A ideia de negócio Walking Pal é a grande vencedora do Concurso Regional de Ideias de Negócio ’16 nas escolas.  Este concurso, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, pretende eleger o “Aluno Empreendedor 2016” entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da Região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.

A ideia de negócio vencedora, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, em representação Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, consiste em apresentar um bastão de caminhada com iluminação incorporada, através de duas fitas de led's (uma na frente e outra na retaguarda), que servirão para iluminar e sinalizar a marcha. Esta iluminação pode ser fornecida através de uma bateria recarregável (tipo telemóvel) ou pilhas também elas recarregáveis, uma vez que terá também fitas fotovoltaicas que acumularão energia que será armazenada na bateria. O walking Pal poderá ter ainda incorporado um localizador GPS para que os utilizadores não se percam. 

  

O segundo lugar foi conquistado pela ideia de negócio SMART SAVER, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, em representação da Comunidade Intermunicipal da Região de Viseu Dão Lafões.A ideia de negócio consiste na criação de um dispositivo eletrónico para tratores e máquinas agrícolas e florestais que emite um sinal sonoro e visual e ativa o arco de segurança, quando é atingida uma inclinação perigosa que possa resultar num acidente ou morte.

O terceiro lugar foi para a ideia de Negócio    SRS - Secador de Roupa Solar, da Escola Profissional de Aveiro.

O SRS - Secador de Roupa Solar, em representação da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é um produto - secador de roupa solar, capaz de captar e maximizar a energia proveniente do sol, gerando um fluxo ascendente de ar, que ao passar na roupa facilitará a sua secagem. A utilização deste tipo de sistema reduz o consumo de energia elétrica para zero comparativamente a sistemas de secagem existentes, diminui a humidade e fungos na habitação e protege a roupa da chuva.