Nos dias 13 a 16 de Julho do corrente ano, decorreu uma missão técnica à Região Centro das entidades/empresas ligadas ao Enoturismo de Castilla y León.

 

Missão técnica à Região Centro A organização deste evento foi da responsabilidade da Associação da Rota da Bairrada e teve a colaboração próxima do Turismo Centro de Portugal e da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e o apoio financeiro no âmbito das Micro-iniciativas do projecto «CENCYL-COOPERA - Apoio à Comunidade de Trabalho Centro-Castilla y León e aos Gabinetes de Iniciativas Transfronteiriças» aprovado no Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça POCTEP 2007-2013.

Missão técnica à Região Centro 02A missão integrou um grupo de 16 técnicos e empresários de Castilla y León deste sector de actividade e teve lugar nos territórios das Regiões Vitivinícolas da Bairrada e do Dão. Além do grupo de Castilla y León, a visita foi acompanhada pela Rota da Bairrada, Turismo Centro de Portugal, Comissão Vitivinícola Regional do Dão e pela CCDRC.

As empresas/entidades visitadas foram:

Bairrada:

-         Artwine – Quinta de Baixo

-         Adega Luís Pato

-         Quinta do Encontro

-         Adega Campolargo

-         Museu do Vinho da Bairrada

-         Palace Hotel da Cúria

-         Palace Hotel do Buçaco

-         Cave do Solar de São Domingos

-         Caves Primavera

-         Aliança – Vinhos de Portugal

-         Caves de S. João

-         Centro histórico de Aveiro – em Moliceiro

-         Praia da Vagueira

Dão:

-         Hotel Montebelo

-         Solar do Vinho Dão (sede da Comissão Vitivinícola Regional do Dão)

-         Quinta de Lemos

-         UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão

-         Quinta da Fata

-         Termas de Alcafache

-         Casa de Santar e Paço dos Cunhas

-         Centro histórico de Viseu

-         Adega Cooperativa de Penalva do Castelo

-         Casa da Ínsua

A missão incluiu, além da visita às diferentes empresas/entidades e de alguns elementos de interesse turístico, a realização de reuniões técnicas.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de cooperação definida conjuntamente pelas duas regiões envolvidas: Centro e Castilla y León.

De referir que no âmbito da Comunidade de Trabalho Centro-Castilla y León, teve lugar, durante o ano de 2008, a definição/implementação de uma nova estratégia de cooperação entre as duas regiões. Esse trabalho foi realizado no âmbito do projecto MIT-Mobilidade, Inovação e Território, envolveu 6 peritos (3 portugueses e 3 espanhóis), um coordenador e cerca de 250 pessoas provenientes dos diferentes organismos e instituições. A estratégia da Comunidade de Trabalho passa por concretizar durante este período de programação das políticas de coesão da União Europeia (2007-2013) o projecto «MIT – Mobilidade, Inovação e Território». Nas conclusões do trabalho de reflexão realizado durante 2008, que está plasmado no Roab-Book e nos 6 Manuais de Etapa elaborados, e perspectivada a forma de lançar para o terreno os projectos e iniciativas preconizados naqueles documentos. No caso concreto do Manual de Etapa do Turismo, um dos projectos identificados foi a realização de acções de parceria na área do enoturismo. Assim, na sequência de uma missão da Região Centro a Castilla y León, ficou definido que era importante que fosse realizada, igualmente, uma missão de Castilla y León à Região Centro. Estas acções têm como objectivo o reconhecimento recíproco e a identificação de acções conjuntas.

Assim, no sentido de permitir, facilitar, o conhecimento das explorações vinícolas e de enoturismo da Região Centro por parte das entidades equivalentes da Região de Castilla y León que estiveram envolvidas no trabalho de reflexão e se pretende que estejam agora envolvidas na concretização das acções, a CCDRC e a Junta de Castilla y León acordaram na necessidade de apoiar a organização de missões técnicas aos dois territórios. A missão da Região Centro a Castilla y León decorreu entre os dias 1 e 5 de Junho e nela participaram 14 elementos da Região Centro (Dão, Bairrada RAVT - Representação de Agências de Viagens e Formação em Turismo e Nova Institut - desenvolvimento de novos produtos).