Realizou-se ontem, dia 3 de Novembro, o I Conselho Plenário da Comunidade de Trabalho Alentejo-Centro-Extremadura (EUROACE), em Mérida – Espanha.

 A Eurorregião EUROACE, criada em 21 de Setembro de 2009 pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Centro de Portugal e pela Junta da Extremadura, pretende dar um novo impulso ao processo de cooperação transfronteiriça.
 
Durante o ano que decorreu desde a sua criação, a EUROACE promoveu a constituição de diversas Comissões Sectoriais para trabalhar diferentes temas pertinentes para serem abordados em conjunto pelas regiões envolvidas nesta Comunidade de Trabalho.



Foi também o momento de aprovação da Estratégia EUROACE 2020, uma estratégia de cooperação e desenvolvimento que pretende ser o documento orientador da Comunidade de Trabalho, a médio e longo prazo, tendo em vista o próximo período de programação da política de coesão da União Europeia (pós-2013) e, em particular, o futuro da cooperação territorial europeia.

Foi também lançado o portal da Eurorregião: http://www.euro-ace.eu