A Região Centro esteve presente nos OPEN DAYS 2008, de 6 a 9 de Outubro, integrando um Conglomerado de Regiões intitulado «Sustainable Energy Regions III», liderado pela região de East of England (UK) e integrando, também, as regiões de Carinthia (AT), Castilla y León (ES), England's Northwest (UK), Mid-Norway (NO), Olsztyn (PL), Saxony (DE), South Bohemia (CZ), Warmia and Mazury (PL), West Finland (FI), West Norway (NO).

A Região Centro esteve presente nos OPEN DAYS 2008

 

Organizados pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões, os OPEN DAYS (http://ec.europa.eu/regional_policy/conferences/od2008/index.cfm) são um evento que reúne em Bruxelas, durante 3 dias, as regiões e cidades europeias para mostrar a sua capacidade de assegurar o crescimento e a criação de empregos e de implementar a política de coesão da União Europeia. Nesta sua 6ª edição, os OPEN DAYS tiveram como tema "Regions and cities in a challenging world".

A CCDRC participou, com uma conferencista, no Seminário ”Red Lights to Green Energy? Overcoming the Barriers to Renewables” no dia 8 de Outubro, que teve lugar na sede da representação permanente em Bruxelas da Região East of England.

A CCDRC esteve, também, presente no espaço “Investors’ Café” - localizado no Comité das Regiões, Edifício Jacques Delors -  que constitui uma plataforma de contacto entre cidades e regiões, empresas, sector financeiro, grupos de interesse e instituições comunitárias, integrada na Aldeia Temática “Energia” - onde recebeu a visita da Comissária Europeia para a Política Regional, Danuta Hübner (na foto).

Em paralelo com as diferentes iniciativas previstas para Bruxelas, cada região participante organiza um evento local relacionado com o tema dos OPEN DAYS.

Na Região Centro será realizado o workshop regional «Perspectivas para a produção regional de energia renovável» que pretende promover a reflexão sobre as perspectivas para a expansão dos diferentes tipos de energias renováveis (ao nível do desenvolvimento tecnológico mas também da produção), nomeadamente aqueles em que a Região Centro dispõe de recursos importantes, assegurando a aproximação entre entidades envolvidas na investigação e na produção dos diferentes tipos de energias renováveis e os agentes (locais, regionais e nacionais) que podem afectar (positiva ou negativamente) o seu desenvolvimento na região.

Este workshop realizar-se-á no dia 24 de Outubro, nas instalações do Centro de Biomassa para a Energia, na Zona Industrial Valefeijão, em Miranda do Corvo.

Por último, é de referir que nesta 6ª Edição dos OPEN DAYS participaram 216 regiões e 32 países. No âmbito deste evento, realizaram-se cerca de 120 sessões em Bruxelas (workshops, seminários e debates), contando o Café dos Investidores com cerca de 120 expositores. Os eventos locais serão cerca de duas centenas.