Início > Artigos Newsletter
  Artigos Newsletter
 
2013 / 07 / 25

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro procura auscultar a região, os seus agentes e os seus cidadãos sobre o Plano de Ação Regional elaborado para 2014-2020. Poderá participar através do site crer2020.ccdrc.pt e o período de consulta pública irá decorrer até ao final do mês de julho.

No contexto de preparação do próximo período de programação financeira da Política de Coesão da União Europeia para 2014-2020, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) desenvolveu um intenso trabalho de dinamização dos parceiros económicos e sociais, das entidades do sistema científico e tecnológico e de outras entidades representativas da sociedade civil, à volta da estratégia de desenvolvimento regional para o futuro do Centro de Portugal.

Esta reflexão estratégica deverá assentar num conjunto de temas prioritários que procurarão dar resposta aos problemas e desafios com que a região se confronta, por forma a gerar valor acrescentado e afirmar modelos de Competitividade Responsável, Estruturante e Resiliente (CRER) no Centro de Portugal.

 

2012 / 11 / 28

A CCDRC promove no dia 4 de dezembro, no Centro Cultural Cerâmica Arganilense, em Arganil, o seminário "Inovação e competitividade na Região Centro: desafios atuais e para 2014-2020".

A Região Centro é, no contexto nacional, uma das regiões mais bem preparadas para responder à crise e aos desafios que se colocam no próximo período de programação. O seu desempenho em domínios como as exportações e o emprego, por exemplo, em muito contribui para que se conte entre as 100 regiões mais inovadoras da Europa. Este seminário propõe uma reflexão sobre um dos temas centrais que o desafio do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo coloca, contando com a participação de relevantes atores regionais do setor empresarial, do sistema científico e tecnológico e da administração pública.

Os próximos meses serão decisivos para o desenho dos instrumentos da nova Política de Coesão Europeia, pelo que é da maior importância enriquecer o debate com uma visão regional viva, participada e mobilizadora que contribua para que esses instrumentos respondam às necessidades e à ambição da Região Centro.

Entrada gratuita, sujeita a inscrição (número de lugares limitado) até ao dia 30 de Novembro, aqui ou para o e-mail: git@ccdrc.pt

Consulte o programa aqui  .

2012 / 11 / 28

A Comissão Diretiva do Mais Centro e a Comunidade Intermunicipal de Dão-Lafões promovem na próxima sexta-feira, dia 30 de novembro, pelas 10.00h, no Welcome Center de Viseu, a sessão de lançamento do Roteiro Mais Centro-Dão Lafões.

“Roteiros Mais Centro” é um conjunto de roteiros, de cariz turístico e cultural, das diversas sub-regiões do Centro de Portugal, que apresenta projetos visitáveis apoiados pelo programa Mais Centro: museus, parques, jardins, praias, piscinas, aldeias, património, mercados, bibliotecas, entre outros.

Ao propor um programa turístico de dois dias, estes roteiros convidam-no a visitar e a conhecer melhor o Centro de Portugal, à luz de um caminho traçado pelos resultados da aplicação dos fundos comunitários na região.

Inscrições até ao dia 29 de novembro para o correio eletrónico presidente@ccdrc.pt ou por telefone 239 400 114.

 

Programa

10.00: Welcome Center Viseu (Casa do Adro- Adro da Sé) (Ponto 1 do roteiro)

Apresentação do Roteiro Mais Centro – Dão-Lafões
Atribuição de Prémios Mais Centro

11.00: Visita ao Museu de Arte Sacra da Catedral de Viseu/Tesouro da Sé (Viseu) e Museu da Igreja da Misericórdia de Viseu (Viseu) (Pontos 2 e 3 do roteiro)

12.30: Passeio de bicicleta na Ecopista do Dão (Ponto 7 do roteiro): Percurso Figueiró-Torredeita

13.30: Almoço em Tondela

15:30: Visita ao Museu Terras de Besteiros (Tondela) (Ponto 8 do roteiro)

16:30: Visita ao Parque Urbano de Tondela (Tondela) (Ponto 9 do roteiro)

Foi publicada a Estratégia EUROACE 2020: uma estratégia para a eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura que pretende ser um plano de ação orientado fundamentalmente para fomentar e coordenar a participação das administrações e dos cidadãos nas iniciativas de cooperação transfronteiriça.
2012 / 02 / 06

A CCDRC promoveu, no passado dia 31 de Janeiro, uma sessão de análise e debate (SAD) subordinada ao tema “A Prestação de Contas no SIIAL – Sistema Integrado de Informação da Administração Local ” destinada a funcionários e dirigentes dos Municípios da Região Centro.