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O terceiro número da publicação “Região Centro – Boletim Trimestral”, analisa o segundo trimestre de 2009. Neste período, manteve-se o cenário recessivo que Portugal e a Região Centro vinham já a defrontar nos trimestres precedentes, voltando a região, no entanto, a apresentar uma conjuntura menos negativa do que a verificada no país.
- Categories: Informação“Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão” é o tema do Seminário Ibérico que se realiza no próximo dia 22 de Junho, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE).
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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promoveu hoje, 6 de junho, a sessão de entrega dos prémios da primeira edição do Concurso Regional Centro Circular, que pretende promover os conhecimentos sobre economia circular junto da comunidade escolar da região Centro. Trata-se de um jogo online, https://www.centrocircular.pt/, destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos das Escolas dos 100 municípios que constituem a região Centro e que decorreu entre os dias 19 de abril e 31 de maio de 2022. Este jogo, desenvolvido pela CCDRC, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Centro, tem como principal objetivo educar e sensibilizar, de forma lúdica, sobre as várias temáticas que se interligam em torno do conceito de economia circular: eficiência hídrica; eficiência energética; eficiência material; conceção e produção e aquisição e consumo. Houve uma forte adesão da comunidade escolar, com a participação de 2472 alunos (610 do 2º ciclo e 1862 do 3º ciclo) e 95 professores de 65 escolas da Região. Durante toda a competição foram criados mais de sete mil jogos de tabuleiro (que poderiam ir até 5 jogadores cada) e quase 3 mil batalhas (envolvendo apenas 2 jogadores). Prémios por ESCOLA Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte A. Escola vencedora Prémio com um valor aproximado de 300 euros - à escolha entre as seguintes opções: • suporte para bicicletas;• vale de livros; • contentores de reciclagem; • uma combinação dos prémios anteriores; • mesa de matraquilhos; • mesa de ping-pong. B. 3º lugar dos Professores mais pontuados Prémio: um fim de semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal. C. 1º lugar dos Alunos na categoria 5º/6º ano Prémio: uma bicicleta com capacete D. 1º lugar dos Alunos na categoria 7º/9º ano Prémio: uma bicicleta com capacete E. 3º lugar dos Alunos na categoria 7º/9º ano Prémio: um vale de 100 euros em livros Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande A. 2º lugar dos Alunos na categoria 7º/9º ano Prémio: uma trotinete elétrica B. 2º lugar dos Professora mais pontuados Prémio: um fim de semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal. Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz A. 2º lugar dos Alunos na categoria 5º/6º ano Prémio: uma trotinete elétrica B. 3º lugar dos Alunos na categoria 5º/6º ano Prémio: um vale de 100 euros em livros Escola Secundária de Tondela A. 1º lugar dos Professores mais pontuados Prémio: um fim de semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal.
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O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, assinou, no dia 22 de março, três despachos que entram em vigor às 00:00 de 23 de março de 2020, e que abrangem áreas essenciais como o abastecimento de água, gestão de resíduos urbanos, fornecimento de energia, eletricidade, gás e combustíveis e também os transportes.s Os três despachos, que visam a garantia dos serviços essenciais ao país, surgem dada a situação excecional que se vive e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 e que exige a aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente com vista a prevenir a transmissão do vírus e conter a expansão da doença COVID-19. O primeiro despacho obriga as empresas ou entidades, públicas ou privadas, a assegurar a continuidade e a ininterruptibilidade dos serviços públicos dos seguintes setores:• Abastecimento de água para consumo humano;• Saneamento de águas residuais urbanas;• Gestão de resíduos urbanos;• Fornecimento de energia, compreendendo a eletricidade e o gás natural;• Fornecimento de combustíveis líquidos e de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL);• Transporte público de passageiros. Água, saneamento e resíduos No caso da água, saneamento, e recolha de resíduos, implica, nomeadamente, a operação, manutenção e reparação de avarias de todas as infraestruturas dos sistemas de abastecimento e a prestação dos serviços de atendimento ao público, em regime de teletrabalho, para reporte de avarias. Devem também continuar a ser feitas as análises que devem ser feitas em tempos normais, cumpridos os parâmetros e valores limite de emissão dos efluentes à saída das estações de tratamento de águas residuais, reforçada a periodicidade da recolha dos resíduos urbanos indiferenciados, sempre que necessário, e da higienização e da desinfeção dos contentores de resíduos urbanos e reforçado o controlo da deposição dos resíduos urbanos em contentores e criados piquetes de ação rápida para limpeza e remoção de resíduos urbanos se identificada deposição fora de contentores. CombustíveisPara assegurar a manutenção e o funcionamento da Rede Estratégica de Postos de Abastecimento de combustível e a gestão das reservas de emergência do Estado Português, devem manter-se em laboração e funcionamento as refinarias de Sines e de Matosinhos, a Companhia Logística de Combustíveis (incluindo o oleoduto multiproduto), pontos de descarga, armazenamento e expedição de granéis líquidos e gasosos, e instalações de armazenamento de produtos petrolíferos (combustíveis líquidos e GPL). Devem ainda manter-se abertos os postos de abastecimento em território continental e ilhas da Rede Estratégica de Postos de Abastecimento de combustíveis e GPL, devendo os restantes postos de abastecimento funcionar de acordo com a sua disponibilidade, sujeita a acompanhamento pela Entidade Nacional para o Setor Energético, a qual poderá determinar a sua reabertura. Devam igualmente manter-se abertos os parques de armazenamento, enchimento e distribuição de garrafas de GPL, as empresas distribuidoras e as empresas transportadoras de combustíveis líquidos e gasosos, os postos de abastecimento de embarcações do continente e ilhas, os aeroportos internacionais (Lisboa, Porto e Faro), aeródromos e heliportos e os respetivos serviços de abastecimento de combustíveis. Gás natural e eletricidade Para o gás natural, determina-se, [...]
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No quadro da Avaliação Ambiental Estratégica do Portugal 2020, de acordo com o artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 232/2007 (pdf), de 15 de junho, é promovida a Consulta Pública do:Programa Operacional Regional do Centro (consulte aqui)Programa Operacional Regional do Norte Programa Operacional Regional de LisboaPrograma Operacional Regional do AlentejoPrograma Operacional Regional do AlgarvePrograma Operacional Regional da Região Autónoma dos Açores Programa Operacional Regional da Região Autónoma da Madeira Programa Operacional para a Competitividade e a InternacionalizaçãoPrograma Operacional Sustentabilidade e Eficiência do Uso de Recursos Saiba mais no Portal do IFDR em http://www.ifdr.pt/content.aspx?menuid=405
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Segundo os últimos dados disponíveis, em 2019, os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, na Região Centro, diminuíram para cerca de 39,2 mil, o mínimo registado desde 2007, representando 14,6% do total de beneficiários do país. Este valor correspondia a 20,1 beneficiários por cada 1.000 habitantes em idade ativa, sendo o menor valor entre as sete regiões portuguesas. Estas são algumas das conclusões da última atualização do Barómetro do Centro de Portugal, que pode ser consultado aqui. O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.
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O Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) aprovou 100 projetos para remoção de fibrocimento nos edifícios escolares, representando um investimento total de 11,4 milhões de euros, com uma comparticipação de fundos europeus de cerca de 10 milhões de euros. Estes projetos vão permitir a remoção e substituição de cerca de 174.532 m2 de coberturas com amianto, o equivalente a 17 campos de futebol. Os apoios concedidos visam a remoção e substituição das estruturas com amianto nas escolas públicas dos níveis de ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, que estão sob a gestão da administração central ou local, respondendo definitivamente a uma preocupação de saúde pública. Consulte aqui a lista de projetos aprovados.
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O terceiro número da publicação “Região Centro – Boletim Trimestral”, analisa o segundo trimestre de 2009. Neste período, manteve-se o cenário recessivo que Portugal e a Região Centro vinham já a defrontar nos trimestres precedentes, voltando a região, no entanto, a apresentar uma conjuntura menos negativa do que a verificada no país.
- Categories: Informação“Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão” é o tema do Seminário Ibérico que se realiza no próximo dia 22 de Junho, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE).
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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promoveu hoje, 6 de junho, a sessão de entrega dos prémios da primeira edição do Concurso Regional Centro Circular, que pretende promover os conhecimentos sobre economia circular junto da comunidade escolar da região Centro. Trata-se de um jogo online, https://www.centrocircular.pt/, destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos das Escolas dos 100 municípios que constituem a região Centro e que decorreu entre os dias 19 de abril e 31 de maio de 2022. Este jogo, desenvolvido pela CCDRC, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Centro, tem como principal objetivo educar e sensibilizar, de forma lúdica, sobre as várias temáticas que se interligam em torno do conceito de economia circular: eficiência hídrica; eficiência energética; eficiência material; conceção e produção e aquisição e consumo. Houve uma forte adesão da comunidade escolar, com a participação de 2472 alunos (610 do 2º ciclo e 1862 do 3º ciclo) e 95 professores de 65 escolas da Região. Durante toda a competição foram criados mais de sete mil jogos de tabuleiro (que poderiam ir até 5 jogadores cada) e quase 3 mil batalhas (envolvendo apenas 2 jogadores). Prémios por ESCOLA Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte A. Escola vencedora Prémio com um valor aproximado de 300 euros - à escolha entre as seguintes opções: • suporte para bicicletas;• vale de livros; • contentores de reciclagem; • uma combinação dos prémios anteriores; • mesa de matraquilhos; • mesa de ping-pong. B. 3º lugar dos Professores mais pontuados Prémio: um fim de semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal. C. 1º lugar dos Alunos na categoria 5º/6º ano Prémio: uma bicicleta com capacete D. 1º lugar dos Alunos na categoria 7º/9º ano Prémio: uma bicicleta com capacete E. 3º lugar dos Alunos na categoria 7º/9º ano Prémio: um vale de 100 euros em livros Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande A. 2º lugar dos Alunos na categoria 7º/9º ano Prémio: uma trotinete elétrica B. 2º lugar dos Professora mais pontuados Prémio: um fim de semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal. Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz A. 2º lugar dos Alunos na categoria 5º/6º ano Prémio: uma trotinete elétrica B. 3º lugar dos Alunos na categoria 5º/6º ano Prémio: um vale de 100 euros em livros Escola Secundária de Tondela A. 1º lugar dos Professores mais pontuados Prémio: um fim de semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal.