“Caminhos de Fátima – Rotas de Peregrinação”

 

Protocolo de Cooperação

 A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) assinou em Fátima, um protocolo de cooperação com um conjunto de entidades para a criação de uma rota para os peregrinos que vão a pé a Fátima. Esta rota tem início no Convento do Carmelo, em Coimbra, e terminará em Fátima.

 Na assinatura do acordo, o presidente da CCDRC, Alfredo Marques, explicou que este projecto, designado “Caminhos de Fátima – Rota de Peregrinação das Carmelitas de Fátima”, propõe-se redireccionar os fluxos de peregrinos das vias de comunicação com tráfego intenso para caminhos que ofereçam maior segurança, ao mesmo tempo que propiciem convívio, recolhimento e um maior conforto. Evidenciou ainda que a futura rota deverá permitir a dinamização de um território do interior que tem sofrido um esvaziamento progressivo dos seus recursos humanos e materiais.

 Segundo, o presidente da CCDRC, para a execução desta rota, as entidades envolvidas na realização deste projecto, a Diocese de Leiria, a Diocese de Coimbra, o Santuário de Fátima, a Entidade Regional de Turismo do Centro, a Entidade de Turismo Leiria e os Municípios de Coimbra, Condeixa, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém, poderão obter financiamento no Quadro de Referência Estratégico Nacional – (QREN) proporcionando ainda apoio técnico necessário à montagem do projecto.