A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) participou novamente este ano nos Open Days – European Week of Regions and Cities, que decorreram em Bruxelas, de 10 a 13 de Outubro.

Os Open Days são o maior evento anual no calendário das cidades e regiões europeias, organizado pelo Comité das Regiões e pela Comissão Europeia – Direcção Geral de Política Regional, em cooperação com o Parlamento Europeu, a Presidência da União Europeia e mais de 200 regiões e cidades de 35 países.

Este ano, a Região Centro integrou um conglomerado de regiões que incluiu West Norway (região líder) e Mid Norway, da Noruega, East of England, do Reino Unido, Warmia and Mazury, da Polónia e Dinamarca Central.

Este conjunto de regiões elegeu o tema da saúde como prioritário para os respectivos territórios, propondo às entidades organizadoras uma parceria em torno do tema “2020 Regions – Acting for a Healthy Future”.

Os Open Days são um excelente momento de partilha e interacção entre entidades regionais e entre estas e as instâncias comunitárias no contexto dos 110 workshops que, ao longo de 4 dias, dinamizaram o evento envolvendo 5700 participantes.

A CCDRC constituiu uma delegação com representantes de diversas entidades regionais, em função do tema e dos eventos previstos: o IPN – Instituto Pedro Nunes, as Universidades de Coimbra, de Aveiro e da Beira Interior, o AIBILI - Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, o BIOCANT – Centro de Inovação e Parque de Biotecnologia, o CEC – Conselho Empresarial do Centro e a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.