O ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro – é o único projeto português finalista dos Prémios Regiostars 2019, um concurso promovido pela Comissão Europeia, que premeia projetos financiados pelos fundos europeus, demonstradores de excelência e de novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional. Os vencedores do concurso são conhecidos esta quarta-feira, dia 9 de outubro, na Semana Europeia das Regiões, em Bruxelas.

O ECOMARE, cofinanciado pelo Programa Centro 2020 com 4,1 milhões de euros, é um centro de investigação e transferência de tecnologia dedicado às questões do Mar. Além da investigação com uma forte vertente de apoio às atividades da economia do mar, enriquecidas através de intercâmbios com investigadores de excelência a nível internacional, tem também uma infraestrutura que funciona como um hospital de reabilitação de animais marinhos, que conta com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (SPVS) e do Oceanário de Lisboa.

Além da participação nos Prémios Regiostars 2019, a região Centro de Portugal participará em diferentes momentos do programa da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, designadamente em sessões temáticas relevantes para a região, com a apresentação de projetos promovidos diretamente pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) ou em articulação com outras entidades regionais. A economia circular, as compras públicas, as estratégias de desenvolvimento das pequenas cidades, a internacionalização do sistema de investigação e inovação e a importância da formação no setor automóvel são as principais temáticas levadas para discussão pela região Centro.