Início > Informação > Notícias
  Informação
 
2023 / 03 / 29

O Comité de Acompanhamento POCTEP aprovou, no dia 22 de março, as BASES da 4ª convocatória do POCTEP 2021-2027.  A 4ªConvocatória corresponde ao Objetivo Político 4 (OP4) “Uma Europa mais social e inclusiva”.

O OP4 integra a Prioridade 5 do POCTEP – Reforço da cooperação para enfrentar o desafio demográfico através do emprego e mercado de trabalho; educação e formação ao longo da vida; acesso a cuidados de saúde; e cultura e turismo sustentável.

O prazo de apresentação de candidaturas decorrerá de 17/04/2023 a 31/05/2023.

Informação completa AQUI.

2023 / 03 / 21

Estamos a preparar o lançamento dos primeiros avisos do Portugal 2030. Prepare-se também!

Se quer concorrer aos apoios do Portugal 2030, antecipe etapas:

  1. Registe-se no Balcão dos Fundos, se ainda não o fez;
  2. Atualize o seu perfil, se já é utilizador;
  3. Contacte a Linha dos Fundos, se tiver dúvidas.

Para se candidatar a um apoio do Portugal 2030 é obrigatório estar registado no Balcão dos Fundos.

Para garantir que não perde tempo, comece já a preparar o seu perfil.

Se nunca concorreu a apoios e quer passar a aceder, saiba como fazer o registo no Balcão dos Fundos aqui.

Se já está registado, mantenha o perfil da sua Entidade atualizado e crie o super-utilizador.

As entidades coletivas devem atribuir a um dos seus utilizadores o perfil de super-utilizador, para terem acesso a funcionalidades exclusivas como por exemplo a submissão de candidaturas.

  1. Conheça os diversos tipos de utilizadores aqui;
  2. Aceda ao Balcão dos Fundos com as credenciais de Entidade Beneficiária.
  3. No menu “Administração – Utilizadores” convide o(s) seu(s) super-utilizador(es) introduzindo o NIF e email de contacto e selecionando o perfil “super-utilizador”.
  4. O utilizador convidado recebe um email com um link e instruções para aceder e aceitar

Se tiver dúvidas ou precisar de informações adicionais sobre apoio técnico ao Balcão dos Fundos, Avisos e Operações, ou informação de caráter geral, consulte a área de “Ajuda” do Portugal 2030 ou contacte qualquer canal da Linha dos Fundos:

  • Canal Telefone (gratuito) – 800 10 35 10
  • Suporte escrito
  • E-mail
  • Videochamada
  • Chatbot
  • Livechat

Todos os dias úteis, das 9h00 às 18h00!

Portugal 2030 - Os Fundos Europeus mais perto de si.

Fonte: AD&C-USI

2023 / 03 / 10

A Comissão Interministerial de Coordenação procedeu à aprovação do respetivo Regulamento Interno, em que define o seu funcionamento:

Em plenário (CIC Portugal 2030 Plenária);

Em comissão permanente (CIC Portugal 2030 Permanente);

Em subcomissão específica para a coordenação de matérias relativas ao Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (subcomissão específica do Programa FAMI).

A CIC Portugal 2030 Plenária assume ainda as competências da comissão interministerial de coordenação do Acordo de Parceria – CIC Portugal 2020, sendo as competências das respetivas comissões especializadas assumidas pela CIC Portugal 2030 Permanente.

Consulte  pdf aqui (217 KB) a  Deliberação da CIC Portugal 2030 (n.º 01/2023/PL)

2023 / 02 / 28

No próximo dia 28 de fevereiro, vão ser apresentados os Estudos de Caso das três regiões portuguesas: Algarve, Centro e Lisboa, integradas no projeto “Rethinking regional attractiveness” ou “Repensar a atratividade regional” numa sessão promovida pela OCDE, a AD&C e as CCDR AlgarveCentro e Lisboa e Vale do Tejo, em parceria com a Comissão Europeia.

A sessão de apresentação decorrerá, em formato exclusivamente presencial, na próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro, a partir das 16h30, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro.

Consulte o PROGRAMA

Este projeto envolve 15 regiões: Algarve, Área Metropolitana de Lisboa e Centro (Portugal), Baleares, Cantábria e Valência (Espanha), Northern and Western, Eastern and Midland e Southern (Irlanda), Sicília, Ligúria, Marche e Campânia (Itália), Dalarna e Norrbotten (Suécia), de cinco estados-membro da OCDE e da União Europeia.

Focado nas características internacionais das regiões, o “Rethinking regional attractiveness” identifica fatores de atração regional, existentes e emergentes, aborda impactos exógenos nas regiões – como a crise da COVID-19, das megatendências atuais e da Guerra na Ucrânia – e compreende as necessidades regionais e os ativos necessários para ser bem sucedido no seio da globalização.

São referenciados os instrumentos de política ao dispor para aumentar a atratividade das regiões junto de grupos-alvo de investidores, talento e visitantes, com o objetivo de apoiar os decisores políticos, ao nível nacional e subnacional, procurando contribuir para políticas de desenvolvimento territorial mais inclusivas, sustentáveis e resilientes.

Tendo em vista a preparação do relatório final do projeto, previsto para meados de 2023, os estudos de caso surgem na sequência do intenso trabalho desenvolvido pela equipa da OCDE, com o apoio das três CCDR e da AD&C, envolvendo duas missões em Portugal – em junho e julho de 2022 – e que contou com contributos de um conjunto alargado de atores relevantes à escala regional e nacional.

2023 / 02 / 28

A Parceria europeia cofinanciada Sustainable Blue Economy (SBEP), desenvolvida no âmbito do Programa-Quadro Horizonte Europa, lançou no dia 13 de fevereiro de 2023 o seu primeiro Concurso Transnacional Conjunto (CTC) sob o tópico "The way forward: a thriving sustainable blue economy for a brighter future". O concurso, organizado em duas fases, terá a 1º fase de submissão de candidaturas até 14 de abril de 2023 (15h CET). As pré-propostas aprovadas serão convidadas a submeter a candidatura completa na 2ª fase da submissão de candidaturas até 13 de setembro de 2023 (15h CET).

A SBEP é uma das Parceiras Europeias do Pilar 2 do Horizonte Europa cuja visão é conceber, orientar e apoiar uma transição justa e inclusiva para uma economia azul regenerativa, resiliente e sustentável. A primeira reunião formal desta parceria, onde a CCDRC participou, e onde foi feito o lançamento e apresentação pública da SBEP, decorreu a 24 e 25 de janeiro, em Roma. A Parceria visa impulsionar a transformação necessária para uma economia azul climaticamente neutra, sustentável e produtiva até 2030, ao mesmo tempo que cria e apoia as condições para um oceano sustentável até 2050. De Portugal integram esta Parceria, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o Fundo Azul, o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia dos Açores (FRCT), e o Atlantic International Research Centre (AIR CENTRE) e participa ainda como parceiro associado a Direção Geral de Política do Mar.

Uma das principais ambições desta parceria é lançar uma série de Concursos Transnacionais Conjuntos (CTC) cofinanciados que abordam áreas prioritárias no âmbito da  pdf Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA) (14.39 MB) da SBEP.

O 1º CTC da SBEP junta recursos financeiros nacionais e regionais através da participação de ministérios e agências de financiamento de 23 países responsáveis pelo financiamento de ações de investigação e inovação na economia azul, com o apoio financeiro da CE. Portugal é um dos parceiros desta iniciativa, sendo que em Portugal o 1º CTC tem como entidades financiadoras a FCT, o FRCT e a CCDRC, num esforço conjunto de sinergias entre diferentes tipologias de fundos.

Este concurso visa apoiar projetos de investigação e inovação transnacionais (36 meses) que abordem uma das 5 áreas prioritárias:

1)    Planning and managing sea-uses at the regional level

2)    Development of offshore marine multi-use infrastructures to support the blue economy

3)    Climate neutral, environmentally sustainable, and resource-efficient blue food and feed

4)    Green transition of Blue Food production

5)    Ocean Digital Twin (ODT) test use cases at EU sea-basins and the Atlantic Ocean.

Os projetos devem contribuir para o impacto na transformação da economia azul para um futuro mais resiliente e que permita atingir o objetivo da neutralidade carbónica.

Os projetos devem ser desenvolvidos a nível pan-europeu e nas diferentes bacias marítimas europeias - o Mediterrâneo, o Mar Negro, o Mar Báltico, o Mar do Norte e o Oceano Atlântico, assim como estabelecer uma estreita cooperação intersectorial entre a ciência, a inovação e os sectores económicos.

No próximo dia 2 de março irá decorrer um webinar informativo sobre este primeiro CTC. O evento decorrerá das 13h às 15h (hora de Portugal continental), e serão apresentadas as áreas prioritárias, bem como todo o processo de candidatura, avaliação e seleção de projetos. A inscrição deve ser realizada aqui.

Mais informações sobre este concurso estão disponíveis aqui.