O Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), um guia para conhecer e projectar o futuro do território de Portugal, encontra-se em fase de discussão pública e pode ser consultado em www.territorioportugal.pt.

O PNPOT constitui um instrumento fundamental para garantir o desenvolvimento e a coesão do território nacional, atenuando assimetrias regionais e assegurando a igualdade de oportunidade.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com a Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU), organizou dia 22 de Junho, no auditório da CCDRC, uma sessão pública para discussão PNPOT e das propostas para a Região Centro. A sessão foi aberta pelo presidente da CCDRC, Alfredo Marques, e pelo director-geral da DGOTDU, Vítor Campos. Depois da apresentação geral do plano, seguiram-se os comentários de Jorge Gaspar (Coordenador Nacional do PNPOT), José Reis (Universidade de Coimbra), Manuel Queiró (Universidade de Coimbra) e Teresa Fidélis (Universidade de Aveiro). Após um debate bastante participado, a sessão foi encerrada pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão.