Primeira Convocatória para apresentação de projectos
Esta convocatória para apresentação de projectos tem por objecto promover a participação no Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal em regime de concorrência competitiva.
Âmbito territorial
Os apoios contidos na presente convocatória serão de aplicação nas áreas fronteiriças elegíveis assinaladas no Programa:
- Províncias de Pontevedra, Orense, Zamora, Salamanca, Cáceres, Badajoz e Huelva.
- As regiões NUT III do Minho-Lima, Cávado, Alto Trás-os-Montes, Douro, Beira Interior Norte, Beira Interior Sul, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Algarve.
Em casos especiais, devidamente justificados durante o processo de selecção de projectos, poderão ser financiadas medidas desenvolvidas nas áreas adjacentes às fronteiriças (identificadas no Programa), com a condição de não ultrapassar 20% do apoio FEDER total do Programa em questão.
Em Portugal, de forma excepcional, o PO poderá acolher projectos imateriais (realização de estudos, relatórios, bases de dados, redes…) na Região NUT II Centro, dado que a área incluída no PO é, fisicamente, muito limitada e periférica, dado o reduzido tamanho das NUT III.
Âmbito temporal
Nesta convocatória o prazo de execução dos projectos terminará a 31 de Dezembro de 2010. Os projectos de carácter “estruturante”, de infra-estruturas públicas ou similares, bem como os que pelas suas características específicas o requeiram e assim se justifique devidamente, poderão ser apresentados para selecção com um horizonte de execução mais amplo que o da presente convocatória, com um limite máximo de 31 de Dezembro de 2011.