Realizou-se no dia 19 de Dezembro, na Sertã, um workshop sob o lema «Uma Geografia da Esperança» que procurou reflectir sobre o papel das redes e parcerias no sector do turismo nos territórios de baixa densidade da Região Centro e em particular divulgar o concurso para financiamento de projectos empresariais que foi aberto pelo MAIS CENTRO e pelo POFC.

Assim, para além do primeiro balanço da concretização dos PROVERE, desde o seu reconhecimento formal, em 2009, e da apresentação dos principais dados relativos ao aviso de concurso para apresentação de candidaturas aos Sistemas de Incentivos à Inovação, foram ainda apresentados dois casos de parcerias na região Centro que se constituem como boas práticas no âmbito da organização dos actores locais e regionais, públicos e privados, à volta de um território, dos seus recursos e de uma estratégia de desenvolvimento: a ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e a NATURTEJO – Empresa Intermunicipal.  

Aproveitando a presença de mais de uma centena de pessoas ligadas aos vários PROVERE da região, foi apresentado publicamente o livro editado pela CCDRC intitulado «Recursos e território. Uma Geografia da Esperança».

Mais informações sobre o Aviso para apresentação de candidaturas ao Sistema de Incentivos podem ser consultadas em:

http://www.maiscentro.qren.pt/index.php?accao=conc&m=m4&s=0

http://www.pofc.qren.pt/concursos/concursos-abertos


As apresentações realizadas no workshop estão também disponíveis em: http://www.maiscentro.qren.pt/index.php?accao=comum&id=50