Linha SOS Ambiente e Território - 808 200 520

O novo serviço SOS Ambiente e Território está disponível 24 horas por dia, através da linha azul 808 200 520, e dos sítios de Internet da Guarda Nacional Republicana (www.gnr.pt) e Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar do Ambiente e do Ordenamento do Território - IGAMAOT (www.igamaot.pt).

SOS Ambiente e Território onlineEm relação ao seu predecessor (Linha SOS Ambiente 24), o serviço SOS Ambiente e Território passará a ter todo o atendimento e triagem de chamadas centralizado no Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (GNR/SEPNA), que encaminhará a informação recebida para as suas unidades no terreno e, quando a natureza das chamadas ou mensagens electrónicas o justifique, para a IGAMAOT ou outras entidades relevantes (CCDR - Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, ICNB - Instituto da Conservação da Natureza).

O novo serviço vai permitir que também se recebam informações sobre violações dos instrumentos de Ordenamento do Território. Nestes casos o SEPNA, para além de agir no terreno se adequado, encaminha os processos para a IGAMAOT e/ou as CCDR.

Com periodicidade mensal, o SEPNA enviará à IGAMAOT uma base de dados com todas as chamadas e mensagens recebidas e o encaminhamento dado aos respectivos processos.

SOS Ambiente e Território Online