O Agrupamento de Escolas de Alcanena  venceu o Concurso Regional de Ideias de Negócio ’15 nas escolas, promovido hoje pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). A ideia de negócio vencedora é a Fertalcume: uma ideia, uma inovação.

O segundo lugar foi conquistado pelo Agrupamento de Escolas de Arganil e o terceiro pelo Instituto Profissional da Bairrada.

O objetivo deste concurso é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.

Os prémios foram entregues pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

 

Ideias de negócio a concurso:

 

AVEIRO

 Ideia de Negócio: GCO – Garbage collect optimizer

Escola: Instituto Profissional da Bairrada (IPB Oliveira do Bairro) • Curso de Eletrónica Automação e Comando

 

Este projeto/ideia tem como objetivo criar um mecanismo de gestão e organização na recolha do lixo gerado pela população. Visa a criação de mapas dinâmicos de recolha do lixo mediante o estado de cada contentor, privilegiando os contentores cheios em detrimento de outros. Torna essa recolha objetiva incidindo nos pontos que realmente necessitam dessa operação.

A otimização da recolha permite economia de energia (combustível), com consequente redução de emissão de CO2, níveis sonoros e desgaste mecânico do sistema, com vantagens acrescidas para a saúde pública.

 

COIMBRA

Ideia de Negócio: Friendcap

            Escola :Agrupamento de Escolas de Arganil          

 

A ideia consiste num chapéu com sensores que será uma mais-valia para cegos e amblíopes, pois permite-lhes ter consciência, através de uma vibração, dos mais variados obstáculos que poderão encontrar ao nível da cabeça e deste modo protegê-los dos mesmos.

 

LEIRIA

Ideia de Negócio: Urban Box – cacifos urbanos

Escola: Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (Leiria) • Curso de Design - variante interiores e exteriores

 

Esta ideia de negócio corresponde a uma peça de mobiliário urbano com cacifos, de modo a disponibilizar aos cidadãos uma forma de guardar os seus pertences e/ou bicicleta num sítio prático e seguro, por um determinado período de tempo.

 

MÉDIO TEJO

 Ideia de Negócio: Fertalcume: uma ideia, uma inovação

             Escola: Agrupamento de Escolas de Alcanena     

 

O projeto destina-se a explorar o aproveitamento, como fertilizante, de um resíduo não curtido da indústria dos curtumes (as raspas verdes).

Atualmente, os resíduos dos curtumes são colocados em aterros de resíduos industriais, uma solução que, à luz do princípio da hierarquia da gestão de resíduos, é pouco amiga do ambiente. Em Portugal, não há ainda utilização dos resíduos dos curtumes como fertilizantes.

 

OESTE

Ideia de Negócio: Lagoa Azul – Parque de Diversões

           Escola: Escola Técnica e Empresarial do Oeste (Caldas da Rainha) • Curso Técnico de Contabilidade            

 

Um parque de diversões aquático situado na lagoa de Óbidos. Todas as atividades são de caráter não poluente e dirigidas especialmente a jovens, crianças e suas famílias. Um parque que usa o património natural da Lagoa de Óbidos sem afetar a sua biodiversidade, ao mesmo tempo que promove o turismo criando uma infraestrutura inovadora na região. As atividades a implementar são: Gaivota; Paddle surf; Canoagem; Bola Zorb; Insufláveis (diversos).

 

VISEU DÃO LAFÕES

 Ideia de Negócio: Safe House

Escola: Agrupamento de Escolas de Castro Daire (Castro Daire) • Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos 

 

A ideia consta de dois dispositivos detetores de monóxido de carbono e de gás butano/propano.

1 - Portátil – para instalar por exemplo junto de lareiras/braseiras e mede o teor de monóxido de carbono libertado, fazendo soar o alerta quando é excedido o valor limite.

2 - Fixo – a instalar junto à tubagem de gás butano/propano e permite detetar elevadas concentrações por fugas, acionando um alarme e válvula de corte, prevenindo eventuais explosões.