A CCDRC vai realizar dois Workshop´s sobre a legislação relativa à Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos(RSU), destinado prioritariamente às Autarquias. Os mesmos terão lugar, respectivamente, nos dias 29 de Junho e 11 de Julho do corrente ano, no Auditório da CCDRC, em Coimbra e no Auditório da Assembleia Municipal, sito na Rua do Castelo, Covilhã. 

 

Os resíduos resultantes da actividade de construção constituem um fluxo emergente, mas prioritário a nível europeu, e a sua gestão é encarada como um dos objectivos prioritários da política ambiental, quer pelos elevados volumes produzidos, quer pelos graves impactes ambientais que causam.

A publicação do Decreto‐Lei n.º 46/2008, de 12 de Março, que aprova o Regime de Gestão de Resíduos da Construção e Demolição (RCD), impõe às organizações novas formas de actuação no que diz respeito à gestão de resíduos, com o objectivo de optimizar os processos para um inquestionável cumprimento legal, assim como determina a estruturação das entidades públicas no âmbito dos regulamentos vigentes.

Não menos importante afigura-se a gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU sendo premente analisar a estratégia nacional de actuação e as perspectivas futuras para a gestão correcta dos resíduos biodegradáveis, por via da compreensão e divulgação de processos e tecnologias a aplicar no tratamento integrado de resíduos orgânicos e sua valorização energética, dar a conhecer as soluções disponíveis para a gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos, e promover a sensibilização do público alvo para a importância da valorização de resíduos sólidos urbanos na poupança de recursos naturais e valorização energética, como também para a melhoria do desempenho ambiental das entidades gestoras de resíduos.

É no presente contexto que a CCDRC vai realizar dois Workshop sobre a legislação relativa à Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), e gestão de RSU, destinado prioritariamente às Autarquias, com o objectivo de informar e sensibilizar para as principais linhas orientadoras nacionais e europeias no que concerne a estas tipologias de resíduos.

 

Consulte o Programa (pdf, 15.02 kB) do Wokshop a realizar no Auditório da CCDRC, em Coimbra e o Programa (pdf, 15.34 kB)  do mesmo evento no Auditório da Assembleia Municipal, sito na Rua do Castelo[1].

[1] GPS: 40º16´50.28´´N |  7º 30´23.84´´O