Pelo terceiro ano consecutivo, a Região Centro participa nos Open Days, o maior evento anual no calendário das cidades e regiões europeias, que terá lugar em Bruxelas, de 4 a 7 de Outubro.

O tema deste ano, “Europa 2020: Competitividade, cooperação e coesão para todas as regiões”, é tanto um reconhecimento do papel vital que as regiões desempenham, quanto um olhar sobre os elementos chave da nova estratégia para a Europa

Mais uma vez, uma organização conjunta do Comité das Regiões, da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, levam a Bruxelas mais de 240 regiões e municípios que, em parceria com empresas, bancos, associações internacionais e organizações académicas promovem mais de uma centena de seminários, reuniões de trabalho, exposições e oportunidades de contacto para os cerca de 6 mil participantes esperados.

Este ano, o Comité das Regiões será o Meeting Place, espaço de encontro e exposição nos domínios da economia verde e da cooperação territorial.

A Região Centro participa nos Open Days fazendo parte de uma parceria composta por mais nove regiões europeias: Castilla y Léon, de Espanha, England’s Northwest e East of England, do Reino Unido, Warmia and Mazury, da Polónia, Mid Norway e West Norway, da Noruega, Saxónia, da Alemanha, Dinamarca Central e a Região Norte de Portugal.

Este conglomerado adoptou a designação de 2020 Regions: Acting for the future, mote para a organização de dois workshops que terão lugar na manhã do dia 5 de Outubro, na Casa da Noruega. A Região Centro participa no Seminário “From knowledge to growth: stimulating the green economy”, no qual será representada por Ana Abrunhosa, vogal executiva da Comissão Directiva do Mais Centro, com a apresentação «O cluster do habitat sustentável na Região Centro de Portugal».

Para esta participação nos Open Days, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro estabeleceu uma parceria com o cluster do Habitat Sustentável, cujos representantes integram a delegação da Região Centro ao evento.

É esta parceria que estará presente no Meeting Place, na área da ‘economia verde’, no 5º andar do Edifício do Comité das Regiões, com um stand onde se apresentará o cluster do Habitat Sustentável da Região Centro.

A CCDRC estará, ainda, presente na área da cooperação territorial, no 6º andar daquele edifício, com Castilla y Léon, apresentando o projecto MIT – Mobilidade, Inovação e Território, projecto âncora da estratégia de cooperação entre estes dois territórios.

A terceira presença da CCDRC acontece também no contexto da cooperação territorial, com a divulgação da recentemente criada Euroregião EUROACE, uma Comunidade de Trabalho tripartida formada pelas regiões Centro e Alentejo, de Portugal e a região da Extremadura espanhola. No final da manhã do dia 6 de Outubro, data especialmente dedicada pelos Open Days 2010 à cooperação territorial, realizar-se-á no espaço dedicada a este tema, também situado no 6.º andar do Edifício do Comité das Regiões, uma apresentação geral e uma conferência de imprensa com os altos responsáveis pela EUROACE.

Em paralelo com as diferentes iniciativas previstas para Bruxelas, cada região participante organiza um evento local relacionado com o tema dos OPEN DAYS. No dia 6 de Novembro, no Palace Hotel da Curia, terá lugar o workshop “O cluster do habitat sustentável no contexto das políticas públicas de apoio à competitividade regional e à economia verde”, organizado no contexto do CINCOS’10 – Congresso de Inovação na Construção Sustentável.