinação. Este momento marca também a entrada numa nova fase do projecto, que passará pela concretização no terreno das intervenções que assegurarão uma adequada e completa estruturação da Rota.

Este projecto, que será co-financiado pelo programa Mais Centro, pretende ser um elemento diferenciador das habituais rotas de peregrinação, atraindo novos públicos, nomeadamente pela sua articulação com o Caminho Português de Santiago de Compostela (partilham o mesmo percurso mas em sentido contrário), e por uma forte associação ao território atravessado que apresenta inúmeros atractivos.