Início > Informação > Notícias
  Informação
 
2022 / 06 / 28

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Centro (CCDRC) recebe hoje e amanhã a visita de uma delegação da Agência de Desenvolvimento Regional, ADR Nord-Est, da Roménia. A visita decorre no âmbito de uma ação de apoio técnico previsto num programa gerido pela Comissão Europeia: TAIEX. Trata-se de um instrumento de Assistência Técnica e Intercâmbio de Informação a que as regiões podem recorrer, tendo a região Centro sido identificada pela região Nordeste da Roménia como um bom caso de estudo no contexto da gestão de fundos estruturais ao nível regional.

O programa incluiu ainda uma visita à Agência de Desenvolvimento e Coesão, que decorreu ontem, que permitiu enquadrar a coordenação nacional do Portugal 2020 e do futuro Portugal 2030. Foi também prevista uma visita ao Instituto Pedro Nunes, promotor de vários projetos financiados pelo Programa Operacional Regional, incluindo o projeto da Aceleradora, vencedor do prémio RegioStar em 2018.

2022 / 06 / 15

No contexto da Eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura (EUROACE), a Comunidade Autónoma da Extremadura celebra, em mais um ano, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. As celebrações incluem um amplo programa de atividades, designadamente exposições, cinema, literatura, música e gastronomia.

Das diversas atividades, que decorrem de maio a setembro de 2022, destacamos:

-     27 de maio a 3 de julho, Exposição MOVIMENTO IP2N4 ART de um coletivo de artistas lusos, Museo Etnográfico Extremeño González Santana, em Olivenza.

-    26 de maio a 18 de setembro, Exposição Alter(acción) 2.0 – Micropaisagens, da artista portuguesa Marta de Menezes, Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo (MEIAC).

Importa referir que a atividade Micropaisagens é uma experiência interativa, em que o público, através de métodos científicos e com peças da exposição, pode criar uma paisagem. A atividade visa sensibilizar para a importância dos ecossistemas naturais e do equilíbrio da relação do ser humano com a natureza.

-    29 de junho, 21h.00, Concerto de Vitorino, Teatro López de Ayala em Badajoz;

-    27 a 29 de junho, Curso de Verão “José Saramago: un minuto, un siglo”, Mosteiro de Yuste.

pdf programa completo (1.64 MB) e as atividades podem ser acompanhadas em www.euro-ace.eu e https://www.facebook.com/euroregionEUROACE

2022 / 06 / 15

No âmbito da Comunidade de Trabalho Transfronteiriça Centro - Castela e Leão (CENCYL), e com o apoio de Programa Interreg Espanha-Portugal, Castela e Leão celebra, durante o mês de junho de 2022, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A celebração inclui um amplo programa de atividades que incluem música, literatura, exposições, fotografia, património e culinária, e decorrem em formato presencial e online.

Das diversas atividades, que decorrem de 10 a 30 de junho, destacamos:

- Dia 20 de junho, 20h00, Salón de Actos do Museo Etnográfico de Castilla y León, Zamora: apresentação do livro Cadernos do Património 1 – Bizarril & Monforte pelo fotógrafo, coordenador da publicação e membro da Associação RIBACVDANA, Renato Roque.

Importa mencionar o Caderno do Património 1 – Bizarril & Monforte editado pela RIBACVDANA - Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário, foi financiado pela CCDRC no contexto do projeto 0026_CENCYL_2020_3_E da Comunidade de Trabalho Transfronteiriça CENCYL, e tem como principal objetivo promover e dar a conhecer o património cultural de assinalável valor histórico, arquitetónico, arqueológico e artístico dos Vales do Côa e Águeda e da Raia

- Dia 22 de junho, 18h.30, Biblioteca de Juzbado (Salamanca), sessão aberta de leitura de textos de José Saramago, a partir dos seus livros, “A Bagagem do Viajante” e “Viagem a Portugal”, conduzida por Elsa Ligeiro, da Editora Alma Azul. Tendo em conta que se trata de um evento enquadrado na Celebração do Dia de Portugal, haverá igualmente uma revisitação a Camões enquanto elemento fundador da identidade portuguesa.

Destaca-se, ainda, a visita virtual “Arte y Patrimonio en Línea” – visitas virtuais a monumentos e museus do Norte e Centro de Portugal.

pdf programa completo (1.35 MB) e as atividades podem ser acompanhadas em www.cencyl.eu, canal YouTube Espacio Fronteira e www.espaciofronteira.eu.

2022 / 05 / 04

No âmbito das iniciativas promovidas pela Marca R.U.-I.S., a AICCOPN, em colaboração com a CCDR Centro, irá realizar no dia 5 de maio, através de videoconferência zoom, a Sessão de Esclarecimento “R.U.-I.S. | PERSPETIVAS PARA O FUTURO DA REABILITAÇÃO URBANA”, que conta com o Programa que disponibilizamos no link infra.

A participação nesta iniciativa é gratuita, estando disponível para todos os que pretendam conhecer a Marca e a atividade da Reabilitação Urbana.

Saiba mais em:

https://www.aiccopn.pt/eventos/marca-r-u-i-s-sessao-de-apresentacao-2/

2022 / 04 / 22

No próximo dia 4 de maio, entre as 10h00 e as 12h30, vai decorrer a Sessão Informativa sobre a Primeira Convocatória de Projetos do Programa de Cooperação Interreg Euro-MED 2021-2027, dedicada ao tema prioritário da Governança.

Aberta à apresentação de candidaturas, desde 24 de fevereiro de 2022, esta primeira convocatória irá decorrer até às 12h00 do dia 24 de maio de 2022 (horário de Bruxelas).

O Encontro vai ser realizado online, através da plataforma TEAMS e é aberto a todos os potenciais interessados em apresentar propostas neste contexto.

É necessária INSCRIÇÃO PRÉVIA para receber o link de acesso.

A principal finalidade deste evento é a de informar sobre as características desta Convocatória que estão disponibilizadas aos potenciais agentes interessados, e a apresentação dos termos de referência desta primeira convocatória.

Assim, a maior fatia de tempo do encontro está reservada aos participantes, para que apresentem as suas dúvidas e coloquem as suas questões viabilizando e facilitando a consolidação das suas propostas de projeto de cooperação.

O principal objetivo do Programa Interreg Euro-MED 2021-2027 é contribuir para a transição da Região Mediterrânica para uma sociedade climaticamente neutra e resiliente.

Neste ciclo 2021-2027, o Programa tem como prioridade complementar dotar o Mediterrâneo de uma melhor governação territorial, o que se traduz, desde logo, pelo lançamento desta primeira convocatória.

Mais informações:

•    INSCRIÇÕES AQUI!

•    Interreg EuroMed 2021-2027